SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Finanças


ID
1623937
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao Balanced Scorecard (BSC) assinale a alternativa que NÃO corresponde às características desse instrumento:

Alternativas
Comentários
  • Balanced Scorecard pode ser entendido como um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores – financeiros e não financeiros.

    Fonte: Augustinho Paludo.


ID
1623940
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição da estratégia deve estar alinhada à visão da empresa e ser fundamentada na análise do ambiente externo e interno. Em relação à análise ambiental verifique as assertivas abaixo e assinale a alternativa conforme solicitado: 


I. O ambiente externo pode ser decomposto em macroambiente, comum a todas as organizações e específico, próprio de cada organização.

II. O macroambiente é composto, entre outras, por variáveis tecnológicas, econômicas, políticas, legais, sociais, culturais, demográficas e ecológicas.

III. As variáveis políticas somente interferem na estrutura e funcionamento dos negócios regulados pelo agente governamental.

IV. As variações econômicas podem ser estruturais, que alteram as relações entre os setores, e cíclicas, a exemplo de oscilações nos juros. Ambas afetam a obtenção de lucros e devem ser cuidadosamente analisadas.

V. O ambiente específico é constituído principalmente por clientes, fornecedores, concorrentes e
grupos reguladores.  

VI. Uma vez estabelecido o cenário da análise ambiental é possível assegurar um contexto e definir as ações para o sucesso da empresa.


 Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    A opção "VI", invalida as letras, "b, c, d" 

    # Opção VI diz, "Uma vez estabelecido o cenário da análise ambiental é possível assegurar um contexto e definir as ações para o sucesso da empresa. 

    Não há como "assegurar" o sucesso de nada... O planejamento estratégico, as ferramentas estratégicas e tudo mais que existe na Administração Estratégica, poderão apenas "auxiliar", para a melhor escolha.

     

    A opção "III", invalida a letra "a"

    # A Opção "III" dia, " As variáveis políticas somente interferem na estrutura e funcionamento dos negócios regulados pelo agente governamental.

    As variáveis políticas, influenciam, todos os negócios, e não só os regulados, por este ou aquele "agente governamental".

  • Valeu Marcio.

  • Gab. E

    Ambiente externo

    Ambiente contextual = Macroambiente (Geral) = Ambiente Remoto: afeta indiretamente. Exemplos: Fatores Político-Legal; F. Demográficos, Econômicos, Socioculturais.

    Ambiente operacional = Microambiente (Específico) = Ambiente de Tarefa: diretamente relacionado à esfera de atuação da organização. Exemplos: Fornecedores, Concorrentes, Clientes, Grupos de Interesse.

    Ambiente interno: elementos internos da organização, inclui mas não se limita: cultura organizacional, pessoas, estrutura organizacional, tecnologia empregada. 


ID
1623943
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras de uma organização permite diagnosticar a situação atual e orientar possíveis tendências futuras em relação à liquidez, estrutura patrimonial e rentabilidade. Relacione os conceitos das técnicas de análise apresentadas abaixo às descrições e em seguida marque a alternativa que reproduz a sequência CORRETA dos conceitos, na ordem de cima para baixo:  


I. Análise Vertical.

II. Análise Horizontal.

III. Indicadores de Liquidez.

IV. Indicadores de Rentabilidade.

V. Indicadores de Endividamento e Estrutura. 


( ) se refere(m) ao diagnóstico em intervalos sequenciais de tempo identificando variações reais, quando expresso(s) em valores com mesma capacidade de compra. A evolução é obtida a partir da comparação de um determinado período em relação a uma data base. 

( ) se refere(m) à identificação da composição das fontes passivas de recursos da organização identificando o grau de comprometimento financeiro com seus credores.

( ) se refere(m) à capacidade da organização em cumprir seus compromissos a partir de critérios que reproduzam a posição financeira em um determinado período de tempo.

( ) se refere(m) à identificação de alterações estruturais nas demonstrações financeiras ao comparar as proporções existentes entre as diversas contas. As análises reais ou nominais produzirão resultados idênticos nesse caso.

