SóProvas


ID
1613053
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“... é uma unidade real de tudo isso em uma e mesma pessoa, instruída por pacto de cada homem com os demais de tal forma como se cada um dissesse a todos: autorizo e transfiro a este homem ou assembleia de homens meu direito de governar-me a mim mesmo, com a condição de que todos vós transferireis a ele, vosso direito, e autorizareis todos seus atos da mesma maneira.”


Este pensamento apresentou expressiva influência sobre as sociedades ocidentais na Modernidade, sobretudo a partir da emergência dos Estados Nacionais. O fragmento expressa as ideias de

Alternativas
Comentários
  • Thomas Hobbes, que defendia que a superação dos conflitos entre os homens só seria atingida outorgando um poder absoluto a um Estado centralizado, simbolizado na figura de um monarca.

  • Thomas Hobbes, acreditava na autoridade absoluta dos reis. Dessa forma havia uma parceria(contrato) com governantes e equilíbrio para convivência  social.

  • Por Thais Pacievitch

    (...) Para poder construir uma sociedade é necessário, portanto, que cada indivíduo renuncie a uma parte de seus desejos e chegue a um acordo mútuo de não aniquilação com os outros. Trata-se de estabelecer um contrato social, de transferir os direitos que o homem possui naturalmente sobre todas as coisas em favor de um soberano dono de direitos ilimitados. Este monarca absoluto, cuja soberania não reside no direito divino, mas nos direitos transferidos, seria o único capaz de fazer respeitar o contrato social e garantir, desta forma, a ordem e a paz, exercendo o monopólio da violência que, assim, desapareceria da relação entre indivíduos...

    FONTE:http://www.infoescola.com/biografias/thomas-hobbes/

  • Thomas Hobbes era um dos filósofos contratualistas, juntamente com Rosseu e Locke. Para eles, a origem do Estado está em um contrato social, em que os homem abrem mão de certos direitos em detrimento de um governante ou autoridade que pudesse trazer a ordem social.

  • Gab: D

    Para Hobbes e para os outros contratualistas, a criação do consenso marca uma transição do Estado de Natureza para o Estado Social. 

     

    O Contrato: é um consenso entre os componentes da sociedade e não como um documento firmado em cartório.

     

    Hobbes: O Contrato de Hobbes propõe um governo superior que controlaria as guerras e conflitos humanos. Dessa forma, ele teria todo o poder como governante, que seria transferido dos cidadãos diretamente para ele a fim de manter a vida e paz (sem guerras e mortes).

     

    Rousseau: Para Rousseau, o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia, por isso afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Um ponto fundamental em sua obra está na afirmação de que a propriedade privada seria a origem da desigualdade entre os homens, sendo que alguns teriam usurpado outros. 

     

    Locke: Argumenta que as pessoas tinham direitos básicos que tiveram de ser fornecidos a eles pelo governo. Estes direitos incluem o direito à liberdade, a vida e a propriedade. Ele também defendeu o princípio da separação dos poderes executivo e legislativo, bem como a regra da maioria.

     

    Fonte: meus resumos

  • pegadinha: Hobbes nasceu no XVI e morreu no XVII.

  • O Contrato Social seria um acordo entre os membros da sociedade, que reconhece a autoridade de um soberano, dono de direitos iluminados. O  seria o único capaz de fazer respeitar o Contrato Social e garantir a ordem e a paz na relação entre os indivíduos.

    https://www.todamateria.com.br/thomas-hobbes/