SóProvas



Questões de Reconstrução Democrática: Governos FHC


ID
31492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A formação do MERCOSUL se deu em razão de uma tendência
histórica, em que diversos fatores concorreram para estimular a
cooperação entre Brasil e Argentina. Acerca desse processo,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

A globalização da década de 90 do século XX acentuou assimetrias entre os sistemas produtivos do Brasil e os da Argentina.

Alternativas
Comentários
  • São destas assimetrias que nasce a cooperação na liderança do bloco economico sul-americano,ambos implantavam as políticas neoliberais e investiram na exportação dos seus principais produtos! dos setores primério e secundários!
  • O final da década de 90 representa o momento no qual a Argentina encerra a política cambial de paridade entre o peso argentino e o dolar americano e vê sua dívida externa se expandir rapidamente, a ponto do país declarar moratória. Essa sucessão de fatos levou o país a um profundo processo de recessão e consequente perda de credibilidade no cenário internacional. Nesse período o Brasil chegou a receber 10 vezes mais investimento externo, exemplo da assimetria configurada entre os dois vizinhos do Cone Sul nessa fase de forte crise econômica argentina. 

  • https://nuso.org/articulo/por-que-argentina-esta-otra-vez-en-crisis/

  • assimetria = disparidade


ID
31495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A formação do MERCOSUL se deu em razão de uma tendência
histórica, em que diversos fatores concorreram para estimular a
cooperação entre Brasil e Argentina. Acerca desse processo,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

O acordo destinado à criação da zona de livre comércio entre MERCOSUL e União Européia foi concluído durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Alternativas
Comentários
  • O acordo referido é da primeiro mandato do Presidente FHC.
  • Até o ano de 2007, e acredito que ainda hoje, o acordo entre MERCOSUL e UNIAO EUROPEIA ainda não foi concluido, portanto, o mesmo ainda encontra-se em negociação. O acordo encontra dificuldades perante a questão das listas de produtos e de salvaguardas para ser concluido.Abaixo tem o endereço do site do MRE, com noticia de 2007 que trata das negociacoes do acordo em questão. http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe3.asp?ID_RESENHA=353290
  • São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou otimismo sobre a conclusão do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul no programa semanal de rádio "Café com o Presidente" que foi ao ar hoje. "Porque nós já temos uma base sólida, que é o acordo da Rodada de Doha, que não foi concluído, mas a base entre União Europeia e o Brasil estava mais ou menos certa", ressaltou. O presidente defendeu ainda o aumento do fluxo comercial entre Brasil e Ucrânia. Atualmente, segundo Lula, a balança comercial entre os dois países é de U$ 1,2 bilhão. "Nós achamos que é pouco pelo tamanho da Ucrânia e pelo tamanho do Brasil."Leia na íntegra - reportagem do dia 07/12/2009: http://portalexame.abril.com.br/economia/lula-se-diz-otimista-acordo-mercosul-ue-517648.html
  • Esse acordo se arrasta a 4 anos em 2009 ocorreu novo encontro para verificar o interesse das duas regiões quanto a criação da zona de livre comércio.
  • 18/05/2010 - 02h30


    União Europeia e Mercosul negociam área de livre comércio já em julho

    "As negociações entre União Europeia e Mercosul para construir a maior área de livre comércio do mundo recomeçam, "no mais tardar, no inicio de julho". É o que anunciaram as duas partes após a cúpula realizada nesta segunda em Madri, cujo objetivo principal acabou sendo o relançamento das negociações.

    Mercosul e União Europeia vinham negociando desde 1999 um Acordo de Associação, cuja cereja do bolo seria justamente o livre comércio. Mas a resistência europeia a derrubar o enorme muro de proteção a seus produtores agrícolas levou a um impasse, que paralisou totalmente as conversas em 2004 [...] "
     

     

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u736557.shtml

  • 06/02/2012 21:30

    Mercosul e União Europeia esperam fechar acordo A responsável de Política Externa e Defesa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmaram nesta segunda-feira que ainda esperam alcançar um acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul ainda neste ano.
    (...)

    As discussões estão virtualmente estagnadas há quase uma década, sobretudo por diferenças nos setores de agricultura e serviços, que até agora resultaram insolúveis para os negociadores.
    Fonte: 
    http://exame.abril.com.br/economia/noticias/mercosul-e-uniao-europeia-esperam-fechar-acordo
  • O Acordo Quadro Inter Regional de Cooperação Brasil e Mercosul foi assinado em 1995. Já a efetivação do Acordo de Livre Comércio, até hoje, em 2013, não ocorreu.


    Fontes:

    http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/eu_latin_america/mercosur/index_pt.htm
    http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:21996A0319%2802%29:EN:NOT
  • Ja estamos em Dezembro de 2017

     

    Acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia está cada vez mais próximo

    Chanceler brasileiro diz acreditar que anúncio será feito ainda neste mês

     

    11/12/17 - 15h50 | Atualizado: 11/12/17 - 15h51

     

    https://www.google.com.br/amp/s/oglobo.globo.com/economia/acordo-de-livre-comercio-entre-mercosul-uniao-europeia-esta-cada-vez-mais-proximo-22176955%3fversao=amp

  • Até hoje, 01.02.18, esse acordo não foi concluido...

  • 2/2/2018 e...

    NADA DE ACORDO!

  • Junho de 2019 - Acordo fechado entre UE e MERCOSUL

  • Foi celebrado no dia 28/06/2019

    Tratado de livre-comércio vinha sendo negociado há duas décadas. Governo brasileiro celebra resultado, que vai eliminar tarifas e facilitar comércio entre os dois blocos. Juntos, grupos representam 25% do PIB mundial.

  • No dia 28 de junho de 2019, 20 anos após o início das negociações, foi firmado, em Bruxelas, em meio a 14ª Cúpula do , o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Esse acordo se coloca como o segundo maior acordo do mundo em relação ao PIB somado de seus participantes, atrás apenas do PIB do acordo entre a União Europeia e o Japão.

    Na primeira fase, de 2001 e 2004, as negociações avançaram em paralelo com as negociações da (Área de Livre Comércio das Américas), que era pensada pelos Estados Unidos. A força de barganha que uma negociação dava a outra (como alternativa) era importante ao seu prosseguimento.

    Quando a negociação da ALCA parou, dessa forma, houve também um esfriamento da negociação entre o Mercosul e a União Europeia. Os grandes pontos de discussão nesse momento eram os subsídios agrícolas fornecidos pela Europa, que poderiam prejudicar os concorrentes brasileiros e as proteções através de barreiras tarifárias e não tarifárias concedidas sobretudo à indústria pelo lado dos países do Mercosul.

    Em 2010 as negociações foram retomadas, com avanços nos textos, mas sem grandes avanços práticos. Os governos de Dilma Rousseff, no Brasil e Cristina Kirchner, na Argentina, mantiveram posturas protecionistas, visando defender os produtores e incentivar o desenvolvimento local. Da mesma forma que em momentos anteriores, essas barreiras conflitavam com os interesses europeus.

    No governo Temer essa não foi uma grande preocupação. Com a maior propensão a abertura econômica, houve novos avanços nas negociações, com diálogos em uma maior variedade de temas.

    Por fim, seguindo na proposta de abertura, o Acordo Mercosul – União Europeia foi um dos objetivos buscados pela Política Externa do governo Jair Bolsonaro, tendo sua assinatura concluída em 28 de junho.

    Fonte:

  • Gostem ou não gostem foi no governo de Jair Bolsonaro que isto ocorreu.

  • Presidente Bolsonaro conseguiu fechar o acordo Mercosul-União Europeia e, como era de se esperar, também "melou" o acordo, provavelmente a mando do Trump e com muitos protestos de países europeus como a Áustria, governada pela extrema direita, e a França, do liberal Emanuel Macrón, sobre os produtos agrícolas brasileiros serem mais baratos e competitivos com os produtos dos europeus, já que na Europa se deve seguir rigorosas medidas ambientais e de agrotóxicos.

    GAB: E

  • Gabarito: Errado.

    Quem promoveu esse acordo foi no governo de Bolsonaro.


ID
86911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o advento da República, a política externa
brasileira voltou-se para uma deliberada aproximação com
os EUA, país que reconhecera, quase que de imediato, o
novo regime político do Brasil. Isso não significou que
houvessem sido abandonadas as ligações com a Europa,
especialmente com a Grã-Bretanha, marca registrada das
relações exteriores durante o Império. Mas articulavam-se,
com o barão do Rio Branco à frente do ministério, as novas
bases de uma identidade continental, que garantiria um
alinhamento do Brasil com os EUA, mantido, apenas com
pequenas alterações, até o presente.

Maria Lígia Prado. Davi e Golias: as relações entre Brasil e Estados Unidos no século XX.
In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000)
- a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 326 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
a inserção internacional do Brasil ao longo do período
republicano, julgue os itens subseqüentes.

A forma efusiva como o presidente Fernando Henrique Cardoso foi recebido por George W. Bush demonstra que, a despeito da impressão insatisfatória deixada na Casa Branca à maneira pela qual o Brasil reagiu aos ataques terroristas do 11 de setembro de 2001, propondo prudência e cautela na reação norte-americana e se recusando a apoiar atitudes sustentadas por uma visão maniqueísta do mundo, a política internacional é conduzida por princípios conceituais, de modo que as divergências tendem a ser superadas.

Alternativas
Comentários
  • Política Internacional não é marcada pelos princípios conceituais, mas pelo pragmatismo!

    Vide caso do Império Russo, integrante da Sta. Aliança e contrário às insurreições nacionalistas. Ainda assim, apoia luta da Grécia pela independência, uma vez que tinha interesse no enfraquecimento do Imperio Otomano.
  • Resposta: ERRADO

    1) Segundo a revista Veja: "George H. W. Bush foi um presidente bastante neutro em relação ao Brasil, com o qual não estabeleceu nenhuma relação especial. Até porque seu foco estava longe daqui, no Oriente Médio. No passado recente, a maior aproximação se deu mesmo entre Bill Clinton e FHC, a quem o marido de Hillary admirava pelo lastro intelectual. " Em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/presidentes-americanos-brasil/diplomacia-governo-obama-bush-clinton.shtml

    2) Para Luiz Alberto Moniz Bandeira: "Após os atentados terroristas que destruíram as torres gêmea do WTC e de parte do Pentágono, com mais de 3.000 mortos, Fernando Henrique Cardoso, na mesma manhã de 11 de setembro, telefonou para Bush, a fim de emprestar-lhe integral solidariedade, e Celso Lafer tomou a iniciativa de convocar uma reunião do Órgão de Consulta da OEA, invocando o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), conhecido como Tratado do Rio de Janeiro, alegando que “a excepcional gravidade dos ataques e a discussão de seus desdobramentos” justificavam o recurso ao mecanismo de segurança coletiva do hemisfério. Três dias depois, declarou que o Brasil poderia participar da guerra, se viesse a ocorrer, apoiando uma ação militar dos Estados Unidos, desde que o grupo terrorista que atacou as torres do World Trade Center e o Pentágono fossem identificados. E, durante a XXIV Reunião de Consulta dos Chanceleres Americanos, em 21 de setembro, afirmou que “as mais de cinco décadas decorridas desde a assinatura do TIAR não lhe retiram a validade”. Em: http://www.espacoacademico.com.br/049/49bandeira.htm

    Baseando-se nesses dois excertos, pode-se concluir:

    a) O presidente Bush não tinha um relacionamento caloroso com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

    b) O Brasil solidarizou-se com os EUA no episódio do ataque terrorista às Torres Gêmeas invocando o TIAR e manifestando desejo de enviar tropas para participar da guerra, e não "propondo prudência e cautela na reação norte-americana e se recusando a apoiar atitudes sustentadas por uma visão maniqueísta do mundo", conforme o enunciado da questão.

    Além disso, a afirmação de que "a política internacional é conduzida por princípios conceituais" é destituída de veracidade, conforme o comentário anterior de Francisco de Barros Vilela.


  • CASCA DE BANANA: "A forma efusiva..."

    +

    BATATA PODRE: "a política internacional é conduzida por princípios conceituais"
  • Bons tempos em que os estudantes do QConcursos achavam que "princípios conceituais" (leia-se "ideologias") não coadunavam com a PEB.

  • Errado

    Brasil se solidarizou de forma imediata com os EUA e sugeriu o acionamento do TIAR como solidariedade


ID
517471
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relacione a coluna da direita com a da esquerda, identificando situações e fatos que se referem aos presidentes em destaque e seus respectivos governos e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

PRESIDENTES

1. José Sarney

2. Fernando Collor de Mello

3. Itamar Franco

4. Fernando Henrique Cardoso


SITUAÇÕES/FATOS

( )O Brasil reatou as relações diplomáticas com Cuba rompidas desde 1964.

