SóProvas


ID
1618948
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
Prefeitura de Barro Alto - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Estágio da receita é cada passo identificado que evidencia o comportamento da receita e facilita o conhecimento e a gestão dos ingressos de recursos. São estágios da receita: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. De acordo com estes estágios, marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Estágios da Receita da execução da receita orçamentária:

    Previsão (doutrina): Metodologia.

    Lançamento: verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta (identifica o contribuinte devedor)

    Arrecadação: é a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos (caixas, bancos)

    Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela adm. e controle da arrecadação e programação financeira. (unidade de caixa)

  • Previsão- estima do que se pretende arrecadar durante o exercicio. 

  • qual é a correta?

    C?

  • Única alternativa possível é a C, pois as outras estão misturando conceitos.

    Art. 12 da LRF: As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

     

    art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

     

    Arrecadação: entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Art. 56 Lei nº 4.320/1964. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais