SóProvas


ID
1619641
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na década de 40, Stafne descreveu uma série de lesões radiolúcidas assintomáticas, localizadas próximo ao ângulo da mandíbula. Posteriores relatos de lesões semelhantes mostraram que esta condição representa uma concavidade focal do osso cortical na superfície lingual da mandíbula. Em relação ao defeito de Stafne, analise as afirmativas.


I. A biopsia pode revelar histologicamente tecido de glândula salivar normal ou de tecido linfoide.


II. Algumas vezes, o defeito de Stafne pode interromper a continuidade da margem inferior da mandíbula, com uma depressão clinicamente palpável nesta área. Outras vezes, defeitos semelhantes da cortical lingual podem ser observados mais anteriormente na mandíbula, na região dos incisivos, caninos e pré‐molares.  


III. Os defeitos de Stafne são sempre unilaterais.


IV. É uma alteração de desenvolvimento presente desde o nascimento e com acentuada predileção pelo gênero feminino.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • Defeitos da cortical tb já foram identificados anteriormente na mandíbula, na região de incisivos, caninos e pré molares. Estes defeitos foram relacionados a glândula sublingual ou tecido da glândula salivar aberrante. Embora, se acredite que seja alteração de desenvolvimento, não parece estar presente desde o nascimento, a maioria dos casos ocorrendo em pessoas de meia idade e idosos.

  • GABARITO A

    I. A biopsia pode revelar histologicamente tecido de glândula salivar normal ou de tecido linfoide. CERTO

    II. Algumas vezes, o defeito de Stafne pode interromper a continuidade da margem inferior da mandíbula, com uma depressão clinicamente palpável nesta área. Outras vezes, defeitos semelhantes da cortical lingual podem ser observados mais anteriormente na mandíbula, na região dos incisivos, caninos e pré‐molares CERTO

    III. Os defeitos de Stafne são sempre unilaterais. ERRADO, podem ser bilaterais, mesmo que raramente

    IV. É uma alteração de desenvolvimento presente desde o nascimento e com acentuada predileção pelo gênero feminino. ERRADO, tem predileção por homens

  • O defeito ósseo de Stafne também chamado de cisto ósseo de Stafne, cisto ósseo latente ou cisto ósseo estático foi descrito como uma lesão radiolúcida assintomática, localizada próximo ao ângulo da mandíbula. A etiologia e patogenia desse defeito ósseo permanecem incertas. Geralmente, essa condição tem predileção pelo sexo masculino e é observada neste grupo em 80% a 90% de todos os casos. Com incidência na quinta e sexta décadas de vida, envolvendo a mandíbula de forma unilateral e raramente de forma bilateral. Clinicamente, pode apresentar uma interrupção da continuidade da margem inferior da mandíbula e gerar uma depressão palpável nesta área. Não apresenta sintoma e, em geral, o diagnóstico é realizado pelas características clinicas e radiográficas.