A questão exige conhecimento sobre as doenças relacionadas ao trabalho que podem surgir em decorrência do contato com óleos de corte.
O Manual de Procedimentos para saúde do MS (2001) traz a seguinte consideração sobre a definição da doença elaioconiose folicular.
"A elaioconiose folicular ou dermatite folicular ou acne ou foliculite por óleos pesados do petróleo ou óleos de origem mineral consiste de numerosas pápulas foliculares e pústulas que ocorrem nas áreas de exposição mais extensas, como os antebraços e as coxas".
O quadro clínico da doença, de acordo com o Manual de Procedimentos do MS é o seguinte:
"A acne por óleos e gorduras caracteriza-se por comedões e pápulas foliculares e pústulas, usualmente localizadas nas mãos e antebraços, podendo estender-se para a região abdominal, coxas e outras áreas cobertas, se a roupa em contato com a pele está suja de óleo. A presença de pontos negros nos óstios foliculares sugere o diagnóstico".
Portanto, as características descritas no comando da questão podem ser associadas, pelo médico do trabalho, à doença denominada de elaioconiose.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: CERTO