A questão quer que julguemos a assertiva que cita que, tanto na PAIR quanto na síndrome de Alport, há um ponto comum que é a disacusia (patologia ou distúrbios na audição) neurossensorial.
Vamos verificar cada uma das doenças relacionadas na questão, de acordo com o Manual de Procedimentos (2001) do Ministério da Saúde sobre doenças relacionadas ao trabalho:
- PAIR- Perda Auditiva Induzida por Ruído:
"A perda da audição provocada pelo ruído ou perda auditiva induzida por ruído (PAIR) relacionada ao trabalho é uma diminuição gradual da acuidade auditiva decorrente da exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora. O termo perda auditiva neurossensorial por exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora é mais adequado."
"É uma doença hereditária caracterizada por perda auditiva sensitivoneural progressiva, pielonefrite ou glomerulonefrite progressiva e, ocasionalmente, deslocamento do cristalino e catarata posterior; enfermidade renal de causa genética acompanhada de surdez e complicações oculares. Indícios da enfermidade podem ser sangue na urina (hematúria) e excesso de proteínas na urina (proteinúria)"
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
Portanto, ambas as doenças possuem a perda auditiva como ponto em comum.
GABARITO: CERTO