- ID
- 1623847
- Banca
- IF-RS
- Órgão
- IF-RS
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Sociologia
- Assuntos
Na visão positivista da sociologia de Augusto Comte, a produção de conhecimento sobre a sociedade baseava-se em evidências empíricas tiradas a partir da:
Na visão positivista da sociologia de Augusto Comte, a produção de conhecimento sobre a sociedade baseava-se em evidências empíricas tiradas a partir da:
Segundo Comte, os esforços humanos para entender o mundo passam através da lei dos três estágios. Estágio teológico, metafísico e positivo. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à perspectiva do autor acima referido:
Segundo Durkheim, a principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo:
Um dos estudos sociológicos clássicos para explorar a relação entre o indivíduo e a sociedade é a análise de Émile Durkheim sobre o suicídio (publicado originalmente em 1897). As descobertas de Durkheim levaram a concluir que há fatores sociais externos ao indivíduo que afetam as taxas de suicídio. Ele relacionou sua explicação a dois tipos de laços dentro da sociedade – integração social e a regulação social. Diante disso ele identificou quatro tipos de suicídio, em concordância com a relativa presença ou ausência de integração e regulação.
(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 30).
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esses quatro tipos de suicídio:
Fundador do materialismo histórico, Karl Marx (1818-1883), na realidade um filósofo social e economista alemão, contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia, salientando que as relações sociais decorrem dos modos de produção (fator de transformação da sociedade), numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática da estrutura e das transformações sociais. Segundo Marx, os homens desenvolvem as relações técnicas de produção através do processo de trabalho (força humana e ferramentas), dando origem às forças produtivas que, por sua vez, geram um determinado sistema de produção.
(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982, p. 41).
Esse sistema é caracterizado por Marx como:
Assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Max Weber (1864 - 1920), a sociologia é o estudo das interações significativas de indivíduos que formam uma teia de relações sociais, sendo seu objetivo a compreensão da conduta social. Esta ênfase dada a compreensão subjetiva levou o autor a definir a ação social como a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo. Segundo Weber, a conduta social se apresenta em quatro formas ou categorias.
(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982, p.47).
Assinale a alternativa CORRETA:
Para Max Weber, em sua perspectiva de construção de tipos ideais, o estudo das relações de poder implica na compreensão das formas de legitimação da dominação. Sobre a teoria da dominação do sociólogo alemão, assinale a alternativa INCORRETA:
Para o americano Talcott Parsons (1902 –
1979), podem-se identificar quatro problemas
fundamentais de ajustamento, enfrentados por
qualquer sistema social, considerados seus
“imperativos funcionais", já que, para sobreviver, qualquer sistema deve, constantemente, resolvê-los.
(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas,
1982. p.50).
Assim, Parsons distingue, dentro do sistema
social, quatro funções específicas, devendo
atender os seguintes problemas:
Assinale a alternativa CORRETA:
A principal obra de Marx, O Capital, não é
sociológica, mas econômica. Em que produziu
uma visão principalmente econômica da
sociedade, precisamente porque acreditou que a
compreensão dos processos históricos não pode
ser feita sem referência às maneiras como os
homens produzem sua sobrevivência material.
Daí decorre a importância do conceito trabalho,
porque é nesse processo que se estabelece a
interação com a natureza e é através dele que o
homem a transforma. O homem trabalhando é
considerado força de trabalho. Significando a
energia despendida no processo de trabalho,
através da qual se chega ao produto. E é o
trabalho que atribui ao produto valor. Segundo
Marx, a economia capitalista trouxe um fato novo,
ou seja, a separação entre produto e trabalhador.
Agora entra em cena uma figura nova: vendem-se
mercadorias para obter dinheiro, que permite
comprar mercadorias multiplicadoras de
dinheiro. E mais especificamente, surge uma
nova mercadoria: a força de trabalho.
(DEMO, P. Uma introdução crítica. Atlas, 1ª ed. São Paulo,
1983. p. 69-70).
