SóProvas


ID
1618201
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Apesar da ênfase atual na saúde e na prevenção de doenças, a pessoa média permanece amplamente ignorante a respeito das doenças. Mesmo aqueles que têm um bom nível de instrução com frequência possuem crenças errôneas a respeito da sua saúde, em parte porque quando encontram novas informações tendem a reconstruí-las de maneira a integrá-las em suas crenças existentes. Quando as pessoas recebem informações novas que parecem contradizer crenças antigas, elas costumam considerar mais fácil modificar ou ignorar essas informações do que mudar sua estrutura de conhecimento existente. (STRAUB, 2007, p. 207).


Com base no trecho apresentado , julgue o item a seguir.


Um dos elementos do modelo de Leventhal a respeito de como as pessoas conceitualizam a doença é a linha do tempo, havendo uma tendência das pessoas a considerarem a sua condição como temporária.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Leventhal et al. (1997) sugeriram que as cognições sobre a doença proporcionavam aos doentes o apoio de um esquema para o coping com a doença, compreensão da própria doença, e o que devem ter em atenção para o caso de ficarem doentes. Integrada nesse sistema de crenças, podemos considerar que a representação da doença contém um número de atributos cognitivos, de acordo com os quais as experiências de doença são organizadas e que são a base para a adopção de mecanismos de coping para lidar com as ameaças à saúde. Identificaram assim cinco dimensões cognitivas destas crenças, nomeadamente:  

    (...)

    Dimensão temporal: crença sobre a previsão acerca do tempo que a doença pode durar, se é aguda ou crónica. Estas crenças serão reavaliadas à medida que o tempo avança. Tem sido sugerido que dentro de cada doente crónico está um doente agudo questionando-se sobre o que aconteceu.

    https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/17719/1/RUI_MARGATO_TESE_MESTRADO.pdf