SóProvas



Questões de Etapas e Estágios da Receita Orçamentária


ID
45592
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um funcionário da Secretaria de Fazenda de uma pre- feitura determina a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a alí- quota a ser aplicada no ano corrente, bem como identifica a pessoa devedora e inscreve o débito desta. Neste momento, a receita encontra-se em seu estágio de

Alternativas
Comentários
  • LançamentoArt. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.
  •  O referido Artigo 142 citado abaixo consta no Código Tributário nacional - Lei 5172/66

  • Meus Caros, questão tranquila, não é ?!

      A questão refere-se ao segundo estágio da Receita, que é o Lançamento: é onde se verifica a procedência do crédito fiscal, quem e quando se deve pagar e inscreve à débito do contribuinte. É válido lembrar que as Receitas Originárias não estão sujeitas ao Lançamento e ingressam diretamente no estágio da Arrecadação, à exemplo do IRPF.
  • São estágios da receita:

    - Fase de planejamento da receita:

    1. PREVISÃO: È a estimativa para a arrecadação durante o exercício.

    - Fase de execução da receita:

    2. LANÇAMENTO: È o ato de repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    3. ARRECADAÇÃO: Envolve a entrega dos recursos devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente recebedor, ainda sem a chegada à conta do tesouro.

    4. RECOLHIMENTO: Entrega, pelos agentes arrecadadores e pela rede bancária autorizada, do produto da arrecadação ao caixa do tesouro, correspondendo à efetiva disponibilização de recursos ao ente público.

     


ID
70162
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No final do mês de setembro, após a apuração do valor a recolher da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e geração do documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), a empresa WZ faz o pagamento na rede bancária credenciada. Neste momento, ocorre o estágio de

Alternativas
Comentários
  • Estagio da receita: lançamento-arrecadação e recolhimento. Mtas especies de receitas nao sao sujeitas a fase de lançamento, pois ingressam diretamente na fase de arrecadaçao, nessa fase o contribuinte comparece perante os agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações para com o Estado. Recolhimento é o ato q os agentes arrecadadores entregam diariamente ao tesouro público o produto da arrecadaçao.
  • a contribuição é uma especie de tributo. Então não estaria certa também a alternativa b? Pq pode ser arrecadação de uma receita tributária ou de contribuição.
  • Flavia, apesar de contribuição (latu sensu) ser uma espécie tributária (teoria quinquipartite),para a contabilidade pública, receita tributária é aquela oriunda de impostos, taxas e contribuições de melhorias (art. 11,§ 4º da lei 4.320/64). As demais contribuições (contribuição previdenciária, COFINS, etc) são consideradas receitas de contribuições.Espero ter ajudado.
  • Meus caros, muito bom dia!

      No final do mês de setembro, após a apuração do valor a recolher da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e geração do documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) (fase de Levantamento), a empresa WZ faz o pagamento na rede bancária credenciada (fase de arrecadação).
      Neste caso, esta contribuição é classificada no GÊNERO "Receitas de Contribuição", na ESPÉCIE "Contribuições Sociais", ou seja, aquelas contribuições destinadas ao custeio da Seguridade Social, tais como: PIS, PASEP, COFINS, CPMF, etc - dispostas no art. 149 (CF/88).
  • é recolhimento ou arrecadação? qual a diferença?

  • Fui seco na B, não ví COFINS....pqp

  • Arrecadação é o momento que a empresa fez o pagamento do boleto no banco, lotérica etc.

    Arrecadação - Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente (rede bancária credenciada).  Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.    

      

    GABARITO D. Arrecadação de uma receita de contribuição.

    Recolhimento - É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Recolhimento é o momento o qual o banco ou lotérica repassa o valor recebido do contribuinte para conta específica do Tesouro.


ID
81697
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quando uma prefeitura apura o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano e emite o documento para pagamento pelo contribuinte ocorre o estágio de

Alternativas
Comentários
  • Os estágios da receita são:Previsão: no momento que o órgão estima o valor global que ele arrecadará no exercício seguinte;Lançamento: Neste momento o órgão já possui a alíquota, a base de cálculo, o responsável, e emite a fatura para que o cidadão pague;arrecadação: O momento em que o cidadão recolhe ao banco (entrega o dinheiro no caixa do banco)recolhimento: nem todos os teóricos consideram como estágio da receita, mas seria no momento em que o banco repassa o numerário ao Estado, informando qual o contribuinte e o objeto do pagamento.Tributária: pois o IPTU, como o próprio nome ja diz, é um tributo; receita de espécie 'derivada' do exercício do poder estatal. Para ser patrimonial seria uma receita de espécie 'originária' do estado agindo como privado; ex: venda de bens e serviços, aluguéis...
  • Lançamento - O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa.

    Observa-se que, segundo o disposto nos arts. 142 a 150 do CTN, a etapa de lançamento situa-se no contexto de constituição do crédito tributário, ou seja, aplica-se a impostos (IPTU), taxas e contribuições de melhoria.

    Além disso, de acordo com o art. 52 da Lei nº 4.320/1964, são objeto de lançamento as rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. GABARITO B.


ID
151078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às receitas e despesas públicas, julgue os itens a
seguir.

O pagamento dos tributos devidos pelos contribuintes constitui o estágio do recolhimento da receita. A arrecadação realiza-se com a transferência desses recursos para a conta única de cada ente, em prazos definidos contratualmente, com cada instituição.

Alternativas
Comentários
  • Realização da Receita (Fases):
    1 - Fixação/ Lançamento
    2 - Arrecadação
    3 - Recolhimento

    Lançamento/ Fixação - É a individualização e o relacionamento dos contribuintes discriminando a espécie, o valor e o vencimento do tributo de cada um. O lançamento é realizado para impostos diretos (que recaem sobre o patrimônio e a renda) e outras receitas que também dependem de lançamento prévio (aluguéis, arrendamentos, foros, etc.)

    Arrecadação - É o momento onde os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações para com o Estado. (nesse momento, o dinheiro arrecadado ainda está disperso pelo país)

    Recolhimento - É o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente o produto da arrecadação ao Tesouro Público. (absorção e disponibilização dos valores para o Estado).
  • Da Lei 4.320/64

    Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    Art. 53. O lançamento da receita, o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Art. 55. Os agentes da arrecadação devem fornecer recibos das importâncias que arrecadarem.
    § 1º Os recibos devem conter o nome da pessoa que paga a soma arrecadada, proveniência e classificação, bem como a data a assinatura do agente arrecadador
    § 2º Os recibos serão fornecidos em uma única via.

    Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

  • GABARITO: ERRADO

     

    * É o inverso do que afirma a questão.

     

    Arrecadação -> O contribuinte realiza o PAGAMENTO junto aos agentes arrecadadores.
    Recolhimento -> TRANSFERÊNCIA dos valores arrecadados para a conta única de cada ente.


ID
272584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da classificação e dos estágios das receitas e despesas
públicas, julgue os seguintes itens.

A previsão é o estágio da receita no qual se faz a estimativa de com quanto determinada pessoa, física ou jurídica, deverá contribuir financeiramente com o Estado.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320

    Art. 29. Caberá aos órgãos de contabilidade ou de arrecadação organizar demonstrações mensais da receita arrecadada, segundo as rubricas, para servirem de base a estimativa da receita, na proposta orçamentária
    Parágrafo único. Quando houver órgão central de orçamento, essas demonstrações ser-lhe-ão remetidas mensalmente.
    Art. 30. A estimativa da receita terá por base as demonstrações a que se refere o artigo anterior à arrecadação dos três últimos exercícios, pelo menos bem como as circunstâncias de ordem conjuntural e outras, que possam afetar a produtividade de cada fonte de receita.
     

  • A Previsão, chamada normalmente de receita orçada, é a estimativa de quanto se espera arrecadar durante determinado exercício financeiro, é uma expectativa de arrecadação. - art. 51 da lei 4320/64

    Opcão Errada

  • A previsão é realizada na etapa de planejamento (uma das etapas da receita orçamentária).
    Diz o MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO, do MINISTÉRIO DA FAZENDA /  SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL:
    “A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na Lei Complementar n. 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. Sobre o assunto, vale citar o art. 12 da referida norma:
    Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.
  • errada
     esse estagio é o lançamento onde se determina quem deve, quanto deve ,e quanto deverá apagar. enfim na execução.

    os estagios da receita forma minemonica "PLAR" (QUANDO ALGO CAI NO CHAO O BARULHO QUE FAZ "PLAR")

    Previsão
    Lançamento
    Arrecadação
    Recolhimento

    FONTE: PROFESSORA KAREN MANCINI
  • 6.4.1. Planejamento = Segundo os Manuais da Receita Nacional e de Contabilidade, STN/SOF, a etapa de planejamento compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual, resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
    Diz-se que a receita é prevista, estimada ou orçada – qualquer um desses termos indica o quanto se espera arrecadar durante o exercício financeiro ao qual a LOA se refere.
    Previsão é a estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual – LOA, que resulta da metodologia de projeção de receitas orçamentárias. A metodologia utilizada pelo Governo Federal está baseada na série histórica de arrecadação dos últimos anos ou meses anteriores, corrigida por parâmetros de variação de preços, de quantidade dos bens produzidos ou de alguma mudança de aplicação de alíquota em sua base de cálculo.
    Resumindo: considera-se a série histórica; as mudanças ocorridas na legislação (alteração de alíquotas); a previsão de crescimento da economia (quantidade a ser produzida); e a taxa de inflação (que afetará os preços).
    A previsão das receitas reveste-se de fundamental importância, haja vista que corresponde à base para a fixação das despesas na Lei Orçamentária Anual, inclusive para a determinação das necessidades de financiamento do Governo. Além disso, é necessário analisar seu comportamento mês a mês, visto que as receitas que superarem a previsão inicial constituem-se em fonte para a abertura de créditos adicionais.


ID
273259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens de 96 a 101, que versam sobre contabilidade pública
e orçamento público.

O recolhimento, por parte do Estado, do imposto de renda de pessoa física (IRPF) é caracterizado como receita corrente.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    É receita corrente de origem tributária, que é decorrente da arrecadação de impostos, taxas e contribuições de melhoria. (Art. 5 do CTN e art 145 da CF).


ID
325024
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em referência aos estágios da receita pública, é INCORRETO afrmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os estágios da execução da receita orçamentária são o lançamento, a arrecadação e o recolhimento.

    Letra a) CORRETA - Lançamento, segundo o CTN, é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da ocorrência da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível. 

    Letra b) CORRETA - O recolhimento é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da Unidade de Caixa.

    Letra c) INCORRETA - Arrecadação corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro para os agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Letra d) - CORRETA - A Dívida Ativa constitui-se nos créditos da Fazenda Pública, tributários ou não, que não pagos no vencimento são inscritos em registro próprio, após apuradas sua liquidez e certeza. Assim, o saldo da dívida ativa contempla as importâncias mencionadas na opção.

    Letra e) - CORRETA - O lançamento da receita, no sentido contábil, representa o seu reconhecimento e isso  só ocorre a partir do segundo estágio da receita, que é a arrecadação.
  • Eu não entendi essa letra E

    Para mim, está escrito que as receitas serão lançadas concomitantemente a arrecadação. E isso não é verdade.

    O estágio do lançamento vem antes da arrecadação e não ocorre a medida que ocorre a arrecadação.
  • A pergunta se restringe aos estágios da receita! O que o saldo da dívida ativa tem a ver com o enunciado? Com relação à dívida ativa a opção está correta, mas com relação ao estágio da receita é questionável.
  • A letra E refere-se ao estágio do controle e avaliação. "Lançamento, arrecadação e recolhimento" fazem parte do estágio da execução.

    No controle visa a programação financeira.

ID
401896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da receita e despesa públicas, julgue os itens a seguir.

É no estágio da receita denominado recolhimento que os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores e liquidam seus compromissos.

Alternativas
Comentários
  • O estágio onde os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores para liquidarem seus compromissos é denominado: ARRECADAÇÃO
  • Cabe esclarecer que Recolhimento é o estágio posterior ao de Arrecadação e nada mais é que a transferência dos valores arrecadados à conta 
    específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, ou seja, é o ato pelo qual os 
    agentes arrecadadores (que geralmente são os Bancos e os postos de Arrecadação) entregam diariamente ao Tesouro público o produto da arrecadação
  • GABARITO: ERRADO

     

    (CESPE – Auditor – FUB – 2009) É no estágio da receita denominado recolhimento (ERRADO) ARRECADAÇÃO que os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores e liquidam seus compromissos.

     

    Arrecadação -> O contribuinte realiza o PAGAMENTO junto aos agentes arrecadadores.
    Recolhimento -> TRANSFERÊNCIA dos valores arrecadados para a conta única de cada ente.


ID
606289
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O lançamento direto ou de ofício significa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    O Lançamento de ofício, no dizer de Hugo de Brito, “é feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo”, devendo, para tanto, ser feito com base nas informações constantes nos registros da administração, estando previsto no art. 149 do CTN.

    bons estudos

  •        

  • GABARITO E

    O lançamento constitui um dos estágios da receita pública que, quando realizado unilateralmente pela autoridade administrativa, sem intervenção do contribuinte, é classificado como lançamento de ofício /direto.

    Tipos de lançamento:

    Lançamento por declaração: compreende a espontaneidade do sujeito passivo em declarar corretamente.

     

    Lançamento por homologação: o pagamento e as informações prestadas pelo contribuinte são realizados sem qualquer exame prévio da autoridade administrativa.

     

    Lançamento de ofício(direto): como regra, é adequado aos tributos que têm como fato gerador uma situação cujos dados constam dos cadastros fiscais, de modo que basta à autoridade administrativa a consulta a aqueles registros para que se tenha às mãos dados fáticos necessários à realização do lançamento.


ID
630586
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as receitas sujeitas ao estágio denominado de lançamento.

Alternativas
Comentários

  •  
    Lançamento:
    - Ato administrativo que visa liqüidar a obrigação tributária, por meio da identificação do fato gerador ocorrido, determinação do sujeito passivo, mensuração da base de cálculo e aplicação de alíquota. Fonte: Tesouro Nacional
    - De acordo com o art. 53 da Lei 4.320/64, lançamento ... “é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta”. Somente passam por esta fase as receitas provenientes de tributos ou derivadas. As receitas originárias, não estão sujeitas a lançamento e ingressam diretamente no estágio da arrecadação.
     
  • Gabarito Correto Letra "E"

    Lei 4.320/64, Artigo 52º São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. 

ID
645805
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A receita é um conjunto de recursos financeiros obtidos de fontes próprias e permanentes, que integram o Patrimônio na qualidade de elemento novo, que lhe produz acréscimos financeiros, sem, contudo, gerar obrigações, reserva ou reivindicações de terceiros. “Estas receitas resultam de leis, tributos, de lançamentos diretos e outros”.
O ingresso de recursos na receita possui os seguintes estágios:

Alternativas

ID
677716
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Estágios da Receita e da Despesa Pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições encarregados de executá-las.
Assim sendo, podemos considerar que estágios da receita e da despesa ocorrem na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • DICA 1:

    fases das despesas públicas: LEMBRA DO NADADOR ---> Michael FELPs = Fixa + Empenha+ Liquida+ Paga

    x

    fases da receita pública: LEMBRA DO PEDRO DI LARA-LA-LALA-LA-LARA-LA-LA-LA-LA-LA-HEY ---> Previsão+Lançamento+Arrecada+Recolhe

     

     

    DICA 2:

    planejamento = previsão

    execução = lançamento, arrecadação e recolhimento

    bons estudos!

  • RECEITA = PLAR

    DESPESA = FELP

    Bons estudos.


ID
697654
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta, de acordo com a Portaria 406/2011da STN é caracterizado como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 4320

    Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.


    bons estudos

  • MTO, 2018 pág 26


ID
734236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das receitas e despesas públicas, julgue os próximos itens.

A previsão das receitas tributárias constantes da lei orçamentária anual (LOA) deve ser demonstrada em valores líquidos.

Alternativas
Comentários
  • Acerca das receitas e despesas públicas, julgue os próximos itens.
     

    A previsão das receitas tributárias constantes da lei orçamentária anual (LOA) deve ser demonstrada em valores líquidos. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    2.5. ORÇAMENTO BRUTO
    Previsto pelo art. 6º da Lei no 4.320/ 1964, obriga registrarem-se receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.
     

  • Deve ser demonstrado em valores brutos em respeito ao princípio do orçamento bruto.

ID
767959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à receita e despesa orçamentária, julgue os próximos
itens.

O lançamento, como estágio da receita orçamentária, é resultado de uma projeção realizada com base no índice de preços, na quantidade e nas alterações na legislação tributária.

Alternativas
Comentários
  • LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - LC 101/00


    Art. 12.As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.


    gab: E

  • GABARITO: ERRADO

     

    (CESPE – Técnico Científico – Contabilidade – Banco da Amazônia - 2012)

    O lançamento (ERRADO) A PREVISÃO, como estágio da receita orçamentária, é resultado de uma projeção realizada com base no índice de preços, na quantidade e nas alterações na legislação tributária.