( )Concentração de medidas relacionadas à estabilização econômica e uma acentuada política de privatizações.

( )Foi lançado o Plano Bresser, pacote econômico que congelava preços, aumentava tarifas públicas e impostos e extinguia o abono salarial.

( )Foi implantado o Plano Real que criava uma nova moeda e a URV (Unidade Real de Valor), que funcionava como um indexador para realizar a transição entre o Cruzeiro e o Real.

( )Ocorreu a abertura do mercado brasileiro às importações que pressionou a modernização da indústria nacional para concorrer com os produtos estrangeiros. 

Alternativas
Comentários
  • Para quem já esgotou as questões gátis: Gab C.

  • (1) - JOSÉ SARNEY - "Após meses de discretas negociações bilaterais, iniciadas em 1985, e de delicadas ações para contornar resistências internas, o presidente José Sarney e o chanceler Abreu Sodré oficializam o reatamento das relações diplomáticas com Cuba. Com o gesto, o governo emitia um sinal externo de independência da diplomacia brasileira na nova era democrática. Internamente, a iniciativa sinalizava também a remoção de mais uma herança autoritária da ditadura."

    Fonte: http://memorialdademocracia.com.br/card/brasil-e-cuba-reatam-lacos-diplomaticos

    (4) - FHC - O governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) executou as maiores privatizações da história do Brasil. A venda de empresas estatais foi uma resposta do governo para impedir o agravamento da dívida pública.Porém, as privatizações não contiveram o aumento da dívida. Por outro lado, a população foi beneficiada com a privatização de empresas do setor de energia e telecomunicação, que contribuíram para a universalização de serviços básicos, como telefonia celular, internet e banda larga.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Privatiza%C3%A7%C3%B5es_do_governo_Fernando_Henrique_Cardoso

    (1) JOSÉ SARNEY - PLANO BRESSER - Nome pelo qual ficou conhecido o conjunto de medidas econômicas lançado pelo ministro da Fazenda Luís Carlos Bresser Pereira em 12 de junho de 1987 com o objetivo de conter a inflação.

    Desde que assumiu plenamente a Presidência da República após a morte de Tancredo Neves, José Sarney careceu de legitimidade e apoio político para implantar um regime de austeridade necessário para combater a inflação.

    Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-bresser

    (3) ITAMAR FRANCO - (...) O ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, implantou a Unidade Real de Valor (URV), o primeiro passo do que viria a ser o Plano Real, que entrou em vigor em julho de 1994. A URV foi instituída pela Medida Provisória nº 482, logo após um ajuste fiscal emergencial promovido por FHC para reduzir os gastos públicos. A diferença entre o plano do então ministro e dos outros tantos já criados para domar a inflação é que o Plano Real sacrificava os gastos públicos – enquanto os demais penalizavam o setor privado.

    Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/ha-20-anos-surgia-a-urv-o-primeiro-passo-do-plano-real/

    (2) FERNANDO COLLOR - Abertura comercial - O plano Collor I ficou famoso pelo confisco, mas teve outros aspectos importantes, como a abertura comercial do país, com a redução gradual das tarifas de importação. A ideia era que, com importados mais baratos, os produtores nacionais seriam forçados a reduzir seus preços e melhorar a qualidade dos produtos.

    Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/planejado-contra-hiperinflacao-plano-collor-deu-inicio-abertura-comercial.html

  • Interessante, nunca imaginei que Sarney tinha reatado relações com Cuba.

  • @Rafael Errei por causa disso tbm. Achei q por ele ter sido presidente da arena, ele não faria isso.


ID
560437
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia limitava-se à minoria da população. Os escravos e as mulheres não tinham direitos políticos. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade de Atenas podiam ser cidadãos.
De acordo com a Constituição Brasileira de1988, quem NÃO pode votar no Brasil atualmente são os

Alternativas
Comentários
  • Segundo a CF 88:

    a) maiores de 70 anos - facultativo
    b) maiores de dezesseis anos -  até 18 anos é facultativo
    c) estrangeiro naturalizado - obrigatório
    d) analfabetos - facultativo
    e) que estão cumprindo com serviço militar obrigatório - não podem alistar-se como eleitores


ID
691522
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o ordenamento político e social do Brasil a partir de 1994, à época da implantação do Plano Real e da moeda vigente no país, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acho que anos depois de 10 anos essa questão não envelheceu tão bem. Não sei se o gabarito continuaria sendo C. Quando vi a data da questão e li as alternativas marcaria C, mas se essa questão fosse de um vestibular de 2021 eu teria marcado a alternativa A


ID
923290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos “Anos JK”, aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.

Ao concluir seu segundo mandato, Fernando Henrique Cardoso inscrever-se-á como um dos presidentes que mais se envolveu com a política externa: além de ter feito inúmeras viagens ao exterior, tomou medidas de grande impacto para o Brasil, tais como o afastamento do MERCOSUL, a negativa formal de integrar-se à ALCA e o rompimento de relações diplomáticas com Israel.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada;

    O Presidente FHC não se afastou do Mercosul, pelo contrário, nesse período houve um grande incentivo ao incremento do bloco. Quanto a ALCA, ocorreram impasses e entraves durante as negociações durante o governo FHC, mas nunca ocorreu uma negativa formal ao processo de integração por parte do governo brasileiro.

  • Mais se que envolveu em politica externa? FHC? marquei errado por isso.

  • FHC deixou uma enorme divida EXTERNA com o FMI.

  •  o ex-presidente do Brasil, Lula, passou parte de sua vida e como entrou na política, Lula se tornou líder sindicalista com objetivo de defender os direitos dos trabalhadores, em vista da necessidade de um partido que tivesse uma ideologia centro-esquerda ele fundou o Partido dos Trabalhadores, já inserido na política, Lula chegou à presidência e por lá ficou oito anos. Após a breve biografia, o Mercosul será o foco da descrição e por fim será tratado a relação de Lula no Mercosul, que será inicialmente dividida em temas mais gerais como: Características do comércio exterior brasileiro; As estratégias entre Brasil e Argentina, etc. para depois entrar nos feitos e resultados alcançados por ele.

    PALAVRA-CHAVE:Política Externa, Economia, Relações Internacionais, Mercosul

     

    Já a Politica FHC

    FHC buscou-se substituir a agenda reativa da política externa brasileira, dominada pela lógica da autonomia pela distância, por uma nova agenda internacional proativa, determinada pela lógica da autonomia pela integração. Segundo essa agenda, o país deveria ampliar o poder de controle sobre o seu destino e resolver seus problemas com uma adesão ativa à elaboração das normas e das pautas de conduta da gestão da ordem mundial. No entanto, essa política de integração, adesão e participação não foi plenamente acompanhada de tomadas de posições que implicassem responsabilidades práticas, em virtude de debilidades estruturais. As responsabilidades teriam como função preparar tanto o governo como a sociedade civil para uma inserção internacional de perfil mais elevado no pós-Guerra Fria. Os ganhos ocorridos nos governos FHC não foram suficientes para alterar significativamente o peso brasileiro no contexto mundial.

    Palavras-chaves: Governo Fernando Henrique Cardoso; Política externa do Brasil; Autonomia pela integração; Multilateralismo.

    ESPERO TER AJUDADO!!!

  • questão aplicada em 2002, fiquem atentos nisso...

  • FHC fazia inumeras viagens para o exterior e procurou o fortalecimento do Mercosul

  • Gabarito: Errado.

    Pelo contrário, ele consolidou o MERCOSUL.

  • Alca é a sigla de Área de livre Comércio das Américas, um bloco econômico criado no final da década de 1990. O continente americano possui extensão territorial de aproximadamente 42 milhões de quilômetros quadrados, divididos em 35 países autônomos, que juntos abrigam uma população de 925,2 milhões de habitantes.


ID
923959
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Todos os indicadores revelam que, em matéria de políticas sociais e trabalhistas, o governo do presidente Fernando Henrique foi um grande desastre, baseado no binômio Estado-Mínimo para o trabalhador e Estado-Máximo para o capital.”
(Mendonça, Sonia Regina de.A industrialização brasileira . São Paulo:Moderna, 2004. p. 126).
Entre as proposições abaixo, identifique aquela que melhor expressa a da Era FHC.

Alternativas
Comentários
  •   a) A adoção do neoliberalismo.

    Segundo Mario Schmidt, embora recusasse o rótulo de neoliberal, FHC adotou diversas medidas de caráter neoliberal:  privatizou empresas estatais, liberou as importações e passou a tesoura nos gastos sociais.

  • Defendeu o fim da "era Vargas", ou seja, modificar a legislação trabalhista (considerada antiquada aos termos da defesa de uma economia de mercado) e a quebra do protecionismo econômico e do monopólio do Estado sobre certos setores econômicos. Empresas estatais foram privatizadas (telefonia, Vale do Rio Doce, RFFSA, entre outras). Letra a)

  • Neoliberalismo na veia


ID
976474
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que foi um efeito apresentado pelo “Plano Real” durante os governos do presidente Fernando Henrique Cardoso.  

Alternativas
Comentários
  • Não intendi Pq a letra C é a certa!


  • A pergunta certa é NÂO foi um efeito apresentado pelo plano real.


  • Affs

  • Qconcurso, acerta esse enunciado aí! Estragaram a questão!

  • A resposta certa é a Letra A.Porque o Plano Real instituiu uma nova moeda,o Real,que substituiu o Cruzeiro Real.O objetivo fundamental era combater a inflação,estabilizando a  nova moeda.

  • Enunciado certo seria:

    Assinale a alternativa que NÃO foi um efeito apresentado pelo “Plano Real” durante os governos do presidente Fernando Henrique Cardoso.  

     

  • Todas estão certa, menos a Letra C

    ENUNCIADO ERRADO

  • Assinale a alternativa não que foi um efeito apresentado pelo “Plano Real” durante os governos do presidente Fernando Henrique Cardoso.  (Enunciado correto)

     

    Gabarito: C

  • Qconcurso deixando a desejar, muitas questoes sem comntarios de profesores,errando nos enunciados ai fica dificil.

  • O ENUNCIADO está errado.

    Encontrei a questão em outro site: http://projeto-militar.blogspot.com/2016/07/questao-esa-2012_55.html

    Assinale a alternativa que NÃO foi um efeito apresentado pelo “Plano Real” durante os governos do presidente Fernando Henrique Cardoso. 

    A) Diminuição drástica da inflação 

    B) Instituiu a estabilidade monetária. 

    C) Aumento das exportações para a China. 

    D) Aumento das taxas de juros. 

    E) Redução dos investimentos em infra-estrutura.  

    GABARITO C

  • Depois de ver que o enunciado estava errado, daria para confiar nos estudos e perceber que tinha mais de uma certa... e que o gabarito não tem nada a ver com o PLANO REAL ( c) - Aumento das exportações para a China. )

  • por isso fiquei confuso, está errado o enunciado!!
  • ai tu me quebra QC

  • infraestrutura*
  • Marquei a alternativa A e estava errado kkk

  • Assinale a alternativa que NÃO foi um efeito apresentado pelo “Plano Real” durante os governos do presidente Fernando Henrique Cardoso.

    ENUNCIADO CORRETO ACIMA !


ID
1021933
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, muitos eram os que julgavam que a população não tivesse maturidade política para decidir os destinos da nação. Apenas com muita luta que se conseguiu que um regime mais democrático fosse instalado no País, no entanto frases como: “brasileiro não sabe votar”, “político é tudo igual” são comumente ditas ainda por uma parte da população brasileira. Sobre a difícil construção da democracia no Brasil é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A elaboração de uma nova Constituição em 1988 foi um marco na ampliação dos direitos civis no Brasil.
  • Sobre a Alternativa B: A vitória de Tancredo representou sim o fim da Ditadura Civil-Militar. No entanto, é importante lembrar que ele venceu por eleição indireta, em 15 de Janeiro de 1985.  

  • Complementando ainda mais, o primeiro presidente eleito democraticamente após o período ditatorial foi Fernando Collor de Melo

  • Tancredão iria assumir posse somente em 1985, porem faleceu antes do fato, entrando eu seu lugar Jose Sarney

  • -> Tancredo Neves foi eleito -1985- para presidente através do voto indireto.

    -> Faleceu.

    -> Sarney assumiu. 1985-1989

    -> Movimeno DIRETAS JÁ!

    GAB: C

  • A - Diretas Já! foi um movimento da população em pressão ao congresso para que fosse aprovada a Emenda Dante de Oliveira. Assertiva errada.

