SóProvas


ID
1614610
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em meados do século XVIII, diversas monarquias europeias se modernizaram com base nos ideais iluministas para um programa de reformas que assegurasse uma administração mais racional e eficiente do Estado. Embora afirmassem agir em nome da “maior felicidade dos povos", estes permaneciam excluídos da tomada de decisões políticas.

Considerando as relações entre a cultura iluminista e as reformas promovidas pelos “soberanos esclarecidos", analise as afirmativas a seguir.

I – Os soberanos reformadores concentraram seus esforços no desmantelamento de privilégios fiscais e no redimensionamento dos poderes eclesiásticos, como no caso de Frederico II na Prússia e de
D. José I e de seu ministro Pombal em Portugal.

II – Os filósofos iluministas forneceram o tema da razão, da boa administração e da pública felicidade aos projetos absolutistas dos monarcas e o da liberdade à oposição antiabsolutista.

III – Os opositores do reformismo monárquico eram juristas e magistrados tradicionalistas, a nobreza fundiária e o alto clero, ameaçados pela dissolução da sociedade de ordens promovida pelos soberanos esclarecidos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  •  [III] está incorreta porque magistrados tradicionalistas, nobreza fundiária e alto clero eram camadas sociais que apoiavam os soberanos esclarecidos, interessados em manter a sociedade como ela se encontrava. Embora os despotas tenham confiscado terras tanto da Igreja Católica, quanto da Ortodoxa.

  • Não entendi. Como a nobreza poderia apoiar o déspota, se o despotismo esclarecido influenciou no aumento de liberdade e direitos para as camadas mais pobres? Não faz sentido...

  • Creio que a nobreza apoiava os despotas pelo motivo que eles ainda eram absolutistas e não eram totalmente iluministas no absolutismo a nobreza era nada , porque o rei mandava em tudo simplesmente então a nobreza sim ainda era inferior aos reis pois eles eram absolutistas só que para não perder o seu poder e a galera não ficar falando tanta besteira alguns deles adotaram ideias iluministas, os principais são:

    Frederico II: Prússia

    Catarina II: Rússia

    Marquês de Pombal: Portugal

    José II: Hungria

    Caso tenha erro pode corrigir :)