ID
834577
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO representa um estágio da receita orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

     

     

     

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

     

     

    A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento.

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7 Ed)


ID
838819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do registro e controle das receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.


A arrecadação de um tributo gera registro nos sistemas orçamentário e financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MCASP o sistema financeiro foi incluído no sistema patrimonial.
  • O novo PCASP possui os seguintes subsistemas:

    Patrimonial;
    Orçamentário;
    Compensação; e
    Custos.

    Queastão, na opinião, ERRADA.
  • Certo.

    Na arrecadação
    Sistema Patrimonial (inclue-se financeiro)
    D- Caixa (F)
    C -Crédito Tributário a Receber (P)
    Sistema Orçamentário
    D-Receita a Realizar
    C- Receita Realizada
    P.S: Lembrando que afeta também o sistema de compensação.


  • Errado

    No Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), parte IV, 5 edição, página 13, temos Subsistemas de Informações Orcamentárias, de Informações Patrimoniais, de Custos e de Compensação. Na questão são descritos Sistemas e Sistema Financeiro, tornando a questão errada.

    Segundo erro, na arrecadação, os sistemas impactados são Subsistemas de Informações Orcamentárias, de Informações Patrimoniais e de Compensação.
  • Arrecadação é o ato pelo qual o Estado recebe os tributos, multas e demais créditos através dos agentes da arrecadação devidamente autorizados para receberem os recursos e entregarem ao Tesouro Público.

    Já o recolhimento,
    consiste na entrega do numerário, pelos agentes arrecadadores, públicos ou privados, diretamente ao Tesouro Público ou ao banco oficial.

    Assim, tendo em vista que na arrecadação o numerário relativo aos tributos não entram nos cofres públicos, não existe impacto (lançamento) no Sistema Financeiro (ou Patrimonial, como queiram) e, dessa feita, tal questão deveria ter sido anulada à época de sua implementação.

ID
861787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito de receita pública, dívida ativa e da conta única do
Tesouro, julgue os itens seguintes.

Na elaboração da previsão da receita, estágio da etapa de planejamento, devem ser considerados os efeitos da variação do índice de preços e do crescimento econômico.

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

  • CERTA

     

    COMENTÁRIO: São parâmetros para a previsão de receitas os efeitos das alterações na legislação, como a alteração de alíquotas, as desonerações fiscais e a concessão de créditos tributários. Deve ser considerada, ainda, a variação do índice de preços (inflação), do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante.
     

  • Quando são feitas as projeções para a realização das previsões de receitas, são utilizados dados estatísticos e matemáticos, as séries históricas de arrecadações de anos anteriores e os efeitos da variação do índice de preços e do crescimento econômico, de modo a perseguir o valor mais próximo do que será arrecadado no ano seguinte.

     

    by neto..


ID
907996
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MinC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca das etapas da receita orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Quase caí nesse pega! Fiquei na dúvida entre D e E, mas de acordo com a literalidade, realmente a letra é a E.


    COMENTÁRIO DA LETRA D:

    De acordo com o CTN: Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, PROPOR a aplicação da penalidade cabível.

    Ou seja: NÃO INCLUI penalidade, mas PROPÕE. (Particularmente, acho questionável, pois a multa é obrigação principal, apesar de não se confundir com tributo. Nessa linha, para que torne a OBRIGAÇÃO principal EXIGÍVEL, é necessário efetuar o LANÇAMENTO, inclusive para multa.)

  • base zero ñ incrementa, começa tudo do zero


ID
908677
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No enfoque patrimonial, o registro do lançamento direto de um tributo provoca:

Alternativas
Comentários
  • O lançamento de um tributo é o um fato modificativo aumentativo que altera o Patrimonio líquido. Ou seja, o Estado recebe sem ter que dar nada em troca, como ocorre com aquisição de material permanente que em entra o bem mais sai dinheiro ou entra uma obrigação a pagar.
  • Ocorre aumento! O tributo é lançado diretamento sem uma contra-partida,ou seja,não vai haver nenhum fato que posso alterar pra ´´menos´´ o patrimônio.


ID
969280
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a Lei nº 4.320/1964, verificar a procedência do crédito fiscal é um procedimento inicial:

Alternativas
Comentários
  • LEI 4320/64

    CAPÍTULO II

    Da Receita

            Art. 51. Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o impôsto lançado por motivo de guerra.

            Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

            Art. 53. O lançamento da receita, o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.


ID
976951
Banca
FUNCAB
Órgão
SUDECO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Aprevisão da Receita corresponde aos valores que a lei do orçamento consignar, pois são estimativas que se originam de estudos efetuados, antes de comporem o Projeto de Lei ou Lei Orçamentária, constituindo-se,assim,na primeira etapa da Receita.Já as Despesas têm sua primeira etapa na sua fixação na Lei Orçamentária. Identifique e assinale qual das alternativas corresponde à última etapa da Receita e da Despesa, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão: Contabilidade Pública 

    RECEITA - Lançamento - Arrecadacão - Recolhimento

    DESPESA - Empenho - Liquidação - Pagamento


    a) Recolhimento e Pagamento

ID
992302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do relacionamento do regime orçamentário com o regime contábil, julgue os próximos itens.

No lançamento do crédito tributário a receber, deve haver, em seu fato gerador, o registro de aumento do ativo e de aumento do resultado do exercício.

Alternativas
Comentários
  • O aumento do resultado do exercício não deveria acontecer somente com a arrecadação?
  • Está certo mesmo, segundo MCASP 2013 - PCO: "Ocorrido o fato gerador, pode-se proceder ao registro contábil do direito a receber em contrapartida de variação patrimonial aumentativa (VPA), o que representa o registro da variação patrimonial aumentativa POR COMPETÊNCIA (não por caixa). Lançamento no momento do fato gerador: D Créditos tributários a receber C Impostos sobre o patrimônio e a renda Esse registro provoca o aumento do ativo e do resultado do exercício, atendendo ao disposto nos arts. 100 e 104 da Lei nº 4.320/1964. Na arrecadação, registra-se a receita orçamentária e procede-se à baixa do ativo registrado."
  • De fato, a questão está correta.

    O amigo colaborador Mota foi muito gentil em me mandar uma mensagem explicando por quê. Diz ele:

    "Na questão Q330765 houve um questionamento seu e devo te dizer que a questão está correta, pois no enfoque patrimonial que é o caso da questão você reconhece o lançamento de um crédito tributário a receber como Débito - Crédito tributário a receber (aumentando o ativo)e crédito - Variação patrimonial aumentativa (por isso aumentando o resultado, já que funciona como receita) Espero ter tirado sua dúvida, pois seu questionamento até tem lógica mais no ENFOQUE ORÇAMENTÁRIO que reconhecemos a receita pela sua arrecadação (art. 35 da lei 4.320/64)"
  • O reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento de ocorrência do fato gerador. No entanto, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento, pois é por esse procedimento que:

    a. verifica-se a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;

    b. determina-se a matéria tributável;

    c. calcula-se o montante do tributo devido; e

    d. identifica-se o sujeito passivo.


    Ocorrido o fato gerador, pode-se proceder ao registro contábil do direito a receber em contrapartida de variação patrimonial aumentativa, o que representa o registro da variação patrimonial aumentativa por competência.


    Por exemplo, a legislação que regulamenta o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) estabelece, de modo geral, que o fato gerador deste tributo ocorrerá no dia 1º de janeiro de cada ano. Nesse momento, os registros contábeis sob a ótica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público são os seguintes:


    Lançamento no momento do fato gerador (dia 1º de janeiro):

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.2.2.x.xx.xx Créditos Tributários a Receber (P)     (ATIVO)

    C 4.1.1.2.x.xx.xx Impostos Sobre o Patrimônio e a Renda      (NO RESULTADO)



    Fonte: MCASP, 6ª edição. Pág.48

  • Alguém pode me solucionar uma dúvida? ................. Entendi a razão da questão estar certa. Mas ...como eu vou saber se a questão está referindo-se ao regime Patrimonial e não ao orçamentário? 

  • Isso é meio maluco, as vezes se reconhece a receita pelo regime de caixa, outras pelo regime de competencia. Muito estranho

  • Histórico: Pelo lançamento do crédito tributário a receber dos tributos e pela ocorrência do fato gerador.

    Lançamento contábil --------Subsistema Patrimonial--------------Histórico--------------------------------R$

    D--------------------------------- 1.1.2.1.0.00.00------------------------ AC - Créditos tributários a receber a CP (P)----95.000,00

    C---------------------------------4.1.0.0.0.00.00-------------VPA - Impostos, taxas e contribuições de melhoria ---95.000,00

    Fonte: http://fucape.br/_public/producao_cientifica/8/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Bruno%20Zamprogno.pdf

    O que eu entendi é que a Administração Pública tem um direito perante aqueles que lhe devem e, portanto, é registrado no ativo (que aumenta à débito - por apenas existirem em razão de dívidas que a organização faz) em uma de suas contas denominadas "créditos tributários a receber". Ou seja aumentou o seu ativo por meio desse lançamento. E, nas contas de resultado, como as receitas aumentam a crédito, efetuamos um lançamento a crédito, pois é assim que elas aumentam - na forma de variação patrimonial aumentativa.

    Resposta: Certo.

  • Aqui nós falamos de DVP ...


ID
995134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne a despesas públicas, julgue o seguinte item.

Por ser caracterizada como uma receita orçamentária, a doação em espécie recebida pelos entes públicos passa pelo estágio do lançamento.e

Alternativas
Comentários
  • A doação recebida em dinheiro, por exemplo, não passa nem pela PREVISÃO nem pelo LANÇAMENTO, passando somente pelas etapas de ARRECADAÇÃO e RECOLHIMENTO.

    E o comentário da colega está equivocado, pois para a Contabilidade Pública, por pertencer ao ente, a receita da doação é ORÇAMENTÁRIA.

  • Nem todas as etapas da receita ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias. Pode ocorrer arrecadação de receitas não previstas e também das que não foram lançadas, como é o caso de uma doação em espécie recebida pelos entes públicos. MTO

  • Observe que o lançamento está adstrito ao crédito fiscal. Doação não é crédito fiscal (direito de exigir o tributo devido pelo contribuinte ao Estado).

    Lei 4.320: Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Resposta: Errada.

  • RESPOSTA E

    ##Em alguns casos (doação), a cronologia das etapas da receita orçamentária — previsão, lançamento, arrecadação e recolhimentonão precisa necessariamente ser observada, uma vez que nem todas as etapas ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias. 

    #SEFAZ-AL


ID
995137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com referência aos estágios da receita pública, julgue os itens subsecutivos.

Por ser caracterizada como uma receita orçamentária, a doação em espécie recebida pelos entes públicos passa pelo estágio do lançamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Lancamento: é o ato da repartição competente que verifica a procedência do credito fiscal e a pessoa que lhe é devedora  e inscreve o debito desta.


  • Complementando o comentário do xará...na verdade, nem todas as receitas passam pelos estágios da previsão e do lançamento. A exemplos das doações dos entes públicos. 

  • Observe que o lançamento está adstrito ao crédito fiscal. Doação não é crédito fiscal (direito de exigir o tributo devido pelo contribuinte ao Estado).

    Lei 4.320: Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Resposta: Errada.


ID
1006762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à receita pública e à despesa pública, julgue os seguintes itens.

Os estágios da receita orçamentária compreendem uma sequência de atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, consubstanciadas em cota, repasse e sub-repasse.

Alternativas
Comentários
  • Questão bobinha né, minha gente!!!

    Todo mundo sabe que os estágios da receita são lançamento, arrecadação e recolhimenho.
    Cota, repasse e sub-repasse é como se dá a execução financeira da receita orçamentária.

    Gabarito: errado.
  • Cota, Repasse e Sub-Repasse são descentralizações financeiras, recursos que são transferidos entre os órgãos governamentais entre o órgão central, órgão setorial e Unidades orçamentárias. As mesmas operações quando se fala de recursos orçamentários serão Dotação, Destaque e Provisão. Agora os estágios da receita são Previsão, Lançamento, Arrecadação e Recolhimento (o famoso PLAR). Um outro ponto muito cobrado em concursos é o fato que na execução da receita a previsão fica de fora, fazendo parte apenas o Lançamento, Arrecadação e Recolhimento (LAR).
  • Complementando...

    CRÉDITO: ORÇAMENTÁRIO (DOTAÇÃO)
    PROVISÃO: DESCENTRALIZAÇÃO INTERNA
    DESTAQUE: DESCENTRALIZAÇÃO EXTERNA
    -----------------------------------------------------------------
    RECURSO: FINANCEIRO (COTA)
    REPASSE: LIBERAÇÃO DO ÓRGÃO CENTRAL PARA O SETORIAL
    SUB-REPASSE: LIBERAÇÃO DO ÓRGÃO CENTRAL PARA AS MESMAS UNIDADES GESTORAS

  • Estagio da receita :(PLAR)

    Previsão

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento


ID
1020376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a receita e despesa públicas.

O lançamento, procedimento próprio da etapa de planejamento orçamentário, está associado à previsão da receita.

Alternativas
Comentários
  • Gab: errado


    O lançamento é etapa da execução

  • ETAPAS DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA 

    PLANEJAMENTO 

    Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei 

    Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente 

    adotadas, observada as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal 

    (LRF). 

    1. Previsão

    EXECUÇÃO 

    A realização da receita se dá em três estágios: o lançamento, a arrecadação e o 

    recolhimento. 

    1. Lançamento

    2. Arrecadação 

    3. Recolhimento

  • A etapa da receita que tem como fator o planejamento é a PREVISÃO. As demais fases referem-se à execução. ERRADA

  • Nem toda receita que é lançada é prevista. O Poder Público busca prever o máximo possível - a favor da previsibilidade, mas não possui uma bola de cristal. Assim, apesar de uma receita não estar prevista, ela será lançada.

    Resposta: Errado.

  • A etapa da receita que tem como fator o planejamento é a previsão. As demais fases referem-se à execução. Ou seja, o lançamento é etapa da execução.


ID
1080529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A origem dos ingressos financeiros no patrimônio público pode ser orçamentária ou extraorçamentária. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • a) Os ingressos extraorçamentários têm caráter permanente, são registrados como receita orçamentária corrente ou de capital e financiam a despesa orçamentária.

    As receitas extraorçamentárias tem caráter transitório. A segunda parte da alternativa, não faz sentido porque fala de receita orçamentária e não extraorçamentária.

    b) Os desembolsos orçamentários não se submetem aos estágios da despesa, seguem classificação contábil, têm caráter temporário e pertencem a terceiros.

    As despesas orçamentárias se submetem aos estágios da despesa. O erro da questão está em afirmar que tem caráter temporário e que pertencem a terceiros. Esta classificação é de extraorçamentário.

    c) Os ingressos orçamentários são registrados como receita orçamentária corrente ou de capital, geram desembolsos orçamentários futuros e não financiam a despesa orçamentária.

    As receitas orçamentárias financiam as despesas orçamentárias.

    d) Os ingressos extraorçamentários não se submetem aos estágios da receita pública, geram desembolsos extraorçamentários e têm caráter temporário.

    Gabarito da questão.

    e) Os ingressos orçamentários submetem-se aos estágios de previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento, seguem a classificação econômica, institucional e por fonte de recursos e geram desembolsos extraorçamentários.

    Se o ingresso (receita) é orçamentário, não faz sentido falar que gera desembolso extraorçamentário.

  • Receitas extraorçamentárias são aquelas que não fazem parte do orçamento público. As receitas extraorçamentárias não pertencem ao Estado, têm caráter temporário e são reconhecidas na contabilidade como passivos financeiros. O Estado é mero depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autorização legislativa.

    Ex.: Depósitos em Caução, Fianças, Operações de Crédito por ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

    Os ingressos extraorçamentários não se submetem aos estágios da receita pública, geram desembolsos extraorçamentários e têm caráter temporário.

  • Para quem não sabia, que agora saiba:

    Os ingressos extraorçamentários não se submetem aos estágios da receita pública, geram desembolsos extraorçamentários e têm caráter temporário.


ID
1088887
Banca
FGV
Órgão
TCE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto aos estágios da receita e despesa pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Conforme as NBC T SP 16 as receitas orçamentárias e extraorçamentárias são reconhecidas no estágio do lançamento.

II. A despesa executada para efeito de apuração do resultado orçamentário é correspondente ao valor registrado no estágio do Empenho.

III. O fato gerador contábil da inscrição dos Restos a Pagar no final do exercício tem como base o estágio da liquidação da despesa.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Creio que a III. está errada pois a inscrição em restos a pagar deve considerar as despesas não liquidadas e não pagas.

  • Resposta: E

    Fases da Despesa: 
    - Empenho

    - Liquidação

    - Pagamento


    Consideram-se restos a pagar, as despesas empenhadas mas não pagas.

  • III.  O  fato  gerador  contábil  da  inscrição  dos  Restos  a  Pagar  no  final do exercício  tem  como base o estágio da  liquidação da  despesa. Correta, empenhada não liquidada RPNP e empenhada liquidada RPP...

  • Tem como fator gerador a despesa não ter sido liquidada  ou liquidada, mas não paga até 31/12.