Diante disso, Marx criou o conceito de mais-valia,
mais-valia absoluta e mais-valia relativa, sendo
que a mais-valia absoluta é:
Assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Rui Canário em sua obra “O que é a Escola?”, o ensino da sociologia da educação implica tomar em consideração três dimensões fundamentais.
(CANÁRIO, R. O que é Escola? Ed. Porto, Porto, 2005. p. 41).
Assinale a alternativa CORRETA:
O Presidente da Câmara de Educação
Básica do Conselho Nacional de Educação, no
uso de suas atribuições legais e de conformidade
com o disposto na alínea “c" do § 1º do artigo 9º
da Lei nº 4.024/61, com a redação dada pela Lei nº
9.131/95, e com fundamento no Parecer CNE/CEB
nº 22/2008, homologado por Despacho do Senhor
Ministro de Estado da Educação, publicado no
DOU em 12 de maio de 2009, resolve:
Art. 1º Os componentes curriculares Filosofia e
Sociologia são obrigatórios ao longo de todos os
anos do Ensino Médio, qualquer que seja a
denominação e a organização do currículo,
estruturado este por sequência de séries ou não,
composto por disciplinas ou por outras formas
flexíveis.
Art. 2º Os sistemas de ensino deverão
estabelecer normas complementares e medidas
concretas visando à inclusão dos componentes
curriculares Filosofia e Sociologia em todas as
escolas, públicas e privadas, obedecendo aos
seguintes prazos de implantação:
I. início em 2009, com a inclusão obrigatória dos
componentes curriculares Filosofia e Sociologia
em, pelo menos, um dos anos do Ensino Médio,
preferentemente a partir do primeiro ano do
curso;
II. prosseguimento dessa inclusão ano a ano, até
2011, para os cursos de Ensino Médio com 3 (três) anos de duração, e até 2012, para os cursos
com duração de 4 (quatro) anos.
Parágrafo único. Os sistemas de ensino e escolas
que já implantaram um ou ambos os
componentes em seus currículos devem ser
incentivados a antecipar a realização desse
cronograma, para benefício maior de seus
alunos.
No estudo das teorias sobre a educação escolar e a desigualdade, as ideias de Bernstein nos auxiliam a entender por que pessoas que provêm de determinados meios socioeconômicos tendem a ter um desempenho abaixo do seu potencial na escola. São estes os traços associados ao discurso do código restrito que inibem as chances de uma criança em termos educacionais.
(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 412).
I. A criança provavelmente recebe respostas limitadas às perguntas que faz em casa; logo, é provável que ela fique menos bem-informada e menos curiosa em relação ao mundo em um sentido mais amplo do que aquelas que dominam códigos elaborados.
II. A criança encontrará dificuldades para responder à linguagem impassível e abstrata empregada no ensino, bem como aos apelos em relação aos princípios gerais da disciplina escolar.
III. É provável que muito do que o professor disser seja incompreensível para a criança, pois ele empregará a linguagem de uma forma com a qual a criança não está acostumada. Para lidar com esse problema, a criança talvez tente traduzir a linguagem do professor para algo que lhe seja familiar – mas, nesse caso, é possível que ela deixe de compreender justamente os princípios que o professor pretende transmitir.
IV. Embora decorar ou repetir não sejam atividades muito difíceis para a criança, ela pode encontrar grandes dificuldades para entender distinções conceituais que envolvam generalização e abstração.
V. Um dos grandes problemas identificados no fracasso escolar diante da desigualdade socioeconômica se deve ao baixo poder aquisitivo das famílias em acompanhar seus filhos na escola, bem como proporcionar a eles uma vida cultural aos padrões recomendados ou esperados pela escola.
Assinale a alternativa CORRETA que
corresponde ao pensamento de Bernstein.