    B - A eleição de Tancredo Neves foi INDIRETA. Ele falece e assume Sarney.

    C - Perfeito.

    D - Não foi amplamente apoiado por todos os setores militares. Os "linha dura" eram totalmente contrários.


ID
1084246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da redemocratização no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Plano Real, criado durante o governo de Itamar Franco, obteve êxito no controle da inflação, graças à política cambial ancorada no dólar e à redução das emissões monetárias.

Alternativas
Comentários
  • Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994com a publicação da medida provisória número 434. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real.

    O presidente Itamar Franco autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária para o êxito do plano, o que tornou o Ministro da Fazenda no homem mais forte e poderoso de seu governo, e no seu candidato natural à sua sucessão. Assim, Fernando Henrique, que estivera à frente do Ministério entre maio de 1993 e março de 1994, elegeu-se Presidente do Brasil em outubro do mesmo ano. No entanto, segundo Itamar Franco, "o grande ministro do Plano Real chama-se (Rubens) Ricupero e, em seguida, Ciro (Gomes). E depois houve Paulo Haddad, Eliseu Resende. O plano não é só de um ministro".

  • Plano Real foi um grande plano de estabilização da economia brasileira lançado durante o governo de Itamar Franco. No primeiro semestre de 1994, foram implantadas as medidas que conseguiram estabilizar a economia brasileira e colocar fim à crise de hiperinflação que atingia o país desde a década de 1980.

  • Plano real foi criado no governo do Itamar franco pelo ministro Fernando Henrique Cardoso → FHC

  • GABARITO - CERTO

    O Plano Real, criado durante o governo de Itamar Franco, obteve êxito no controle da inflação, graças à política cambial ancorada no dólar e à redução das emissões monetárias.

  • A economia foi controlada com a criação do plano real no governo de Itamar Franco pelo ministro FHC.

    PMAL2021

  • A economia foi controlada com a criação do plano real no governo de Itamar Franco pelo ministro FHC.

    PMAL2021

  • PMAL 2021

  • O Plano Real, criado durante o governo de Itamar Franco, obteve êxito no controle da inflação, graças à política cambial ancorada no dólar e à redução das emissões monetárias.

  • PLANO REAL$$$$$$$$$$$$$$$$$----------------------------- EM UM PRIMEIRO MOMENTO, DOI UM SUCESSO,POIS, O PLANO CONTROLOU A INFLAÇAO%%%%%%%%%% E DEU PODER DE COMPRA AS CAMADAS MAIS BAIXAS DA POPULAÇAO, NO ENTANTO, COM ALTO PODER DE COMPRA DA POPULAÇAO, A INFLAÇAO VOLTA A CRESCER E , COM ISSO, HOUVE SEU DECLINIO. POSTERIOMENTE


ID
1096444
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde a década de 80 do século passado, os movimentos sociais brasileiros vêm apresentando significativas alterações quanto aos objetivos pretendidos. Refletindo mudanças mundiais, nossos movimentos sociais passaram gradativamente a apresentar um caráter mais identitário.

Nesse contexto, os movimentos feminista e homossexual se aproximam e lutam pela

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    e) Movimentos civis LGBT no Brasil são uma série de manifestações sócio-político-culturais em favor do reconhecimento da diversidade sexual e pela promoção dos interesses dos homossexuais diante da sociedade brasileira.

     

    #nãoaopreconceito

    #opiniãonãoéhomofocia

    #UAB2018


ID
1132882
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

m 1993, no Brasil, anunciou-se um novo plano de estabilização econômica, o Plano Real, que entrou em vigor efetivamente em julho de 1994.

O Plano Real foi planejado e implantado no governo do presidente.

Alternativas
Comentários
  • c) Itamar Franco.


    O Plano Real começou a ser desempenhado no governo do presidente Itamar Franco sob a coordenação do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. O Plano foi instalado no Brasil em 1º de julho de 1994, já no governo de Fernando Henrique. o Plano Real colaborou para a estabilização da economia brasileira e consequentemente para a qualidade de vida dos brasileiros. 

  • Lembrando que o Plano Real foi o resultado do Ministro Fernando Henrique Cardoso, assumir o cargo de presidente nos anos seguintes!

  • Não sei, mas na minha opnião esta mal formulada essa questão. O plano real foi planejado pelo Ministro Fernando Henrique Cardoso e implantado no governo do Itamar Franco.

  • Planejado por FHC e implantado no governo de Itamar Franco, gab C

  • redemocratizaçao é um tema que quase todo ano cai na prep, vc candidato que almeja entrar na prep, preste atençao nisso

  • Itamar Franco

    GAB C

  • -> A economia foi controlada com a criação do plano real no governo de Itamar Franco pelo ministro FHC.

    O Plano Real, criado durante o governo de Itamar Franco, obteve êxito no controle da inflação, graças à política cambial ancorada no dólar e à redução das emissões monetárias.

    As medidas de ajuste econômico adotadas pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e sua equipe econômica se baseavam nas indicações do Consenso de Washington que ressaltavam a necessidade de reformar o Estado, reduzir gastos do governo, privatizar estatais e reduzir os impostos sobre produtos importados para alcançar a estabilidade da moeda.

  • Galera, FHC lançou o plano real NO GOVERNO DE ITAMAR FRANCO


ID
1152463
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil viveu, em 2010, mais um processo eleitoral em sua história republicana. Com relação à história das eleições desde a Proclamação da República, em 1889, até a atualidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1246426
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o fim da ditadura e o restabelecimento da normalidade democrática, a escolha do Presidente da República passou a ocorrer por meio do voto popular, exigindo que os candidatos expusessem suas propostas e o histórico de sua atuação política. Nos anos 1980 e 1990, respectivamente, o Brasil conheceu um candidato popularmente chamado de “O caçador de marajás” e outro que, enquanto foi Ministro da Fazenda, ganhou notoriedade pela implantação do Plano Real, responsável pela estabilização da economia nacional. Esses presidentes foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Devemos lembrar que esse plano econômico foi instaurado em 1994, com o intuito de levantar a economia brasileira.

  • NÃO SE ESQUECENDO QUE O ILUSTRE FERNANDO COLOR CONGELOU AS CONTAS BANCARIAS DE TODOS OS BRASILEIROS,ASSIM LEVANDO O POVO A RUA PELA A INSATISFAÇÃO POPULAR,TENDO COMO CONSEQUÊNCIA O INPITIMA.

  • pra mim Fernando Henrique tinha imlantado o Real , já como presidente , e não como ministro 

  • Está correto a alternativa C, pois FHC era ministro e foi implementado junto ao governo de Sarney.

  • Complementando o comentário do amiguinho Daniel Lucas, foi a elite que saiu às ruas para protestar. Ter dinheiro guardado em contas bancárias era um luxo da elite numa época em que a inflação estava no auge. A grande maioria do povo sobrevivia com um salário mirrado e não tinham nenhum dinheiro guardado em contas. O PLANO COLLOR TROXE MUITOS PREJUÍZOS  À ELITE. Fonte: A história do Brasil para quem tem pressa.

    Autor: Marcos Costa

  • Por "marajás" Collor se referia a servidores públicos com altos salários.

     

    E lembrando que FHC foi nomeado ministro das Relações Exteriores e da Fazenda do Itamar Franco na época.

  • não consigo ter acesso às questões de história. 

     

  • Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

  • Daniel Lucas, com esse comentário seu, acho que é difícil entender história. kkkkkkkkkk "INPITIMA" KKKKKKK

  • O plano real foi criado no governo do presidente Itamar Franco, que assumiu após impeachment do Collor. FHC, então ministro da Fazendo de Itamar, se candidata à Presidência para as eleições de 1994. O impacto positivo do Plano Real foi tão grande, acabando com a inflação, que no gráfico das pesquisas de intenção de voto era visível a queda do Lula e a ascensão de FHC. Se eu não me engano ainda houve um segundo turno mas FHC venceu com sobras.

  • o caçador de maracujá e ministro Que elaborou lano real

  • Gab: C

    Collor e FHC


ID
1255657
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As agências reguladores são estruturas autônomas de administração para questões de regulação da economia que tiveram início no governo de ________________________ a partir das privatizações ocorridas, principalmente ao longo da década de __________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    As agências reguladoras surgiram a partir de 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, para fiscalizar setores que estavam sendo privatizados, como os de telecomunicações e energia. A idéia era criar um órgão independente, com estabilidade, que pudesse assegurar o cumprimento das regras estabelecidas em cada setor, independente do governo eleito. 

    fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2002200303.htm

     

    1. A criação das Agências Reguladoras e suas características

    Na fase gerencial de paradigma de Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), deu-se início a um processo de desburocratização do aparelho estatal e de eficiência e otimização na prestação de serviços públicos. Nesse prisma, foram criados entes públicos descentralizados, as Agências Reguladoras, com o objetivo de fiscalização da prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada, controle da qualidade na prestação do serviço e de estabelecer regras para o setor, bem como para a intervenção indireta do poder público no mercado, processo no qual se destacou a criação de Autarquias de regime especial.

    fonte:

    http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,as-agencias-reguladoras-no-direito-brasileiro-a-problematica-do-poder-normativo-e-da-separacao-de-poderes,49177.html

  • GABALEVELS: E

    NÃO CUSTA NADA LEMBRÁ-LOS: GETÚLIO VARGAS CRIA E O FHC VENDE.

  • A questão falou em privatizações já vem à cabeça FHC.


ID
1415854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade — daremos ao mundo o “homem cordial". A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter
brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal.

Sergio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. 26.ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 146-147.



Considerando as ideias do trecho acima e o pensamento político e social brasileiro, julgue o item que se segue.

Na década de sessenta do século XX, surgiu a chamada teoria da dependência, proposta que punha em questão o marxismo tradicional e dialogava de forma crítica com os argumentos desenvolvimentistas da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), incluindo-se entre os expoentes dessa formulação os sociólogos Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto.

Alternativas
Comentários
  • Faletto é um dos formuladores da Teoria da Dependência. Sua obra mais conhecida é Dependencia y desarrollo en América Latina; ensayo de interpretación sociológica, escrita juntamente com Fernando Henrique Cardoso. O livro foi publicado inicialmente no México (Siglo XXI, 1969) e depois no Brasil (Rio de Janeiro: Zahar, 1970). É também autor de Génesis Histórica del Proceso Político Chileno (1971) e El Liberalismo (1977).

  • Fernando Henrique Cardoso - A elaboração da teoria da dependência

  • A Teoria da Dependência é baseada na leitura crítica e marxista de processos de reprodução de subdesenvolvimento observados na chamada periferia do capitalismo mundial. Esta teoria foi apresentada e defendida como uma espécie de contraposição à visão tradicionalmente defendida por movimentos marxistas mais ortodoxos, especialmente por partidos comunistas.


ID
1424179
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dentre as medidas adotadas pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (1995­2002), pode(m)­-se citar

Alternativas
Comentários
  • RESUMO

    Desde 1990, particularmente durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, as relações internacionais do Brasil foram caracterizadas por ausência de estratégia de inserção no mundo da interdependência global, visto que a abertura foi eleita como ideologia de mudança. O Brasil empenhou-se junto aos órgãos multilaterais para estabelecer um ordenamento mundial nas áreas do comércio, meio ambiente, finanças e segurança. Atribuiu importância ao processo de integração do Cone Sul. As relações internacionais apresentaram resultados medíocres no comércio exterior, induziram forte dependência financeira e abalaram o núcleo nacional da economia.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292002000100001&script=sci_arttext

  • a)o bloqueio de contas e aplicações financeiras em bancos. GOVERNO COLLOR (1990-1992)

     

     b)o congelamento dos preços das mercadorias e serviços. GOVERNO SARNEY (1985-1990)

     

     c)a regulamentação do comércio exterior e a privatização econômica. CORRETA

     

     d)a criação do Bolsa Família e de programas de distribuição de renda. GOVERNO LULA (2003-2011)

     

     e)o anúncio do Plano Real, estabilizando a economia. GOVERNO ITAMAR (1992-1994)

  • No governo de FHC que ouve a privatização da Vale do rio doce.

  • GABARITO: C

     

    A regulamentação do comércio exterior e a privatização econômica.

     

     

    ___________________________________________________________________________________________

    O tema é polêmico!!! O que NÓS queremos é ACERTAR QUESTÃO DE PROVA!

     

     Para acabar com TODAS AS DÚVIDAS:

     

     

    Sobre a CRIAÇÃO do BOLSA FAMÍLIA ( criado no GOVERNO do ex-presidente LULA ): 

     

    A ORIGEM do programa Bolsa Família é uma UNIFICAÇÃO de OOOOOUTROS programas sociais, criados durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Em 2002, o Governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criou o Auxílio Gás, que atuava em conjunto como o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação.

