SóProvas


ID
1612294
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao assumir o cargo de presidente da República, Itamar Franco encontrou amplo apoio político. Fernando Henrique Cardoso, em sua presidência, assumiu o ministério da Fazenda em março de 1993 e, com um grupo de economistas, começou a elaborar um plano para estabilizar a economia. Sobre esta fase da redemocratização do Brasil é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • -> Na letra A, a preocupação em equacionar o desequilíbrio orçamentário desencadeou um grande aumentos nos impostos. Por exemplo, o IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) foi criado para proporcionar esse aumento de arrecadação do país. Também chamado de “ imposto do cheque", era uma alíquota de 0,25% sobre o valor de toda operação financeira. Portanto, alternativa incorreta.

    -> Na letra B, o Plano Real seguia os princípios neoliberais, preconizados no Congresso de Washington. Além das indicações afirmadas na alternativa, defendia—se uma maior abertura econômica como forma de baixar a inflação e aumentar a eficiência da indústria nacional. Portanto, alternativa correta.
    -> Na letra C, o ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso ficou bastante popular com a estabilização da economia, por meio do Plano Real, abrindo caminho para sua candidatura nas eleições presidenciais de 1994. Compôs-se uma frente de partidos, destacando-se o PFL, com Marco Maciel como candidato a vice-presidente, vinculando o PSDB às oligarquias do Nordeste e a antigos colaboradores do regime militar. Portanto, alternativa incorreta.

    -> Na letra D, o Euro foi criado em 1998, quando não existia mais a URV. Portanto, alternativa incorreta.

    RESPOSTA: LETRA B.

  • Resposta: B

  • Erro da C é afirmar que teve apoio pela coligação dos partidos PSDB e PMDB.

    PMDB, nas eleições de 1994, lançou o candidato Orestes Quércia.

  • Neoliberalismo - Criado no Consenso de Washington (EUA - Capitalista) que ressaltavam a necessidade de reformar o Estado, reduzir gastos do governo, privatizar estatais e reduzir os impostos sobre produtos importados para alcançar a estabilidade da moeda.

    Estado passava a ter a mão invisível, ou seja, só era integrado na economia em caso de grave crise.

    GAB. B

  • GABARITO - LETRA B

    As medidas de ajuste econômico adotadas pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e sua equipe econômica se baseavam nas indicações do Consenso de Washington que ressaltavam a necessidade de reformar o Estado, reduzir gastos do governo, privatizar estatais e reduzir os impostos sobre produtos importados para alcançar a estabilidade da moeda.