SóProvas


ID
1617754
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro vigente no Brasil, estão entre princípios contábeis geralmente aceitos os da Entidade, da Continuidade, do Registro pelo Valor Original, da Competência e da Prudência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Faltou o principio da oportunidade
    , conforme dispõe a resolução 750 CFC:

    Art. 3º São Princípios de Contabilidade: (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)

    I) o da ENTIDADE;

    II) o da CONTINUIDADE;

    III) o da OPORTUNIDADE;

    IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;

    V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1282/10)

    VI) o da COMPETÊNCIA; e

    VII) o da PRUDÊNCIA.

    bons estudos
  • Acredito que o gabarito deve ser o "certo". A questão utiliza a expressão " estão entre" que significa a existência de outros princípios além daqueles apresentados, logo a questão deve ser certa. Se ela utliza-se a expressão "somente esses" ou outra equvalalente então o gabarito estaria certo!!! Vlw, muito trabalho e fé em Deus que um dia alcançamos nossos objetivos!!! :)

  • Concordo com Welton. A palavra entre dá a entender que fazem parte do conjunto e não que seja o conjunto completo.

  • Apesar de ter errado a questão, entendo que o erro está no fato de a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (CPC 00) não abordar os princípios de contabilidade. Ou seja, não há como dizer que de acordo com essa estrutura conceitual, são princípios aceitos....... justamente pq ela não os prevê. De qualquer forma, achei uma questãozinha m.....  

  • CPC 00 (Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro).

    "Finalidade e status

    Esta Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a elaboração e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. A finalidade desta Estrutura Conceitual é [...]

    Esta Estrutura Conceitual não é um Pronunciamento Técnico propriamente dito e, portanto, não define normas ou procedimentos para qualquer questão particular sobre aspectos de mensuração ou divulgação. Nada nesta Estrutura Conceitual substitui qualquer Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação".

    Logo, há de se observar que o CPC 00 não define os princípios contábeis de uma forma geral, estes são conceituados através da Resolução n° 750 CFC (Dispõe sobre os Princípios de Contabilidade).

  • Muitas vezes o CESPE é bem subjetivo nas respostas. Resolvendo outras questões é possível ver que o incompleto nem sempre é errado. "Estão entre princípios contábeis" não quer dizer que todos os princípios estão descritos na questão. CESPE sendo CESPE...

  • Faz mais logica o comentario do Felipe Lima. Concordo que esta seria a unica justificativa, pois eles fazem parte dos principios.

  • A questão esta Certa, pois aquela faz mensão ao termo "estão entre", ou seja, entre todos os princípios existentes, os citados na questão estão entre os princípios de contabilidade geralmente aceitos, agora, caso na questão tivesse o suscitado o termo "..., são princípios de contabilidade geralmente aceitos", todos entendiam que estavam exigindos todos tonando a questão Errada. Assim, entende-se que a resposta da questão nerece ser atualizada para Certa ou que no mínimo seja anulada, tudo nos moldes do princípio da legalidade, da objetividade, da moralidade, dentre outros primcípios.

  • Pega ratão...

  • Só esqueceu de ler que essa nao é a banca CESPE :( 

  • Não são geralmente aceitos, devem ser aceitos, isso não é uma opção e sim uma obrigação. 

  • Pessoal, a questão é de 2014 e versa sobre o CPC00(R1) ou ainda, NBC TG Estrutura Conceitual - Resolução CFC nº 1.374/11. Ela aborda justamente o fato de que na revisão feita ao final de 2011, os termos princípios e pressupostos foram retirados do texto, substituídos pelos termos Características Qualitativas Fundamentais (Relevância e Representação Fidedigna) e Características Qualitativas de Melhoria (verificabilidade, tempestividade, comparabilidade e compreensibilidade). Isso torna a questão completamente errada, primiero por tratar dos princípios, segundo por não trazer os conceitos abordados pelo texto, citados anteriormente.

  • A Estrutura Conceitual Básica - ECB não trata dos princípios da Entidade, da Continuidade, do Registro pelo Valor Original, da Competência e da Prudência especificamente, até porque o princípio da prudência foi retirado de atributo de representação fidedigna, pois é incompátivel com a neutralidade. 

     

  • Para ajudar

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-75093-revogada-fim-dos-principios-de-contabilidade/

  • Gabarito ERRADO

    Faltou o principio da oportunidade 
    , conforme dispõe a resolução 750 CFC:

    Art. 3º São Princípios de Contabilidade: (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10) 

    I) o da ENTIDADE; 

    II) o da CONTINUIDADE; 

    III) o da OPORTUNIDADE; 

    IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; 

    V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1282/10) 

    VI) o da COMPETÊNCIA; e 

    VII) o da PRUDÊNCIA. 

    concordo com o Renato , 



    bons estudos

  • Pessoal, entendo que o problema não é a falta do princípio da OPORTUNIDADE. Entendo que de acordo com a" Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro" a PRUDÊNCIA sofre um "rebaixamento" do seu status de princípio conforme o texto a seguir:

     

    "A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade"

     

    E como foi bem lembrado pelo Kaio Cap, a res 750/93 FOI REVOGADA!!  Há muita incerteza e confusão sobre o que as bancas podem pedir sobre o assunto de princípios contábeis.

     

  • Na questão diz: "ESTÃO ENTRE".

  • A Resolução 1.374/2011 que instituiu a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, ao ser publicada revogou algumas resolução do CFC  NBC T 16.1 a 16.5 e parte da NBC T 16.6, a Resolução nº 750/1993, que tratava dos Princípios de Contabilidade e a 1.111/2007.

    Assim a Estrutura Conceitual não veio excluir os princípios de contabilidade, porém o alcance dela foi abordar:

    > Obejtivo da elaboralção do relatório contábil-financeiro

    > Características qualitativas das informações contabeis-financeiras

    > A definição, o reconhecimento e a mensuração dos elementos a partir dos quais as demonstrações contábeis são elaboradas

    > Os conceitos de capital e de manutenção de capital.

  • Acredito que o gabarito está errado devido à seguinte parte: "geralmente aceitos", visto que os princípios não possuem poder discricionário e sim vinculados.

    Alguns comentários estão dizendo que o erro é devido ao termo "prudência" e que o mesmo foi revogado, SIM, de fato foi revogado , mas foi com a NBC2016, e a questão é de 2014.