  • Passível de recurso.

     

    III.  O  fato  gerador  contábil  da  inscrição  dos  Restos  a  Pagar  no  final do exercício  tem  como base o estágio da  liquidação da  despesa. 

     

    Acredito que seria mais cabível utilizar no lugar da expressão destaca EMPENHO.

  • LETRA E

    I. Conforme as NBC T SP 16 as receitas orçamentárias e extraorçamentárias são reconhecidas no estágio do lançamento.

     

    Afirmativa incorreta

     

    O lançamento que se trata aqui é o lançamento tributário e não o lançamento contábil. Fique atento! 

     

    Nem todas as receitas orçamentárias e extraorçamentárias estão sujeitas ao estágio do lançamento. Por exemplo, as receitas extraorçamentárias não possuem essa fase. 

     

    O reconhecimento na contabilidade pública atual é feita de acordo com o princípio da competência contábil, e este pode ser antes, durante ou após o lançamento tributário.

     

     

    II. A despesa executada para efeito de apuração do resultado orçamentário é correspondente ao valor registrado no estágio do Empenho.

     

    Afirmativa correta

     

    Resultado Orçamentário é a diferença entre a Receita Arrecadada e a Despesa Executada, mas para apurar a Despesa Executada é preciso ter em mente tudo que foi empenhado no exercício, não interessando se foi liquidado e/ou pago.

     

    III. O fato gerador contábil da inscrição dos Restos a Pagar no final do exercício tem como base o estágio da liquidação da despesa.

     

    Afirmativa correta

     

    Se a despesa tiver sido liquidada ela será inscrita em Restos a Pagar Processados, mas caso ela não esteja poderá ser inscrita como Restos a Pagar não Processados.

    Fonte:  Marcus Aurélio - Prof. Tecconcursos

  • O que entendi do item III é:

    A etapa na qual gira a inscrição de RP é a liquidação, pois conforme sua ocorrência (ou não), é definido o tipo de RP (processado ou não processado).


ID
1091119
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nos termos das normas aplicadas ao setor público, a receita orçamentária tem, como sequência operacional, quatro estágios, passos ou etapas, que evidenciam o seu comportamento e facilitam o conhecimento e a administração do ingresso de recursos a ela correspondentes.

Nesse aspecto, um dos estágios, passo ou etapa da receita é o lançamento que, sob o enfoque do Código Tributário Nacional (CTN), expresso no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Parte I, situa-se no contexto de

Alternativas
Comentários
  • Lançamento

    O art. 53 da Lei no 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a proce- dência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspon- dente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa. 

    Observa-se que, segundo o disposto nos arts. 142 a 150 do CTN, a etapa de lançamento situa-se no contexto de constituição do crédito tributário, ou seja, aplica-se a impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    Além disso, de acordo com o art. 52 da Lei no 4.320/1964, são objeto de lançamento as rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    Pagina 49 do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público  

  • Os estágios (etapas) da receita orçamentária são os seguintes: Previsão; Lançamento; Arrecadação; e Recolhimento.

    a) constituição do crédito tributário

    CERTO.



    b) estimativa da arrecadação das receitas orçamentárias

    ERRADO. Etapa de previsão.



    c) registro contábil dos valores recebidos dos contribuintes

    ERRADO. 



    d) transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro

    ERRADO. Etapa do recolhimento.



    e) entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores

    ERRADO. Etapa da arrecadação.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/44859/estagios-da-receita-orcamentaria#ixzz3wqsewgVA


ID
1128520
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O resultado da execução orçamentária, conforme Lei no 4.320/64, é alterado

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Art. 35
    Pertencem ao exercício financeiro.
    1 - As receitas arrecadadas
    2 - As despesas legalmente empenhadas

  • Receitas patrimoniais: laudêmio, foro e taxa de ocupação

    Recolhimento de receitas patrimoniais: recolhimento de valores devidos pelo uso dos imóveis da União, ou de qualquer outro tipo de  débitos a eles vinculados.

    Lei 4320/64,  Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
  • Resposta: Norma do art. 57 da Lei 4.320/64, cuja redação é "Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 3. desta lei serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, tôdas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento". 


ID
1158292
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Estágios da Receita Pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições públicas encarregados de executá-las. Assinale a alternativa que apresenta o estágio completo da receita pública orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • A banca seguindo os preceitos do Manual de Receita Pública/ STN considera como resposta o gabarito D.

    Doutrina:  Valdecir Pascoal (p. 113, 7 ª edição): 1 º Previsão: corresponde à estimativa da receita a ser arrecadada pelo Estado. É uma estimativa que o Governo faz com o objetivo de planejar melhor os seus gastos. Nos termos do art. 12 da LRF, as previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativos de evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas. Embora a doutrina trate a previsão como um estágio da receita, cabe ressaltar que, no Brasil, não vigora o princípio da anualidade tributária, de modo que, para a cobrança de um tributo, por exemplo, não existe a obrigatoriedade da sua previsão na lei orçamentária, bastando o respeito às regras de natureza tributária (ver princípio da universalidade orçamentária).

      2o Lançamento: é o ato pelo qual se verifica a procedência do crédito fiscal, a pessoa que lhe é devedora, e inscreve o débito desta. O CTN define o lançamento das receitas tributárias como sendo o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, a matéria tributável, o cálculo do montante devido e identificação do respectivo sujeito passivo. Embora o CTN trate do lançamento pertinente às receitas tributárias, o Regulamento Geral da Contabilidade Pública (Decreto no 15.783/1922) estabelece como passíveis de lançamento também as receitas patrimoniais e industriais. As demais receitas não passam pela fase do lançamento. Existem três modalidades de lançamento:

      3o Arrecadação: é a fase na qual o Estado recebe dos contribuintes, através das repartições fiscais, de agentes ou da rede bancária, os valores que lhe são devidos, quer sejam multas, tributos ou qualquer outro crédito. É com base nos dados da receita efetivamente arrecadada que se processam os registros e demonstrativos contábeis.

      4o Recolhimento: é a entrega, pelos agentes arrecadadores (repartições fiscais, agentes, rede bancária), dos recursos arrecadados à CONTA ÚNICA do Tesouro Público. A propósito, tal recolhimento à conta única do ente é uma exigência do princípio da Unidade de Caixa (ou Unidade de Tesouraria), que está assinalado no art. 56 da Lei no 4.320/1964: o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para a criação de caixas especiais


  • Letra D de, de tudo de si nos estudos!!

    A- Classificação econômica das receitas segundo a categoria econômica - lei 4320

    B- regime misto adotado pela contabilidade pública, Regime de caixa para receita e regime de competência para as despesas; 

    C - estágios da despesa pública; 

    D CORRETA

  • O Famoso PLAR .


ID
1166293
Banca
FUMARC
Órgão
Câmara de Catas Altas - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia atentamente as opções a seguir e assinale a que contempla os estágios da receita pública.

Alternativas

ID
1197772
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os estágios da Receita Pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições. De acordo com a legislação brasileira, os estágios da Receita Pública são:

Alternativas
Comentários
  • DICA:

    fases das despesas públicas: LEMBRA DO NADADOR ---> Michael FELPs = Fixa + Empenha+ Liquida+ Paga

    x

    fases da receita pública: LEMBRA DO PEDRO DI LARA-LA-LALA-LA-LARA-LA-LA-LA-LA-LA-HEY ---> Previsão+Lançamento+Arrecada+Recolhe

    Tenho certeza que você nunca mais se esquecerá disso! hahahahaha

    bons estudos!


ID
1337446
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o preceito estabelecido no art. 35 da Lei 4.320/64 e em consonância com o conceito dos estágios da receita e despesa pública, analise as afirmativas a seguir:

I. A receita orçamentária deverá ser registrada a partir da efetiva arrecadação de recursos financeiros.

II. A despesa orçamentária deverá ser apropriada quando for verificado que bens e serviços foram entregues, conforme determinado pelo regime de competência.

III. A despesa orçamentária deverá ser apropriada a partir da emissão do empenho, independentemente do recebimento de bens e serviços no decorrer do exercício financeiro.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • O gabarito esta realmente correto?

    No enfoque Orçamentario, de acordo com a lei 4320/64, a despesa é considerada a partir do empenho (assertiva III) e a receita, da arrecadação (assertiva I)

    Lei 4320/64:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.


    Acredito que o correto seria letra B. Alguém pode tirar essa dúvida?

    Obrigada

  • Quando falar em apropriação pense em fato gerador.

  • ​O gabarito correto é a letra A, foi mantido pela banca, segue a justificativa:

    "A argumentação contida no recurso não tem fundamentação, tendo em vista que o registro da despesa orçamentária deve ocorrer durante o exercício financeiro somente no momento da liquidação do empenho e não na emissão dele. No final do exercício, acrescenta-se na despesa orçamentária o valor dos empenhos não liquidados com a contrapartida em restos a pagar não processados. Analisando as alternativas apresentadas, somente a I e a II estão corretas".​

  • LETRA A

    Acho que o X da questão se dá na palavra apropriação, que nos remeterá ao Fato Gerador.

    Apropriar uma despesa é o mesmo que reconhecer a ocorrência do seu fato gerador, independentemente se foi paga ou não. Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não. Tal termo é exclusivo para o Regime de Competência, tendo em vista que no Regime de Caixa só há sentido em se falar de despesa ou receita quando há, respectivamente, desembolso ou recebimento de dinheiro. Assim, se os aluguéis de março forem pagos em abril, a apropriação se dará em março, ou seja, em março haverá uma despesa incorrida e não paga. O que importa é o fato de ser incorrida (despesa incorrida é a mesma coisa que despesa apropriada).

    https://www.socontabilidade.com.br/exercicios2.php?id_materia=2#:~:text=Considerando%20o%20Regime%20de%20Compet%C3%AAncia%2C%20podemos%20dizer%20que%20apropriar,despesa%20%C3%A9%20sempre%20equivalente%20a%3A&text=d)%20reconhecer%20a%20ocorr%C3%AAncia%20do,uma%20despesa%2C%20independentemente%20do%20pagamento.

    https://www.socontabilidade.com.br/exercicios_resposta.php?id=10


ID
1425940
Banca
BIO-RIO
Órgão
CRMV-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O estágio da receita pública em que é identificado o contribuinte e a importância devida é a(o):

Alternativas
Comentários
  • 3.5.2.1. Lançamento



    O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa. Existem receitas que, embora arrecadadas, podem não ter sido previstas. 


    Observa-se que, segundo o disposto nos arts. 142 a 150 do CTN, a etapa de lançamento situa-se no contexto de constituição do crédito tributário, ou seja, aplica-se a impostos, taxas e contribuições de melhoria. 


    Além disso, de acordo com o art. 52 da Lei nº 4.320/1964, são objeto de lançamento as rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.


    Fonte: MCASP, 6ª edição, p. 49 e 50

  • Os estágios da receita orçamentária são os seguintes:

    - Previsão
    - Lançamento
    - Arrecadação
    - Recolhimento

     


ID
1430110
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relacione as classificações com os respectivos estágios da receita:

Coluna 1 Classificação

1. Correntes
2. Capital
3. Lançamento
4. Arrecadação
5. Recolhimento

Coluna 2 Estágios da receita

( ) é a entrega da arrecadação pelas repartições ou bancos.
( ) é o ato na repartição competente que reconhece o crédito fiscal e inscreve o débito, identificando referência, contribuinte devedor, vencimento, valor etc.
( ) operações de crédito, amortização de empréstimos, alienação de bens, transferências de capital, outras receitas de capital.
( ) são os pagamentos dos contribuintes à rede bancária ou repartição competente.
( ) tributária, de contribuições, patrimonial, industrial, agropecuária, de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/1964: Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    MCASP 2015 
    3.5.2.3. Recolhimento É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320, de 1964, a seguir transcrito:
    3.5.2.2. Arrecadação Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas. 

    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


ID
1430569
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O (a)_____________é a transferência dos valores arrecadados para a conta especifica do tesouro.

Alternativas
Comentários
  • Recolhimento= É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsávelpela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320/1964

  • MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição

    (Página 53)

    3.5.4. Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    "Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais."


ID
1432834
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As receitas orçamentárias arrecadadas pelo Estado são utilizadas como fontes de recursos em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade. Nos termos da Lei Federal nº 4.320/1964, a realização das receitas tributárias se dá nos estágios

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Lei 4.320/64
    Na fase de execução ou de realização da receita se dá nos seguintes estágios
    L - Lançamento
    Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. 


    A - Arrecadação
    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    R - Recolhimento
    Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. 

    Bons estudos!

  • As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas:


    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento

    FONTE: MCASP - 6. EDIÇÃO

  • Gabarito: B

    MNEUMÔNICO PARA NÃO ERRAR MAIS: Realização da Receita = LAR

    Lançamento (verificação da procedência do crédito fiscal e inscrição do débito correspondente).

    Arrecadação (reconhecer no exercício as receitas nele arrecadadas)

    Recolhimento (recolhimento de todas as receitas conforme o princípio da unidade de tesouraria)

    Lei 4.320/64

    Na fase de execução ou de realização da receita se dá nos seguintes estágios

    L - Lançamento

    Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. 

    A - Arrecadação

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    R - Recolhimento

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. 


ID
1455274
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a Lei nº 4.320/64, o ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal, a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.


ID
1468228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da elaboração da proposta orçamentária e da execução do orçamento, julgue o item subsecutivo , conforme disposições da Lei n.º 4.320/1964.

Qualquer renda com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato é objeto de lançamento.

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    FONTE: LEI 4320

  • Na contabilidade pública ATOS e FATOS são objeto de lançamento. Diferente da societária.


  • Art. 52- São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

  • Essa foi uma questão um tanto quanto literal. A resposta está no artigo 52 da Lei 4.320/64:

    Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    Gabarito: Certo

  • Gab: CERTO

    É só pensarmos no conceito de Dívida Ativa, para que seja configurada como tal, ela precisa de um vencimento determinado, ou seja, de um transcurso de prazo para pagamento vencido. Então, é correto afirmar que ela passou antes pelo lançamento!? R. SIM!! Visto que esta etapa que identifica de onde vem o crédito e quem é o devedor.

    • Assim, todo tributo, por exemplo, passa pelo lançamento, assim como pagamentos que exijam juros de mora (contratos, empréstimos, etc.).

    Erros, mandem mensagem :)

  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    10/12/2019 às 14:26

    Essa foi uma questão um tanto quanto literal. A resposta está no artigo 52 da Lei 4.320/64:

    Art. 52. São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

    Gabarito: Certo


ID
1477351
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A alternativa INCORRETA no que diz respeito às etapas da execução orçamentária é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O Pagamento é a última etapa da execução da despesa orçamentária.

    Etapas:
    Empenho - é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Liquidação - consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    Pagamento - é o desembolso. Será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.

    Fonte: Lei 4.320/64

    Bons estudos!

ID
1484137
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“Estágios da receita pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições encarregados de executá-las. O estágio ________________ é o ato administrativo que o Poder Executivo utiliza, visando identificar e individualizar o contribuinte ou o devedor e os respectivos valores, espécies e vencimentos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/1964


    Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.


    Fé em Deus! Vamos chegar lá!

  • Alternativa correta é B

    art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

  • O examinador não domina o básico de português. Separou, por vírgula, verbo e sujeito.

ID
1509298
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“Caracteriza-se pela transferência do produto da arrecadação diretamente ao caixa do Tesouro".


A assertiva acima refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    ESTÁGIOS DA RECEITA 


    Lançamento – É a atividade administrativa que tem por finalidade verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação, identificar o sujeito passivo (quem vai pa­gar) e calcular o montante devido.


    Arrecadação – É a transferência dos recursos dos contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, aos órgãos e entidades arrecadadoras.


    Recolhimento – É a transferência do produto da arrecadação diretamente ao caixa do Tesouro, em conta única mantida para esse fim.

  • Gabarito D

    Recolhimento: Estágio em que os agentes arrecadadores depositam na conta única do tesouro nacional o produto da arrecadação.


ID
1522609
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os estágios da receita, ao momento do reconhecimento da receita orçamentária, conforme o art. 35 da Lei 4.320/64, dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Arrecadação - O terceiro estágio da despesa pública é a entrega feitos pelo os agentes passivos (contribuintes, responsáveis ou sucessores tributários) aos agentes arrecadadores, que podem ser inclusive instituições financeiras privadas autorizadas pelo ente.


    Com efeito, não se pode confundir arrecadação de tributos feitas pelas as instituições financeiras privadas com a competência tributária ativa. Para que vejamos a diferença entre estes institutos, é curial a análise do Art. 7º do CTN:


    Art. 7º A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do § 3º do artigo 18 da Constituição.


    § 1º A atribuição compreende as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir.

    § 2º A atribuição pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurídica de direito público que a tenha conferido.

    § 3º Não constitui delegação de competência o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos.