    A LEEEIIII número 10.836, de 2004, que CRIA O BOLSA FAMÍLIA  (Ou seja,CRIADO NO GOVERNO LULA), diz que o programa tem por finalidade a “UNIFICAÇÃO” do PNAA (Programa Nacional de Acesso à Alimentação), criado pelo governo Lula com programas de FHC (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás e Cadastramento Único do Governo Federal).

    Com isso, o Programa Bolsa Família foi criado com a finalidade de integrar diversos programas EM UM SÓ, programas esses tanto do Gorverno Lula (Programa Menor Aprendiz) como no Governo FHC (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás)

    LULA manteve a "origem" de alguns programas sociais ANTERIORES e mudou a "natureza" desses programas. Os critérios de permanência no programa também mudaram: passou-se a exigir a permanência das crianças pobres na escola e o acompanhamento das condições de saúde.

     

    O atual presidente JAIR BOLSONARO assinou no dia 15/10/2019 uma medida provisória que garante o pagamento da 13º parcela para os beneficiários do Bolsa família

    ___________________________________________________________________________________________________

    " Tem certeza que é isso, Paloma? "

    Veremos:

    Fonte: WIKIPÉDIA

    Fonte do CONCURSEIRO é a melhor FONTE rsrsrs:

    QUESTÕES QConcursos : Q1018183 Q206383 Q474724

    Fonte: PDF Estratégia Concursos

  • https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/mas-afinal-de-contas-quem-criou-o-bolsa-familia-resposta-foi-fhc-afirmar-que-foi-lula-e-fraudar-a-historia/

  • Sobre o Plano Real.

    Na verdade o plano foi iniciado da gestão do seu ANTECESSOR ITAMAR FRANCO, pelo próprio FHC quando era ministro da Fazenda. Com essa implantação ele, o FHC, ganhou muita popularidade, com isso, foi lançado sua candidatura à Presidência e logrando êxito.

    Fonte: Caderno, estudo + https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Real

  • FHC: rei das PRIVATIZAÇÕES.

    gabarito= c


ID
1533958
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente as seguintes afirmações sobre as eleições presidenciais brasileiras ocorridas após 1988.

I As eleições de 1989 foram marcadas por uma acirrada polarização ideológica, sobretudo no segundo turno, disputado por Fernando Collor de Mello e Luís Inácio Lula da Silva.

II As eleições de 1994 ocorreram sob o impacto do sucesso do Plano Cruzado, que permitiu a eleição, em primeiro turno, do candidato do PMDB José Sarney.

III Nas eleições de 1998, as principais forças oposicionistas articularam-se em torno da chapa Lula e Brizola, mas foram derrotadas, ainda no primeiro turno, por Fernando Henrique Cardoso.

IV Nas eleições de 2002, todas as forças oposicionistas de esquerda participaram da coligação que elegeu Luís Inácio Lula da Silva no primeiro turno, contra a candidatura do tucano José Serra.

V Nas eleições de 2006, PT, PMDB e PSDB firmaram uma vitoriosa coligação, que permitiu a reeleição de Lula e a articulação da mais ampla maioria parlamentar da história política do Brasil.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
1606507
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).

Coluna A

1. José Sarney

2. Fernando Collor de Mello

3. Fernando Henrique Cardoso

4. Luís Inácio “Lula” da Silva

Coluna B

( ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilidade monetária, pelo controle da emissão de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indústria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional.

( ) Sua presidência foi marcada pela estabilidade monetária, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportação de commodities, e pelo incremento do consumo interno, através de políticas de ampliação de renda e crédito, e de redistribuição de renda.

( ) Seu governo enfrentou uma forte inflação através de planos econômicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Verão, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato.

( ) Em seu mandato, procurou combater a inflação através do confisco da poupança, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade política, perdendo o apoio do Congresso.

( ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan “Tudo Pelo Social”, promovendo a criação da “farmácia básica” e do seguro desemprego, a extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador rural e a aplicação do Programa do Leite.

A numeração correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1612294
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao assumir o cargo de presidente da República, Itamar Franco encontrou amplo apoio político. Fernando Henrique Cardoso, em sua presidência, assumiu o ministério da Fazenda em março de 1993 e, com um grupo de economistas, começou a elaborar um plano para estabilizar a economia. Sobre esta fase da redemocratização do Brasil é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • -> Na letra A, a preocupação em equacionar o desequilíbrio orçamentário desencadeou um grande aumentos nos impostos. Por exemplo, o IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) foi criado para proporcionar esse aumento de arrecadação do país. Também chamado de “ imposto do cheque", era uma alíquota de 0,25% sobre o valor de toda operação financeira. Portanto, alternativa incorreta.

    -> Na letra B, o Plano Real seguia os princípios neoliberais, preconizados no Congresso de Washington. Além das indicações afirmadas na alternativa, defendia—se uma maior abertura econômica como forma de baixar a inflação e aumentar a eficiência da indústria nacional. Portanto, alternativa correta.
    -> Na letra C, o ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso ficou bastante popular com a estabilização da economia, por meio do Plano Real, abrindo caminho para sua candidatura nas eleições presidenciais de 1994. Compôs-se uma frente de partidos, destacando-se o PFL, com Marco Maciel como candidato a vice-presidente, vinculando o PSDB às oligarquias do Nordeste e a antigos colaboradores do regime militar. Portanto, alternativa incorreta.

    -> Na letra D, o Euro foi criado em 1998, quando não existia mais a URV. Portanto, alternativa incorreta.

    RESPOSTA: LETRA B.

  • Resposta: B

  • Erro da C é afirmar que teve apoio pela coligação dos partidos PSDB e PMDB.

    PMDB, nas eleições de 1994, lançou o candidato Orestes Quércia.

  • Neoliberalismo - Criado no Consenso de Washington (EUA - Capitalista) que ressaltavam a necessidade de reformar o Estado, reduzir gastos do governo, privatizar estatais e reduzir os impostos sobre produtos importados para alcançar a estabilidade da moeda.

    Estado passava a ter a mão invisível, ou seja, só era integrado na economia em caso de grave crise.

    GAB. B

  • GABARITO - LETRA B

    As medidas de ajuste econômico adotadas pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e sua equipe econômica se baseavam nas indicações do Consenso de Washington que ressaltavam a necessidade de reformar o Estado, reduzir gastos do governo, privatizar estatais e reduzir os impostos sobre produtos importados para alcançar a estabilidade da moeda.


ID
1613080
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em junho de 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciava mais um plano econômico, o Plano Real. Em janeiro de 1995, graças ao Plano Real e à forte coalização política, ele ocupava o Palácio do Planalto na condição de Presidente.


Acerca dos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, podemos afirmar CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  •  Goulart tinha nacionalizado, no início de 1964, o petróleo, bem como a terra ociosa nas mãos de grandes latifundiários, e aprovado uma lei que limitava a quantidade de benefícios que as multinacionais poderiam retirar do país. Outro motivo foi o Brasil ser o maior exportador de suco de laranja do mundo, fato que punha em risco a indústria norte-americana deste setor, situada no estado da Flórida.

    Em 1964, o comício organizado por Leonel Brizola e João Goulart, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, serviu como estopim para o golpe. Neste comício eram anunciadas as reformas que mudariam o Brasil, tais como um plebiscito pela convocação de uma nova constituinte, reforma agrária e a nacionalização de refinarias estrangeiras.

    Letra `` C`` 

  • MEU DEUS DO CÉU!!! FHC DE DIREITA? HAHAHAHAH QUEM ELABORA ESSAS QUESTÕES DEVE VIVER EM OUTRO PLANETA.

  • FHC "de direita" SIM! Privatizador, entreguista e propulsor do ESTADO MÍNIMO!

  • Se não esquerdar não passa, falar que o FHC é de direita é questão nula certeza

  • COMO ASSIM?????

    Essa foi a questão mais bizarra que eu já vi. Acusar o FHC de direita ou de esquerda, os dois lados se acusam, até ainda dá pra tolerar (com ressalvas). Mas dizer que FHC tinha princípios que remontam aos "princípios políticos que protagonizaram o Golpe Civil-Militar de 1964" é um ABSURDO. Os militares foram extremamente estatizantes, criaram centenas de estatais. FHC fez totalmente o contrário, tentou privatizar tudo. Isso só no aspecto econômico. Se comparar as políticas em outros aspectos, como sociais, civis etc, o governo FHC tem pouquíssimo em comum com os militares.

    Até mesmo comparando com a nova direita que surgiu recentemente, este grupo e FHC têm em comum algumas ideias liberais na economia, mas são radicalmente opostos socialmente e em outros aspectos, ou seja, não compartilham das mesmas "bases de sustentação".

    Resumindo, uma das questões mais absurdas que eu já vi sobre história do Brasil.

  • Erro da Alternativa B está em "à derrubada dos juros como forma de financiar investimentos privados", quando, na verdade, foi feito o contrário: FHC aumentou as taxas de juros para atrair o Capital Especulativo Internacional.

    Quanto a Alternativa C, o partido DEMOCRATAS é o sucessor do partido ARENA, sendo o mesmo partido que participou do Golpe de 64 e sustentou o Governo Militar. ARENA se considerava um partido conservador, direitista e anticomunista, logo, questão está certa.

  • Essa questão é um absurdo. FHC foi perseguido no Governo Militar por suas convicções políticas e ideológicas. Com falar que ele é uma continuidade do Regime Militar?


ID
1670812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos objetivos prioritários do governo FHC foi desmontar a estrutura do Estado varguista. Do ponto de vista dos trabalhadores, isso significou, entre outras coisas, que

Alternativas
Comentários
  • foram de fundamental importância para o crescimento da burguesia industrial da época. Ao conter o conflito de interesses dessas duas classes, Vargas dava condições para o amplo desenvolvimento do setor industrial brasileiro. Além disso, o governo agia diretamente na economia realizando uma política de industrialização por substituição de importações.

    Nessa política de substituições, o Estado seria responsável por apoiar o crescimento da indústria a partir da criação das indústrias de base. Tais indústrias dariam suporte para que os demais setores industriais se desenvolvessem, fornecendo importantes matérias-primas. Várias indústrias estatais e institutos de pesquisa foram criados no período. Entre as empresas estatais criadas por Vargas, podemos citar a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Companhia Vale do Rio Doce (1942), a Fábrica Nacional de Motores (1943) e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945).

    Letra  ``D`` 

  • Indiquem para comentário, precisamos de base teórica!

  • GABARITO: D

     

    Na visão do governo, o Brasil era um país atrasado. O próprio FHC, ao iniciar seu governo, deixou claro essa opinião ao anunciar em seu discurso de posse que, "a era Vargas acabou"

    Para que os empresários pudessem diminuir seus custos de produção, e, consequentemente, se tornassem mais competitivos, aumentando seus lucros, a solução proposta pelo governo foi promover alterações na legislação trabalhista. Sua justificativa para modificar as leis trabalhistas era que estas eram obsoletas, pois haviam sido criadas ainda no governo de Getúlio Vargas, portanto, necessitavam passar por uma modernização.

    A aprovação da Lei nº 9.601/98 ( CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO ) representou um duro golpe para a classe trabalhadora que teve seus direitos historicamente conquistados cortados, com a desculpa do governo de que a nova lei aumentaria os níveis de emprego no país.

    Os trabalhadores, ao levarem um "pé na bunda" e ficarem desempregados, não possuíam outra alternativa a não ser aceitarem ser contratados por meio do contrato de trabalho temporário e suas regras. :(((


ID
1873930
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

.Leia o trecho a seguir.


“Utilizando o Plano Real, o político, sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso, foi eleito e reeleito pela primeira vez na história do Brasil, e em primeiro turno, presidente do país. Assumiu a presidência da República apoiado por uma confortável maioria no Congresso [...] Graças ao apoio do Congresso, FHC conseguiu a aprovação para inúmeras emendas constitucionais.” SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 2008. p. 791.


Assinale a alternativa que apresenta uma das emendas constitucionais que foram aprovadas no governo de FHC.

Alternativas
Comentários
  • Das alternativas a única que ele não fez, segundo o texto, foi desingning houses, fazer o desing de casas. Letra "C"

  • a questão é sobre FHC e as aulas do período de 1954 a 1964.

  • a) FHC que participou do período NEOLIBERAL, conhecido pela privatização de diversas estatais.

    b) Collor

    c) Jango

    d) Sarney

  • Corrigindo o colega Kaio:


    a) FHC que participou do período NEOLIBERAL, conhecido pela privatização de diversas estatais.

    b) Collor

    c) Itamar

    d) Sarney

  • GABARITO - A

    A quebra do monopólio estatal que atingiu, entre outros, as telecomunicações e a exploração do petróleo.


