SóProvas


ID
1623952
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública

O Jornal Valor Econômico em 07/08/2013 publicou matéria intitulada “Empresas revêem estratégias diante de incertezas sobre a economia", na qual se refere às ações de uma instituição de saúde. Os comentários da gerente de estratégia da instituição estão reproduzidos abaixo:  


“Há dois meses trabalhávamos com uma perspectiva de crescimento da economia, daqui a um mês iremos rever isso. Os rumos tomados pela instituição dependem da regulamentação a ser adotada pelo governo na área de saúde. (...) O governo estuda mudanças nas margens de remuneração e nós (instituição) devemos ser capazes de fazer essa transição".


Com base no texto analise as assertivas.


I. O texto indica a necessidade de ajustes a uma nova condição ambiental referente às variáveis econômicas e políticas a que se apresentam adversas ao crescimento organizacional forçando a empresa a rever suas estratégias para enfrentar uma possível retração econômica e perdas significativas de clientes, obrigando-a, evidentemente, à adoção de uma estratégia defensiva para que  a organização seja capaz de promover uma transição adequada ao ambiente externo.

II. O texto indica uma situação de adversidade o que recomenda a reformulação de indicadores internos vinculados à estratégia para responder às mudanças nas margens de remuneração e à possível retração na economia tendo impacto na perspectiva financeira e demandando a formulação de novas diretrizes em relação ao tratamento com clientes – como inovações em serviços e revisão de processos e formas de aprendizado, o que coaduna com a utilização de um “Balance Scorecard".

III. O texto indica que as alterações nas variáveis econômicas e políticas afetarão somente o crescimento do mercado e as margens de remuneração; frente a isso, a opção mais viável para uma instituição de saúde é a adoção de estratégias de retração, pois fica claro que haverá uma redução das atividades atuais do negócio em questão, dado que a retração da economia afeta a renda discricionária e a utilização dos serviços fornecidos por esse setor.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) assertiva(s) está(ão) CORRETAS:  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A dado como corrreto. 

    Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
    O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
    Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.