SóProvas


ID
1613080
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em junho de 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciava mais um plano econômico, o Plano Real. Em janeiro de 1995, graças ao Plano Real e à forte coalização política, ele ocupava o Palácio do Planalto na condição de Presidente.


Acerca dos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, podemos afirmar CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  •  Goulart tinha nacionalizado, no início de 1964, o petróleo, bem como a terra ociosa nas mãos de grandes latifundiários, e aprovado uma lei que limitava a quantidade de benefícios que as multinacionais poderiam retirar do país. Outro motivo foi o Brasil ser o maior exportador de suco de laranja do mundo, fato que punha em risco a indústria norte-americana deste setor, situada no estado da Flórida.

    Em 1964, o comício organizado por Leonel Brizola e João Goulart, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, serviu como estopim para o golpe. Neste comício eram anunciadas as reformas que mudariam o Brasil, tais como um plebiscito pela convocação de uma nova constituinte, reforma agrária e a nacionalização de refinarias estrangeiras.

    Letra `` C`` 

  • MEU DEUS DO CÉU!!! FHC DE DIREITA? HAHAHAHAH QUEM ELABORA ESSAS QUESTÕES DEVE VIVER EM OUTRO PLANETA.

  • FHC "de direita" SIM! Privatizador, entreguista e propulsor do ESTADO MÍNIMO!

  • Se não esquerdar não passa, falar que o FHC é de direita é questão nula certeza

  • COMO ASSIM?????

    Essa foi a questão mais bizarra que eu já vi. Acusar o FHC de direita ou de esquerda, os dois lados se acusam, até ainda dá pra tolerar (com ressalvas). Mas dizer que FHC tinha princípios que remontam aos "princípios políticos que protagonizaram o Golpe Civil-Militar de 1964" é um ABSURDO. Os militares foram extremamente estatizantes, criaram centenas de estatais. FHC fez totalmente o contrário, tentou privatizar tudo. Isso só no aspecto econômico. Se comparar as políticas em outros aspectos, como sociais, civis etc, o governo FHC tem pouquíssimo em comum com os militares.

    Até mesmo comparando com a nova direita que surgiu recentemente, este grupo e FHC têm em comum algumas ideias liberais na economia, mas são radicalmente opostos socialmente e em outros aspectos, ou seja, não compartilham das mesmas "bases de sustentação".

    Resumindo, uma das questões mais absurdas que eu já vi sobre história do Brasil.

  • Erro da Alternativa B está em "à derrubada dos juros como forma de financiar investimentos privados", quando, na verdade, foi feito o contrário: FHC aumentou as taxas de juros para atrair o Capital Especulativo Internacional.

    Quanto a Alternativa C, o partido DEMOCRATAS é o sucessor do partido ARENA, sendo o mesmo partido que participou do Golpe de 64 e sustentou o Governo Militar. ARENA se considerava um partido conservador, direitista e anticomunista, logo, questão está certa.

  • Essa questão é um absurdo. FHC foi perseguido no Governo Militar por suas convicções políticas e ideológicas. Com falar que ele é uma continuidade do Regime Militar?