    A competência tributária é a parcela de poder outorgada pela CF a cada ente político que compõe a federação brasileira; ela é portanto, indelegável e seu estudo concentra-se no momento à efetiva instituição do tributo pelo o ente político competente. A capacidade tributária ativa é a tributação das funções de fiscalizar ou de arrecadar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, pois a capacidade tributária ativa, poderá ser delegada à pessoa jurídica de direito público, podendo a pessoa delegatária dessas atribuições passar a ocupar a posição de sujeito ativo na relação jurídico tributária. 

  • errei, mas agora não erro mais :)

    Art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.


ID
1608742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente , relativo à despesa pública.


No que diz respeito aos estágios da receita pública nenhum tributo será cobrado no exercício financeiro sem previa autorização orçamentária, inclusive as tarifas aduaneiras.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    Lei 4320 - Art. 51. Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o impôsto lançado por motivo de guerra.
  • No que diz respeito aos estágios da receita pública nenhum tributo será cobrado no exercício financeiro sem previa autorização orçamentária, inclusive as tarifas aduaneiras. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________

    LEI 4.320/64

    Art. 51. Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o imposto lançado por motivo de guerra.

  • Tributo Cobrado é diferente de Receita Arrecada.

    Garanto que tem gente que confundiu mas, mesmo assim, acertou a questão. Essa questão foi mau elaborada, pois que sabe e quem não sabe, acerta.

  • No que diz respeito aos estágios da receita pública nenhum tributo será cobrado no exercício financeiro sem previa autorização orçamentáriainclusive as tarifas aduaneirreas. 

    ERRADO

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    LEI 4.320/64

    Art. 51. Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o imposto lançado por motivo de guerra.

    A tarifa aduaneira é considerado um tributo extrafiscal , ou seja, serve para interferir no domínio economico. Por isso tem exceção. Já o imposto lançado por motivo de guerra é um tributo imprevisível.


ID
1618948
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
Prefeitura de Barro Alto - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Estágio da receita é cada passo identificado que evidencia o comportamento da receita e facilita o conhecimento e a gestão dos ingressos de recursos. São estágios da receita: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. De acordo com estes estágios, marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Estágios da Receita da execução da receita orçamentária:

    Previsão (doutrina): Metodologia.

    Lançamento: verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta (identifica o contribuinte devedor)

    Arrecadação: é a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos (caixas, bancos)

    Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela adm. e controle da arrecadação e programação financeira. (unidade de caixa)

  • Previsão- estima do que se pretende arrecadar durante o exercicio. 

  • qual é a correta?

    C?

  • Única alternativa possível é a C, pois as outras estão misturando conceitos.

    Art. 12 da LRF: As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

     

    art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

     

    Arrecadação: entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Art. 56 Lei nº 4.320/1964. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais


ID
1734304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do tratamento contábil aplicável a impostos e contribuições e a registro de provisões no setor público.

Os tributos a serem registrados devem ser analisados conjuntamente, independentemente da modalidade de lançamento tributário aplicável.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Devem ser analisados INDIVIDUALMENTE.

    "Para fins de registro contábil, os tributos devem ser analisados individualmente, de acordo com a modalidade de lançamento tributário aplicável, previstas nos arts. 147 a 150 do CTN, quais sejam, de ofício, por declaração ou por homologação."

    Fonte: MCASP 6ª Edição, pág. 176.

  • Julgue o item seguinte, acerca do tratamento contábil aplicável a impostos e contribuições e a registro de provisões no setor público.

    Os tributos a serem registrados devem ser analisados conjuntamente, independentemente da modalidade de lançamento tributário aplicável. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição


    Segundo a Lei nº 4.320/1964:

    Art. 53. O lançamento da receita, o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Para fins de registro contábil, os tributos devem ser analisados individualmente, de acordo com a modalidade de lançamento tributário aplicável, previstas nos arts. 147 a 150 do CTN, quais sejam, de ofício, por declaração ou por homologação.

    Para o reconhecimento tempestivo e confiável dos créditos, é necessária a integração do setor de arrecadação com o setor de contabilidade, de modo a se conhecer o fluxo das informações para detecção dos momentos que ensejam o registro contábil.


    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 204

  • Claro que não. Existem tributos (taxas por exemplo) que são vinculados a determinadas despesas. Diante dessa vinculação, sua análise e registro é realizado de forma individual para atender a despesa a qual está vinculado.


ID
1753918
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que tange à cronologia, as etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando em consideração o modelo de orçamento existente no país e a tecnologia utilizada. Dessa forma, a ordem sistemática dessa cronologia é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    Previsão

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento
  • As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

     

    Previsão: Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

     

    Lançamento: O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

     

    Arrecadação: Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

     

    Reconhecimento: É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320.

     

    Fonte: MCASP - 7 Ed. - p. 56/57

  • BIZU:

    Receita: PLAR (Previsão -> Lançamento -> Arrecadação -> Recolhimento)
     

    Despesa: FELP (Fixação -> Empenho -> Liquidação -> Pagamento)

     

    Bons Estudos!

  • mnemônico RECEITA:

    é o famoso "Pedro di LARA!"

    PLAR = PREVISÃO + LANÇAMENTO +ARRECADAÇÃO + RECOLHIMENTO

    x

    mnemônico DESPESA:

    é o famoso "michael FELPs"

    FELP= FIXA + EMPENHA + LIQUIDA + PAGA

    Espero ter ajudado!

    bons estudos!

  • Seguem a ordem cronológica dos fenômenos econômicos!!!


ID
1770160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao tratamento contábil aplicável aos impostos e contribuições, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 8.5.1.1.  Recebimento Antecipado de Tributos

    Os recursos de tributos recebidos antes da ocorrência do fato gerador são reconhecidos como um ativo, pela 

    entrada no caixa, e um passivo – recebimentos antecipados – porque o evento que origina o direito da entidade 

    aos tributos não ocorreu e o critério para o reconhecimento da variação patrimonial aumentativa (VPA) não foi 

    satisfeito, apesar de a entidade já ter recebido uma entrada de recursos. 


    Gabarito A


    MCASP 6ª Edição, Pág. 171.

  • Gabarito A


    Só levar em conta o Princípio da Competência. No caso narrado na questão, há o recebimento de receitas antecipadas, logo, deve ser escriturada como Passivo.

  • Qual é o erro da letra C?

  •  

    Hitsugaya San

    "O registro no ente recebedor, no momento da arrecadação pelo transferidor: Somente após a arrecadação do tributo pelo ente transferidor, e uma vez atendidos os requisitos para reconhecimento de um ativo, o ente recebedor deverá reconhecer o crédito a receber em contrapartida de variação patrimonial aumentativa. Destaca-se que, caso o ente recebedor não possua informação que suporte o registro contábil, o registro do ativo deverá ser realizado apenas quando da transferência propriamente dita."

     

    MCASP 2017

  • Acho que não estou entendendo nem o texto da opção correta. Em momento algum consigo perceber que fala em compensação de tributos pagos a mais, então, não consigo entender como tributos seriam entrada nos ativos. 
    Alguém pode explicar? 

  • Mr Milk, saia da Contabilidade Comercial e leia a questão com os olhos voltados para a Contabilidade Publica. Tudo fará sentido e sua dúvida sobre compensação de créditos tributários se dissipará.

  • A) Caso os tributos sejam recebidos antes da ocorrência do fato gerador, um passivo deve ser registrado em contrapartida à entrada de recursos no ativo.

    CORRETA

    Justificativa:

    Os recebimentos antecipados originam um ativo e uma obrigação presente, obedecidas as demais condições relativas a tais elementos patrimoniais, por isso, a VPA não pode ser reconhecida nesse momento. Após a ocorrência do evento que torne o acordo obrigatório, e cumpridas as condições restantes do acordo, o passivo deve ser baixado e a receita deve ser reconhecida.

    Fonte: MCASP 8ª Edição - 9.5. RECEBIMENTOS ANTECIPADOS

    B) No tratamento contábil aplicável aos impostos não cabe a constituição de ajuste de perdas de créditos.

    Justificativa:

    A entidade deve constituir ajuste para perdas de créditos relativos a tributos. A metodologia utilizada para cálculo do ajuste para perdas deve ser aquela que melhor reflita a real situação do ativo e deve ser evidenciada em notas explicativas.

    Fonte: MCASP 8ª Edição - 9.4. TRIBUTOS

    C) O ente recebedor poderá reconhecer um crédito a receber em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa, independentemente da arrecadação do tributo pelo ente transferidor.

    Justificativa:

    Somente após a arrecadação do tributo pelo ente transferidor, e uma vez atendidos os requisitos para reconhecimento de um ativo, o ente recebedor deverá reconhecer o crédito a receber em contrapartida de variação patrimonial aumentativa.

    Fonte: MCASP 8ª Edição - 9.6.1.Repartição Tributária

    D) A transferência do recurso resultante de repartição tributária não afetará a situação líquida patrimonial do ente transferidor.

    d. No momento da transferência, no ente arrecadador / transferidor:

    Ressalte-se que, estritamente do ponto de vista orçamentário, a transferência poderá ser realizada por meio de despesa ou dedução de receita. Do ponto de vista patrimonial, o fenômeno deve ser registrado com baixa do passivo e equivalente em caixa.

    Fonte: MCASP 8ª Edição - 9.6.1.Repartição Tributária

    E) No registro contábil do tributo, é desnecessário considerar a modalidade de lançamento tributário aplicável, se de ofício, por declaração ou homologação.

    Para fins de registro contábil, os tributos devem ser analisados individualmente, de acordo com a modalidade de lançamento tributário aplicável, previstas nos arts. 147 a 150 do CTN, quais sejam, de ofício, por declaração ou por homologação.

    Fonte: MCASP 8ª Edição - 9.4. TRIBUTOS


ID
1770169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as seguintes transações efetuadas no primeiro exercício financeiro encerrado de determinada entidade do setor público.

I Previsão da receita orçamentária e fixação da despesa orçamentária no valor de R$ 100.000.

II Lançamento de impostos no valor de R$ 80.000, tendo sido arrecadados 70% desse valor.

III Empenho, liquidação e pagamento de despesas com água, luz e telefone no valor de R$ 20.000.

IV Recebimento de imóvel em doação no valor de R$ 60.000.

V Aquisição de equipamento para uso nas atividades operacionais no valor de R$ 46.000, com recebimento imediato do bem, tendo sido 50% do valor pago à vista e o restante inscrito em restos a pagar.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta no que diz respeito ao fechamento das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.

Alternativas
Comentários
  • IMPOSTOS = 70% *80.000 = + 56.000

    DESPESA COM AGUA, LUZ... = - 20.000 

    EQUIPAMENTOS = - 46.000

    RESULTADO ORÇAMENTÁRIO = -10.000

    LETRA B
  • alguém pode mostrar os cálculos do resultado financeiro?
  • Para ajudar o colega Daniel, segue resolução do Res. Financeiro: 


    BALANÇO FINANCEIRO

    RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS(RO)                   DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS(DO)

    Receitas Arrecadada  56.000                                       Água, Luz, Tel.  20.000

                                                                                      Compra de Equipamento  46.000

    RECEITAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS(REO)      DESPESAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS(DEO)

    Inscrição de RP   23.000 (50% x 46.000)


    SALDO DO EXERCICIO ANTERIOR                    SALDO PARA O EXERCICIO SEGUINTE

      0                                                                                     X (= Res. Financeiro)

             TOTAL   79.000                                                                TOTAL  79.000


    Observações:

    1) RP Inscritos = Valores Empenhados - Valores Pagos no Exercicio. 

    2) RP Inscritos são classificados em Receitas Extraorçamentárias para compensar sua inclusão na Despesa Orçamentária.

    Lei 4.320. Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    3) RP Pagos são provenientes de inscrições de exercícios anteriores e pagos no exercício.

    4) RP Pagos são Dispêndios Extraorçamentários

    5) Recebimento de Imóvel em Doação não afeta o BF nem o BO.

    6) Como o Saldo Anterior é igual a 0, teremos um Resultado Financeiro igual ao Saldo para Exercício Seguinte.



    Resolução:

    RFE  = RO + REO – DO – DEO

    RFE = 56.000 + 23.000 – 66.000

    RFE = 13.000.  Logo, Resultado Superavitário de 13.000


  • Por que nao foi deduzido 23mil da receita arrecadada, uma vez que houve pagamento à vista do equipamento?

    Alguem pode me ajudar?

  • GABARITO: B 

     

    a) No balanço patrimonial, os valores inscritos em restos a pagar não processados devem ser evidenciados no grupo de contas do passivo circulante. ERRADO, os restos a pagar não processados não constam no passivo circulante e nem constam no passivo não circulante.

     

    b) No balanço orçamentário, o resultado orçamentário do exercício foi deficitário em R$ 10.000. CERTO, Receita Arrecadada: 80 mil x 70% = 56 mil Despesa Empenhada: 20 mil + 46 mil = 66 mil. Resultado orçamentário = Receita Arrecadada - Despesa Empenhada 10 mil negativo.

     

    c) O resultado patrimonial do exercício apurado na demonstração das variações patrimoniais foi superavitário em R$ 96.000. ERRADO, VPA: 80 mil + 60 mil VPD: 20 mil. Resultado Patrimonial = 120 mil

     

    d) Na demonstração dos fluxos de caixa, a aquisição de equipamento deve ser registrada como desembolso no fluxo de caixa das atividades operacionais. ERRADO, seria fluxo de investimentos.

     

    e) No balanço financeiro, o resultado financeiro do exercício apresentou superávit no valor de R$ 37.000. ERRADO, Receitas Orçamentárias e Extraorçamentárias = 56 mil + 23 mil (RP)  79 mil Despesas Orçamentárias e Extraorçamentárias = 20 mil + 46 mil  66 mil. RFE = 13mil.

  • Afinal qual o lançamento correto dos restos a pagar não processado? Alguem pode fudamentar com base legal a letra A?

  • A dica é imaginar a estrutura do balanço financeiro e fazer a leitura no sentido horário que estudamos na parte teórica.  

    Saldo do exercício anterior + ingressos - dispêndios = saldo para o exercício seguinte 

    0 + 23.000 (RP inscritos) + 56.000 (valor arrecadado) - 20.000 (valor empenhado) = 59.000 Saldo para o exercício seguinte 


ID
1778809
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No primeiro de semestre de 2015, o Estado do Rio Negro arrecadou receitas de impostos no valor de R$ 3.780.000,00. Com relação as etapas da receita orçamentária, a etapa da “Execução" da receita, se dá nos seguintes estágios: 

Alternativas
Comentários
  • As fases da receita são: Previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Apenas "lançamento", "arrecadação" e "recolhimento" fazem parte da execução da receita, pois está em processo "físico". 


    Exemplo: No mes de janeiro tem o IPVA. Antes disso, no processo de elaboração da LOA, o estado faz uma previsão para arrecadação desse tributo, mas é mera previsão. A partir da aprovação do projeto, entra a fase de execução da receita, que inicia na fase de lançamento, quando você já consegue visualizar seu IPVA, depois vem a fase de arrecadação, quando você paga e por ultimo o recolhimento, quando o banco transfere para os cofres do estado o valor pago por você.


    Gabarito(E)

  • BIZU:

    Execução da receita: LAR (lançamento, arrecadação e recolhimento)


ID
1803607
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um agente público, na repartição fazendária de um ente da federação, realizou um procedimento de cadastro e identificação de contribuintes para lhes enviar os títulos de cobrança de um imposto, a partir da ocorrência do fato gerador. Esse procedimento faz referência ao estágio do (a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    MCASP 6a edição


    O reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento de ocorrência do fato gerador. No entanto, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento, pois é por esse procedimento que:

    a. verifica-se a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;

    b. determina-se a matéria tributável;

    c. calcula-se o montante do tributo devido; e

    d. identifica-se o sujeito passivo


ID
1833394
Banca
CAIP-IMES
Órgão
IPREM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A realização da receita se dá em:

Alternativas
Comentários
  • QUER UM BIZÚ?????

    fases das despesas públicas: LEMBRA DO NADADOR ---> Michael FELPs = Fixa + Empenha+ Liquida+ Paga

    x

    fases da receita pública: LEMBRA DO PEDRO DI LARA-LA-LALA-LA-LARA-LA-LA-LA-LA-LA-HEY ---> Previsão+Lançamento+Arrecada+Recolhe

    Tenho certeza que você nunca mais se esquecerá disso! hahahahaha

    bons estudos!


ID
1851862
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara Municipal de Mossoró-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As etapas da receita pública orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos. No Brasil, essas etapas ocorrem na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • Previsão

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento.  


ID
1863181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere às etapas e estágios das despesas e receitas públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A - A fixação de despesa é a fase em que são fixados os limites de gastos a serem efetuados pelas entidades públicas. Insere-se dentro do  processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizadaB-  Se o instrumento de contrato for facultativo, ele poderá ser substituído por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço. (Q74818,  2010, FCC, TRE-AC). Portanto, não é prevista ordem bancária.

    C- Correta.D- Na arrecadação ocorre a entrega de dinheiro pelos sujeitos passivos aos agentes arrecadadores, que podem ser até mesmo instituições financeirasE- Algumas receitas orçamentárias não passam pelo estágio do lançamento, como é o caso de uma doação em espécie recebida pelos entes públicos. Item correto. Q421827, 2014, IDECAN, DETRAN-RO
  • B) na verdade o contrato poderá ser substituído pela nota de empenho. Ordem de pagamento está relacionado com o último estágio da despesa que é o pagamento.

