SóProvas


ID
161497
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No microcomputador, uma memória Cache L1 encontra-se
fisicamente

Alternativas
Comentários
  • As memórias RAM não conseguem acompanhar os processadores em termos de velocidade. Assim sendo, não adianta ter um processador rápido e ter o seu desempenho comprometido por causa da "lentidão" da memória.Uma solução para esse problema seria equipar os computadores com um tipo de memória muito mais rápida, a SRAM (Static RAM). Como são mais caras não podem, pelo menos por enquanto, substituir as memórias DRAM (Dynamic RAM). Apesar disso, a idéia foi adaptada para o que conhecemos como memória cache.A memória cache consiste em uma pequena quantidade de memória SRAM embutida no processador. Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial chamado "controlador de cache" transfere blocos de dados muito utilizados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente. Se o dado estiver no cache, o processador a utiliza, do contrário,não tem jeito, irá buscá-lo na memória RAM, etapa essa que é mais lenta. Dessa forma, a memória cache atua como um intermediário, isto é, faz com que o processador nem sempre necessite chegar à memória RAM para acessar os dados dos quais necessita. O trabalho da memória cache é para o desempenho de um processador.Os processadores trabalham, basicamente, com dois tipos de cache: cache L1 (Level 1 - Nível 1) e cache L2 (Level 2 - Nível 2). Este último é ligeiramente maior em termos de capacidade e passou a ser utilizado quando o cache L1 se mostrou insuficiente. No início, um tipo distinguia do outro pelo fato da memória cache L1 estar localizada junto ao núcleo do processador, enquanto que a cache L2 ficava localizada na placa-mãe. Atualmente, ambos os tipos ficam localizados dentro do chip do processador, sendo que, em muitos casos, a cache L1 é dividida em duas partes: "L1 para dados" e "L1 para instruções".
  • QUESTÃO CORRETA!

    A Cache L1 encontra-se dentro do processador e intermedia o acesso à memória ram. Para um melhor entendimento:

     

    O processador é formado por:

    Unidade Lógica Aritmética (ULA): responsável por executar instruções e cálculos.

    Registradores: guardam os resultados da ULA (é a memória mais rápida, menor e mais cara de um computador).

    Unidade de Controle: controla as tarefas do processador.

    Unidade de Ponto Flutuante: é uma espécie de ULA só que mais complexa, dedicada à calculos de números reais.

    Cache: memória que guarda as informações mais usadas, poupando tempo e assim acelerando o processamento. Evita que o processador vá pegar a informação na memória ram. É dividida em 3 níveis:

    • L1 e L2: situam-se dentro do processador.
    • L3: situa-se na placa-mãe.
  • Ja existem processadores da Intel que vem com o L3 no processador.
  • A memória cache é o dispositivo que auxilia um microprocessador em suas tarefas e cálculos que, integrada a CPU, agiliza diversas operações, tornando-a mais "rápida" para a execução de diversos outros programas. Em outras palavras, a cache é uma memória auxiliar d ealta velocidade para uso do microprocessador que auxilia as tarefas repetidas. Ela está interposta entre O CORE E A MEMÓRIA DE TRABALHO para aumentar desempenho de processamento. Atualmente, a cache é diviida em 3 níveis: L1, L2 e L3.
  • L1  dentro do processador e funcionalmente entre o processador e a memória RAM.
  • b)dentro do processador e funcionalmente entre o processador e a memória RAM.

    memoria cache esta dentro do processador e tambem é chamada de system cache. É o 1° tpo de memoria que o sistema tenta acessar