SóProvas


ID
1620127
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sistema nervoso periférico é dividido de acordo com sua organização anatômica e funcional em nervos somáticos e autônomos. As fibras contêm elementos para extremidades, tronco e crânio. As doenças dos nervos periféricos são relativamente comuns, afetam, aproximadamente, 2,4% da população e sua incidência cresce para, aproximadamente, 8% com o avançar da idade. Com relação a este fenômeno patológico, analise as afirmativas a seguir.

I. Dois fenômenos neuropatológicos básicos ocorrem após a separação do axônio, de seu corpo celular. O primeiro, a chamada degeneração primária, ocorre no coto proximal, e o segundo, a degeneração secundária ou walleriana, se verifica no coto distal.

II. Na neuropraxia ocorre uma perda permanente e funcional do nervo, sem descontinuidade anatômica. A disfunção resulta de vários fatores: desmielinização focal, hemorragia, disfunção da membrana axonal e distúrbios eletrolíticos.

III. Na neurotmese há completa interrupção do nervo, com perda da continuidade anatômica do tecido conjuntivo incluindo o epineuro. As lesões são geralmente do tipo estiramento, lacerações, projéteis ou tecido cicatricial exuberante.

IV. Na axonotmese, há interrupção parcial do axônio e de sua bainha de mielina com preservação do tecido de sustentação.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Neuropraxia é a contusão nervosa com o bloqueio fisiológico transitório.

    A recuperação é espontânea e ocorre em poucas semanas. A continuidade anatômica é mantida.

    Axonotemese é a ruptura dos axónios, com manutenção da integridade da bainha

    Por vezes pode ocorrer a recuperação espontânea, podendo levar meses.

    Neurotmese, é a ruptura parcial ou completa dos axónios e da bainha, a recuperação quando possível , só depois de reparação cirúrgica