( ) se refere(m) ao diagnóstico dos resultados em função dos recursos disponíveis para operação e investimentos da organização.  


A alternativa que melhor expressa a sequência CORRETA dos conceitos, de cima para baixo é: 

Alternativas
Comentários
  • Análise Vertical = reais ou nominais

     Análise Horizontal= data base. 

    Indicadores de Liquidez= posicao financeira

    Indicadores de Endividamento e Estrutura= fontes passivas de recursos

    Indicadores de Rentabilidade= investimentos da organização

     

     

     

  • O texto cita esses dois setores como os principais causadores.

  • Nada disso, o autor apenas os utiliza como exemplo! Claro que podemos inferir que eles são os principais causadores, mas o enunciado pede CONFORME O TEXTO.

  • B) II, V, III, I e IV.


ID
1623946
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

“A Natura iniciou a negociação de suas ações na Bolsa em 26 de maio de 2004, sendo também uma das pioneiras a ingressar no Novo Mercado. O sucesso do IPO da Natura, numa época em que o Brasil sofria as consequências de diversas intempéries econômicas, resultou no início de um círculo virtuoso para o mercado de capitais. “A ousadia e a confiança no mercado que a Natura demonstrou, naquele momento econômico ainda difícil, abriram o caminho para uma fila de mais de uma centena de companhias que passaram a enxergar a Bolsa como um canal de financiamento para a expansão de seus negócios".


O trecho acima foi publicado no site da BM&F Bovespa em 22/09/2009 e retrata a experiência de uma empresa nacional que ingressou no mercado de capitais. Em relação a esse mercado, analise as assertivas identificando V, quando VERDADEIRA, e F, se FALSA.  


( ) O mercado primário é aquele que organiza a emissão de novos instrumentos de capital e de crédito. Esse mercado tem como desafio estabelecer os preços dos valores mobiliários.

( ) O mercado secundário é responsável por negociar os títulos e apura os preços das ações diante das consecutivas transações.

( ) Ações são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por sociedade por ações, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a emissora.

( ) Debêntures são títulos negociáveis representativos da propriedade de uma fração do capital de uma sociedade por ações.

( ) IPO (Initial Public Offring) é uma oferta pública de títulos. Essa oferta tem seus preços decididos por dois métodos principais: aquisição a um preço pré- determinado ou através de um leilão (book building).


A alternativa com a sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

     

    As afirmações corrigidas ficam:

     

    ( )  Debêntures são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por sociedade por ações, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a emissora. 


    ( ) Ações são títulos negociáveis representativos da propriedade de uma fração do capital de uma sociedade por ações.


ID
1623949
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A ampliação da competição global tem exigido das empresas melhorias constantes nos níveis de produtividade, qualidade dos produtos e redução dos custos, o que exige o acompanhamento dos processos e a geração de informações precisas que irão auxiliar nas decisões em nível de produção ou de investimentos e, nesse sentido, o controle de custos torna-se estratégico. Considere uma empresa que produz quatro produtos (PD1, PD2, PD3 e PD4). Os produtos têm porte diferentes, sendo PD1 e PD2 pequenos e os demais considerados de grande porte. O volume de produção e venda de PD2 e PD4 é maior do que de PD1 e PD3. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:


I. No caso da empresa em questão, a alocação dos custos indiretos pelo sistema tradicional de custeio, que aloca os custos a partir de atributos relacionados ao volume de produção, produzirá efeitos que reconhecem os ganhos de escala.

II. No caso da empresa em questão, a aplicação do sistema ABC irá reconhecer as diferenças existentes entre os produtos e alocará os custos de forma que os produtos com maior porte receberão a maior parte dos custos, independentes do volume de produção e vendas.

III. No caso da empresa em questão, o uso do sistema de custeio ABC que se diferencia do sistema de custeio baseado em volume pela mudança das bases de alocação e pelo reconhecimento dos custos por atividade, irá produzir informações mais adequadas.

IV. No caso da empresa em questão, o uso do sistema de custeio tradicional irá produzir informações mais precisas para o gerenciamento econômico-financeiro do que o sistema baseado em atividades.  


