GABARITO: B
______________________________________________
CORRETA I - O recrutamento interno tem como vantagens o melhor aproveitamento do potencial humano e o incentivo à permanência e fidelidade dos funcionários e, como desvantagens, o possível bloqueio de novas ideias e a manutenção da cultura organizacional.
ERRADA II - A técnica de incidentes críticos, uma das formas dos profissionais de recursos humanos coletarem informações no processo de seleção, consiste na anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo no trabalho. Os aspectos desejáveis (que melhoram o desempenho) ou indesejáveis (que pioram o desempenho) servem de base para comparação na investigação de futuros candidatos.
ERRADA III - As técnicas de recrutamento EXTERNO podem incluir contatos com escolas e universidades, agências de recrutamento e banco de dados, de modo a enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual da organização.
CORRETA IV - Os testes psicológicos, no processo de seleção, são usados como medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas.
_____________________________________________
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de recrutamentos e técnicas de seleção de pessoas. Dito isso, vejamos como as afirmativas em cada item podem ser julgadas.
Vamos lá.
I - correto. O recrutamento interno tem como vantagens o melhor aproveitamento do potencial humano e o incentivo à permanência e fidelidade dos funcionários e, como desvantagens, o possível bloqueio de novas ideias e a manutenção da cultura organizacional.
Do ponto de vista de aplicação, segundo Chiavenato (2014), o recrutamento interno é aquele que busca preencher as vagas com aquelas pessoas que já trabalham na organização. Para essa visão, os colaboradores internos são preferíveis, eles já conhecem como as coisas funcionam.
Tendo como vantagens:
- Aproveita melhor o potencial humano da organização.
- Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
- incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização.
- Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental.
- Não requer socialização organizacional de novos membros.
Já entre as suas desvantagens, temos:
- Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas.
- Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual.
- Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização.
- Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.
- Ideal para empresas mais burocratizadas e mecanísticas.
- Mantém e conserva a cultura organizacional existente.
II - incorreto. A técnica da hipótese de trabalho, uma das formas dos profissionais de recursos humanos coletarem informações no processo de seleção, significa uma previsão aproximada entre o conteúdo dos cargos e as características e requisitos do ocupante.
- A técnica dos incidentes críticos consiste em uma anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo no trabalho. Ela constitui uma excelente técnica para coletar dados a respeito de cargos, cujo conteúdo depende basicamente de características pessoais que o ocupante do cargo deve possuir para um desempenho bem-sucedido.
III - incorreto. As técnicas de recrutamento externo podem incluir contatos com escolas e universidades, agências de recrutamento e banco de dados, de modo a enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual da organização.
- para informações sobre o recrutamento interno, veja o item I.
IV - correto. Os testes psicológicos, no processo de seleção, são usados como medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas.
- De acordo com Chiavenato (2014, p.135), "servem para determinar quanto elas estão presentes em cada pessoa, com a finalidade de prever o seu comportamento em determinadas formas de trabalho".
Concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.