11.5.2.1 Estratégias para riscos negativos ou ameaças
Três estratégias que tipicamente lidam com ameaças ou riscos que podem ter impactos negativos nos objetivos do projeto, se ocorrerem, são prevenir, transferir e mitigar. A quarta estratégia, aceitar.
Transferir. A transferência de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto transfere o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade de gerenciamento para outra parte, mas não o elimina. Transferir não significa negar a existência do risco através da sua transferência para um projeto futuro ou outra pessoa sem o seu conhecimento ou acordo. A transferência de riscos quase sempre envolve o pagamento de um prêmio à parte que está assumindo o risco. Transferir a responsabilidade pelo risco é mais eficaz quando se trata de exposição a riscos financeiros. As ferramentas de transferência podem ser bastante variadas e incluem, entre outras, o uso de seguros, seguros-desempenho, garantias, fianças, etc.
Fonte: PMBOK 5ª Edição
Esqueçam essa questão de 2010. Os entendimentos mudam e se cair de agora em diante, com a mesma interpretação equivocada dada pela banca, temos um catatau de referências bibliográficas para combatê-la via recurso.
QUESTÃO CERTA: Em relação aos riscos de projeto, no planejamento das respostas ao risco, a estratégia que está relacionada com a exigência de um seguro pelo contratante é: transferir o risco.
Fonte: Qconcursos.
Estratégias para riscos negativos ou ameaças:
Eliminar: Alterar o plano do projeto para eliminar totalmnte o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado.
exemplo: Transferir a festa do campo para um salão coberto, eliminando o risco de chuva ou mal tempo.
Transferir: Transferir o risco para um terceiro, transferindo os impactos e a responsabilidade. É preciso ter em mente que o risco não é eliminado, e quase sempre envolve o pagamento de prêmios a parte que está assumindo o risco.
exemplo: Contratação de um seguro de carro ou residência.
Mitigar: Reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.
exemplo: Ir ao banco sacar 100 mil reais no caixa eletrônico, acompanhado de seguranças fortemente armados e sair de lá em um carro blindado.
Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe do projeto decide correr o risco.
Estratégias para os riscos positivos ou oportunidades:
Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto.
exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação;
Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto;
exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.
Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça;
exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.
Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.