ID
1921300
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O recente processo de redemocratização da sociedade brasileira é marcado pelo uso político do passado e pelas disputas em torno da memória sobre os eventos da ditadura. Com relação a este assunto, considere as seguintes afirmações.

I. A noção de “ditabranda” é uma construção de sentido que sugere a ideia de um regime suave, em comparação com outros regimes autoritários, e minimiza o papel da repressão durante os governos militares desde 1964.

II. A criação da Comissão Nacional da Verdade, a partir de lei sancionada em 2011, insere-se dentro do III Programa Nacional dos Direitos Humanos, considerando como condição fundamental para a democracia o direito à memória e à verdade.

III. Em função da Lei de Anistia de 1979, o Estado brasileiro é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte de pessoas desaparecidas em decorrência da participação política durante a vigência do regime militar.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • III. Em função da Lei de Anistia de 1979, o Estado brasileiro é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte de pessoas desaparecidas em decorrência da participação política durante a vigência do regime militar. ( FALSO )

     

    A Lei da Anistia Política foi promulgada em 1979, no governo do presidente João Baptista Figueiredo, para reverter punições aos cidadãos brasileiros que, entre os anos de 1961 e 1979, foram considerados criminosos políticos pelo regime militar.

     

    A lei garantia, entre outros direitos, o retorno dos exilados ao País, o restabelecimento dos direitos políticos e a volta ao serviço de militares e funcionários da administração pública, excluídos de suas funções durante a ditadura.

    Em 2002, uma nova lei foi promulgada para ampliar os direitos dos anistiados. Ela vale para pessoas que, no período de 18 de setembro de 1946 até 5 de outubro de 1988, foram punidas e impedidas de exercerem atividades políticas. Além de receber indenizações, em prestação única ou mensal, que varia de acordo com cada caso, os beneficiados passaram a ter como garantia:

     

    1. A contagem do tempo em que o anistiado esteve forçado ao afastamento de suas atividades profissionais (ameaçado de punição, por exemplo) sem que se exija o recolhimento de nenhuma contribuição previdenciária;

     

    2. A conclusão de curso, em escola pública ou com prioridade para bolsa de estudo em escola particular, a partir do período letivo que foi interrompido ou o registro de diploma no caso de cidadão que concluiu curso em instituição de ensino no exterior;

     

    3. A reintegração de servidores públicos civis e de empregados públicos punidos, por interrupção de atividade profissional em decorrência de decisão dos trabalhadores, por adesão à greve em serviço público e em atividades essenciais de interesse da segurança nacional por motivo político.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/11/lei-da-anistia-poltica-reverteu-punicoes-da-epoca-da-ditadura

  • O erro da III está em "é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte".

    O Estado brasileiro pode sim reconhecer a morte de pessoas desaparecidas neste período. O que não pode é punir legalmente os responsáveis pelos desaparecimentos e mortes.


ID
1921303
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as seguintes afirmações, relativas à história recente do Brasil.

I. O período entre 1986 e 1990 foi marcado pela estabilidade monetária, com a criação do plano cruzado, e pela recuperação da economia após a crise do petróleo da década de 1970.

II. Com ampla participação popular, mobilizada através do movimento das “Diretas Já!”, foram realizadas em 1985 as primeiras eleições diretas para a Presidência da República, sendo vitoriosa a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney.

III. A Constituição de 1988 valorizou direitos políticos e sociais, reconheceu a organização social indígena e alterou o sistema tributário nacional, repassando aos estados e municípios parte dos recursos anteriormente destinados à União.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • alternativa C

    I- período de INSTABILIDADE, e não de estabilidade monetário

    II- não foram as primeira eleições diretas pra presidente!

  • esse item ll matou kkk

  • I. O período entre 1986 e 1990 foi marcado pela estabilidade monetária, com a criação do plano cruzado, e pela recuperação da economia após a crise do petróleo da década de 1970. (FALSO)

     

    Efeitos na economia ( EM 1986 ):

     

    - Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços;

     

    - Após alguns meses, começou a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos a venda. O resultado foi o desabastecimento no país.

     

    - No final de 1986, o Plano Cruzado deixou de funcionar e a inflação voltou a crescer.

     

    II. Com ampla participação popular, mobilizada através do movimento das “Diretas Já!”, foram realizadas em 1985 as primeiras eleições diretas para a Presidência da República, sendo vitoriosa a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney. (FALSO)

     

    Após a enorme frustração causada com o indeferimento da Emenda Dante de Oliveira, o cenário político nacional passou por mais uma eleição conduzida pelo Colégio Eleitoral, órgão responsável pela escolha indireta do cargo de Presidente da República. ( O VOTO FOI INDIRETO E NÃO DIRETO COMO AFIRMA O ITEM II ).

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE:  https://brasilescola.uol.com.br/historiab/eleicoes-1985.htm


ID
1940425
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo e responda a questão a seguir.

"O governo do professor de Sociologia Fernando Henrique Cardoso principiou sob o impacto da euforia do plano econômico. O povo experimentou a presença de uma moeda forte, valendo mais que o dólar norte-americano, e a ausência da inflação. Seu governo foi sustentado por uma aliança entre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) , de centro, e o partido da Frente Liberal (PFL) , de direita."

FROTA, Guilherme de Andrea. Quinhentos anos de História do Brasil.Rio de Janeiro: BiB1iEx, 2000, p.732.

O trecho apresentado refere-se ao Plano

Alternativas
Comentários
  • plano cruzado foi no governo sarney

    plano bresser foi no governo sarney

    plano maílson da nóbrega foi no governo de sarney

    plano funaro foi no governo de sarney


ID
1971799
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 12 de Janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência da República. Anunciou como um dos principais objetivos de seu governo o combate à hiperinflação, que, em 1994, chegara a 916,4% ao ano. Administrando o Plano Real, a inflação caiu, já em 1995, para 22,4% ao ano e para 9,6% ao ano em 1996.
e acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, e sociedade sentiu com a falência de empresas brasileiras.

  • GABARITO - D

    Promoveu a abertura comercial do país, incentivando o fluxo das exportações e importações, fazendo a sociedade brasileira sentir o impacto do processo de globalização.

  • Sentiu o impacto das privatizações, da precarização das relações de emprego, das reformas da previdência e a perda de dinheiro público para financiar a sua reeleição junto as deputados


ID
1971802
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA. É importante avaliar o governo Lula para além das paixões políticas e dos interesses eleitorais. O PT que chegou a presidência em 2002 não manteve as mesmas propostas políticas do início dos anos de 1980, Reforma Agrária, rompimento com o FMI, luta contra o imperialismo e não pagamento da dívida externa que são bandeiras que foram deixadas de lado nesses últimos 30 anos. Por outro lado o Brasil experimentou quatro governos seguidos considerando o governo de Itamar Franco, com uma política econômica semelhante. Lula deu continuidade ao programa iniciado por FHC (e Itamar).
Quais foram os programas bem sucedidos do ponto de vista social?

Alternativas
Comentários
  • FHC fez e Lula ampliou.

  • GABARITO - B

    Fome Zero, Bolsa Família, Bolsa Escola e vários outros concedidos durante o governo FHC, porém sua intensificação e ampliação ocorreram na gestão de Lula.

  • hahahah deu até uma dor de barriga marcar a B, mas vamos lá neh....


ID
2255995
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“FHC governou o país por oito anos, pois conseguiu fazer aprovar, pelo Congresso Nacional, em julho de 1997, emenda constitucional autorizando a reeleição para presidente da República e todos os cargos executivos.”
REIS, Daniel Aarão. A vida política. In: Modernização, ditadura e democracia (1964-2010), Rio de Janeiro: Objetiva; Madrid: Fundación Mafre, 2014, p.117.

Sobre os dois períodos de governo de Fernando Henrique Cardoso, É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Programa liberal vitorioso no mundo inteiro? A Argentina que o diga.

  • Questão mal elaborada. O programa neoliberal vitorioso no mundo inteiro? 

    BRINCADEIRA. Nos países africanos esse programa também foi vitorioso?

  • Argentina liberal? kkkkk A Argentina foi governado por mais de 12 anos pela esquerda, intervencionismo estatal que fala né?

  • Gab: B

  • Escala mundial não quer dizer "todos os países sem exceção".

  • FHC foi famoso pela fala para esquecer o Vargismo, ou seja, estatização e estado intervencionista. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, o socialismo perdeu forças e com a queda da URSS, em 1991, o liberalismo venceu o socialismo e começou a ser introduzido em vários países, como o Brasil.

    GAB: B

  • FHC (1995-2003) praticou uma politica NEOLIBERAL, que defendia a intervenção minima do estado na economia. Privatizou empresas das áreas de siderúrgicas, mineração e telecomunicações.


ID
2256007
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a cultura brasileira no período entre 1960-2010, analise as seguintes afirmativas:

I. A racionalidade capitalista tendeu a predominar, particularmente no campo da cultura, que passou a ser governado cada vez mais pela mentalidade gerencial.

II. Da década de 1960 em diante, a democratização tornou-se indissociável da massificação, ou seja, houve ampliação significativa do acesso à educação e à cultura, mas em um quadro de submissão à racionalidade da sociedade produtora de mercadorias.

III. Enquanto a racionalidade capitalista definia os contornos da produção cultural no período, a vida social se mantinha atrelada aos costumes tradicionais, sendo representada nos produtos culturais, principalmente nas novelas televisivas.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • gabarito dessa questão, por gentileza!

  • Correto I e II, SE a III estivesse correta. A população brasileira estaria ainda hoje seguindo os costumes tradicionalistas oriundos do Clero Católico. TUDO NA CULTURA DO BRASIL MUDOU DE 1960 A 2010. Do tamanho dos Biquínis nas praias a piscina do Gugu, aos sábados na TV. ^^

  • ficou alternativa A mesmo ou não?

  • Racionalidade capitalista? Mentalidade gerencial? Essa banca é de Esquerda. Como se o capitalismo fosse o malvadão de todos os males.

  • Alternativa B, item III incorreto, tendo em vista o caráter nada tradicionalista das novelas brasileiras.

  • banca maldita, todas as questões até aqui foram esquerdistas. Sejam imparciais, a matéria é historia.

  • Vocês estão em uma prova de história reclamando de esquerda e direita? É sério isso?


ID
2284465
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Plano Real, afirma-se:
I. Iniciado no final do governo de Itamar Franco, tinha como base de sua estratégia de combate à inflação o controle das emissões de moeda e a atração de dólares com uma política interna de juros altos.
II. Adotou, entre as medidas de controle da inflação, a privatização de estatais e a abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, sendo, por isso, tachado por seus críticos como um programa neoliberal.
III. Combateu a chamada “inflação inercial”, procurando anular a memória inflacionária (a antecipação dos preços) por parte dos agentes econômicos, usando como meio de troca a Unidade Real de Valor (URV), que era reajustada regularmente.
IV. A estabilidade econômica proporcionada pelo Plano permitiu condições para a retomada do desenvolvimento da economia brasileira, que apresentou fortes taxas de crescimento industrial e baixas taxas de desemprego.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    ---------------------------------------

    O presidente Itamar Franco autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária para o êxito do plano, o que tornou o Ministro da Fazenda no homem mais forte e poderoso de seu governo, e no seu candidato natural à sua sucessão.

    ---------------------------------------

    O programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda

    ---------------------------------------

    Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real.

     

    Wiki

    #UAB2018

  • A  a privatização de estatais e a abertura do mercado brasileiro aos produtos importados fazem parte da política econômica, mas não são medidas de controle da inflação. Na minha opinião, o item II está errado.


ID
2429374
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Diretas Já" foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil. O movimento começou em maio de 1983 e foi até 1984, tendo mobilizado milhões de pessoas em comícios e passeatas.

Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada e em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas, sendo eleito o primeiro presidente civil após o regime de Ditadura Militar (1964-1985), que foi:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Zap cmg
  • Letra A

    Tancredo Neves

  • Collor primeiro presidente eleito pelo voto direto após o regime militar. Somente para reforçar. 

  • Só para reforçar: a correta é A.

    Tancredo Neves. 

  • TANCREDO NEVES MORREU ANTES MESMO DA SUA POSE.


    MAS FOI O COLLOR ELEITO PELO VOTO DIRETO, APÓS O REGIME MILITAR.

