SóProvas


ID
1622383
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo do conflito apresenta-se em cinco estágios. Os estágios que se referem ao conflito percebido e conflito sentido; a melhora ou piora do desempenho do grupo são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    cognição e personalização; consequências. 

  • Estágio I:

    Oposição potencial ou incompatibilidade: Presença de condições que criem oportunidades para que o conflito surja.

    Estrutura: Os grupos dentro das organizações possuem metas diferentes.

    Variáveis pessoais: Uma das variáveis mais observadas no estudo dos conflitos sociais, são os diferentes sistemas de valores. As diferenças de valores são a melhor explicação para as diversas questões, como preconceitos, desacordos sobre a contribuição de alguém para o grupo e a recompensa merecida. As diferenças nesses sistemas de valores são uma fonte importante de conflitos potenciais.

    Estágio II:

    Cognição e personalização: É o estágio em que as questões do conflito costumam ser definidas. As condições antecedentes só levam ao conflito se uma ou mais partes envolvidas forem afetadas e estiverem conscientes disso. Há o nível em que o conflito é percebido e o nível em que o conflito é sentido. Conflito percebido é a consciência, de uma ou mais partes envolvidas, da existência das condições que geram oportunidades para o surgimento de conflitos. Conflito sentido é o envolvimento emocional em um conflito, gerando ansiedade, tensão, frustração ou hostilidade.

    Estágio III:

    Intenções: São as decisões de agir de uma determinada maneira durante um conflito. Precisamos inferir as intenções dos outros para sabermos como responder ao seu comportamento. Identificamos cinco intenções para a administração de conflitos: Competir, colaborar, evitar, acomodar-se e conceder. Competir: Desejo da pessoa em satisfazer seus próprios interesses, independentemente do impacto sobre a outra parte em conflito. Colaborar: Situação em que as partes conflitantes pretendem satisfazer os interesses de todos os envolvidos. Evitar: Desejo de fugir de um conflito ou tentar suprimí-lo. Acomodar-se: Disposição de uma das partes em conflito de colocar os interesses do oponente antes dos seus próprios. Conceder: Situação na qual cada uma das partes de um conflito está disposta a abrir mão de alguma coisa. Assim, quando confrontadas com uma situação de conflito, algumas pessoas sempre querem ganhar a qualquer preço, outras procuram uma solução ótima, algumas tentam fugir dele, outras tentam se acomodar e há as que estão dispostas a abrir mão de algo.

    Estágio IV:

    Comportamento: É neste estágio que os conflitos se tornam visíveis. Este estágio inclui a declaração, as ações e as reações das partes envolvidas no conflito. Os comportamentos geralmente são tentativas de implementar as intenções de cada uma das partes conflitantes, contudo, comportamentos explícitos às vezes acabam sendo desviados de suas intenções originais.

    Estágio V:

    Conseqüências: Os conflitos resultam em conseqüências. Essas conseqüências podem ser funcionais ou disfuncionais.

    Fonte: http://someeducacional.com.br/apz/gestao_conflitos/gestao-de-conflitos-organizacionais.pdf

  • Correta alterativa A

    Processo de Conflito

    Cognição (Percepção da incompatibilidade de objetivos) + Personalização (Percepção da oportunidade de interferência) = Consequências (conflito + resultado + feedback)

    Fonte: Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. - 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014. p. 389-410

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o processo de gestão de conflitos. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que indica os estágios que se referem ao conflito percebido e conflito sentido; a melhora ou piora do desempenho do grupo são, respectivamente:

    Maximiano (2016) apresenta os seguintes estágios do conflito:

    Conflito latente: no seu estado inicial, o conflito é latente. Isso significa dizer que há uma situação que antecede o conflito e tem potencial para produzi-lo. Por exemplo, a diferença de opinião.

    O conflito latente, segundo o próprio Maximiano (2016, p.340), "permanece 'nas sombras' - talvez nunca se manifeste. Se as opiniões não fores expressas, o conflito não se instala". Ou seja, é um conflito que pode não ser percebido pelos indivíduos ou simplesmente "bloqueado" pelos envolvidos, já que eles têm outras coisas a fazer.

    O conflito latente pode evoluir para o conflito percebido e o conflito vivido.

    Conflito percebido: é o conflito claramente notado pelas pessoas, a partir da interação e diferenças entre cada indivíduo e suas preferências.

    Conflito sentido (sensação de conflito): é a parte emocional do conflito. Segundo Maximiano (2016, p.341), "alguns conflitos nunca chegam a esse estágio porque as partes envolvidas podem não se hostilizar, apesar de discordar uma da outra".

    Conflito manifestado: é aquele que chegou ao ponto de máximo da escala. Conforme Maximiano (2016, p.341), "agora é guerra. O conflito pode ser verbal, escrito ou físico - agressão." Independente do meio, aqui impera a sobreposição de um interesse sobre o outro.

    Sequelas do conflito: se o conflito for encerrado deixando algumas causas, a situação tem as sementes para o surgimento de um novo conflito.

    Com base nessas informações, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.