SóProvas


ID
1612270
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em virtude da crise do petróleo de 1973, o governo brasileiro passou a incentivar a produção de álcool combustível para substituir em parte a gasolina e minimizar a dependência externa do petróleo. Embora o Proálcool tenha proporcionado o desenvolvimento de variadas tecnologias, dentre as críticas que o programa recebeu, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • (D)
    Apesar do sucesso técnico do Proálcool, tem havido muitas críticas à sua implantação. Tais críticas baseiam-se no fato de que as áreas de cultivo de cana-de-açúcar aumentaram muito, enquanto as de cultivo de alimentos se mantiveram inalteradas. Além disso, como só têm trabalho durante metade do ano; na outra metade, permanecem ociosos, agravando os problemas sociais no campo.

    cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/proalcool.html

  • Em decorrência da crise do petróleo de 1973, o governo brasileiro decidiu desenvolver o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), que teve como principal objetivo diminuir a dependência dos derivados do petróleo, pela substituição com o álcool. Entre as medidas adotadas para esse objetivo, estão: a ampliação do cultivo de cana-de-açúcar no Sudeste e a viabilidade do consumo do álcool, primeiro misturando-o à gasolina e, depois, como combustível de automóveis.

    Desde que foi iniciado em 1975, o Proalcool vem sofrendo algumas críticas em relação aos impactos ambientais, fundiários e trabalhistas, como por exemplo, as condições de trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar, a contaminação hídrica e atmosférica pela queimada de resíduos e a redução nas áreas de lavouras alimentares, diante do aumento da produção da cana-de-açúcar, o que torna os alimentos mais caros.

    RESPOSTA: LETRA D.
  • E esse erro de regência, Sra.questão.