SóProvas


ID
1618711
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o item abaixo, marque C (certo) e E (errado)


Trabalhador de empresa metalúrgica desenvolve atividades como torneiro mecânico em contato direto com óleos de corte e, no exame periódico, foram detectadas lesões compatíveis com processos infecciosos em folículos pilosos, na região dos antebraços e do abdome, sendo que a primeira suspeita do Médico do Trabalho é elaioconiose.


Alternativas
Comentários
  • Elaioconiose: contato continuo com óleos e graxa.
     

  • A questão exige conhecimento sobre as doenças relacionadas ao trabalho que podem surgir em decorrência do contato com óleos de corte.

    O Manual de Procedimentos para saúde do MS (2001) traz a seguinte consideração sobre a definição da doença elaioconiose folicular.

    "A elaioconiose folicular ou dermatite folicular ou acne ou foliculite por óleos pesados do petróleo ou óleos de origem mineral consiste de numerosas pápulas foliculares e pústulas que ocorrem nas áreas de exposição mais extensas, como os antebraços e as coxas".

    O quadro clínico da doença, de acordo com o Manual de Procedimentos do MS é o seguinte:

    "A acne por óleos e gorduras caracteriza-se por comedões e pápulas foliculares e pústulas, usualmente localizadas nas mãos e antebraços, podendo estender-se para a região abdominal, coxas e outras áreas cobertas, se a roupa em contato com a pele está suja de óleo. A presença de pontos negros nos óstios foliculares sugere o diagnóstico".

    Portanto, as características descritas no comando da questão podem ser associadas, pelo médico do trabalho, à doença denominada de elaioconiose.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: CERTO