SóProvas


ID
1612987
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A designação de peixes é simplesmente definida como um vertebrado aquático de sangue frio. Possuem coluna vertebral, vivem na água e sua temperatura sanguínea se equilibra com o ambiente. Dentre as estruturas que possuem está a presença de opérculo, que recobre as brânquias em peixes ósseos, permite eficiência nas trocas gasosas mesmo com o peixe parado. Esta atuação do opérculo é explicada porque esta estrutura possibilita a melhor captação de oxigênio devido à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Nos peixes ósseos, os opérculos são placas ósseas localizadas nos lados da cabeça, antes das guelras (contando da cabeça do peixe para a cauda), e cobrem a fenda branquial. Podem ser lisos, cobertos de escamas ou ornamentados com cristas ou espinhos.

    Nos gastrópodes, são placas calcárias ou córneas com que o animal pode fechar-se dentro da concha.

    Nos musgos, o opérculo é a cobertura da cápsula que se destaca para permitir a saída dos esporos.

    Nas colmeias, o opérculo é uma fina camada de cera depositada pelas abelhas sobre o mel "maduro", ou seja, que já teve grande parte de sua água evaporada, tornando-se mais espesso e nutritivo (o chamado "mel de opérculo").

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Op%C3%A9rculo

  • Nos peixes e outros animais aquáticos, as brânquias ou guelras (termo vernáculo) são os ... Os peixes cartilagíneos, que não têm opérculos, têm que nadar com a boca aberta para promover o fluxo de água.

  • Graças aos movimentos sincronizados de abertura e fechamento da boca e dos opérculos, os osteíctes ou peixes ósseos, estabelecem um contínuo fluxo de água, entrando pela boca e saindo pela abertura lateral do opérculo. Isso garante a renovação da água em contato com as estruturas respiratórias branquiais, com a chegada de O2 e a eliminação do CO2.

  • Questão mal feita, pois a água não "ENTRA" nas brânquias, ela "PASSA" pelas brânquias! Se a concentração de oxigênio na água for maior que a concentração desse gás no sangue do peixe, ocorrerá a difusão, a água não entra nas brânquias, entra pela boca, passa pelas brânquias e sai pelos opérculos. O opercúlo é uma estrutura que serve de proteção.