SóProvas


ID
1613044
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“[...] devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais aos estrangeiros em valor do que consumirmos deles.”

(MUN, Thomas. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1976.vol. II, p.223).


O pensamento contido nesta frase expressa um dos princípios do mercantilismo, que é o da balança comercial favorável.


Assinale a alternativa CORRETA na qual conste a denominação dada ao mercantilismo na França e Espanha, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A) Colbertismo, devido ao ministro Colbert (França) e bulionismo na Espanha (retenção de metais preciosos como fundamento da riqueza nacional).

  • bulionismo é o mesmo que metalismo que através do pacto colonial houve a exploração exclusiva da metropole em relação a colonia.

  •  

    Por Antonio Gasparetto Junior

    (...)Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo. A primeira delas é a base maior do Mercantilismo, corresponde ao acúmulo de metais preciosos. A balança comercial favorável é também chamada de colbertismo. Recebeu este nome por causa do ministro de finanças franças de nome Jean-Baptiste Colbert, o qual foi o principal impulsionador das ideias mercantilistas em seu país e permaneceu 22 anos à frente das práticas econômicas na França. A medida que também recebeu seu nome caracteriza-se por fazer com que o Estado exportasse mais do que importasse, mantendo, assim, a chamada balança comercial favorável. Por fim, o mercantilismo comercial e marítimo refere-se à aposta feita pelos Estados Nacionais europeus no acúmulo de riquezas provenientes do comércio marítimo. As grandes navegações impulsionaram grandes capacidades comerciais, permitindo comprar, vender e negociar produtos em diferentes lugares, proporcionando o aumento de escalas na economia...

    FONTE:http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/