SóProvas


ID
1612531
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Secretaria de Gestão Estratégica em parceria com a Secretaria de Pessoal, do TRT-3ªRegião, estabeleceram indicadores de desempenho de pessoal para avaliar os servidores de todas as secretarias da repartição, com o objetivo de alcançar as metas de excelência estabelecidas no Planejamento Estratégico 2015-2020. Foram utilizados diversos tipos de indicadores, dentre eles os de benchmarking. São indicadores de benchmarking:

Alternativas
Comentários
  • "Gabarito Letra (A). Técnicas de Benchmarking são utilizadas dentro dos processos de análise organizacional e mercadológica. As organziações que desejam compreender melhor seus mercados e evoluir seu conjunto de processos internos tomam uma ou várias organizações como referência e passam a comparar seus atributos internos com as organizações de referência. É importante salientar que as organizações de referência podem ser do mesmo ramo comercial ou de ramos diversos, mas que sejam líderes de mercado ou que tenham processos tecnologicamente superiores.

    As organizações que utilizam as técnicas de Benchmarking concentram seus esforços na comparação de indicadores objetivos, tangíveis e mensuráveis. Se observarmos cada uma das opções, identificaremos que apenas a letra (A) apresenta indicadores com tais características."

    fonte: https://www.facebook.com/admfederal

  • Benchmarking depende do objetivo pretendido: "objetivo de alcançar as metas de excelência estabelecidas no Planejamento Estratégico 2015-2020...."
    Tá muito subjetivo. Ta bom!!


  • "Conjunto de processos internos tomam uma ou várias organizações como referência e passam a comparar seus atributos internos com as organizações de referência", ou seja, utilizam "Absenteísmo e acidentes de trabalho" como referência... Brincadeira essa questão!!!!... então, atração e retenção de pessoas...Turnover e manutenção de pessoas...Rentabilidade humana e produtividade...Promoções por cargo e tempo de serviço - blá blá - não são referências!!!

  • Na gestão de pessoas, quando se fala de Benchmarking, são utilizados alguns indicadores de comparação entre as empresas:


    Rotatividade

    Absenteísmo

    Absenteísmo médico

    Índice de: - retenção 90 - horas extras pagas - treinamento

    Grau de: - terceirização - escolaridade

    Participação do salário variável

    Taxa de frequência de acidentes com afastamento

    Equidade de gênero

    Percentual de mulheres

  • por favor, qual a fonte da informação?

  • Segundo o livro Gestão de Pessoas para concursos de Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim, pág 298 Benchmarking é a arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas e bem melhor do que outras. O benchmarking permite comparar as diferenças em termos de qualidade,velocidade e desempenho em custos de uma empresa com outras de classe mundial. O propósito de fazer benchmarking é melhorar ou tentar imitar o desempenho de empresas bem-sucedidas. Eu marquei a letra d partindo dessa definição, mas não é e ponto.

    Questões dessa matéria são muito subjetivas, mas com fé chegaremos a tão sonhada aprovação.

    Gab A

  • http://www.abrh-pr.org.br/eventos/benchmarking-em-rh/ 

  • Letra A.

     

    Entendo que o SR. benchmarking é INVEJOSO, ele gosta de saber o que as outras empresas estão fazendo, adora comparar os seus

    atributos interno com os da concorrência. Essas comparações são os indicadores objetivos, tangíveis e mensuráveis.

     

    A pergunta é: Os indicadores são objetivos ou subjetivos? São tangíveis ou intangíveis? São mensuráveis ou imensuráveis?

     

  • Eu errei essa questão. Depois fui olhar os indicadores. Apenas a letra a) tem os 2 indicadores quantiitativos. Nas outras opçõs os indicadores são qualitativos. 

  • GAB A

     

     

    Já vi cobrar de 3 jeitos diferentes esse assunto, acho que pode pedir como indicador de benchmarking humano, medidas indiretas de desempenho humano:

    Métodos de avaliação de ARH

    - medidas ou os critérios de eficácia a serem aplicados:

     1 Medidas de desempenho

    • Desempenho global da ARH: como custos laborais unitários por unidade de resultados.

    • Custos e desempenho do DRH: como custo dos programas de RH por funcionários.

     

     2 Medidas de adequação

    • Aos requisitos legais: como salário mínimo, remuneração dos funcionários, programas de higiene e segurança do trabalho.

    • À missão e aos objetivos organizacionais.

     

    3 Medidas de satisfação dos funcionários

    • Pesquisas de atitude.

    • Com as atividades de RH: como programas de treinamento, remuneração, administração dos benefícios e programas de desenvolvimento de carreiras, por meio de pesquisas de atitude.

    Motivos que levam funcionários a pedir desligamento da empresa.

     

    4 Medidas indiretas de desempenho dos funcionários (FCC/2015/2016/2018)

    Rotatividade do pessoal: índice de rotatividade do pessoal por departamento e por tempo (mensal e anual).

    Absenteísmo pessoal: índice de ausências voluntárias do pessoal por departamento e por tempo (mensal e anual).

    Índice de desperdício: como baixa qualidade dos resultados, índice de manutenção de máquinas e equipamentos, horas perdidas de produção.

    Índice de qualidade.

    • Número de funcionários que solicitam transferências ou desligamento.

    • Número de greves e reclamações por unidade e no total da força de trabalho por tempo.

    Índices de segurança e de acidentes.

    • Número de sugestões de melhorias por funcionário, por departamento e por tempo (mensal e anual).

    Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas.

  • Benchmarking é comparação entre empresas. Mais fácil é comparar números, então achei a alternativa que só tinha números para indicadores.

    GAB A