Gabarito D) DIAS (2010) - Estoque mínimo: A determinação do estoque mínimo é também uma das mais importantes informações
para a administração do estoque. Essa importância está diretamente ligada ao grau de imobilização financeira da empresa. O estoque mínimo, também chamado de estoque de segurança, por definição, é a quantidade mínima que deve existir em estoque, que se destina a cobrir eventuais atrasos no ressuprimento, objetivando a garantia do funcionamento ininterrupto e eficiente do processo produtivo, sem o risco de faltas.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns tipos de estoques. Neste caso, devemos numerar a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
3 - Estoque Máximo: Refere-se à quantidade determinada previamente que permite a parada de novos pedidos.
1 - Estoque de Segurança: Aquele que compensa as incertezas inerentes ao fornecimento e à demanda.
O estoque mínimo, ou de segurança, é um estoque adicional capaz de atender a situações imprevisíveis, tais como:
- atrasos no tempo de reposição;
- cancelamento do pedido de compras;
- aumento imprevisto no consumo;
- rejeição de itens comprados por orientação do controle de qualidade etc.
2 - Estoque de antecipação: Significa a quantidade determinada previamente para se antecipar a uma demanda maior com previsão de ocorrer no futuro.
- Eles têm o objetivo de atender a demanda sazonal, demanda relativamente previsível. É um modelo usado para o fornecimento variável de insumos, segundo Slack, Chambers e Johnston (2009). Os estoques são feitos com antecedência para serem consumidos no período em que a demanda é mais intensa, ensina a Bertaglia (2006).
4 - Estoque sazonal: Aquele formado para nivelar as flutuações previsíveis na demanda, entrega ou produção.
- Os estoques de sazonalidade, segundo Chopra e Meindl (2003, p. 54), “é o estoque criado para combater a variabilidade previsível da demanda”. Para Bertaglia (2003, p. 321), “o conceito de sazonalidade está ligado às ocorrências não constantes de um determinado período”.
Assim, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2006.
CHOPRA, Sunil ; MEINDL, Peter. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Prentice Hall, 2003
FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.