SóProvas


ID
1619437
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

As atividades de um projeto, inter‐relacionadas, compõem um todo organizado, que pode ser denominado de diagrama de rede, ou como normalmente é conhecido – rede PERT (Program Evaluation and Review Technique). O diagrama de rede evidencia esses inter‐relacionamentos entre as atividades no projeto global. Outra forma mais comum de representação gráfica para cronogramas é o diagrama de Gantt ou diagrama de barras. Ambos têm vantagens e desvantagens; entretanto, há uma vantagem comum aos dois modelos. Assinale a alternativa correta que apresenta essa vantagem.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim a D está correta. Simples entendimento....é mto vago dizer isso sem levar nenhuma particularidade em consideração.
  • O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.[1]

    Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que estejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela.[1]

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Gantt

     

  • Existem dois métodos distintos:

    PERT  Program Evaluation and Review Technique (Programa de Avaliação e Revisão Técnica).

    CPM  Critical Path Method (Método do Caminho Crítico). 

    PERT E CPM

    A ideia básica do PERT e do CPM está na identificação do caminho que consome mais tempo, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto. Tanto o PERT como o CPM utilizam flechas e nós para a construção gráfica do projeto. Originalmente, as diferenças básicas entre o PERT e o CPM eram que o PERT utilizava flechas para representar as atividades, enquanto o CPM utilizava nós para essa representação. Outra diferença estava associada à estimativa de tempo para a realização das atividades, onde PERT fazia uso das três estimativas de tempo: otimista, pessimista e a mais provável, para a realização de uma atividade, enquanto o CPM utilizava uma única estimativa de tempo, a mais provável. Essa distinção está associada à origem do PERT para a programação de projetos científicos avançados (como missões para a lua), que eram caracterizados pela incerteza, enquanto o uso inicial do CPM estava associado a atividades de rotina de manutenção de fábricas. Assim, o PERT era frequentemente utilizado quando a variável básica de interesse era o tempo, enquanto o CPM era utilizado quando a variável principal era o custo. Após alguns anos, essas duas diferenças entre as técnicas não distinguiam mais o PERT do CPM. Isso ocorreu porque os usuários do CPM começaram a fazer uso das três estimativas de tempo e os usuários de PERT passaram a tratar os nós da representação gráfica como atividades.

    Para a utilização do método CPM, deve-se determinar uma única duração para cada atividade.

     

     

    FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/metodo-do-caminho-critico/