  • A) Tancredo Neves

    Com a derrota da emenda Dante de Oliveira, que instituía as eleições diretas para presidente da República em 1984, foi o nome escolhido para representar uma coligação de partidos de oposição reunidos na Aliança Democrática. Em 1984, aceitou a proposta de se candidatar à Presidência da República e em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral por uma larga diferença. No entanto, adoeceu gravemente em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse. Em 21 de abril, morreu aos 75 anos. 

  • A pergunta quer saber quem foi ELEITO, mesmo ñ tendo assumido Tancredo Neves, foi ELEITO!

  • 1º Presidente eleito indiretamente após o regime: TANCREDO NEVES

    1º Presidente eleito diretamente após o regime: FERNANDO COLLOR

    1º Presidente civil eleito após o regime: SARNEY (que era vice na chapa de Tancredo Neves e assumiu o governo devido à morte de Tancredo)

  • O eleito nesta eleição foi Tancredo Neves, que não chegou a tomar posse no cargo de Presidente da República por ter morrido antes.

    Em seu lugar, assumiu o maranhense José Sarney.

    Resposta: A

  • Morria Tancredo Neves, no dia 21 de abril de 1985. Em 15 de janeiro do mesmo ano, o mineiro havia sido eleito, em eleição indireta pelo Congresso Nacional, o primeiro civil presidente da República após a ditadura militar, porém morreu antes de tomar posse.

    Quem assumiu foi seu vice, José Sarney.


ID
2528320
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) buscou dar continuidade à estabilização econômica iniciada com o Plano Real (1994), baseada na redução do déficit público por meio da reforma constitucional visando reduzir a participação do Estado na economia, e de um programa de privatização das estatais, sobretudo no setor de telecomunicações, energia e siderurgia. É correto afirmar que tais medidas tiveram como consequência

Alternativas
Comentários
  • REDUÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE RENDA???? ESSA NÃO ENTENDI???

  • Redução da concentração de renda no estado.

  • REDUÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO BRASIL? NUNCA QUE ISSO OCORREU

  • a) A desvalorização da moeda nacional devido às privatizações e a consequente inflação que afetou diretamente a população mais pobre, acentuando as desigualdades sociais que colocaram o país com uma das concentrações de renda mais acentuadas do mundo. -> O Plano Real conseguiu combater a hiperinflação gerada no Milagre Econômico. Sarney e Fernando Collor não conseguiram combater a hiperinflação com o Plano Cruzado e Plano Collor respectivamente.

    b) O controle da inflação e a redução da concentração de renda, contudo a concorrência dos produtos internacionais acabou gerando um grande número de falências de empresas nacionais, além do desemprego, principalmente no setor industrial. -> Correto.

    c) o aumento da capacidade de investimento do país em grandes projetos de infraestrutura como as usinas hidrelétricas de Itaipú e Tucuruí, além de renovar a malha rodoviária brasileira por meio de obras de duplicação das principais vias. -> O apagão de 2001 caracteriza o mal investimento do setor de energia do Governo FHC.

    d) a depreciação do valor de mercado das empresas de telefonia, energia e siderurgia que precarizaram seus serviços e perderam competitividade quando comparadas aos seus antigos modelos estatais. -> Incorreto. Não houve essa depreciação.

    e) a maior eficiência no setor de serviços essenciais à indústria, como rodovias, energia elétrica, telefonia móvel e Internet, elevando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 10% ao ano entre 1997 e 2002, sendo este período conhecido como “o espetáculo do crescimento”. -> Como dito na alternativa C, o governo FHC não investiu no setor de energia elétrica (apagão de 2001).

  • Redução da concentração de renda? Hãm? É esquisito que até o professor do QConcurso ver esse ponto um pouco sem nexo mas não comenta nada só fica com uma cara de "não entendi" .

  • Acredito que essa redução na concentração de renda seja referente ao consumidor, visto que o plano real baseou-se na redução do poder de compra e consumo da população.

  • Redução da concentração de renda foi de lascar !!

  • gabarito - b

    o controle da inflação e a redução da concentração de renda, contudo a concorrência dos produtos internacionais acabou gerando um grande número de falências de empresas nacionais, além do desemprego, principalmente no setor industrial.

  • Governo FHC.

    Positivos

    - privatização do setor de telefonia: estimulou a concorrência e com isso facilitou o acesso da população à linha telefônica, principalmente celular 

    - manteve a estabilidade econômica conquistada com o plano real (criado no governo Itamar) 

    - criação do Fundef (fundo para financiar o ensino fundamental) 

    - mutirões de saúde 

    - popularização dos medicamentos genéricos; 

    - programa de combate à Aids 

    Negativas 

    - privatização do setor elétrico - foi feita sem planejamento, não gerou concorrência 

    - apagão energético; 

    - falta de incentivo às exportações 

    - aumento da dívida pública, apesar do que foi arrecadado com as privatizações 

    - achatamento salarial 

    - sucateamento do serviço público (as universidade ficaram sem poder fazer concurso para preencher vagas) 

    - sucateamento da infra-estrutura (não houve conservação das estradas, nem dos aeroportos) 

    - política cambial equivocada (manteve o real valorizado artificialmente até 1999, depois soltou as rédeas e o dólar dobrou em poucas semanas, fazendo os preços subir e deixando as empresas muito endividadas); 

    - crise econômica - o Brasil teve que pedir socorro ao FMI para cumprir os compromissos externos.

    Fonte: yahoo respostas

  • a) a desvalorização da moeda nacional devido às privatizações e a consequente inflação que afetou diretamente a população mais pobre, acentuando as desigualdades sociais que colocaram o país com uma das concentrações de renda mais acentuadas do mundo.

    Errada, a privatização não causou a desvalorização da moeda

    b)o controle da inflação e a redução da concentração de renda, contudo a concorrência dos produtos internacionais acabou gerando um grande número de falências de empresas nacionais, além do desemprego, principalmente no setor industrial.

    Correta, as industrias do BR não conseguia concorrer com as de fora pelo motivo que os produtos de fora eram de melhores qualidades e mais barato consequentemente a galera comprava mais os produtos de fora o que levou as empresas entrarem em falência

    c) o aumento da capacidade de investimento do país em grandes projetos de infraestrutura como as usinas hidrelétricas de Itaipú e Tucuruí, além de renovar a malha rodoviária brasileira por meio de obras de duplicação das principais vias.

    Errada, lembre se no governo de FHC teve o apagão seu governo sofreu com problemas sérios de energia

    d) a depreciação do valor de mercado das empresas de telefonia, energia e siderurgia que precarizaram seus serviços e perderam competitividade quando comparadas aos seus antigos modelos estatais.

    Errada, o motivo que as empresas faliu foi pelo motivo que falei na letra b

    e) a maior eficiência no setor de serviços essenciais à indústria, como rodovias, energia elétrica, telefonia móvel e Internet, elevando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 10% ao ano entre 1997 e 2002, sendo este período conhecido como “o espetáculo do crescimento”.

    Errada, como falei o gov de FHC sofreu com problemas de energia então não teve maior eficiência em setores de energia

  • Um dos principais ganhos do Plano Real foi reduzir a pobreza ao combater a hiperinflação. E os efeitos foram constatados rapidamente. Um ano e meio depois da implantação do real, em julho de 1994, o total de brasileiros em situação de vulnerabilidade, que somava 34,5%, em 1993, caiu para 28,4%, em 1996.7 de jul. de 2019 https://www.correiobraziliense.com.br rapaziada q tá falando q n houve a redução
  • Declínio das exportações e aumento das importações → entrada em massa de produtos made in China com preços irrisórios;

    Manutenção de juros elevados → Desestímulo de investimentos e aumento da produção levaram economia à estagnação;

    Poucos investimentos em infraestrutura → “apagão” energético de 2001;

    Corte de gastos em políticas sociais → Aumento da pobreza e da miséria. 


ID
2569918
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com referência ao panorama brasileiro no final do século XX, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Dominou, bateu de esquerda, gol!!!

  • plano collor

  • GOVERNO COLLOR

    Bloqueio bancário: Medida mais lembrada foi o ‘confisco’ da poupança, que bloquearia por 18 meses os valores dos investimentos acima de NCz$ 50 mil. A lógica era que, “tirando” o dinheiro de circulação, haveria menos pressão inflacionária

    Congelamento de preços e salários: Revisões de preços de acordo com avaliações do Ministério da Economia. Os salários, por exemplo, foram convertidos pela média real dos últimos 12 meses. O salário mínimo foi fixado em Cr$ 15.895,46 – posteriormente, foram concedidos abonos mensais.

    FONTE: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/planejado-contra-hiperinflacao-plano-collor-deu-inicio-abertura-comercial.html

  • Gab letra E

    O estilo agressivo do governante me quebrou kkkk

  • GABARITO= E

    CONGELAMENTO DE PREÇO

    CONFISCO DE POUPANÇA: FERNANDO COLLOR.

  • Estilo agressivo é osso de aturar.. errei, mas errei consciente

    Gab.: E

  • A forma autoritária e exagerada com que o sistema econômico era administrado formaram os grandes pecados desse governo.

    APMBB

  • O governo Fernando Collor se caracterizou pela adoção de um plano antiinflacionário, cuja ação se traduziu no congelamento de preços e salários e no confisco de contas bancárias e poupanças.

    GABARITO - E


ID
2666362
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Antes de tomar posse no seu cargo, ainda na Europa, Rio Branco agira no sentido de afastar o perigo imediato do Bolivian Syndicate, empresa estadunidense, e propusera a compra do território do Acre. Recusada essa ideia, propôs o Governo brasileiro a troca de territórios e ofereceu compensação, como a de favorecer, por uma estrada de ferro, o tráfego comercial pelo rio Madeira, entendendo-se diretamente com o Bolivian Syndicate.

RODRIGUES, J. H.; SEITENFUS, R. Uma História Diplomática do Brasil: 1531-1945. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995 (adaptado).


O texto aborda uma das questões fronteiriças enfrentadas no período em que José da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores (1902-1912).


A estratégia de entendimento direto do Brasil com a empresa Bolivian Syndicate, que havia arrendado o Acre junto ao governo boliviano, explica-se pela

Alternativas
Comentários
  • Durante a primeira metade do século XX não somente foram explorados os territórios da África e da Ásia, mas as garras do imperialismo se estendiam para as Américas novamente, no entanto agora o imperialismo vinha do mesmo lado do Atlântico, os Estados Unidos pretendiam expandir e manter seus negócios nos vizinhos americanos já que estes tinham uma economia muitíssimo mais industrializada do que os países primário exportadores no restante da América.

  • mas q porr

  • GAB: E

    O Acre era parte da Bolívia "invadida" pelos brasileiros. Com a promulgação da República do Acre, a Bolívia correu atrás de ajuda de potências imperialistas, como os EUA e Inglaterra, para apoia-la ter o Acre de volta e pressionar o Brasil a tomar alguma atitude. Após a queda de Luís Galvez na República do Acre, os EUA queriam comprar o território da Bolívia e os bolivianos, como perceberam que não iriam conseguir expulsar os brasileiros, iriam aceitar. O Barão do Rio Branco vendo uma possível intervenção estrangeira ao lado e até, possibilidade, dentro do Brasil, preferiu barganhar com a Bolívia e o Bolivian Syndicate.

  • "...Rio Branco agira no sentido de afastar o perigo imediato do Bolivian Syndicate, empresa estadunidense..."

    Observem o trecho e a data exposta no enunciado (1902-1912).

    Percebam que o fato ocorreu durante o período imperialista/neocolonialista no mundo. Sabendo disso, e interpretando o trecho que eu citei, depreende-se que há uma preocupação de Rio Branco com uma possível intervenção imperialista da empresa dos EUA na região do Acre, acarretando na negociação citada no texto que anexou o Acre ao Brasil.

    Letra E.

    Obs: a letra C também me confundiu muito, visto que nesse contexto estava em contexto o 1° ciclo da borracha, porém, eu acho que na época, a principal atividade do Brasil em relação a extração do látex era comercialização do látex em si, e não dá borracha pronta, sei lá, eu imagino isso... Mas a questão é mesmo por causa da C.

  • não é a C, pois a implementação da indústria da borracha foi anterior a esse momento.


ID
2824168
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde a redemocratização brasileira e a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988, o Brasil presenciou presidentes da República que sofreram impeachment. Aponte quais foram os presidentes que não terminaram seus mandatos em razão de impeachment.

Alternativas
Comentários
  • Após a CF/88 foram somente 2.


    Com o impeachment de Dilma Rousseff, a história do Brasil passa a ter quatro presidentes da República retirados do cargo por decisão do Congresso Nacional. O caso mais famoso é o de Fernando Collor, que sofreu impeachment em 1992. Bem menos conhecidas são as duas primeiras destituições, ocorridas em 1955, quando a Câmara dos Deputados e o Senado votaram pelo impedimento dos presidentes Carlos Luz e Café Filho.