  • Letra C

     

     

    Considerando a meta de resultado fiscal estabelecida pela LDO, e a projeção das despesas, identifica-se a necessidade de financiamento do Governo Central (NFGC). Nessa fase são previstas as receitas que irão financiar a realização das despesas públicas.

     

    Paludo
     

  • Em relacao a alternativa B, a base legal esta no art. 62, da Lei 8.666/93, transcrito a seguir:

     

    "Art. 62.  O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço."

  • Algumas receitas não passam pelo estágio do lançamento, por exemplo a doação em espécie recebida pelos entes públicos.

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/205525/AnexoI_RECEITA_ORCAMENTARIA.pdf

  • a) O processo de (fixação da despesa orçamentária) liquidação estará concluído quando houver a verificação do direito adquirido pelo credor, comprovado por títulos e documentos do respectivo crédito. (L.4320, Art. 63)

     

    b) Se o instrumento de contrato for facultativo, ele poderá ser substituído pela (ordem bancária) carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço. (L.8666, Art. 62)

     

    c) A previsão da receita é a base utilizada para estimar as necessidades de financiamento do governo.

         "A previsão de receitas é a etapa que antecede a fixação do montante de despesas que irão constar nas leis de orçamento, além de ser        base para se estimar as necessidades de financiamento do governo."

          http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/205525/AnexoI_RECEITA_ORCAMENTARIA.pdf

     

    d) No estágio da (arrecadação) lançamento da receita, é verificada a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora. (L.4320, Art. 53)

     

    e) As doações em espécie recebidas pelos entes públicos NÃO devem passar pelo estágio do lançamento. (MCASP, 3.5.3​)

  • Gabarito C

     

    a) Errada -  Na verdade, a verificação do direito adquirido pelo credor, comprovado por títulos e documentos do respectivo crédito é a fase de liquidação da despesa e não de fixação.

     

     

    b) Errada - MCASP 6ª edição, página 95 - Nos casos em que o instrumento de contrato é facultativo, a Lei nº 8.666/1993 admite a possibilidade de substituí-lo pela nota de empenho de despesa, hipótese em que o empenho representa o próprio contrato.

     

     

    c) Correta - A previsão de receitas é a etapa que antecede a fixação do montante de despesas que irão constar nas leis de orçamento, além de ser base para se estimar as necessidades de financiamento do governo. - Fonte: documento encontrado no link http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/205525/AnexoI_RECEITA_ORCAMENTARIA.pdf

     

     

    d) Errada - Lei 4.320/64, Art. 53. -  O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

     

     

    e) Errada - MCASP 6ª edição, página 50 - (...) algumas receitas orçamentárias não passam pelo estágio do lançamento, como é o caso de uma doação em espécie recebida pelos entes públicos.

  • Gabarito: Letra C

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - Página 32

    "É relevante destacar que a relação entre a receita e a despesa é fundamental para o processo orçamentário, visto que a previsão da receita dimensiona a capacidade governamental em autorizar a despesa, entendendo a receita orçamentária como o mecanismo de financiamento do Estado, sendo considerada também a decorrente de operações de crédito. Além disso, de acordo com o art. 9º da LRF, a arrecadação é instrumento condicionante da execução orçamentária da despesa."

    Fonte: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484


ID
1904272
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre os estágios das receitas e despesas públicas, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    a) errado. Corresponde a arrecadação

     

    b)Ordenador de Despesa originário ou principal é a autoridade administrativa que possui poderes e competência, com origem na lei e regulamentos, para ordenar as despesas orçamentárias alocadas para o Poder, órgão ou entidade que dirige. Como trata-se da autoridade principal, cujas competências e atribuições se originam da lei, o seu poder ordenatório é originário, cujo exercício cabe tão-somente a ele.

    Ordenador de Despesa derivado ou secundário é aquele com competências e atribuições derivadas do Ordenador originário, por isso podendo ser chamado também de secundário. Ordenador de Despesa derivado assume esta circunstância mediante o exercício de função delegada ou por ter exorbitado das ordens recebidas.

     

     

     

    c) a receita é só prevista, podendo ter recolhimento maior do que o previsto, sim.

     

    d) gabarito

     

    e)Os empenhos podem ser classificados em: 
    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez; 
    - Estimativo (seria o correto do item): empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e 
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.


ID
1910446
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Qual é o estágio da Receita Orçamentária que visa a indentificação e individualização do contribuinte ou devedor, com respectivos valores, não necessitando de escrituração contábil?

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    art. 142 da Lei nº 5.172/1966 – Código Tributário Nacional (CTN), lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.


ID
1918165
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São estágios da receita pública, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Previsão

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento

  • Gabarito Letra B

    Fases das Despesas públicas (FELP - Fixação - Empenho - Liquidação - Pagamento)

     

    Fases das Receitas Públicas (PLAR - Previsão - Lançamento - Arrecadação - Recolhimento)

  • QUER UM BIZÚ?????

    fases das despesas públicas: LEMBRA DO NADADOR ---> Michael FELPs = Fixa + Empenha+ Liquida+ Paga

    x

    fases da receita pública: LEMBRA DO PEDRO DI LARA-LA-LALA-LA-LARA-LA-LA-LA-LA-LA-HEY ---> Previsão+Lançamento+Arrecada+Recolhe

    Tenho certeza que você nunca mais se esquecerá disso! hahahahaha

    bons estudos!


ID
1931140
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei n° 4.320/1964, o controle da legalidade dos atos que resultem a arrecadação de receita ou a realização de despesa será realizado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 4320
    Art. 76. O Poder Executivo exercerá os três tipos de contrôle a que se refere o artigo 75, sem prejuízo das atribuições do Tribunal de Contas ou órgão equivalente

    bons estudos

  • Lei 4320:

    Art. 75. O controle da execução orçamentária compreenderá (controle exercido pelo PODER EXECUTIVO):

    I - a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações;

    II - a fidelidade funcional dos agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos;

    III - o cumprimento do programa de trabalho expresso em têrmos monetários e em têrmos de realização de obras e prestação de serviços.


ID
2120020
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O estágio da receita que representa o ato em que o Estado recebe tributo, multas e demais créditos a ele devidos, denomina

Alternativas
Comentários
  • ARRECADAÇÃO - Corresponde à entrega dos recursos devidos, aos entes públicos, pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas.

ID
2123935
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A receita pública flui para os cofres públicos dentro de uma sistemática evolutiva, tendo em vista a sequência operacional de que resulta seu recebimento. O lançamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), é considerado um lançamento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Existem três modos de se proceder ao lançamento, quais sejam: lançamento de ofício, por declaração e por homologação.

    • Lançamento de ofício (direto): ocorre quando o contribuinte não participa do lançamento. Nesse modo de lançamento, cabe ao governo verificar a ocorrência do fato gerador, a identificação do sujeito passivo, o cálculo dos valores devidos, a formalização do crédito e, por fim, a notificação do contribuinte para que este efetue o pagamento. Como exemplos temos o IPVA e o IPTU.
    • Lançamento por declaração (misto): ocorre quando o contribuinte presta declarações sobre os fatos pertinentes à imposição tributária. Nesse modo de lançamento, cabe ao governo, de posse das informações do contribuinte, verificar a ocorrência do fato gerador, identificar o contribuinte (sujeito passivo), realizar o cálculo do montante devido, formalizar o crédito e notificar o contribuinte para pagamento. Como exemplo temos o ITR e, em determinados Estados, o Imposto de Transmissão Causa Mortis.
    • Lançamento por homologação (indireto): ocorre quando o contribuinte tem que verificar a ocorrência do fato gerador, calcular o montante devido e efetuar o pagamento no prazo. Nesse modo de lançamento, cabe ao governo apenas a conferência da apuração e do pagamento realizados, ou seja, não há prévio exame pela autoridade administrativa. Destaca-se, por fim, que nesse modo de lançamento o recolhimento é exigido do contribuinte independentemente de prévia manifestação do governo, ou seja, sem que este necessite lançar para tornar exigível a prestação tributária. Como exemplo temos: IR, ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS


ID
2125717
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Associe a COLUNA I com a COLUNA II, relacionando as etapas da receita orçamentária às suas respectivas definições / descrições, considerando os preceitos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
COLUNA I
1. Planejamento
2. Previsão
3. Lançamento
4. Arrecadação
5. Recolhimento
COLUNA II
( ) Transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira.
( ) Previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas.
( ) Entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.
( ) Ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito dessa pessoa.
( ) Implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária.
Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    ( 5 ) Transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro (Recolhimento).

    ( 1 ) Previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (Planejamento).

    ( 4 ) Entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores (Arrecadação).

    ( 3 ) Ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal (Lançamento).

    ( 2 ) Implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias (Previsão).

     

    Fonte: (Mcasp 6 ed, Página 55)


ID
2138593
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, especificamente acerca da execução da receita orçamentária pública, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Previsão - PLANEJAMENTO

    Lançamento - EXECUÇÃO 

    Arreadação - EXECUÇÃO

    Recolhimento - EXECUÇÃO

  • Brincou com o candidato.

  • DICA 1:

    fases das despesas públicas: LEMBRA DO NADADOR ---> Michael FELPs = Fixa + Empenha+ Liquida+ Paga

    x

    fases da receita pública: LEMBRA DO PEDRO DI LARA-LA-LALA-LA-LARA-LA-LA-LA-LA-LA-HEY ---> Previsão+Lançamento+Arrecada+Recolhe

     

     

    DICA 2:

    planejamento = previsão

    execução = lançamento, arrecadação e recolhimento

    bons estudos!

  • Trata-se das etapas da receita orçamentária conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64.

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Etapas da execução da receita: Lançamento, arrecadação e recolhimento.

     "Previsão: compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da LOA, resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na LRF.

     Lançamento: é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. 

     Arrecadação: corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. Segundo o art. 35 da Lei 4.320/64, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas. 

     Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa".

    ⇛ Resolução: especificamente acerca da execução da receita orçamentária pública, é correto afirmar que:

    A- Incorreto- O planejamento representa etapa de execução da receita.

    B- Correto- A arrecadação é estágio de execução da receita e antecede o recolhimento.

    C- Incorreto- Lançamento da receita não tem relação liquidação, que é uma etapa da despesa.

    D- Incorreto- O recolhimento representa estágio que é posterior à arrecadação da receita.

    E- Incorreto- A previsão e o recolhimento são etapas da receita, e não do planejamento orçamentário, que é etapa da despesa.

    Gabarito: Letra B.


ID
2186587
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as etapas da receita orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Os estágios da receita orçamentária pública são: o lançamento, a arrecadação e o recolhimento.

     

    5.2.1. Lançamento

    O lançamento, segundo o art. 53 da Lei nº 4.320/1964, é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

     

    5.2.2. Arrecadação

    Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio de agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. Conforme o art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.

     

    5.2.3. Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observandose o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320/1964.


ID
2220166
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Correlacione os estágios da Despesa e da Receita Públicas assinalando, a seguir, a opção correta,

ESTÁGIOS
I- Lançamento
II- Arrecadação
III- Recolhimento
IV- Empenho
V- Liquidação
VI- Pagamento

DEFINIÇÕES
( ) Ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
( ) caracteriza-se pela transferência, pelo depósito em favor, em nome do tesouro, das obrigações dos contribuintes.
( ) Emissão de cheque nominativo, ordens de pagamento, crédito em conta em favor do credor.
( ) Verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios.
( ) Ato administrativo que o poder executivo utiliza, visando identificar e individualizar o contribuinte ou o devedor e os respectivos valores, espécies e vencimentos.
( ) Entrega dos valores arrecadados pelos agentes arrecadadores ao Tesouro Público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Estágios da despesa: empenho, liquidação e pagamento.
    Estágios da receita: lançamento, arrecadação e recolhimento.


ID
2232061
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da Receita Pública, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • planejamento = previsão

    execução = lançamento, arrecadação e recolhimento

    bons estudos!

  • A) Etapas da receita orçamentária: Planejamento, Execução e Controle.

    B) O regime aplicado à receita orçamentária é o regime de caixa e a receita é reconhecida no momento da arrecadação.

    C) O registro da previsão da receita se dá pelo débito de Previsão Inicial da Receita e a crédito de Receita a Realizar.

    D) O registro da receita proveniente de ativos inadimplentes é realizado a débito de Receita a Realizar e a Crédito da conta de Receita Realizada.

    E) ITEM CORRETO


ID
2243083
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às etapas da receita orçamentária, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE a fase de execução.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A questão está pedindo somente as etapas de EXECUÇÃO, portanto, GABARITO C.

     

    Segundo a Doutrina,

    - PLANEJAMENTO: Previsão

    - EXECUÇÃO: Lançamento, Arrecadação e Recolhimento.

  • Execução --> LAR;

     

     

     

     

     

     

    Use a Inteligência, não transmita conhecimento de graça.

     

  • Trata-se das etapas da receita orçamentária conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64.

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Etapas da execução da receita: Lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Por fim, podemos eliminar as letras A, B, D e E.

    Gabarito: Letra C.


ID
2326228
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as etapas e os estágios da Receita Orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • A resposta da questão se refere a uma classificação da receita e não a estágios. A meu ver deveria ser anulada.

    CLASSIFICAÇÕES DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA:

    Quanto ao poder de coação, as receitas são divididas em originárias (aluguéis de imóveis, juros, dividendos e outros, tarifas ou operações de créditos contraídas) e derivadas (impostos, taxas, contribuições e penalidades pecuniárias).

    Quanto à afetação patrimonial, as receitas são classificadas como efetivas (cujos ingressos nos cofres públicos não implicam quaisquer reservas, condições ou constituições de passivos, integrando-se ao patrimônio público como elemento novo e positivo) e por mutações patrimoniais, as quais não promovem acréscimo ao patrimônio líquido do Estado, pois são  decorrentes da redução de valores do ativo ou de aumentos no passivo do ente público em valores equivalentes.

     

  • Outro detalhe Jaqueline, não há o que se falar em PL no efeito orçamentário, isso, conforme teu texto acima indica, é efeito PATRIMONIAL.

  • Essa questão errada. não existe estágios da receita e sim etapas: Previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Bahhh

     
  • Questão mal feita.

  • ñ entendi nada


ID
2373346
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O estágio da receita orçamentária é cada passo identificado que evidencia o comportamento da receita e facilita o conhecimento e a gestão dos ingressos de recursos. Qual é o estágio da receita onde são efetuadas as transferências dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro?

Alternativas
Comentários
  • As etapas da receita orçamentaria podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    A previsão implicar planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentarias que constarão na proposta orçamentaria. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF;

    O lançamento é o ato da repartição competente, que verificar a procedencia do credito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta;

    A arrecadação corresponde á entregados recursos devidos ao tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente;

    O recolhimento é a transferencia dos valores arrecadados á conta especifica do tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o principio da unidade de tesouraria ou de caixa.


ID
2407378
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo Silva (2011), que tipo de lançamento decorre da obrigação do sujeito passivo de prestar as informações solicitadas pelo Estado com relação às suas atividades, calculando o montante do tributo devido e antecipando o pagamento, antes de qualquer análise por parte da autoridade administrativa?

Alternativas
Comentários
  • Lançamento de ofício ou direto – o sujeito passivo não participa, ou quase não participa da atividade. O FISCO detém elementos suficientes para efetuar o lançamento.

    Ex.: os lançamentos do IPTU, IPVA, contribuição de iluminação pública (...)

    Por declaração ou misto – o contribuinte ou terceiro apresenta o formulário, contendo suas informações, cujos dados estando corretos, são tomados pelo FISCO para apurar o valor do tributo devido. OBS.: no atual sistema tributário nacional, não se vislumbra nenhum tributo cujo lançamento seja feito nesta modalidade.

    Lançamento por homologação – ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa.

    (FISCO - conjunto de órgãos públicos responsável pela determinação e arrecadação de impostos, taxas etc.)


ID
2424577
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre os Estágios da Receita Pública julgue os itens abaixo:

I – EMPENHO é o estudo feito pela Fazenda Pública visando indicar o quanto se pretende arrecadar no exercício financeiro.

II – LANÇAMENTO é o ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal, a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

III – ARRECADAÇÃO são pagamentos de tributos, multas e demais créditos promovidos pelos agentes de arrecadação para posterior recolhimento aos cofres do Estado.

IV – RECOLHIMENTO é constituído da entrega do numerário arrecadado pelos agentes de arrecadação às repartições ou ao Banco Oficial.

Entre as alternativas acima, estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    I - Lei 4.320/64 - Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

     

    II - Lei 4.320/64 - Art. 53. O lançamento de receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

     

    III - MCASP 7a edição - Arrecadação: corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. 

     

    IV - MCASP 7a edição - Recolhimento: É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964.

  • GABARITO B

     

    I - Lei 4.320/64 - Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

     

    II - Lei 4.320/64 - Art. 53. O lançamento de receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

     

    III - MCASP 7a edição - Arrecadação: corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. 