“O principal objetivo da escola era preparar
os alunos para assumir papeis na sociedade, já
que quem tinha acesso às escolas eram os filhos
dos burgueses e a escola tomava como seu papel
principal fazer o repasse do conhecimento moral
e intelectual, porque através deste estaria
garantida a ascensão dos burgueses e,
consequentemente, a manutenção do modelo
social e político vigente. Para tanto, a proposta
de educação era absolutamente centrada no
professor, figura incontestável, único detentor do
saber que deveria ser repassado para os alunos.
O papel do professor estava focado em vigiar os
alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou
conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e
corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas,
organizadas de acordo com uma sequência fixa,
baseada na repetição e na memorização. Aulas
de memorização de conteúdos (retirados dos
livros), em que os alunos eram considerados
como um papel em branco, nos quais era
impresso o conhecimento, cabendo a eles
concordar com tudo sem questionar. Eram
formados para ser sujeitos acríticos e passivos.
Nessa concepção de ensino o processo de
avaliação carregava em seu bojo o caráter de
punição, muitas vezes, de redução de notas em
função do comportamento do aluno em sala de
aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte
em nosso modelo de educação, ainda hoje, tanto
no ensino fundamental e médio como no ensino
superior, que vive uma salada de concepções
pedagógicas. Sabemos que os professores são fruto da sua formação escolar, social e política,
que esta se reflete na sua prática pedagógica,
quando esta não é pensada/refletida
cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo
vicioso: formado sem reflexão – formo alunos
sem reflexão, também".
“A Tendência Liberal Tecnicista começa a se destacar no final dos anos 60, quando do desprestígio da Escola Renovada, momento em que mais uma vez, sob a força do regime militar no país, as elites dão destaque a um outro tipo de educação direcionada às grandes massas, a fim de se manterem na posição de dominação. Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. O chamado “tecnicismo educacional”, inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. O tecnicismo defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos” sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras. Subordina a educação à sociedade capitalista, tendo como tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, trazendo para os alunos e para as escolas consequências perversas, a saber”:
I. A sociedade passou a atribuir à escola e à sua tecnologia toda a responsabilidade do processo de aprendizagem, negando os saberes trazidos pelos alunos e pelos professores.
II. Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas.
III. O professor passou a ser refém da técnica, repassada pelos manuais e o aluno a ser um mero reprodutor de respostas pré- estabelecidas pela escola. Assim, se o aluno quisesse lograr sucesso na vida e na escola, precisava apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar e/ou criar algo novo.
IV. O bom professor deveria observar o desempenho do aluno, apenas com o intuito de ajustar seu processo de aprendizagem ao programa vivenciado.
V. Conhecimento: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.
Disponível em:<http:// www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf>
“No final dos anos 70 e início dos 80, a
abertura política decorrente do final do regime
militar coincidiu com a intensa mobilização dos
educadores para buscar uma educação crítica,
tendo em vista a superação das desigualdades
existentes no interior da sociedade. Surge, então,
a “pedagogia libertadora" que é oriunda dos
movimentos de educação popular que se
confrontavam com o autoritarismo e a dominação
social e política. Nesta tendência pedagógica, a
atividade escolar deveria centrar-se em
discussões de temas sociais e políticos e em
ações concretas sobre a realidade social
imediata. O professor deveria agir como um
coordenador de atividades, aquele que organiza e
atua conjuntamente com os alunos. Seus
defensores, dentre eles o educador
pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma
escola conscientizadora, que problematizasse a
realidade e trabalhasse pela transformação
radical da sociedade capitalista".
Configuram-se como Ações Afirmativas todas as alternativas abaixo, EXCETO:
A diversidade étnica e cultural dos Povos Indígenas no Brasil constitui um dos mais valiosos patrimônios de nossa sociedade, e torna-se fundamental abordar esta temática junto aos alunos da Educação Básica. Sobre tais povos, assinale as alternativas CORRETAS:
I. De acordo com as concepções aceitas atualmente, um índio é alguém que se reconhece e é reconhecido como membro de uma comunidade indígena, e as comunidades indígenas são aquelas fundadas em relações de parentesco ou vizinhança que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.