    A diferença entre os casos de Luz e Café e os de Collor e Dilma é que nos episódios de 1955 não se seguiu a Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950).

  • pq essa questão foi anulada?

  • O Collor renunciou antes de sofrer o  impeachment, para preservar seus direitos políticos .

    Será que foi por isso que a questão foi anulada???

  • Ao meu entendimento a questão foi anulada, porque alguns estudiosos entendem que Collor não sofreu impeachment e sim renunciou, visto que seu advogado leu uma carta de "renuncia'. Sendo assim, o único momento em que tivemos um processo de impeachment no Brasil foi com Dilmãe.

    Todavia, existe algumas bancas que consideram correto tanto Collor quanto Dilmãe como presidentes que sofreram impeachment, vai enteder...

  • O erro esta na parte que a questão diz: "que não terminou". Sendo que o certo seria o qual terminou.


ID
2860975
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso:


“O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em investimentos. Eram usados para pagar tão-somente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos A. História: volume único para o ensino médio. São Paulo, Scipione, 2004, p.468.


A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que

Alternativas
Comentários
  • gabarito dessa questão por gentileza]!

  • Renato, o gabarito é a letra "D"

  • Comentários

    Letra A

    os governos de FHC, além de combaterem a inflação com o Real, também são responsáveis por um grande investimento em áreas sociais fundamentais e pela manutenção das empresas do Estado.

    R: O texto menciona q FHC era muito criticado por não investir nas áreas sociais e por ter se concentrado em um programa de privatizações (só lembrar da Vale sendo vendida)

    Letra B

    FHC fez grandes mudanças na estrutura econômica do Brasil, que levaram à redução da entrada de capital especulativo e, também, ao fim dos pedidos de empréstimos pelo governo a credores externos e internos.

    R: Pelo contrário, contraímos cada vez mais dinheiro do FMI (Fundo Monetário Internacional)

    Letra C

    o sucesso econômico dos governos de FHC, apesar dos percalços, promoveu a estabilidade da moeda e garantiu a continuidade do modelo político, com a eleição do candidato governista à presidente, em 2002.

    R: Não conseguiu eleger um candidato do PSDB. A vitória nas eleições de 2002 foi de LULA.


ID
2952946
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Qual era a moeda oficial brasileira no dia anterior à implantação do chamado “Plano Real”, ocorrida em 1º de julho de 1994?

Alternativas
Comentários
  • cruzeiro real

  • Letra B

    Cruzeiro Real. Teve apenas 11 meses de duração.

  • Gabarito B

    Itamar Franco (1992 -1194)

    No dia 1° de julho de 1994 o cruzeiro real foi substituído pela nova moeda, o Real, que tinha o valor da URV.

    O novo plano de combate à inflação foi denominado Plano Real, beneficiou muito a população de baixa renda. Os preços fixos, pouco inflacionados, permitem um consumo maior.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • GABARITO: B

     

    MOEDAS BRASILEIRAS e PRESIDENTES - 1985 até 2019 :

     

    1985 – MOEDA CRUZEIRO
    Tancredo Neves
     é eleito pelo Colégio Eleitoral, mas falece antes da posse.
    O vice-presidente eleito, José Sarney, ocupa a presidência

    1986 - A desvalorização do "cruzeiro" levou à criação do CRUZADO

    1989 -  A desvalorização do "cruzado" levou à criação do CRUZADO NOVO

     

    1989 - Eleito Fernando Collor de Mello

    1990 - O cruzado novo volta a chamar-se CRUZEIRO 

     

    1992 - Fernando Collor sofre o processo de impedimento, assumindo seu vice, Itamar Franco

    1993 - Instituição do CRUZEIRO REAL. ( GABARITO )

    1994 - Instituição do REAL como unidade monetária

     

    1995 - Assume a Presidência Fernando Henrique Cardoso

    1999 - Inicia-se o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso

     

    2003 - Assume a presidência Luiz Inácio Lula da Silva

    2007 - Inicia-se o novo mandato de Lula

     

    2011 - Inicia-se o mandato da eleita Dilma Vana Rousseff, a primeira mulher a ser presidente do Brasil

    2014 - Dilma Roussef é reeleita para um novo mandato de 4 anos (2015 a 2018)

    2016 - Dilma Roussef sofre impeachment e perde o mandato. Seu vice, Michel Temer, assume a presidência

     

     

    2019 - Jair Messias Bolsonaro assume a Presidência do Brasil para um mandato de 4 anos
     

    2019É lançada moeda comemorativa, de circulação comum, dos 25 ANOS DO PLANO REAL

    O presidente da República juntamente com o Ministro da economia Paulo Guedes, se encontraram com empresários e o tema discutido foi a criação de uma NOVA MOEDA  chamada PESO REAL. ( https://exame.abril.com.br/economia/bolsonaro-e-guedes-falam-em-criacao-de-uma-moeda-comum-com-a-argentina/ ) . 

  • A moeda anterior ao Plano Real foi o Cruzeiro Real, que durou apenas durante 11 meses.

    Resposta: B


ID
3018580
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acompanhar os desdobramentos acarretados por uma troca de moeda no Brasil foi algo histórico e emblemático que afetou não só a economia, mas a vida cotidiana das famílias brasileiras. A implantação da nova moeda buscava equilibrar a inflação no período e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Ficou definido que o plano seria implantado em três etapas, para evitar o congelamento de preços e o aumento da inflação, como ocorrera em tentativas anteriores. Presidente do Brasil que implantou o “Plano real”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Questão: (...) PRESIDENTE do Brasil que implantou o “Plano real”:

     

    A resposta de muitas pessoas seria: governo FHC (Fernando Henrique Cardoso). ERRADO

    O PLANO REAL foi implantado oficialmente em fevereiro de 1994 pelo PRESIDENTE Itamar Franco e seu MINISTRO da fazenda Fernando Henrique Cardoso. Isso porque em 1993 o presidente Itamar Franco e seu ministro Fernando Henrique decidiram dar início a um plano econômico com o objetivo de controlar a inflação do país. O presidente PERMITIU que o ministro conduzisse todo o processo desde a sua idealização até sua execução.

    A criação dele ajudou Fernando Henrique a se eleger presidente da república?

    Sim. Isso é um fato. A implantação do real a primeiro momento deu uma estabilidade enorme aos cidadãos. O povo se viu salvo e com certeza deram muita credibilidade aos serviços feitos por Fernando Henrique enquanto Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco

  • Plano Real

    Presidente - Itamar Franco

    Ministro da Fazenda - Fernando Henrique Cardoso

  • Itamar Franco(1992-1995) lançou no plano econômico que foi um dos mais bem sucedidos que já se havia desenvolvido no Brasil; o famoso PLANO REAL e acabou levando à presidência seu principal articulador, o então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

  • GABARITO: B

    Mesmo o FHC sendo conhecido como o PAI DO PLANO REAL, ele era o Ministro da Fazenda.

    RONE!

  • Olha só a pegadinha aqui. O Plano Real teve a participação direta de Fernando Henrique Cardoso, mas quando este era Ministro da Fazenda do Governo de Itamar Franco, e não quando FHC era presidente.

    Assim, resta como gabarito da questão a alternativa B.

    Gabarito: B

  • na época o ex-presidente FHC era ministro da fazenda como meus amigos já informaram


ID
3024715
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo como base o contexto histórico, assinale a alternativa que apresenta o primeiro presidente brasileiro eleito pelo voto direto no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Isso após o Regime Militar... Questão mal elaborada...

    Na primeira eleição direta para Presidente da República, em 1894, Prudente de Morais chegou ao poder com cerca de 270 mil votos que representavam quase 2% da população brasileira da época...

  • A primeira eleição direta para presidente da República após a ditadura militar elegeu o mais jovem presidente que o país já teve. Ex-deputado federal e governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, concorrendo pelo minúsculo PRN, venceu outros 24 candidatos na corrida ao Palácio do Planalto. 

    Mal elaborada essa questão

  • A questão está mal elabora porque apenas diz com base no contexto histórico, quando poderia ter dito que se tratava do período pós ditadura. Você entende a partir dos nomes elencados, mas se tivessem colocado um nome diferente já ficava mais confuso.

  • Quando vemos o nível de dificuldade em concursos de área fiscal, adm, jurídicas e vemos essa questão num concurso de rofessor de História....

  • Questão bem simples e direta. O primeiro presidente brasileiro ELEITO, após o período da ditadura militar, foi Fernando Collor de Mello.

    Resposta: C


ID
3592417
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Disciplina
História
Assuntos

Segundo Dorigo (2011), são características a serem reconhecidas no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2002):

    
I. Desregulamentação do mercado nacional. 
       
II. Privatização dos serviços. 
   
III. Política econômica neoliberal.
    
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • FHC foi a figura do neoliberalismo no Brasil, destruiu as bases de investimento do Estado privatizando diversas estatais.

    " O que Vargas cria FHC vende".

    Todas estão corretas.

    Gabarito E


ID
3647023
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Jaguapitã - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das principais consequências da adoção do Plano Real pelo governo brasileiro foi a substituição da anterior moeda corrente, o Cruzeiro Real. Há quanto tempo foi implementada a moeda Real no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434, implantado no governo Itamar Franco.

    2015( época da prova ) - 1994.

    Gabarito: B

  • Atentem pela data da prova 2015...

  • KKK esqueci que a prova era de 2015


ID
3661123
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Juína - MT
Ano
2017
Disciplina
História
Assuntos

A Nova República é um período da História do Brasil que tem início com o final da Ditadura Militar (1985) até os dias de hoje. Analise as afirmativas abaixo sobre a Nova República: 


I - Aumento da influência do Brasil no cenário externo.

II - Redemocratização do Brasil.

III - Poder econômico e político nas mãos das oligarquias paulista e mineira. 

IV - Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada); 

V - Tentativas mal sucedidas de combate à inflação durante o governo Sarney. 

Estão CORRETAS as afirmativas :

Alternativas
Comentários
  • II - Redemocratização do Brasil. Correto, é um período pós ditadura militar.

    III - Poder econômico e político nas mãos das oligarquias paulista e mineira. Incorreto, isso ocorreu na república velha, nos anos de 1889 até 1930.

    IV - Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada); Incorreto, isso ocorreu no início da ditadura militar, através do Ato Institucional - II.

    V - Tentativas mal sucedidas de combate à inflação durante o governo Sarney. Correto, tentaram com o plano cruzado, plano cruzado II, mas nada deu certo.

    Gabarito: Alternativa A


ID
3805942
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca dos programas sociais brasileiros, implementados ao longo dos dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998; 1999-2002), analise as afirmativas abaixo.


I - A reforma sanitária, impulsionada por forte movimento social, ganhou seus contornos definitivos no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiado no direito universal da população à saúde.

II - Em 2001, o programa de combate à mortalidade infantil foi transformado no Programa Bolsa-Alimentação, sob a forma de transferência monetária direta às famílias com filhos pequenos em risco nutricional.

III - Em seu segundo mandato, teve início o programa academia da saúde, espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, instalados em todos os municípios brasileiros, visando à promoção de modos de vida saudáveis da população.

IV - Em seu primeiro mandato, o presidente extinguiu a Legião Brasileira de Assistência (LBA), instituição que caracterizava a velha política social, carregada de corrupção, clientelismo político e promoção de interesses pessoais.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
3944308
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A conquista dos direitos sociais foi um longo processo, que se instalou no Brasil com momentos de grande tensão política e de acirramento do conflito de classe.

Nessa perspectiva,

Alternativas

ID
3979999
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“(...) eu acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas – ao seu modelo autárquico e ao seu Estado intervencionista. (...)”

O trecho acima é do discurso de despedida, no Senado, de Fernando Henrique Cardoso, em 14 de dezembro de 1994. Nele, FHC deixa claro o que se tornaria uma das principais marcas do seu governo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    ps: Vargas criou e FHC privatizou. Corrijam-me se estiver errado.

  • GRANDES MESTRES, LEMBREM-SE: GETULIO VARGAS CRIA FHC VENDE

  • Governo FHC > NEOLIBERAL

  • Vargas faz o Brasil se tornar uma das maiores economias emergentes do mundo e o FHC vende tudo a preço de banana.

    "Vargas cria e FHC vende".

    Gabarito A


ID
4030537
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do Plano Real, programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • PLANO REAL EQUIPAROU O REAL AO DÓLAR, DIMINUIU A INFLAÇÃO, AUMENTOU O PODERIO DE COMPRA DA SOCIEDADE.. TAVA TUDO LINDO!