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETAS:  

Alternativas

ID
1623952
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública

O Jornal Valor Econômico em 07/08/2013 publicou matéria intitulada “Empresas revêem estratégias diante de incertezas sobre a economia", na qual se refere às ações de uma instituição de saúde. Os comentários da gerente de estratégia da instituição estão reproduzidos abaixo:  


“Há dois meses trabalhávamos com uma perspectiva de crescimento da economia, daqui a um mês iremos rever isso. Os rumos tomados pela instituição dependem da regulamentação a ser adotada pelo governo na área de saúde. (...) O governo estuda mudanças nas margens de remuneração e nós (instituição) devemos ser capazes de fazer essa transição".


Com base no texto analise as assertivas.


I. O texto indica a necessidade de ajustes a uma nova condição ambiental referente às variáveis econômicas e políticas a que se apresentam adversas ao crescimento organizacional forçando a empresa a rever suas estratégias para enfrentar uma possível retração econômica e perdas significativas de clientes, obrigando-a, evidentemente, à adoção de uma estratégia defensiva para que  a organização seja capaz de promover uma transição adequada ao ambiente externo.

II. O texto indica uma situação de adversidade o que recomenda a reformulação de indicadores internos vinculados à estratégia para responder às mudanças nas margens de remuneração e à possível retração na economia tendo impacto na perspectiva financeira e demandando a formulação de novas diretrizes em relação ao tratamento com clientes – como inovações em serviços e revisão de processos e formas de aprendizado, o que coaduna com a utilização de um “Balance Scorecard".

III. O texto indica que as alterações nas variáveis econômicas e políticas afetarão somente o crescimento do mercado e as margens de remuneração; frente a isso, a opção mais viável para uma instituição de saúde é a adoção de estratégias de retração, pois fica claro que haverá uma redução das atividades atuais do negócio em questão, dado que a retração da economia afeta a renda discricionária e a utilização dos serviços fornecidos por esse setor.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) assertiva(s) está(ão) CORRETAS:  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A dado como corrreto. 

    Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
    O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
    Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.


ID
1623955
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Sabe-se que preço unitário (p) – custo variável  unitário (v) é igual à margem de contribuição unitária (MCU), que MCU x quantidade (q) é igual à Margem de Contribuição Total (MCT). RT é a receita total e F é o Custo Fixo Operacional. Considerando um nível de produção de uma unidade o LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) será? 

Alternativas
Comentários
  • A estrutura, conforme dada pela questão:

    Margem de Contribuição Unitária (MCU) = Preço de venda - Custos Variáveis unitários - Despesas Variáveis Unitárias.

    A Margem de Contribuição Total = MCU x quantidade vendida

    e o LAJIR (Lucro Antes dos Juros e I.R) é justamente a = Margem de Contribuição Total - Custos Fixos Totais

     

  • Gabarito: letra E.

    Na verdade, ele pediu o LAJIR para UMA UNIDADE, ou seja, Mcu-F.


ID
1623961
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública

Considerando a evolução do pensamento administrativo analise as afirmações abaixo e marque a alternativa CORRETA.


I. “O paradigma de administração se baseia em racionalização do trabalho, divisão de tarefas em múltiplas etapas, supervisão cerrada e obediência hierárquica."

II. “Mesmo dotado de ótimas condições físicas para o trabalho, o trabalhador socialmente desajustado irá apresentar baixa eficiência."

III. “O tipo de personalidade adequada à sociedade moderna é a do homem flexível ao desempenho de vários papéis simultâneos, dentro da organização."

IV. “Os indivíduos são seres complexos e precisam se realizar em diversos aspectos; mesmo que se verifique que as recompensas sociais são importantes, não se deve reduzir a importância das recompensas materiais." 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito não faz sentido, pois o homem flexivel nada tem a ver com adm. Burocrática.
  • Questão para excluir da lista de exercícios. fazer o quê? a Banca é soberana, né.....

    vejam o q uma banca séria diz acerca da T. Rel. Humanas:

     

    Q679071

    Administração Geral 

     Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: TCE-PA

    Prova: Auditor de Controle Externo - Área Planejamento - Administração

    A teoria das relações humanas foi pioneira ao considerar, na administração das organizações, a importância da integração social dos empregados, a importância do conteúdo do cargo para os trabalhadores e a atenção a formas de recompensas não materiais.

