SóProvas


ID
1609873
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As formas ou conjuntos de formas de relevo participam da composição das paisagens em diferentes escalas. Relevos de grandes dimensões, ao serem observados em um curto espaço de tempo, mostram aparência estática e imutável; entretanto, estão sendo permanentemente trabalhados por processos erosivos ou de posicionais, desencadeados pelas condições climáticas existentes. Esses processos, originados pelas forças exógenas, promovendo, ao longo de grandes períodos de tempo, a degradação (erosão) das áreas topograficamente elevadas e a agradação (deposição) nas áreas topograficamente baixas, conduzem a uma tendência de nivelamento da superfície terrestre. Isso só se completará caso não haja interferência das forças endógenas, que podem promover soerguimentos ou rebaixamentos terrestres. Há que se considerar, ainda, a ação conjunta das duas forças e as implicações altimétricas geradas por ocorrências de variações do nível do mar.


Adaptado de MARQUES, J.S. Ciência Geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Orgs.)

Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand,1994, p. 23-45.


Tendo como referência o texto acima e os conhecimentos de geomorfologia, a ciência que estuda as formas do relevo, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O relevo é o resultado da atuação das chamadas forças endógenas e exógenas. Os processos endógenos estão associados à dinâmica das Placas Tectônicas e os exógenos relacionados à atuação climática.


( ) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande escala, permaneceram estáveis em consequência do equilíbrio entre forças exógenas e endógenas.


( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo.


( ) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Durante a Era Cenozoica, no período Terciário, surgiram, por exemplo, os desdobramentos montanhosos do Himalaia, em decorrência da colisão da India, separada do continente Gondwana, com a Eurásia. As repercussões dessa colisão isolaram do oceano Índico a bacia marítima que separa a África da Europa, surgindo, assim, o Mediterrâneo.

    A alternativa correta é a letra D, pois o único item falso é o segundo. 



  • A subdivisão da Era Cenozoica sofreu uma modificação ao longo do tempo, pois antes eram considerados como seus Períodos apenas o Terciário e o Quaternário. Após as modificações feitas em relação as Unidades Cronoestratigráfica, foram considerados formalmente pela Comissão Internacional de Estratigrafia os seguintes Períodos para a Era Cenozoica:

     

    Paleogeno, o qual se estende entre 65,5 milhões até 23,03 milhões de anos em relação ao tempo presente. O Paleogeno está subdividido em três Épocas, sendo elas o Paleoceno, o Eoceno e o Oligoceno.

     

    Neogeno, o qual tem sua abrangência entre os 23,03 milhões de anos até os 2,6 milhões de anos em relação ao tempo presente. As Épocas que compõem o Período Neogeno são: Mioceno e Plioceno.

     

    Quaternário, o qual corresponde o momento que se estende desde os 2,6 milhões de anos até o tempo presentes. Portanto, atualmente, vive-se no Período Quaternário. Este Período é subdivido em duas Épocas, sendo elas o Pleistoceno e o Holoceno.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.estudopratico.com.br/era-cenozoica-caracteristicas-periodo-terciario-e-quaternario/

  • Os processos de agradação

    São processos realizados pelos agentes externos responsáveis pela formação e pela transformação do relevo.

    Agradação é a deposição de sedimentos no leito do curso de água,

    Degradação: é um conjunto de processos responsáveis pela destruição do material construído pelos agentes internos.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/2059132#readmore

  • (v) O relevo é o resultado da atuação das chamadas forças endógenas e exógenas. Os processos endógenos estão associados à dinâmica das Placas Tectônicas e os exógenos relacionados à atuação climática. As formas que observamos de qualquer relevo no mundo hoje em dia são resultado da ação

    entre as forças endógenas e as forças exógenas que atuam sobre a estrutura geológica do terreno

    (F) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande escala, permaneceram estáveis em consequência do equilíbrio entre forças exógenas e endógenas. Na Era Cenozoica, os grandes continentes se fragmentaram e surgiram as grandes cadeias de montanhas que estão em constante modificação devido ao movimento das placas tectônicas.

    (V) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo. Processos de erosão podem ser causados por fatores naturais.

    (V) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies. As planícies são formadas por processos de agradação que é a deposição de sedimentos no leito do curso de água.

    Gab: D