    Acredito que o erro da assertiva III seja informar que o pagamento será feito pelos agentes arrecadadores, quando na verdade o pagamento será realizado por meio dos agentes.

     

    IV - MCASP 7a edição - Recolhimento: É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964.

  • O Item III parece estar correto.

     

    Segundo o enunciado:

    III – ARRECADAÇÃO são pagamentos de tributos, multas e demais créditos ("corresponde à entrega do recursos pelos contribuintes ou devedores") promovidos pelos agentes de arrecadação ("por meio dos agentes arrecadadores") para posterior recolhimento aos cofres do Estado.

     

    Segundo o dicionário "promover" significa: dar impulso, provocar, ser a causa de, solicitar, requerer.

     

    Assim, a redação não é clara, mas dá margem a interpretação de que os agentes arrecadadores "promovem", ou seja, "solicitam, requerem" a arrecadação, o que tornaria o item correto.

     

    Sendo assim, o GABARITO CORRETO PODE SER A LETRA "D"

     

  • Falta de atenção falou mais alto agora.


ID
2450320
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que representa o estágio da receita orçamentária denominado de arrecadação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) " recebem os impostos cobrados a maior " torna incorreta essa alternativa, pois eles nao recebem nem a maior, e nem a menor, no primeiro caso poder-se-ia aplicar, por exemplo, o instituto da repetição de indébito tributário.

    B) CERTO: Arrecadação Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    C) . 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    D) Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta

    bons estudos


ID
2468188
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CRM-MS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos conceitos sobre execução orçamentária previstos na Lei nº 4.320/64, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    a) Art. 59. O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.

     

    b) Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

     

    c) Art. 60. §1o Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

     

    d) Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.

     

    Fonte: Lei 4.320/64


ID
2468404
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O estágio da receita em que se identifica o sujeito passivo da obrigação e o valor devido é o estágio denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    "3.5.2. Lançamento

     

    O art. 53 da Lei no 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa. "

     

    Fonte: MCASP 7a edição


ID
2468407
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O momento em que ocorre o ingresso dos valores pagos pelos contribuintes nos cofres públicos constitui o estágio da receita denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    "3.5.4. Recolhimento

     

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. "

     

    Fonte: MCASP 7a edição


ID
2476312
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre os estágios (etapas) da receita pública, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    a) O reconhecimento da receita orçamentária ocorre no momento do arrecadação.

     

    Lei 4.320/64

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

     

    MCASP 7a edição: "Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei no 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas."

     

    b) "A previsão de receitas é a etapa que antecede à fixação do montante de despesas que irão constar nas leis de orçamento, além de ser base para se estimar as necessidades de financiamento do governo."  (MCASP 7a edição)

     

    c) O estágio da arrecadação refere-se à entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. (MCASP 7a edição)

     

    d) "3.5.4. Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais."  (MCASP 7a edição)


ID
2522452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), é do escopo da contabilidade prover as informações relativas à administração patrimonial, financeira e orçamentária necessárias para que sejam conhecidos adequadamente a composição patrimonial e os resultados econômicos e financeiros das entidades públicas. Nesse contexto, julgue o item subsequente.


É correto utilizar o momento do lançamento para determinar a data da ocorrência do fato gerador no âmbito de uma atividade tributária.

Alternativas
Comentários
  • no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o
    momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento, pois é por esse procedimento
    que:
    a. Verifica-se a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;
    b. Determina-se a matéria tributável;
    c. Calcula-se o montante do tributo devido; e
    d. Identifica-se o sujeito passivo.

    MCASP, pagina 55.

  • O reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento de ocorrência do fato gerador.

     

    No entanto, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento, pois é por esse procedimento que:

     

    a. Verifica-se a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;

     

    b. Determina-se a matéria tributável;

     

    c. Calcula-se o montante do tributo devido; e d. Identifica-se o sujeito passivo.

  • Lançamento tributário (não confundir com o contábil): ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal (fato gerador), a pessoa devedora, a matéria tributável, o montante do tributo devido e, sendo o caso, propor aplicação de penalidade. Só percorrerão esse estágio as receitas previstas em lei, regulamento ou contrato.

     

    Paludo. Orçamento Público, AFO e LRF

  • De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), é do escopo da contabilidade prover as informações relativas à administração patrimonial, financeira e orçamentária necessárias para que sejam conhecidos adequadamente a composição patrimonial e os resultados econômicos e financeiros das entidades públicas. Nesse contexto, julgue o item subsequente.

     

    É correto utilizar o momento do lançamento para determinar a data da ocorrência do fato gerador no âmbito de uma atividade tributária. CERTO

    ____________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    3.4. RELACIONAMENTO DO REGIME ORÇAMENTÁRIO COM O REGIME CONTÁBIL
     

    O reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento de ocorrência do fato gerador. No entanto, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento, pois é por esse procedimento que:


    a. Verifica-se a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;
    b. Determina-se a matéria tributável;
    c. Calcula-se o montante do tributo devido; e
    d. Identifica-se o sujeito passivo.
     

  • Depois de estudar direito tributário, é impossível marcar certo nessa questão

  • RESOLUÇÃO:

             Gente, o estágio do lançamento da receita, é justamente quando são realizados os procedimentos de:

    a) ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;          

    b) determina-se a matéria tributável;          

    c) calcula-se o montante do tributo devido; e          

    d) identifica-se o sujeito passivo (devedor).

             Logo, é o momento certo para determinar a data da ocorrência do fato gerador.

    Gabarito: CERTO

  • É correto utilizar o momento do lançamento para determinar a data da ocorrência do fato gerador no âmbito de uma atividade tributária.

    CERTO

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    De acordo com o MCASP 8 (pag. 55) o lançamenttto é o procedimento administrativo que verifica:

    1- A ocorrência fato gerador

    2-Determina a matéria tributável

    3- Calcula o montante do tributo

    4- Identifica o sujeito passivo

    5- (sendo o caso) propõe a aplicação da penalidade cabível.

  • Certo

    Lançamento - após a previsão no orçamento, a receita é lançada. Essa fase mais nítida quando se trata da receita tributária.

    O CTN previu três tipos de lançamento:

    Lançamento de Ofício ou Direito (Art. 149 CTN)

    Lançamento por Declaração ou misto (Art.147 CTN)

    Lançamento por homologação ou autolançamento (Art. 150 CTN)

  • Se a questão falar de atividade tributária, o momento do fato gerador é o lançamento.

    • Cuidado, nem toda receita pelo regime patrimonial tem como fato gerador o lançamento. Ex.: recebimento de doação de bem imóvel.

    Gab. C

  • Essa questão versa sobre regime de contabilização.

    Segundo o MCASP, 8ª ed., pág. 51, o estágio do lançamento da receita, é justamente quando são realizados os procedimentos de:

    a) ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;
    b) determina-se a matéria tributável;
    c) calcula-se o montante do tributo devido; e
    d) identifica-se o sujeito passivo (devedor).

    Logo, é o momento certo para determinar a data da ocorrência do fato gerador da atividade tributária. Item certo.

    No entanto, há que se fazer uma diferenciação entre lançamento, que é um dos estágios da receita orçamentária, e fato gerador, que deflagra o reconhecimento de fatos contábeis que ensejam registro patrimonial (por exemplo: Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas). Receitas orçamentárias não implicam necessariamente uma Variação Patrimonial Aumentativa. Igualmente Variações Patrimoniais Aumentativas não implicam necessariamente uma receita orçamentária.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2540743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A etapa da receita orçamentária que compreende a transferência dos valores arrecadados para a conta específica do Tesouro é denominada

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    RECOLHIMENTO
    Consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional, responsável pela administração e controle da  arrecadação e pela programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito: Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    MTO 2017, pág.27
     

  • LETRA A

    P. L. A. R.

  • Etapas:

     

    a. Planejamento: A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária.

    b. Execução:

    b.1) Lançamento: O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    b.2) Arrecadação: Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    b.3) Recolhimento: É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964.

     

    Fonte: MCASP. 

     

     

  • eu lembro assim:

    ARRECADAÇÃO: Cidadão que manda a para o ente arrecadador.

    RECOLHIMEN T O: T esouro que manda para a conta

     

    GABARITO ''A''

  • Pessoal, é no estágio de recolhimento que os recursos arrecadados finalmente são transferidos, ou simplesmente recolhidos, aos cofres públicos em conta específica do Tesouro, observando o princípio da unidade de caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente da Federação.

    Gabarito: Letra A


ID
2551927
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria Conjunta STN/SOF Nº 02, de 22 de dezembro de 2016 (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), 7ª Edição), assinale a alternativa que indica a ordem das etapas, na sequência CORRETA, da Receita Pública Orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    O famoso PLAR:

     

    Previsão

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento


ID
2587300
Banca
FAFIPA
Órgão
Fundação Araucária - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quando do reconhecimento das receitas, as entidades governamentais têm como embasamento legal o que determina a Lei nº 4.320/64, e não os fundamentos contemplados nas resoluções do Conselho Federal de Contabilidade. Assinale a alternativa que expressa o regime de reconhecimento da receita e da despesa em acordo com a Lei nº 4.320/1964.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.


ID
2587990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As fases da receita orçamentária e da despesa orçamentária em que há o reconhecimento contábil desses eventos pelas entidades do setor público são, respectivamente, as fases de

Alternativas
Comentários
  • Na Lei 4320/1964, pelo enfoque orçamentário:

     

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

     

    I – as receitas nele arrecadadas;

     

    II – as despesas nele legalmente empenhadas.

     

    Resposta: Letra B

     

    FONTE : SÉRGIO MENDES 

  • gabarito b? há reconhecimento contábil patrimonial na fase de empenho? Para fins orçamentários, td bem; mas não para fins de registro contábil. Não entendi. Acredito que tenha sido mal formulada. Se alguém puder ajudar, agradeço.

     

    MCASP 7 edição

    2.2.5. Relação entre Passivo Exigível (Visão Patrimonial) e as Etapas da Execução Orçamentária
    (Visão Orçamentária)
    2.2.5.1. Passivo Exigível X Empenho
    Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, o empenho de despesa é o ato emanado de autoridade
    competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de
    condição.
    Quando a lei utiliza a palavra “obrigação”, ela não se refere à obrigação patrimonial (passivo
    exigível), pois uma obrigação patrimonial é caracterizada por um fato gerador já ocorrido, ou, conforme
    a lei, por uma condição já implementada.

    A Lei nº 4.320/1964 refere-se ao comprometimento de
    recurso financeiro da entidade governamental que fez o empenho, ou seja, uma obrigação financeira
    para fins de cálculo do superávit financeiro, fonte da abertura de créditos adicionais nos exercícios
    seguintes.

    Por outro lado, o registro da obrigação patrimonial independe da execução orçamentária.

  • Gabarito B

     

    Receita = REGIME DE CAIXA = arrecadação

    Despesa = REGIME DE COMPETÊNCIA = empenho

    Assim, o Estado brasileiro adota o REGIME MISTO

     

    Pelo regime de caixa é considerado receita e despesa aquilo que efetivamente foi recebido e gasto no exercício financeiro, independentemente da data de constituição da obrigação. No regime orçamentário da Administração Pública, apenas para a receita se adotou o regime de caixa (art. 35, I, da Lei 4320/1964).

     

    Ex: o Estado da Paraíba tinha R$ 400 milhões de ICMS para receber em abril, mas arrecadou efetivamente apenas 300 milhões. Considerar-se-á receita do mês de abril o valor de 300, não de 400.

     

    Por outro lado, o regime de competência é um método de escrituração contábil que considera apenas a data em que a obrigação foi constituída, desconsiderando-se quando a mesma será efetivamente paga ou recebebida. O Estado brasileiro adotou esse sistema de lançamento apenas para a despesa (art. 35, II, da Lei 4320/1964).

     

    Ex: a Paraíba emitiu nota de empenho para a compra de computadores no valor de 100 mil reais em 2017. Ainda que apenas ocorra a entrega e consequente liquidação em 2018, com o respectivo processamento e pagamento neste ano, para fins orçamentários, a despesa é relativa ao ano de 2017, não de 2018, tanto que será classificada como "despesa de exercícios anteriores" (DEA).

  • QUESTÃO MAL ELABORADA.

    As fases da receita orçamentária e da despesa orçamentária em que há o reconhecimento contábil desses eventos pelas entidades do setor público são, respectivamente, as fases de:??
     
    Desses eventos?? Cadê os eventos? As fases são fases e não eventos. Agora, o "reconhecimento inicial de uma receita e de uma depessa" é um evento. 

    "Desse": "próximo da pessoa a quem se fala"

    "Desse" é usado quando o que está a ser demonstrado é relativo, pertencente ou está espacialmente próximo da pessoa a quem se fala, longe da pessoa que fala. Também é usado quando o que foi referido está num tempo passado em relação à pessoa que fala, ou seja, que já foi mencionado no discurso."

    #F-DaMae esse eximinador!

  • Reconhecimento Contábil = Patrimonial. 

    Enfoque contábil é patrimonial e não orçamentário.

     

    Pelo amor.

     

  • Reconhecimento contábil não significa que seja no sistema patrimonial, e sim um registro na contabilidade, e a questão quer saber acerca da Receita ORÇAMENTÁRIA e Despesa ORÇAMENTÁRIA, sendo assim, são nas fases respectivas de ARRECADAÇÃO e EMPENHO.

    Gab Preliminar: B

     

    Infelizmente a CESPE anulou o item (acertei na prova, não vi erro algum, enfim...rs). Atualizem a questão QCONCURSOS!

  • Gabarito preliminar: B

    Justificativa de anulação:

    A utilização da expressão “reconhecimento contábil”, no comando da questão, prejudicou o seu julgamento objetivo.


    Disponível em:

    < http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PB_17/arquivos/TCE_PB_17_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF >

    Acesso em: 08 mar 18

  • Se fosse pelo enfoque patrimonial não haveria gabarito, uma vez que o reconhecimento da VPD pode ser tanto no empenho, na liquidação, no pagamento ou antes de qualquer um destes eventos orçamentários, afinal a VPD é reconhecida quanto ocorre o fato gerador da despesa, e este não é dependente de nenhum estágio da despesa orçamentária.

  • Enfoque Orçamentário = Letra B

    Enfoque Patrimonial = Letra D

    • Orçamentário  → regime misto

    receitas=>caixa =(arrecadadas) **

    despesas=> competência =>(empenhadas)

    Patrimonial regime de competência

    fato gerador das receitas e despesas patrimoniais.

    • a receita => (lançamento), VPA
    • despesas => (fase de liquidação), VPD


ID
2591116
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A receita pública se direciona para os cofres públicos passando por quatro estágios: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.


Em relação ao lançamento, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

     

    Existem 3 tipos de lançamento do crédito tributário, quais sejam:

     

    1. Lançamento direito/de ofício: é completamente feito pelo sujeito ativo (Fazenda pública) com base em dados cadastrais, tais como de imóveis e veículos. Dessa forma, o IPTU e o IPVA são exemplos de tributos lançados de forma direta.

     

    2. Lançamento misto: nessa modalidade existem atos tanto do sujeito ativo como do sujeito passivo (o que paga o tributo). O sujeito passivo declara um negócio que enseja o pagamento do tributo e o sujeito ativo procede aos cálculos do montante devido. Modalidade utilizada para lançamentos de ITCMD E ITBI;

     

    3. Lançamento por homologação: todas as atribuições em relação ao pagamento do tributo recaem sobre o sujeito passivo. Esse apura, informa e paga a parcela relativa ao tributo devido (e em alguns casos, envia declarações a respeito dos tributos pagos ao agente arrecadador). Depois de pago o tributo, o sujeito ativo manifesta expressa ou tacitamente o aceite do montante e do pagamento. Modalidade de lançamento utilizada para diversos tributos, tais como: IPI, PIS, COFINS, IR, ICMS, ISS, entre outros.

     

    Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,modalidades-de-lancamento-tributario,24444.html.

  • Letra (e)

     

    Existem três tipos de lançamento:

     

    1) De Oficio - efetuado pela Administração sem a participação do contribuinte (ex. IPVA e IPTU).

     

    2) Por Declaração - quando o sujeito passivo presta à autoridade administrativa competente, as informações necessárias ao lançamento (ex. ITR, IPRF)

     

    3) Por homologação - que ocorre quando o sujeito passivo antecipa o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa competente (ex. ICMS)

     

    Paludo

  • =DECLARAÇÃO = MISTO

    "Lançamento por declaração ou misto, que é aquele que é feito pela autoridade administrativa em face de uma declaração fornecida pelo contribuinte ou responsável, que anteriormente ao recolhimento, prestou uma declaração com informações a respeito da matéria tributável.
    Um dos exemplos dados pela doutrina é o ITCMD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.( http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,modalidades-de-lancamento-tributario,24444.html)

    CTN

    O at. 150. determina que:

          “Art. 150. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.
     

