(V) O diagnóstico que corresponde a uma análise estratégica tem como uma das premissas básicas considerar o ambiente e suas variáveis relevantes no qual está inserida a empresa. - Diagnóstico estratégico – também denominada auditoria de posição, deve-se determinar “como se está”. As pessoas representativas devem analisar os aspectos inerente à realidade interna e externa da empresa. Essa fase pode ser dividida em cinco etapas básicas: (a) identificação da visão; (b) identificação dos valores; (c) análise externa; (d) análise interna; e (e) análise dos concorrentes. (Djalma Rebouças de Oliveira)
(V) Um dos instrumentos administrativos que podem auxiliar o processo do diagnóstico estratégico é o benchmarking. - Diagnóstico estratégico – também denominada auditoria de posição, deve-se determinar “como se está”. As pessoas representativas devem analisar os aspectos inerente à realidade interna e externa da empresa. Essa fase pode ser dividida em cinco etapas básicas: (a) identificação da visão; (b) identificação dos valores; (c) análise externa; (d) análise interna; e (e) análise dos concorrentes (Benchmarking). (Djalma Rebouças de Oliveira)
(F) A análise interna (externa) tem por finalidade estudar a relação existente entre a organização e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças.
(V) Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e ameaças representam as variáveis não controláveis pela organização. -Ambiente interno (variáveis controláveis): Pontos fortes (strengths) e Pontos fracos (weaknesses) e Ambiente externo (variáveis não controláveis): Oportunidades (opportunities) e Ameaças (threats)