II. A contínua influência da população nãoindígena sobre os povos indígenas tem representado um efetivo processo de transformação de culturas que anteriormente eram voltadas às suas tradições milenares e tendiam a um baixo dinamismo cultural.
III. Os grupos chamados de Índios Isolados representam aqueles que ainda não tiveram contato com populações não-indígenas, havendo inclusive um departamento na FUNAI para tratar destes povos.
IV. Até meados dos anos 70, no Brasil, acreditava-se que o desaparecimento dos indígenas seria inevitável. Contrariando tal ideia, nas décadas seguintes verificou-se um crescimento desta população, e atualmente existem mais de 240 povos indígenas em nosso território.
V. Costuma-se classificar os povos indígenas brasileiros a partir de suas línguas, sendo os dois maiores troncos linguísticos, na atualidade, o Macro-Jê e o Tupi.
Estão CORRETAS:
A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo, e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal temática tem sido densamente discutida na produção sociológica, especialmente desde a chamada Escola de Frankfurt. Sobre a análise sociológica do consumo, assinale se as sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que a mídia não deve ser pensada como mero entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a indústria cultural, responsável pela disseminação de ideologias dominantes que permitiam a domesticação das massas.
( ) Walter Benjamin indica que a difusão em massa é um dos elementos básicos da obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e, através da reprodução, a obra de arte ganha em valor de exibição sem perder seu valor de culto e sua aura.
( ) Para Theodor Adorno a mídia transformava a cultura em mercadoria, servindo ao processo de acumulação de capital, de forma que produtos estandardizados difundiam clichês e estereótipos, mas tal processo encontrava oposição por parte dos consumidores, que escolhiam os produtos conforme seu gosto particular.
( ) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do real e a exacerbação do consumismo supérfluo e inútil como busca de felicidade e gratificação instantâneas.
( ) As análises recentes têm mostrado que a flexibilização dos padrões de consumo e a demanda por produtos customizados ao gosto do cliente impulsionam o que vem sendo denominado de produção flexível – a produção de mercadorias e serviços em menor escala, orientados a nichos de mercado específicos.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, na ordem de cima para baixo:
Para Roque Laraia, em seu clássico livro “Cultura, um conceito antropológico”, uma das premissas da antropologia, ao estabelecer uma centralidade do conceito de cultura, é assumir o relativismo como princípio e romper com quaisquer determinismos. Com base nas discussões do autor, assim, é INCORRETO afirmar que:
Sobre o conceito de cultura na obra de Claude Lévi-Strauss, indique a alternativa CORRETA.
Sobre as relações entre gênero, trabalho e organização familiar em nossa sociedade contemporânea, aponte a alternativa que indica, entre as assertivas abaixo, aquelas que estão CORRETAS:
I. A natureza da parceria entre homens e mulheres na distribuição de responsabilidades assumiu diferentes formas ao longo do tempo. Nas sociedades pré-industriais, em que não se verificava clara separação entre atividades produtivas e atividades domésticas, o trabalho, em geral, envolvia a família como um todo. Com o advento da indústria moderna, os homens passaram a se encarregar das atividades de domínio público e mulheres da esfera privada, de modo que o trabalho doméstico torna-se “invisível”.
II. Apesar das profundas transformações recentes neste campo, persistem as desigualdades: as mulheres tendem a estar concentradas em ocupações com pior remuneração, muitas em atividades de rotina e sem perspectivas de ascensão, persistindo uma segregação ocupacional dos gêneros, baseada em interpretações dominantes sobre quais as atividades adequadas para cada sexo.
III. Entre as grandes transformações nas relações de gênero na atualidade, podemos destacar: mudanças na natureza das tarefas associadas às mulheres; diminuição da taxa de natalidade; aumento da média de idade das mulheres ao ter filho(s); hegemonia inquestionável do modelo de família nuclear; desejo de satisfação pessoal por parte das mulheres, contrariando pressões sociais.