     Lançamento de Ofício ou Direto

                Dispõe o art. 149 do CTN:

    “O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa nos seguintes casos:

    I - quando a lei assim o determine;

    II - quando a declaração não seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma da legislação tributária;

    III - quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declaração nos termos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislação tributária, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prestá-lo ou não o preste satisfatoriamente, a juízo daquela autoridade;

    IV - quando se comprove falsidade, erro ou omissão quanto a qualquer elemento definido na legislação tributária como sendo de declaração obrigatória;

    V - quando se comprove omissão ou inexatidão, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exercício da atividade a que se refere o artigo seguinte;

    VI - quando se comprove ação ou omissão do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que dê lugar à aplicação de penalidade pecuniária;

    VII - quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefício daquele, agiu com dolo, fraude ou simulação;

    VIII - quando deva ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior;

    IX - quando se comprove que, no lançamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omissão, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade especial.

    Parágrafo único. A revisão do lançamento só pode ser iniciada enquanto não extinto o direito da Fazenda Pública.”

    É aquele realizado pela autoridade competente sem qualquer tipo de auxílio por parte do contribuinte. Uma característica que deve ser observada é que o rol de hipóteses de lançamento de ofício apresentado pelo artigo acima mencionado é taxativo, o que significa dizer que somente nos casos previstos pela lei poderá a Administração Pública efetuar o lançamento.  "  ( http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,modalidades-de-lancamento-tributario,24444.html)

  • O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) é um exemplo de lançamento por homologação.

  • A receita pública se direciona para os cofres públicos passando por quatro estágios: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Em relação ao lançamento, assinale a afirmativa correta.

    a) O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um exemplo de lançamento direto. Incorreta! O IPI é lançado por homologação.

    b) O Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) é um exemplo de lançamento por homologação. Incorreta! O ITR é lançado de ofício.

    c) O Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer natureza (IR) é um exemplo de lançamento direto. Incorreta! O IR é lançado por homologação.

    d) O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um exemplo de lançamento misto. Incorreta! Lançamento misto é o por declaração, utilizado, por exemplo, no IE. O IPTU é de ofício.

    e) O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) é um exemplo de lançamento por homologação. Correta!

    Gabarito: e)

  • qual o erro da b)?

    b) O Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) é um exemplo de lançamento por homologação.

    Até onde estudei o ITR também é um imposto com lançamento por homologação...


ID
2602372
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As etapas da receita orçamentária podem ser classificadas da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E"

    Sao estes os estágios da Receita Orçamentária: Previsão; Lançamento; Arrecadação e Recolhimento.

    Previsão

    Estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), compreendido em fases distintas:
    - A primeira fase consiste na organização e no estabelecimento da metodologia de elaboração da estimativa; conforme redação alterada conforme retificação publicada no Diário Oficial da União de 29 de junho de 2004.

    Lançamento 

    A segunda fase consiste no lançamento, que é tratado pelos artigos 51 e 53 da Lei 4.320/64, é o assentamento dos débitos futuros dos contribuintes de impostos diretos, cotas ou contribuições prefixadas ou decorrentes de outras fontes de recursos, efetuados pelos órgãos competentes que verificam a procedência do crédito e a natureza da pessoa do contribuinte – quer seja física ou jurídica – e o valor correspondente à respectiva estimativa. O lançamento é a legalização da receita pela sua instituição e a respectiva inclusão no orçamento.

    Arrecadação

    Entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. 

    A arrecadação ocorre somente uma vez, vindo em seguida o recolhimento. Quando um ente arrecada para outro ente, cumpre-lhe apenas entregar-lhe os recursos pela transferência dos recursos, não sendo considerada arrecadação, quando do recebimento pelo ente beneficiário.

    Recolhimento

    Transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

  • Os ESTÁGIOS da DESPESA SÃO: FELP                                         Os ESTÁGIOS da RECEITA são: PLAR

    FIXAÇÃO                                                                                             PREVISÃO

    EMPENHO                                                                                           LANÇMENTO

    LIQUIDAÇÃO                                                                                        ARRECADAÇÃO

    PAGAMENTO                                                                                       RECOLHIMENTO

     

  • P.E.L.A.R o contribuinte 

  • GABARITO LETRA E.

     

    São estágios da RECEITA ORÇAMENTÁRIA: "PLAR"

     

    P- revisão

    L- ançamento

    A- rrecadação

    R- ecolhimento

     

     


ID
2604196
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Receita Pública deverá percorrer estágios, que são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Estágios da receita:

    Previsão

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento

    Estágios da despesa

    Fixação ou programação

    Empenho

    Liquidação

    Pagamento


    bons estudos

  • GABARITO D

     

    Receita Publica ----- PLAR 

    Despesa Publica ---- FELP 

     


ID
2607619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da receita orçamentária, julgue o item a seguir.


Do ponto de vista orçamentário, as receitas são reconhecidas a partir da sua arrecadação.

Alternativas
Comentários
  • Regime orçamentário: receitas são reconhecidas quando arrecadadas e despesas quando empenhadas.

    Regime patrimonial: receitas e despesas são reconhecidas no momento que ocorre o fato gerador - regime de competência.

  •  

    MCASP - 7º EDIÇÃO - PAG. 55

     

    3.4. RELACIONAMENTO DO REGIME ORÇAMENTÁRIO COM O REGIME CONTÁBIL

     

    A contabilidade aplicada ao setor público mantém um processo de registro apto para sustentar o dispositivo legal do regime da receita

    orçamentária, de forma que atenda a todas as demandas de informações da execução orçamentária, conforme dispõe o art. 35 da Lei nº

    4.320/1964:

     

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:  (REGIME DE CAIXA)

    I – as receitas nele arrecadadas;

    II – as despesas nele legalmente empenhadas.

     

    No entanto, há de se destacar que o art. 35 se refere ao regime orçamentário e não ao regime contábil (patrimonial) e a citada Lei, ao abordar

     

    o tema “Da Contabilidade”, determina que as variações patrimoniais devam ser evidenciadas, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária.

     

    Ocorrido o fato gerador, pode-se proceder ao registro contábil do direito a receber em contrapartida de variação patrimonial aumentativa, o que representa o registro da variação patrimonial aumentativa por competência.

     

     

                                                             Regimes da Contabilidade Aplicada ao Setor Público

     

     

                        Regime Orçamentário (REGIME DE CAIXA)                                              Regime Contábil (Patrimonial)

     

    Receita Orçamentária - Arrecadação - Lei nº 4.320/1964 art. 35         Variação Patrimonial Aumentativa -Competência  -Res.CFC nº 750/1993

  • Regime Orçamentário

    Receitas: regime de caixa. O $$ não está em posse do Estado, portanto não há certeza de que irá receber. Reconhece quando são arrecadadas.

    Despesas: Regime de competência. O $$ está em posse do Estado, portanto já se sabe que irá gastá-lo. Reconhece já no empenho, não no pagamento.

  • Gabarito: CERTO

     

    (Lei 4320 Art. 35)

    Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas; --> Regime de CAIXA

    II - as despesas nele legalmente empenhadas. --> Regime de COMPETÊNCIA

  • RESOLUÇÃO: 

    O reconhecimento da receita pública orçamentária é feito da seguinte maneira:

    Fato gerador (lançamento)à enfoque patrimonial (REGIME DE COMPETÊNCIA)

    Arrecadação à enfoque orçamentário (REGIME DE CAIXA)

    Nesse sentido, do ponto de vista orçamentário, as receitas são realmente reconhecidas a partir da sua arrecadação. 

    Gabarito: CERTO

  • Sim! Do ponto de vista orçamentário (no regime orçamentário), as receitas são reconhecidas no momento da sua arrecadação (regime de caixa). Confira na própria Lei 4.320/64:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

    Já no regime patrimonial, vale o fato gerador, o que muitas vezes coincide com o lançamento (regime de competência).

    Gabarito: Certo

  • Regime Orçamentário

    conforme ao art. 35,lei 4320/64, pertencem ao exercício financeiro:

    as receitas nele arrecadadas;

    as despesas nele legalmente empenhadas.

  • Regime orçamentário as receitas são arrecadadas e as despesas legalmente empenhadas.

  • Certo

    Tem-se que a receita orçamentária é reconhecida no momento da arrecadação, conforme disposto no art. 35 da Lei nº 4.320/64.

  • Regime Orçamentário

    • ESTADO faz seu orçamento de forma cautelosa rs, ou seja, só conta com dinheiro em "mãos", por isso usa Regime misto:

    Receitas: regime de cAixA. O $$ não está em posse do Estado, portanto não há certeza de que irá receber. Reconhece quando são ArrecAdAdAs.

    DEspEsas: Regime de compEtÊncia. O $$ está em posse novamente do Estado, portanto já se sabe que irá gastá-lo. Reconhece já no EmpEnho, não no pagamento.

  • #Respondi errado!!!

  • Índio Artiaga | Direção Concursos

    08/11/2019 às 15:42

    RESOLUÇÃO: 

    O reconhecimento da receita pública orçamentária é feito da seguinte maneira:

    Fato gerador (lançamento)à enfoque patrimonial (REGIME DE COMPETÊNCIA)

    Arrecadação à enfoque orçamentário (REGIME DE CAIXA)

    Nesse sentido, do ponto de vista orçamentário, as receitas são realmente reconhecidas a partir da sua arrecadação. 

    Gabarito: CERTO


ID
2607625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da receita orçamentária, julgue o item a seguir.


A etapa de arrecadação da receita consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se à etapa do recolhimento da receita.

    Etapas da Receita:

    PLAR

    Previsão: é a etapa em que a LOA está sendo elaborada, discutida e votada. Nem todas as receitas orçamentárias passam por essa etapa, como é o caso de uma doação de um bem que não estava prevista na LOA. A autorização para a abertura de crédito adicional (CrAdi) também está nessa etapa, mesmo que posteriormente à aprovação do orçamento.

    Lançamento: é a etapa em que ocorre o Fato Gerador da receita. 

    Arrecadação: quando o contribuinte deposita a quantia em um banco. Para ilustrar, é o pagamento da guia de imposto de renda no banco vinculado ao ente arrecadante.

    Recolhimento: quando a Instituição Financeira transfere o recurso para conta única do ente.

  • Corrigindo:

    A etapa de recolhimento da receita consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

     

    Gabarito: ERRADO

     

    "..Quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena.."

  • Errado

     

    De acordo com o Manual de procedimentos da Receita Pública, recolhimento é a transferência dos valores à conta específica do tesouro.

     

    Arrecadação, corersponde ao momento que o contribuinte comparece ao banco e efetua o pagamento da obrigação.

  • Gabarito: ERRADO

    A etapa da transferência dos valores arrecadados para a conta específica do Tesouro é: RECOLHIMENTO. 

  • diferença:

     

    ARRECADAÇÃO> ENTREGA dos RECUSOS DEVIDOS ao Tesouro Nacional

     

    RECOLHIMENTO> TRANSFERÊNCIA dos VALORES ARRECADOS à conta específica do Tesouro Nacional (zelar pelo princípio da unidade de tesouraria, previsto no art 56, lei 4320/1964)

  • O estágio do recolhimento da receita consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica

    do Tesouro, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

  • Essa não é a fase da arrecadação, mas sim a fase de recolhimento (que vem logo após a arrecadação).

    A arrecadação corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Recolhimento é a transferência dos valores arrecadados àconta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria,vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Gabarito: Errado

  • A etapa de recolhimento da receita consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa. 

    RECOLHIMENTO

    Transferência de $$ à CONTA ESPECÍFICA/CONTA ÚNICA/COFRES PÚBLICOS (todos sinônimos)

    • Gestão Centralizada (pela STN)

    • Observará o princípio da unidade de caixa/tesouraria (vedada fragmentação em caixas especiais, em regra)

    Manutenção -> Banco Central

    Movimentação -> Banco do Brasil

    ARRECADAÇÃO

    • Entrega de recursos DEVIDOS (que os contribuintes estão DEVENDO) aos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas

    • Fornecimento de Recibos (via única)

    • Enseja a QUITAÇÃO DOS DÉBITOS Tributários (ex: abatimento do IRPF)

    a dica para esse tipo de questão é se atentar à palavra CONTA ESPECÍFICA, ou ÚNICA, ou COFRES DO TESOURO

    fonte: arial/meus resumos

    Gabarito: ERRADO

  • Estágio do Recolhimento

    Estágios da Receita

    P->L->A->R

  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    10/12/2019 às 13:49

    Essa não é a fase da arrecadação, mas sim a fase de recolhimento (que vem logo após a arrecadação).

    A arrecadação corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Recolhimento é a transferência dos valores arrecadados àconta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria,vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Gabarito: Errado


ID
2619931
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Banco Beta transferiu para a conta da Prefeitura de Rio Alegria, em 20 de fevereiro de 20X1, o valor de R$250.000,00, referente aos carnês de IPTU pagos.


A etapa da receita orçamentária a que essa situação se refere é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Os estágios da receita orçamentária são os seguintes:
    - Previsão
    - Lançamento
    - Arrecadação
    - Recolhimento

    Previsão - Estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual (LOA).

    Lançamento -  verifica a procedência do crédito e a natureza da pessoa do contribuinte – quer seja física ou jurídica – e o valor correspondente à respectiva estimativa. O lançamento é a legalização da receita pela sua instituição e a respectiva inclusão no orçamento. É neste estágio que ocorre a Variação Patrimonial Aumentativa.

    Arrecadação - Entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. 

    Recolhimento - Transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

  • Recolhimento: último estágio/etapa da receita pública, compreende a entrega do produto da arrecadação pelas referidas repartições  e estabelecimentos bancários ao Banco do Brasil para crédito na conta única do Tesouro Nacional. Observância do príncipio da unidade de caixa. Somente neste estágio que ocorre o efetivo ingresso do numerário aos cofres públicos. 

  • ESTÁGIOS DA RECEITA                                       ESTÁGIOS DA DESPESA 

    REVISÃO                                                             IXAÇÃO

    ANÇAMENTO                                                       E MPENHO

    RRECADAÇÃO                                                    IQUIDAÇÃO

    ECOLHIMENTO                                                  AGAMENTO

  • Esta questão versa sobre receita pública e, mais especificamente, sobre as etapas/estágios da receita orçamentária.

    Vamos relembrar das etapas/estágios da receita orçamentária:



    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Note que a questão trata justamente da transferência dos recursos da instituição financeira para os cofres públicos, logo, versa sobre o recolhimento, que corresponde à alternativa B.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
2622388
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O estágio da Receita pelo qual a repartição competente verifica a procedência do crédito fiscal, a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O lançamento é o estágio da Receita pelo qual a repartição competente verifica a procedência do crédito fiscal, a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito.


ID
2644759
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as etapas da receita orçamentária evidenciam o comportamento da receita e facilitam o conhecimento a respeito do ingresso de recurso nos cofres públicos e sua gestão. Em relação aos estágios da Receita Pública,

Alternativas
Comentários
  • Lançamento
    De acordo com o artigo 53 da Lei 4.320, de 1964, consiste no procedimento administrativo, “o lançamento da receita, o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta”.

    Arrecadação
    Conforme o artigo 56 da Lei 4.320, de 1964, incide no recolhimento pelo contribuinte ao agente arrecadador a uma instituição financeira oficial.

    Recolhimento
    Consiste no repasse da instituição financeira oficial ao cofre do tesouro nacional, conforme o artigo 56 da Lei 4.320, de 1964.

  •  a)é denominado recolhimento o recebimento de tributos efetuados pelos agentes da arrecadação e pela rede bancária autorizada.

    Errada, conceito de arrecadação

     b)é denominado lançamento o ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito.

     c)é denominada arrecadação a entrega dos recursos arrecadados pelos agentes da arrecadação aos bancos oficiais dos Estados.

    Errada, esse conceito é de recolhimento

     d)é denominada previsão a incorporação à lei orçamentária de quanto se arrecada durante o exercício financeiro.

    Errada:  não é uma etapa

  • GABARITO LETRA B.

     

    BIZU: ESTÁGIOS DA RECEITA:  "PLAR"

     

    1- P-REVISÃO

    2- L-ANÇAMENTO

    3- A-RRECADAÇÃO

    4- R-ECOLHIMENTO

     

  • Conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64:

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    I. Previsão: Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na LRF.

    II. Lançamento: é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    III. Arrecadação: Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/64, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.

    IV. Recolhimento: É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

    Resolução:

    Conforme o exposto, a questão se refere ao estágio do lançamento. Portanto, letra B. As demais letras estão descritas acima.

    Gabarito B


ID
2644762
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A receita classifica-se nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Sobre as receitas orçamentárias na Administração Pública,

Alternativas
Comentários
  • Art. 11, § 1º São Receitas Correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

    Art. 11, § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.

     

     

  • GABARITO LETRA "B"

    Essa questão tem um erro. A questão pede o seguinte: "Sobre as receitas orçamentárias na Administração Pública".

    A alternativa diz o seguinte:

     b) as receitas de capital provêm de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; e, ainda, do superávit do orçamento corrente.

    Porém a 4320 deixa bem claro que o superávit do orçamento corrente não é receita orçamentária.

    vejam:

    Art. 11, § 1º São Receitas Correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

    Art. 11, § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente

    § 3º - O superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas
    correntes, apurado na demonstração a que se refere o Anexo nº 1, não constituirá item de receita orçamentária.