     

    Certo

  • IMAGINA PENSAR EM UM BUROCRATA MULTITAREFA!!!!!! KKKKK

  • Sem sentido, a primeira se encaixa mais com a teoria burocrática, embora o gabrito seja B

  • Daniel Sampaio, a Escola Burocrática, assim como a Teoria clássica e a Administração Científica fazem parte da Abordagem Clássica, por isso as três apresentam muitas caracteristicas iguais!

  • Tanto na burocracia quanto na teoria estruturalista temos a figura do homem organizacional, que tem por definição o que o item III afirma: o homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações.

    O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:

    1. Flexibilidade

    2. Tolerância às frustrações

    3. Capacidade de adiar as recompensas

    4. Permanente desejo de realização

    Fonte: CHIAVENATO, Introdução a Teoria Geral Da Administração 9ª Ed Editora Manole 2018


ID
1623964
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

__________________ enfatizou a estrutura e a forma da organização divulgando princípios de administração baseados em sua experiência. Para ele, as organizações poderiam ser divididas em seis grupos: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas.

Qual alternativa completa corretamente a lacuna do texto acima?

Alternativas
Comentários
  • Fayol que falou sobre a divisão das funções dentro da empresa

  • FAYOL - Unidade única, ou seja, apenas um chefe para tudo e todos.

    TAYLOR - Gerência múltipla para não sobrecarregar a pessoa.

    Alternativa C

    Avante!

  • A questão cobrou conhecimento sobre as teorias administrativas e seus teóricos.

    Ela quis saber qual dos teóricos abaixo se relaciona ao seguinte:

    "enfatizou a estrutura e a forma da organização divulgando princípios de administração baseados em sua experiência. Para ele, as organizações poderiam ser divididas em seis grupos: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas."

    A) INCORRETO.

    Frederick Taylor foi o pai da Escola da Administração Científica. A assertiva está tratando de Fayol, pai da Teoria Clássica.

    B) INCORRETO.

    Elton Mayo foi teórico das Relações Humanas.

    C) CORRETO.

    Henri Fayol, pai da Teoria Clássica, foi responsável por priorizar a estrutura organizacional. Estabelecer o 14 princípios da Administração, as 6 funções da empresa e as 5 funções do administrador. Portanto, esse é o nosso gabarito.

    D) INCORRETO.

    Frank Gilbreth foi um autor da abordagem clássica que auxiliou Taylor sobretudo no estudo dos "tempos e movimentos"

    E) INCORRETO.

    Max Weber foi o sociólogo que serviu como base para a Teoria da Burocracia.

    GABARITO: LETRA C


ID
1623967
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre as decisões de investimento de capital da empresa, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  As Despesas de Capital no item Investimentos engloba: despesas orçamentárias com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização, das mesmas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente. 

    Diante disso podemos inferir que o investimento de capital está intimamente relacionado com a expansão no nível de operações.Gabarito: Letra A
  • Deriva da Teoria de Marshal: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Neocl%C3%A1ssica-Solu%C3%A7%C3%A3o-De-Equilibrio/56252964.html

  • Aff. Questão TOSCA!

  • Questão deslocada.


ID
1623970
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As principais atividades dos administradores financeiros estão relacionadas às decisões de investimento e de financiamento. A avaliação e seleção de investimentos de longo prazo e a escolha entre financiamento de capital próprio e de dívida são processos denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: d) Orçamento de capital e estrutura de capital.  


ID
1623976
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Há diversas técnicas de gestão eficaz do estoque de uma empresa. A técnica que consiste em classificar os itens de estoque de forma a determinar seu nível de monitoramento é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Monitoramento? Essa é nova para mim.  Gabarito D.