    CRIADO PELO FHC ATÉ ENTAO MINISTRO DA FAZENDA NO GOVERNO DE ITAMAR FRANCO

    FONTE: MEU CADERNO.

    BONS ESTUDOS!


ID
4056958
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na atualidade, estamos vivendo no Brasil um período de instabilidade política, recessão de mercado, aumento da inflação, ou seja, um processo de desaquecimento da economia. Essa mesma situação já foi configurada em outros momentos históricos no Brasil, quais sejam:

I. No primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), pois o governo que o antecedeu (PTB) deixou o país em uma situação de crise, com possibilidade incontrolável da inflação.
II. No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), que, para sair da crise, implantou uma política econômica agressiva, não atraindo capital internacional, mas apostando na ajuda do FMI.
III. No Governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992), em que foi introduzido o Plano Collor II, na tentativa de conter a inflação e congelar os preços.
IV. No governo de José Sarnei (1985-1990), em que enfrentou-se uma aguda crise econômica inflacionária, advinda do período da ditadura militar e agravada com a conjuntura política do momento.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • se souber a assertiva II ja mataria a quetão

    no trecho "não atraindo capital internacional", galera, lembrem-se, FHC fora o presidente q implantou o neocolonialismo no Brasil! basta lembra: getulio vargas cria, FHC vende. A frase refere-se as empresas estatais q GV criou no periodo em q fora presidente (vale, petrobras, csn).

    BONS ESTUDOS GRANDES MESTRES!

  • Eu particularmente acho que o Collor olha para o passado e pensa: "congelar as poupanças foi uma enorme burrice''.


ID
4113763
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na década de 1990, durante seu mandato como ministro da fazenda e posteriormente presidente da república em dois pleitos consecutivos até 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso implantou uma política que buscava, além da estabilidade econômica, uma maior aproximação do Brasil com o comércio internacional. Para muitos analistas, o alicerce dessa política foi edificado sobre as ideias do neoliberalismo.
Pode ser considerado como uma das estratégias dessa política no Brasil

Alternativas

ID
4115935
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na década de 1990, durante seu mandato como ministro da fazenda e posteriormente presidente da república em dois pleitos consecutivos até 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso implantou uma política que buscava, além da estabilidade econômica, uma maior aproximação do Brasil com o comércio internacional. Para muitos analistas, o alicerce dessa política foi edificado sobre as ideias do neoliberalismo.
Pode ser considerado como uma das estratégias dessa política no Brasil

Alternativas
Comentários
  • Aquele velho clichê ´´ Vargas cria e FHC vende``.


ID
4204003
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As ações trabalhistas estão em primeiro lugar no ranking dos processos em trâmite no Brasil, que somam mais de 71 milhões. E mesmo com uma estrutura judiciária que custa R$ 70 bilhões por ano, apenas 14% das ações costumam ser resolvidas. “As demais seguem sem solução, congestionadas”. [...] Além de não atender minimamente aos interesses do País, principalmente do setor produtivo, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) [...] cria ameaças sérias a empresas dos mais diversos portes e atividades. (BRASIL TEVE... 2016).

O discurso do gigantismo do Estado brasileiro e o processo de desmonte, resultante das privatizações, ocorreram de forma mais intensa no governo de

Alternativas
Comentários
  • N CUSTA NADA LEMBRAR...

    GETÚLIO CRIA, FHC VENDE $

    BONS ESTUDOS!


ID
4891111
Banca
IDECAN
Órgão
CRN - 8ª Região (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia‐o atentamente.


“O dia 15 de março é considerado por cientistas políticos e por boa parte da população brasileira como um marco na história do Brasil. Para o cientista político e professor da PUC de Minas Gerais, Malco Braga Camargo, é fundamental comemorar a data de hoje até para que as pessoas fiquem alertas para evitar um retrocesso. Malco entende que a transição feita na época foi a possível. ‘Acho que foi a possível naquele contexto. Mais importante do que comemorar os fatos da transição é lembrar os tempos sombrios (da ditadura para que eles não se repitam, principalmente quando vivemos uma crise como a de hoje).’ Para o cientista político Murílo Aragão, a entrega do poder dos militares para os civis há 30 anos deveria ser mais lembrada e divulgada pela importância dessa transição. ‘É muito importante, porque são 30 anos de redemocratização. Tivemos muitos avanços, mas ainda falta avançar em muitos pontos. Estamos longe do ideal. Precisamos avançar na legislação partidária e eleitoral’, afirma Aragão.”

(Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/03/15/ha‐30‐anos‐poder‐voltava‐aos‐civis‐no‐brasil/.)

Sobre os fatos marcantes que ficarão registrados nos 30 primeiros anos de redemocratização do Brasil, analise.


I. Por meio do Partido Trabalhista (PT), o país teve o primeiro presidente da República oriundo da classe operária e a primeira mulher a assumir a principal cadeira do executivo brasileiro.

II. Eleito o primeiro presidente civil do Brasil, após o regime ditatorial, Tancredo Neves, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), faleceu pouco mais de um mês após tomar posse da presidência da República.

III. Enquanto Fernando Collor de Mello entra para a história como o primeiro presidente a sofrer um Impeachment no Brasil, Fernando Henrique Cardoso implanta em seu governo o Plano Real e põe fim à inflação altíssima que o país vivia na década de 1990.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada por ausência de resposta correta.

    Os itens I e II estão corretos, mas o III está errado pois não foi no governo FHC que foi implantado o Plano Real.


ID
4906993
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

São características do período de governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 1998 / 1999 – 2002), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E.

    Nunca no Brasil que entre todos os planos econômicos do governo FHC, aquele de maior repercussão foi o Plano Cruzado.

  • Pessoal só lembrar. A moeda já tinha se estabilizado, pois ainda como ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, FHC lança o plano Real.

    *E houve de vacinas em massa nesse período.

  • Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434, implantado no governo Itamar Franco.

  • O Plano Cruzado foi uma das tentativas de recuperar a economia,  criado durante o governo de José Sarney

  • Plano Cruzado foi caracterizado por Congelamento de preços e fiscalizações feitas pelos chamados "Fiscais do Sarney"


ID
5120095
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em junho de 1994, durante o mandato presidencial de Itamar Franco, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciava à nação um novo plano econômico, denominado Plano Real. Entre as principais características do Plano Real podemos citar a/o:

Alternativas
Comentários
  • É doidé?

  • Itamar Franco (1990-1992) → Cria o Plano Real (o idealizador foi o Fernando Henrique Cardoso - FHC)  Moeda nacional Real = Dólar

    Lançamento do real → Estabilização das contas públicas → Reduziu drasticamente a inflação → Redução dos gastos do governo → Arrecadação de verbas por meio da privatização de empresas estatais → Brasil começa a sair da crise.

    GAB B

  • Acredito que o erro da alternativa A seja "Um plano de intervenção" !

    O plano real era pra elevar a economia, logo intervir não faz sentido.

    Se estiver errado, corrijam-me!

  • A) Reforma monetária com equiparação do valor da moeda nacional ao dólar e estruturação de um plano de intervenção reguladora do Estado na economia. Errado, esse período é quando o neoliberalismo passa a ser implantado no Brasil. O plano real previa privatizações e abertura ao mercado externo, além da diminuição de gastos públicos, ou seja o estado deixava cada vez mais de atuar na economia.

    C) Elevação da taxa de juros, desvalorização da moeda nacional e aceleração do processo de privatização exclusivamente do setor de telecomunicações. Errado, o real era valorizado, pois tinha paridade com o dólar.

    D) Privatização de estatais, diminuição da taxa de juros e criação de uma fiscalização popular da variação diária de preços dos produtos considerados essenciais. Errado, houve aumento na taxa de juros e essa "fiscalização popular" é do plano Cruzado do Sarney, os famosos "fiscais do Sarney". No plano Cruzado houve o congelamento de preços dos produtos nas prateleiras o que prejudicava os comerciantes. Era comum o aumento dos preços por parte dos comerciantes, portanto esses fiscais atuavam para coibir essa prática.

    E) Estabelecimento de uma nova regra para correção da poupança, substituindo o IPC (Índice de Preço ao Consumidor) pelas LFTs (Letras Financeiras do Tesouro). Não encontrei nada relacionado, quem souber.

  • Lembrar também que GV cria e FHC vende, por isso a privatização das estatais

  • O FHC, sociólogo marxista da década de 1960, se transformou no pai do neoliberalismo no Brasil anos mais tarde. Que reviravolta hein.

    Basicamente seu governo na tentativa vã de desenvolver a economia do país se baseou em :

    1 - Abertura de capital, atraindo investidores a partir de ativos baratos e altas taxas de juros da dívida pública.

    2 - Vendas de Estatais.

    3 - Valorização do novo Real ao dólar.

    O que de bom podemos tirar do seu governo talvez seja o real que finalmente fez tranquilizar a classe trabalhadora tão sofrida pela hiperinflação galopante dos anos anteriores.

    Gabarito B

  • GAB-B

    apresentação de um programa de privatização de estatais, elevação da taxa de juros e reforma monetária com equiparação do valor da moeda nacional ao dólar.

    Plano Real foi um conjunto de reformas econômicas implementadas no Brasil, em 1994, no governo de Itamar Franco, na primeira metade dos anos 1990. Seu objetivo principal era combater a hiperinflação no país. ... O Plano Real foi responsável pela implementação da moeda que circula ainda hoje no Brasil.

    SEJA O MELHOR DOS MELHORES!!!!


ID
5275927
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Irani - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Decadência Oligárquica – Ditadura e Democracia


Qual a razão do sucesso de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994.

Alternativas
Comentários
  • Durante o Governo de Itamar Franco foi criado pelo FHC o plano real, que com seu sucesso em reduzir a inflação, acabou elegendo-o no ano seguinte presidente com 2 mandatos consecutivos !

  • Pega o bizu: Itamar é um cara franco e real junto com o FHC.

  • GAB-D.

    PLANO REAL!

  • A equipe do Itamar foi a grande responsável pela criação da unidade real de valor (Real). Com o sucesso da nova moeda, ancorada ao dólar, tornando todos os insumos importados do país mais baratos, FHC aproveita a onda e , com apoio das elites, se candidata como candidato a presidência.

    As pessoas costumam erradamente atribuir a criação do real a figura do FHC, mas isso tá errado. Quem criou o real foi a equipe econômica do governo Itamar da qual fazia parte o FHC.

    Gabarito D


ID
5386945
Banca
ESPM
Órgão
ESPM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos temas mais debatidos na pauta da política interna brasileira, em 2019, foi o da Reforma da Previdência Social no Brasil.
Sob a alegação de um desequilíbrio demográfico decorrente do aumento acentuado da população idosa, tem sido apontada a necessidade de reforma do Sistema Previdenciário, que seria deficitário.
Nos últimos 20 anos, o país já passou por duas reformas praticadas por meio de propostas de emenda à Constituição, as chamadas PEC.
Em 1998, na presidência de Fernando Henrique Cardoso, o governo federal mudou as regras previdenciárias com a PEC No. 20, instituindo:

Alternativas

ID
5637112
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


"O próximo presidente da Nova República é mais uma vez um vice, o mineiro Itamar Franco, que sobe ao poder com a incumbência de completar o mandato de Collor. Após algumas escolhas pouco bem sucedidas para a pasta da Fazenda (Economia), o presidente escolhe o senador Fernando Henrique Cardoso, que com seu aval elaborou o Plano Real"


Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/nova-republica/>. Acesso em 23. mar. 2021.


Sobre o governo Fernando Henrique Cardoso, suas realizações e consequências, marque a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • A = Plano REAL não foi um fracasso MUITO PELO CONTRÁRIO

    B = Alternativa aponta para o COLLOR, Pergunte ao seu pai ou avó sobre ele.

    C = FRACA INTERVENÇÃO ECONÔMICA, CAÇA RATÃO NÍVEL COLÉGIO NAVAL.

    D = Não tinha mais instabilidade econômica. Lembre FHC entrou dps do Itamar. e NOVAMENTE lembre do SUCESSO DO PLANO REAL.

    Questão do Colégio Naval é uma coisa Linda.

    GABARITO E

    Com o desenvolvimento do Plano Real, foi-se verificando uma estabilização da economia, mediante a valorização da moeda, como nunca antes se vira. O prestígio do presidente e seu ministro cresceu vertiginosamente, afinal a hiperinflação havia sido domada, sem choques ou congelamentos. Em 1996, FHC se candidatou à presidência sustentando a imagem de “pai do Plano Real”, o que o permitiu vencer, já no primeiro turno, com 54,27% dos votos válidos. Lula, o segundo colocado, obteve 27,04% dos votos do eleitorado.