     

    Portanto o gabarito menos errado seria a letra b.


ID
2644783
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As etapas da receita orçamentária dependem da ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos e seguem uma ordem sistemática que se inicia com a estimativa e termina com o ingresso de recursos nos cofres públicos. Dessa forma, a execução da receita pública pelo regime orçamentário tem o seu reconhecimento no estágio

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

  • Conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64:

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Etapas da execução da receita: Lançamento, arrecadação e recolhimento.

    I. "Previsão: Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da LOA, resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na LRF.

    II. Lançamento: é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. 

    III. Arrecadação: Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/64, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas. 

    IV. Recolhimento: É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

    Resolução: [...] a execução da receita pública pelo regime orçamentário tem o seu reconhecimento no estágio [...] da arrecadação conforme a lei 4.320/64. Portanto, letra B. Os demais itens estão expostos acima para melhor fixação.

    Gabarito B


ID
2650348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a receita e despesa públicas.


A proposta de aplicação de penalidades no caso de atraso de pagamento de determinada receita pública constitui procedimento estranho aos estágios de execução dessa receita.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    A posposta de penalidade cabível é feita no estágio do lançamento, segundo o CTN.

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Julgue o próximo item, relativo a receita e despesa públicas. 

     

    A proposta de aplicação de penalidades no caso de atraso de pagamento de determinada receita pública constitui procedimento estranho aos estágios de execução dessa receita. ERRADO

    _____________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    3.5.2. Lançamento
    O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

    Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa. Observa-se que, segundo o disposto nos arts. 142 a 150 do CTN, a etapa de lançamento situa-se no contexto de constituição do crédito tributário, ou seja, aplica-se a impostos, taxas e contribuições de melhoria.
    Além disso, de acordo com o art. 52 da Lei nº 4.320/1964, são objeto de lançamento as rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.
     

  • Gabarito DEFINITIVO CESPE: ERRADO

    Conforme o CTN, temos:

    Lançamento --> é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

  • ERRADO. A proposta de aplicação de penalidades no caso de atraso de pagamento de determinada receita pública não constitui procedimento estranho aos estágios de execução dessa receita.

    Ela ocorre no estágio lançamento da receita. Segundo o Código Tributário Nacional, art. 142, o lançamento da receita é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

  • A proposta de aplicação de penalidades no caso de atraso de pagamento de determinada receita pública constitui procedimento estranho aos estágios de execução dessa receitaResposta: Errado.

     

    Comentário: por ser uma proposta o procedimento não pode ser considerado um dispositivo estranho da receita, visto que no estágio do lançamento é prevista as possíveis penalidades.

  • ERRADO

    ESTÁGIOS DA RECEITA

    LANÇAMENTO
    É o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

  • Complementando:

    MTO - 2018 - pgs. 27 - 28

    4.3. ETAPAS DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA

    As etapas da receita seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no País. Dessa forma, a ordem sistemática inicia-se com a etapa de previsão e termina com a de recolhimento.

    Etapas da Receita Orçamentária

    Previsão (PLANEJAMENTO) -> Lançamento -> Arrecadação -> Recolhimento (EXECUÇÃO)

    (...)

    4.3.2. LANÇAMENTO

    O art. 53 da Lei no 4.320, de 1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, conforme o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.''

  • errado, a execução da dívida ativa, isto é, a cobrança realizada pelas procuradorias configura procedimento estranho ao ciclo orçamentário, o que inclui os estágios da receita. Contudo, a proposta, a inscrição, a verificação dos valores devidos, a aplicação da multa, estão estreitamente ligados a esse processo, sobretudo, a etapa de lançamento. No lançamento é verificado também as penalidades cabíveis. (CTN e 4320)

  • A proposta de aplicação de penalidades no caso de atraso de pagamento de determinada receita pública constitui procedimento estranho aos estágios de execução dessa receita.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MCASP 8

    3.5.2. Lançamento

    O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa.

     ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    QUESTÃO CERTA

  • CTN (estágio do Lançamento) = V-D-C-I-(P)enalidades ou "Notificação" como o CESPE tb. gosta de usar.

    Bons estudos.

  • Questão Inteligente <3

  • é engraçado como muita gente já deve ter lido este mesmo artigo do CTN referente ao lançamento umas 1000 vezes, e nunca levou a sério esta parte de propor aplicação de penalidades

    assim como eu

  • LANÇAMENTO

    Ato da repartição competente (Art. 142, CTN)

    Procedência do Crédito (ORIGEM)

    Pessoa Devedora (SUJEITO PASSIVO)

    Inscrição do Débito

    • Verificação do Fato Gerador (momento que nasce uma obrigação)

    • Propor APLICAÇÃO DE PENALIDADE (se for o caso)

    Vencimento do débito e VALOR

    Objetos de lançamento ->

    Impostos DIRETOS (IPTU, IPVA)

    • Rendas com vencimentos LEI/CONTRATO/REGULAMENTO, com relações NOMINAIS dos contribuintes

    • Prestações de serviços periódicas pelos bens da União (ALUGUÉIS, FOROS, ARRENDAMENTOS E LAUDÊMIOS, ETC.)

    • Rendas/Taxas/Proventos -> Direitos preexistentes do Estado, aprovados no decurso do exercício financeiro

    Serviços Industriais do Estado (não imediatamente indenizados)

    fonte: meus resumos.

    Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: ERRADO

    *Questão número 110 da prova.

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/MATRIZ_385_STJ001__PAG_3.PDF

    *Segundo o edital esta questão está classificada na matéria "Administração Financeira e Orçamentária" (página 27).

    http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/EDITAL_DE_ABERTURA.PDF

  • Esta questão versa sobre estágios de execução da receita orçamentária e, mais especificamente, ao estágio do lançamento da receita.

    Segundo o MCASP, 8ª ed., pág. 53, tem-se que:

    "3.5.2. Lançamento

    O art. 53 da Lei n.º 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa.

    Observa-se que, segundo o disposto nos arts. 142 a 150 do CTN, a etapa de lançamento situa-se no contexto de constituição do crédito tributário, ou seja, aplica-se a impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    Além disso, de acordo com o art. 52 da Lei n.º 4.320/1964, são objeto de lançamento as rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato."

    Verifica-se, pelo trecho grifado, que a proposta de aplicação de penalidade não é algo estranho ao lançamento da receita orçamentária, no caso de receitas tributárias. Por essa razão, o item está errado.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Quando se faz necessário, é uma das funções do lançamento propor a aplicação de penalidade cabível. Essa função é encontrada no Código Tributário Nacional (CTN). O lançamento faz parte do estágio de execução da receita pública, portanto a questão está errada.

    Gabarito: ERRADO


ID
2653723
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a denominação do estágio ou da fase da receita que consiste na entrega dos numerários recebidos pelos agentes arrecadadores ao tesouro.

Alternativas
Comentários
  • Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a denominação do estágio ou da fase da receita que consiste na entrega dos numerários recebidos pelos agentes arrecadadores ao tesouro.

     

    e) Recolhimento. GABARITO

    ____________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    3.5.4. Recolhimento
    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964, a seguir transcrito:
    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.
     


ID
2772931
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O estágio da receita orçamentária pública no qual a autoridade administrativa calcula o montante do tributo devido denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Estágios da Receita : Lançamento, Arrecadação e Recolhimento.

    Estágios da Despesa: Empenho, Liquidação e Pagamento.

    Marinha, BRASIL.


ID
2792248
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das fases da receita e da despesa pública é correto afirmar, com base no que dispõe as Normas Gerais de Direito Financeiro estabelecidas na Lei 4320/64:

Alternativas
Comentários
  • Nota de empenho não é ato, é documento. Ato é o próprio empenho. Eis o erro do ite


    LETRA E

  • Lei 4.320

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.


ID
2798350
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em sentido amplo, um item que pode ser classificado como receita pública é

Alternativas
Comentários
  •  MCASP 7ª Edição - Pág. 36         

                        

                                 Em sentido estrito, chamam-se públicas apenas as receitas orçamentárias.

    Ingressos de Recursos Financeiros nos Cofres Públicos (Receitas Públicas em sentido amplo):

    1) Ingressos Extraorçamentários:Representam entradas compensatórias.

    2) Receitas Orçamentárias (Receitas Públicas em sentido estrito): Representam disponibilidades de recursos.

     

    Este Manual adota a definição de receita no sentido estrito. Dessa forma, quando houver citação ao termo “Receita Pública”, implica referência às “Receitas Orçamentárias”.

     

    ...Porém, a banca pediu a resposta em SENTIDO AMPLO...

     a) a redução da dívida fundada por variação cambial. VPA e não executa orçamento!!!

     b) a reavaliação de um equipamento médico-hospitalar. VPA e não executa orçamento!!!

     c) a reversão da perda por redução ao valor recuperável do ativo imobilizado.VPA e não executa orçamento!!!

     d) o ajuste a valor de mercado dos estoques.  VPD e não executa orçamento!!!

     e) o recebimento de depósito caução. Receitas Públicas em sentido amplo!!!

     

    Gab. E

  • Receitas pública extraorçamentárias não integram o orçamento público e constituem passivos exigíveis do ente, de tal forma que o seu pagamento não está sujeito à autorização legislativa. Isso ocorre porque possuem caráter temporário, não se incorporando ao patrimônio público. São chamadas de ingressos extraorçamentários. São exemplos: depósito em caução, antecipação de receitas orçamentárias – ARO, consignações diversas, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

    R: Letra E

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/administracao-financeira-e-orcamentaria-questoes-comentadas-consultor-legislativo-financas-publicas-cldf-2018/

  • Receita pública em sentido amplo (lato sensu) ou ingresso público: são todas as entradas ou ingressos de bens ou direitos a qualquer título, em certo período de tempo, que o Estado utiliza para financiar seus gastos, podendo ou não se incorporar ao seu patrimônio e independente de haver contrapartida no passivo. Exemplos: receitas tributárias, operações de crédito, operações de crédito por antecipação de receita, cauções etc.

    Receita pública em sentido estrito (stricto sensu): são todas as entradas ou ingressos de bens ou direitos, em certo período de tempo, que se incorporam ao patrimônio público sem compromisso de devolução posterior. Exemplos: alienação de bens, receita de contribuições, receitas industriais etc. 

    Receita pública (lato sensu) = receita orçamentária + receita extraorçamentária

    Receitas extraorçamentárias

    • Possuem caráter temporário
    • Não integram o orçamento público
    • Constituem passíveis exigíveis do ente
    • Seu pagamento não está sujeito à autorização legislativa
    • O ente é apenas depositário
    • Gera uma disponibilidade financeira em contrapartida a uma obrigação financeira

    Exemplos: Depósito em caução, ARO, emissão de moeda.

    É possível que uma receita extraorçamentária se torne orçamentária

    Gabarito: Letra E


ID
2798356
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 31/07/2018, um contribuinte pagou, em uma das instituições financeiras autorizadas pelo ente público municipal a quem era devedor, o valor do principal do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, conforme especificado no documento de arrecadação. Sendo assim, em 31/07/2018 houve

Alternativas
Comentários
  • 1º etapa: identificar qual o estágio da receita orçamentária que a questão está se referindo

     

    Como a questão fala que em 31/07/2018 um contribuinte pagou, em uma das instituições financeiras autorizadas pelo ente, o valor principal do ISS, trata-se, portanto, da arrecadação.

     

    Arrecadação: é a entrega dos recursos devidos ao Tesouro, realizada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente. Os contribuintes quitam os seus débitos tributários mediante pagamento aos agentes arrecadadores, em geral instituições financeiras autorizadas, já que não têm acesso direto ao Tesouro Público. 

     

    Não confundir a arrecadação com o recolhimento, que ocorre logo depois da primeira e consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro. 

     

    Portanto, a arrecadação consiste na entrega do recurso ao agente ou banco arrecadador pelo contribuinte ou devedor, enquanto que o recolhimento consiste no depósito em conta do Tesouro, aberta especificamente para esse fim, pelos caixas ou bancos arrecadadores.

     

    2º etapa: identificar a categoria econômica da receita arrecadada

     

    Como a receita é do imposto sobre serviços de qualquer natureza - ISS, trata-se, portanto, de uma receita orçamentária corrente

     

  • Etapas de execução da receita:

    1 - Lançamento

    2 - Arrecadação

    3 - Recolhimento

     

    Etapas de execução da despesa:

    1 - Empenho

    2 - Liquidação

    3 - Pagamento

  • Receita Corrente

    Patrimonial - impostos, taxas e contribuições de melhoria

  • Gabarito: C

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Sérgio Mendes - Estratégia

    A arrecadação é a entrega dos recursos devidos ao Tesouro, realizada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente. Como se trata de um imposto, é uma receita orçamentária corrente tributária.

  • Essa questão versa sobre receita pública, suas etapas/estágios de execução e classificação da receita conforme a natureza da receita.

    Vamos ver os estágios/etapas da receita orçamentária primeiramente:



    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Por meio do resumo esquemático acima, verifica-se que estamos tratando do estágio da arrecadação. Agora é saber se é uma receita corrente ou de capital. Vamos a outro resumo esquemático para conferir isso (dessa vez de classificação da receita orçamentária quanto à sua natureza):



    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Como a receita em questão é um imposto, trata-se de uma receita tributária, portanto, corrente. Assim, temos que a alternativa correta é a letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Essa questão versa sobre receita pública, suas etapas/estágios de execução e classificação da receita conforme a natureza da receita.

    Vamos ver os estágios/etapas da receita orçamentária primeiramente:

    Por meio do resumo esquemático acima, verifica-se que estamos tratando do estágio da arrecadação. Agora é saber se é uma receita corrente ou de capital. Vamos a outro resumo esquemático para conferir isso (dessa vez de classificação da receita orçamentária quanto à sua natureza):

    Como a receita em questão é um imposto, trata-se de uma receita tributária, portanto, corrente. Assim, temos que a alternativa correta é a letra C.

    Gabarito: Letra C.


ID
2810377
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, considerando as Receitas Públicas:


I. As receitas intraorçamentárias são decorrentes da execução da despesa intraorçamentária e ocorrem entre os órgãos ou entidades integrantes dos orçamentos fiscal e/ou da seguridade social.

II. Ao final do exercício, o montante das receitas intraorçamentárias pode não ser igual ao das despesas intraorçamentárias. A diferença deve ser inscritos em exercícios anteriores e restos a pagar.

III. A receita patrimonial é o ingresso proveniente de rendimentos sobre os investimentos do ativo permanente, de aplicações e disponibilidades em operações de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes.

IV. As transferências de capital são os ingressos derivados de outros entes ou entidades referentes a recursos pertencentes a entidade recebedora, não classificáveis em subcategorias econômicas originárias.

V. As parcelas expressivas do produto de arrecadação dos impostos, contribuições e outras receitas públicas não podem ser livremente programadas a cada ano.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Cara,


    Não existem despesas intraorçamentarias! E não é livre a programação das receitas em questão uma vez que a cada bimestre se faz uma adequação orçamentária proporcional a evolução do orçamento! Creio que essa questão está errada!

  • CONFORME O MCASP 8ª

    Resolução:

    I. CERTO Receitas de Operações

    Intraorçamentárias são aquelas realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social do mesmo ente federativo; por isso, não representam novas entradas de recursos nos cofres públicos do ente, mas apenas movimentação de receitas entre seus órgãos.

    II. ERRADO, pois, no fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas em restos a pagar. Não consta o montante das receitas intraorçamentárias pode não ser igual ao das despesas intraorçamentárias.

    III. CORRETO As distribuições provenientes de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente são reconhecidas como receita patrimonial.

    IV. ERRADO As transferências de capital são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados para atender despesas em investimentos ou inversões financeiras, a fim de satisfazer finalidade pública específica; sem corresponder, entretanto, a contraprestação direta ao ente transferidor.

    Assim, não previsão para classificações em subcategorias econômicas originárias.

    V. CERTO No setor público, parcela expressiva do produto da arrecadação dos impostos, contribuições e outras receitas públicas não pode ser livremente programada, uma vez que sua utilização se encontra previamente estabelecida na Constituição ou em diversos dispositivos legais (Vinculação da receita).

    Gabarito B

  • Anulem a questão. Ela está totalmente errada!!


ID
2810413
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale o lançamento INCORRETO correspondente ao registro contábil dos fatos típicos:

Alternativas
Comentários
  • Qdo da arrecadação, receita realizada não é creditada em contrapartida a receita a realizar? Pq a letra A ta certa (e creio q a B siga o msm raciocínio)?

  • PREVISÃO DA RECEITA

     

    D- 5.2.1 - Previsão inicial 1.000

    C - 6.2.1 - Receita a realizar 1.000

     

    ARRECADAÇÃO DA RECEITA

     

    D - 6.2.1 - Receita a realizar 1.000

    C - 6.2.1 - Receita realizada 1.000

     

    D - 7.2.1 -CDR 1.000

    C - 8.2.1 -DDR a utilizar 1.000

     

    D - 1.1 Caixa

    C - 4.1 Impostos, taxas e contribuições

    fonte : Mcasp e livro de contabilidade pública Giovanni Pacelli.