  • não entendi nadinha. =/

  • Pô, de mão beijada essa...a única que classifica os estoques é a curva ABC. 

    Gab: D e fui para a próxima!

  • A curva ABC classifica, logo ficamos sabendo(monitoramento)do item que é mais importante e se ele está no fim ou ainda possui boa quantidade em estoque. Gabarito: D

  • Nessa, primeiro a gente sabe o gabarito para depois adequarmos o conceito a ele.


ID
1623982
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras de uma empresa auxilia na compreensão da sua situação econômico-financeira. Com relação aos indicadores determinados nesse processo de análise, é INCORRETO dizer que:  

Alternativas
Comentários
  • Os índices de endividamento mostram a situação FINANCEIRA da empresa

  • Situação Financeira
    * Estrutura = Endividamento
    * Liquidez
    Situação Econômica
    * Rentabilidade

  • Se aparecer o termo "Incorreto" há grandes chances de ser a letra A, pois as bancas trabalham para enganar o candidato, a letra A sendo a incorreta, muitos confundem e eliminam logo de cara ela achando que está errada, acaba marcando outras. 


ID
1623985
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um conceito de grande importância em finanças refere-se ao valor do dinheiro no tempo. Esse conceito é amplamente empregado na análise de fluxo de caixa, que representa as entradas e saídas de caixa ao longo do tempo. Com relação a esse conceito, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Renato, comenta para nós, por favor.

     

  • A. Não é possível estabelecer uma base de comparação entre valores que estão dados em momentos diferentes no tempo. - INCORRETO. Não é possível comparar valores em momentos diferentes no tempo, para isso, usa-se uma taxa de juros afim de coloca-los em um mesmo momento.

    B. Tomando um valor futuro, quanto maior a taxa de juros considerada, maior será o valor presente correspondente. - INCORRETO. Para trazer um valor futuro para o valor presente, esse é descontado a partir de uma taxa de juros. Quanto maior a taxa, maior será o desconto e por consequência, menor será o valor presente.

    C. O momento de ocorrência dos fluxos de entrada e saída de caixa é mais importante do que o seu respectivo valor. - INCORRETO. Não há hierarquia de importância.

    D. Para uma dada taxa de juros, quanto maior o prazo de ocorrência de um determinado fluxo, menor será o seu valor presente. - GABARITO. Mesmo raciocínio da B

    E. Tomando um determinado fluxo de caixa, a inversão na ordem de recebimento dos seus fluxos não afeta o seu valor presente. INCORRETA. Seria correta apenas se os recebimentos fossem uniformes. Se receber primeiro valores mais altos, esses serão descontados por menores períodos, mantendo maior parte do seu valor futuro.



ID
1623988
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para avaliar alternativas de investimento de capital, a empresa deve terminar os fluxos de caixa relevantes, que representam saídas e entradas de caixa incrementais associadas à proposta. Um dos componentes dos fluxos de caixa refere-se ao fluxo de caixa residual ou terminal. Em relação a este componente, analise as afirmativas abaixo:


I. É um fluxo de entrada ou saída de caixa que ocorre no último ano do projeto.

II. Todos os projetos apresentam este componente.

III. É o fluxo de caixa resultante do encerramento e da liquidação do projeto.

IV. Pode afetar significativamente a decisão de investimento de capital.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • A ênfase dada aos fluxos de caixa de um orçamento de capital está associada à realização de um projeto, que são chamados de fluxos de caixa relevantes. Ao analisar um projeto de investimentos, o analista financeiro deve apenas preocupar-se com estes fluxos.

    Fluxo de caixa residual: É o fluxo de caixa não-operacional, após o imposto de renda, que ocorre no final do projeto, em geral decorrente da liquidação do projeto.


ID
1623991
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A Taxa Interna de Retorno (TIR) como técnica de análise de investimentos:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Alguém, por favor, me explica essa questão!

  •  A TIR pressupõe que os valores que forem aplicados no projeto serão aplicados pela propria TIR, ou seja pela mesma taxa utilizada para o calculo da TIR.

