SóProvas


ID
1613173
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia as afirmativas que tratam das questões inerentes à reorganização do espaço mundial.


I – Do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial a ordem estabelecida constituía-se na multipolaridade, caracterizada por disputas por territórios, mercados e recursos.


II – O cenário mundial, após o conflito da segunda grande guerra, possibilitou o desenvolvimento de nações superpoderosas que tomaram para si a responsabilidade de dividir o mundo em duas partes, construindo uma ordem mundial bipolar.


III – Após o período da guerra-fria, o mundo se organizou em megablocos ou blocos regionais, que passaram a dominar as relações de poder no cenário mundial.


IV – No cenário político internacional atual, um dos blocos econômicos em destaque, o BRICS, é formado por países em desenvolvimento que se uniram para fortalecerem sua economia e soberania.


As afirmações CORRETAS somente estão contidas em:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da assertiva IV? Seria o fato de tratar os BRICS pejorativamente de países em desenvolvimento ou de afirmar que se uniram também para fortalecerem suas soberanias?

  • O Brics não é um bloco econômico.

    "Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes."

    Fonte: http://www.significados.com.br/brics/

  • Qual eh a resposta correta?

  • I – ITEM CORRETO. II – ITEM CORRETO. III – ITEM CORRETO.

    IV – O Brics não é um bloco econômico, o que torna este item errado. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • GAB C- I, II e III.

    IV – No cenário político internacional atual, um dos blocos econômicos em destaque, o BRICS, é formado por países em desenvolvimento que se uniram para fortalecerem sua economia e soberania. ERRADO, pois o BRICS não é um bloco econômico, mas uma ajuda mutua entre países emergentes- coordenação política, da cooperação econômico-financeira e da cooperação multissetorial.