IV. Verifica-se, em geral, um movimento em
direção a relações mais igualitárias entre
homens e mulheres na distribuição do trabalho
assalariado e do trabalho doméstico. Esta é,
no entanto, uma adaptação tardia, pois a
renegociação das tarefas domésticas se
processa mais lentamente do que o ingresso
das mulheres no mercado de trabalho, e as
mulheres ainda são responsáveis, em geral,
pelo cuidado dos filhos.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
Sobre a temática da Educação para os Direitos Humanos, é INCORRETO afirmar que:
Acerca da relação entre Trabalho e tecnologia nas sociedades contemporâneas, afirma-se que:
Em seu clássico estudo “Os Estabelecidos e os Outsiders”, Norbert Elias e John Scotson tomam uma pequena comunidade, a que deram o nome fictício de Winston Parva, como microcosmo, onde encontravam questões que lançavam luz sobre problemas da sociedade como um todo. Sobre as relações entre estabelecidos e outsiders, tal qual definida pelos autores, assinale se as assertivas são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) As relações em Winston Parva são tomadas como um paradigma empírico para o estudo geral das relações de poder, uma vez que é recorrente que alguns grupos sociais se considerem como humanamente superiores aos demais.
( ) Uma análise microssociológica deve ater-se aos pequenos episódios, e não aos grandes processos. São estes pequenos episódios locais que permitem compreender o movimento de ascensão e declínio dos grupos ao longo do tempo, e, portanto, das relações de poder. Como, por exemplo, nos movimentos de contra-estigmatização por parte dos grupos antes estigmatizados.
( ) As relações raciais podem ser vistas como relações entre estabelecidos-outsiders de um tipo particular. O emprego da denominação “racial” chama atenção para um aspecto periférico da relação, quando o central é uma divisão desigual de poder, em que um sinal físico serve de símbolo para o valor inferior do grupo.
( ) Verifica-se um tabu em torno do contato entre grupos estabelecidos e outsiders, sendo tais relações controladas através de diversos meios. Entre eles, a fofoca, um poderoso instrumento de controle social.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, na ordem de cima para baixo:
Leia a seguinte frase e assinale o seu autor:
“... a peculiaridade desta filosofia da avareza parece ser o ideal de um homem honesto, de crédito reconhecido, e, acima de tudo, a ideia do dever de um indivíduo com relação ao aumento de seu capital, que é tomado como um fim em si mesmo. Na verdade, o que é aqui pregado não é uma simples técnica de vida, mas sim uma ética peculiar, cuja infração não é tratada como uma tolice, mas como um esquecimento do dever.
Esta é a essência do problema. O que é aqui
preconizado não é um mero bom senso comercial
– o que não seria nada original – mas sim um
ethos. Esta é a qualidade que nos interessa”.
A noção de habitus cumpre um papel central na teoria de Pierre Bourdieu quanto à análise das desigualdades sociais. A este conceito pode-se associar todas as perspectivas abaixo, EXCETO:
Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS:
I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem.
II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.
III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem.
IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
A discussão sobre a presença das elites nas relações de poder representa uma importante perspectiva na história das Ciências Sociais. Alguns autores sustentam a ideia de que, em todas as sociedades, existem minorias detentoras de grande força política que acabam monopolizando o poder e tornam-se uma elite política dirigente. São autores importantes nesta corrente de pensamento:
As questões ligadas ao nacionalismo, à definição de fronteiras entre os Estados Nacionais e às formas de construção de identidade (envolvendo diferenças étnicas, linguísticas, religiosas, tribais, raciais, entras outras) são fundamentais na compreensão da geopolítica das nações nos processos sociais ao longo do Séc. XX e XXI. São exemplos corretos desta temática todos os casos abaixo, EXCETO:
Sobre a produção que consolida a antropologia no quadro das ciências, entre meados do século XIX e início do século XX, é INCORRETO afirmar que: