SóProvas


ID
1613038
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As especiarias do Oriente, de reduzido volume e alto valor comercial, eram muito apreciadas na culinária europeia, onde seu consumo dava prestígio a quem as possuía. Entretanto, o acesso a elas era extremamente irregular e monopolizado. Analisando o processo de Expansão Marítima europeia dos séculos XV e XVI, podemos destacar CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • Monarquia nacional (centralismo) + Ascensão burguesa + Expansão da fé cristã = Grandes navegações.

  • A burguesia surgiu com a decadência da idade Média, nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, artigos de luxo, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico. (Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/dicionario/burguesia.htm)

  • Mas se a Igreja era contra o "dinheiro", como a alternativa c é a correta se ela diz que, como a nobreza e a burguesia, o clero estimulava o comércio? Só não entendi essa parte..

  • Pedro derminio, nessa época a igreja tinha perdido muitos fiéis por conta do protestantismo, então eles queriam levar o cristianismo a novos povos.
  • As Grandes Navegações foram frutos das nascentes monarquias nacionais, capazes de planejar e financiar empreitada tão cara e arriscada, estimulada pela nobreza, pela Igreja e pela burguesia. 

    Dúvida: A Nobreza tinha interesse nas Grandes Navegações? O estimulo não era da Burguesia e da Igreja que estimulava o Estado Absolutista na busca de rotas comerciais e novos fieis, respectivamente? Realmente não entendi essa questão.

  • Minha dúvida foi a mesma da Nayara, referente ao interesse dos nobres.

     

  • O rei e a burguesia tinham interessem nas Grandes Navegações mas não tinham verba para financiar, por isso a nobreza, que possuía muitas riquezas, veio a financiar as expedições.

  • Achei que era a alternativa A. Não entendi será C desde quando Portugal era pobre e sem muitos recursos já que precisa de terras .

  • Interessados na expansão Marítima:

    1- Coroa, pois aumentava o poder do rei ao aumentar a área sob seu comando

    2- Nobreza, manteria seus privilégios com as novas terras

    3- Burguesia, aumentaria os lucros com aumento do comércio

    4- Igreja, para propagar a fé cristã (houve muita perda de fiéis em virtudes das reformas religiosas do século XVI)

  • A - Não foi resultado direto, mas indireto

  • Letra c

  • A nobreza que investiu foi aquela nobreza com mentalidade "capitalista". Foi a mesma nobreza que expulsou os camponeses durante os "Cercamentos de Terras" e ficou ao lado dos Puritanos - durante a Guerra Civil - na Inglaterra, por exemplo.

  • A B está errada por causas do "terrestres"?

  • a) Com a tomada de Ceuta, os portugueses não conseguiram interceptar as ricas caravanas árabes que paravam no local, já que os asiáticos procuraram outras rotas. ITEM INCORRETO.

    b) Portugal não buscava ter monopólio em relação às rotas dominadas por italianos e árabes, mas sim buscar novas rotas. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) A nobreza apoiava a Expansão Marítima, já que era um empreendimento que lhe traria vantagens. ITEM INCORRETO.

    e) Portugal foi pioneira na CENTRALIZAÇÃO política. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C