Anti-SSa/Ro: São anticorpos contra o antígeno Ro, que é uma proteína citoplasmática pequena ligada ao RNA, cuja função é desconhecida. Este anticorpo está presente em cerca de 70% dos pacientes com síndrome de Sjogren primária. Já na Sj associada a artrite reumatóide está presente em 40% dos casos. Estes anticorpos também ocorrem em 30% dos pacientes com LES, onde marca as formas de lupus neonatal, lupus subagudo cutâneo e na síndrome do anticorpo antifosfolípide. Não é útil na investigação de AR!!!
Fator antiperinuclear (APF) e Anticorpo anticeratina (AKA) são anticorpos dirigidos a antígenos localizados na filagrina e são amplamente específicos para AR (no entanto, de dificil execução - foram substituídos pelo anti-CCP)
um antígeno nuclear de linfócito B determinado pelo EBV no sangue de pacientes com AR. Esse anticorpo, por ser encontrado com maior freqüência em pacientes com AR, foi denominado de anti Reumatoid Arthritis Nuclear Antigen ( anti RANA) que mais tarde conclui-se ser o mesmo antígeno nuclear do vírus de Epstein Barr.
Anticorpo para antígeno nuclear AR‐associado (RANA): um antígeno nuclear de linfócito B determinado pelo EBV no sangue de pacientes com AR. Esse anticorpo, por ser encontrado com maior freqüência em pacientes com AR, foi denominado de anti Reumatoid Arthritis Nuclear Antigen ( anti RANA) que mais tarde conclui-se ser o mesmo antígeno nuclear do vírus de Epstein Barr.