SóProvas


ID
1622659
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esses países eram dominados pela riqueza de grandes proprietários de terras [...] eram também dominados pelos homens armados que os senhores da terra ou qualquer outro pudessem mobilizar. Estes formavam a base dos Caudilhos que, à frente dos seus exércitos tornaram-se tão familiares no cenário político latino-americano. [...] Esses países estavam em contato com a economia mundial através dos estrangeiros, que dominavam a importação e a exportação de seus principais produtos [...] Em nosso período, esses estrangeiros eram principalmente os ingleses [...]

                                       (HOBSBAWM, Eric J. Era do Capital. 1848-1875. São Paulo: Paz e Terra, 2012.)


No texto acima, Eric Hobsbawm analisa a América Latina no período da guerra entre o Paraguai e seus vizinhos. Sobre esse conflito e a participação da Província de Mato Grosso nele, analise as afirmativas. 


I - A província do Mato Grosso envolveu-se nesse conflito diretamente, tendo tido parte de seu território invadido, seu acesso fluvial pelo Rio Paraguai dificultado e assistido à formação de grupos de voluntários civis que se armaram para enfrentar o inimigo.


II - Dentre as correntes historiográficas, uma defende a tese de que o conflito teve razões locais, tendo sido motivado pela invasão da Província de Mato Grosso e pelas pretensões paraguaias de buscar uma saída para o Oceano Atlântico.


III - A participação dos grupos de voluntários civis armados em toda a Província de Mato Grosso contou com forte apoio estrangeiro para o fornecimento de armas, munições e treinamento e foi fundamental para o desfecho do conflito.


IV - Uma das teorias historiográficas que analisa esse conflito, inspirada na obra de Hobsbawm também, afirma a predominância de interesses externos para sua ocorrência com ênfase na ampliação dos interesses econômicos sobre a bacia do Rio da Prata.


Estão corretas as afirmativas  


Alternativas
Comentários
  • As causas da guerra

    Existem diversas visões sobre as causas da Guerra do Paraguai. Algumas delas seriam:

    • a ocupação do Uruguai pelo Império brasileiro, que impunha riscos para o equilíbrio do Prata, enquanto

    o Paraguai defendia a livre navegação nos rios (versão paraguaia);

    • a agressão militar por parte do Paraguai (na invasão do Mato Grosso e Corrientes); o despotismo e as ambições políticas de López;

    • os interesses econômicos da Inglaterra, que pretendia submeter o modelo econômico autossustentável do Paraguai e conseguir sua abertura aos produtos ingleses;

    • fatores como a persistência da indefinição das fronteiras, a inabilidade da diplomacia paraguaia, a imposição

    da hegemonia regional do Brasil e da Argentina, etc., conforme apontam as pesquisas historiográficas mais recentes. (VICENTINO, p. 275).