SóProvas


ID
1620301
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na análise de função pulmonar, através da espirometria, é de primordial importância a avaliação da Capacidade Vital forçada (CVF), volume expiratório forçado no 1º segundo (VEF1) e relação entre VEF1 e CVF. Diante do exposto, como podem se encontrar estas variáveis no distúrbio ventilatório obstrutivo?

Alternativas
Comentários
  • Capacidade vital forçada (CVF): O seu resultado será expresso em valores absolutos e em percentual de predito. Quando estiver abaixo de 80% do previsto, na presença de VEF1/CVF normal, sugere distúrbio restritivo. A confirmação pode ser feita através da medida da "capacidade pulmonar total" Na impossibilidade destes métodos, os achados radiológicos compatíveis com doença restritiva associados a redução de capacidade vital forçada confirmam a hipótese.
     

    Volume expiratório forçado cronometrado de primeiro segundo(VEF1): O VEF1 avalia basicamente os distúrbios obstrutivos. Quando a CVF estiver diminuída por distúrbios restritivos ele diminuirá proporcionalmente.
     

    Relação VEF1/CVF: A razão entre estas duas medidas é a que melhor avalia a presença de distúrbios obstrutivos. O valor esperado para determinado indivíduo deriva da equação escolhida. Para indivíduos com até 45 anos espera-se o valor de 75% ou superior. Abaixo deste valor o diagnóstico de obstrução é sugestivo e deverá ser definido através da análise paralela de outros valores como FEF25-75, VEF1 e outros fluxos terminais.

     

    http://www.espirometria.com.br/interpretacao.htm