SóProvas


ID
1617619
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Embora seja uma função estatal que pode ser assumida por particulares, o assistencialismo é uma espécie de “dever moral” do governo em relação às categorias despossuídas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    "Assistencialismo é (...) uma doutrina baseada no conceito de assistência, obrigação que contraem os governos com seus cidadãos, por meio de uma constituição pela qual se assinala o caráter de dignidade de todo ser humano [Art. 1º, CF] sem distinções de tipo algum, e pela qual o governo há de assisti-los no que se refere à subsistência mínima básica (...)." Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assistencialismo

  • Aí sim, uma questão que mede conhecimento sem pegadinhas nem dupla interpretação. Se todas as questões fossem sérias assim...

  • Questão que cabe recurso pois em que parte da Lei diz que a moral esta POSITIVADA?

  • Dever moral. Aquele que não é imposto nem pela lei nem pelo Direito, mas se subordina ao livre arbítrio e cujo cumprimento depende da consciência e dos princípios morais do ser humano.

    "dever moral" não, é DEVER LEGAL...está definido na CF/88. A Administração publica cabe a obrigação de realizar aquilo que é definido na Lei, PRINCIPIO DA LEGALIDADE. NÃO PODE O GOVERNO DISPOR DE FORMA DIFERENTE. O assistêncilismo deve ser prestado porque a CONSTITUIÇÃO OBRIGA AO GOVERNO A SUA PRESTAÇÃO. SEM ESCUSA.

    Eu faria recurso para essa questão.

  • No Art. 3º da Constituição, como um dos objetivos fundamentais..consta: 
     - Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    - Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    Então não seria, o assistencialismo um dever em lei do governo, e não um dever moral? 

  • Correto.

    Dever moral: Aquele que não é imposto nem pela lei nem pelo Direito, mas se subordina ao livre arbítrio e cujo cumprimento depende da consciência e dos princípios morais do ser humano.

    Assistencialismo: É a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica e pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo). Tal prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e tem caráter de ajuda não de direitos.

    Categorias despossuídas: Classe pobre.

  • Repito a resposta do amigo Alexandre Tucapel

    No Art. 3º da Constituição, como um dos objetivos fundamentais..consta: 
     - Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    - Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    Então não seria, o assistencialismo um dever em lei do governo, e não um dever moral? 

     

    Questão contradizente e moralmente incorreta, uma crítica velada ao governo PETISTA. 

    Tenham vergonha.