Alternativas
Na medida em que se trata de princípios
geradores de práticas distintas e distintivas entre
as classes sociais, o habitus está expresso, por
exemplo, no que se come e na maneira de
comer, bem como no esporte que se pratica e na
forma de praticá-lo.
O habitus , como um sistema de disposições
incorporadas, está ligado aos esquemas
inconscientes da cultura, uma vez que a teoria
de Bourdieu privilegia em suas análises as
dimensões subjetivas do gosto e da estética dos
grupos sociais.
O habitus se apresenta, ao mesmo tempo, como
social e individual, de modo que a pessoa, em
suas experiências de vida, vai construindo um
habitus individual próprio, ainda que
indissociável do primário.
O habitus é estruturado por meio das instituições
de socialização dos agentes, que impõem aos
indivíduos certos princípios classificatórios, de
visão de mundo e divisão de gostos.
A partir do habitus , se estabelece o que é bom e
o que é mau, o que é distinto e o que é vulgar, o
que é valorizado e o que é desvalorizado em
dado segmento social.