  • Gabarito Letra C
     

    O VPL e a TIR apresentam alguns aspectos comuns, e algumas diferenças, tais como:

    • avaliam as propostas mediante o uso de uma taxa correspondente ao custo de capital ou à rentabilidade mínima exigida do investimento.

    Os dois métodos pressupõem que as entradas de caixa sejam reinvestidas durante a vida útil do projeto e neste ponto surge uma diferença básica:

        • No VPL esse reinvestimento seria realizado a uma taxa predeterminada que normalmente corresponde ao custo de capital ou à taxa mínima de atratividade.

        • Na TIR a reinversão deveria propiciar rentabilidade periódica igual à própria TIR, o que é improvável!

    https://www.passeidireto.com/arquivo/17784455/analise-de-investimentos/2+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b
    bons estudos

  • NBR 14653-4

    3.80 Taxa interna de retorno(TIR): Taxa de juros que anula o fluxo de caixa descontado de um investimento.

  • São duas as diferenças entre a TIR e o VPL.Diferenças essas que coloca a aquela como desvantajosa em relação ao VPL.

    A primeira é que se supõe que na TIR que todas as entradas de caixas são reinvestidas à Taxa Interna de Retorno.

    A segunda é que a TIR é sempre contante.

  • A)    Errado. A taxa interna de retorno de uma alternativa financeira somente é verdadeira na suposição de todos os fluxos de caixa, que se sucederão, sejam reaplicados à taxa de juro calculada pelo método. Sendo assim, a TIR considera o valor do dinheiro no tempo.

    B)    Errado. A taxa de rentabilidade consiste na relação entre o valor presente líquido, determinado a partir da taxa de atratividade, e o valor dos desembolsos de capital.

    C)    Correto. Vide letra “A”.

    D)    Errado. A taxa interna de retorno é o valor do desconto que iguala, em determinado momento, o valor presente dos recebimentos com os dos pagamentos.

    E)     Errado. Vide letra “A”.


  • Não é a taxa de rentabilidade mínima pois depende da taxa proposta pelo projeto a fim de então aceitar ou rejeitá-lo.


ID
1623994
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O custo de capital é calculado com base em diversas fontes de financiamento, de caráter permanente e de longo prazo, que compõem a estrutura de capital de uma empresa. Com relação a essas fontes, NÃO é correto afirmar que, em geral:

Alternativas
Comentários
  • Já vi uma questão de outra banca afirmando que o endividamento do capital próprio é melhor do que de terceiros. Mas quando aprendi na aula de análise de balanços o endividamento próprio é a pior pois a empresa tem que pagar dividendos pelo resta da vida para os investidores. Quanto ao capital de terceiros é só pagar a dívida e os juros e estará quitado.

  • GABARITO D O capital próprio apresenta um custo menor do que o capital de terceiros.

  • excelente comentário


ID
1623997
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação ao capital de giro líquido, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    Ele refere-se a um indicador de liquidez e não de rentabilidade da empresa.

ID
1624000
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Segundo Gitman (2010), o princípio econômico fundamental usado na administração financeira é a __________________, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais.

Qual alternativa completa corretamente a lacuna da frase acima?

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito de valores adicionais, ou seja, o quanto vale a produção ou aquisição de mais uma unidade, em economia recebe o nome de "marginal".

  • "O principal princípio econômico usado na administração financeira é o da análise marginal custo -benefício, segundo o qual decisões financeiras devem ser tomadas e atos têm de ser praticados somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. Quase todas as decisões financeiras se referem, em última análise, a uma avaliação de seus benefícios e custos marginais."

    Gitman

     


ID
1624003
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A O Valor Econômico Adicionado (EVA), é uma medida popular usada por muitas empresas para determinar se um investimento, proposto ou existente, contribui positivamente para a riqueza dos acionistas. Como este valor é calculado?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    EVA = Lucro Líquido - Custo do capital
  • O Economic Value Added (EVA) é uma medida desenvolvida e registrada pela empresa de consultoria norte-americana Stern & Stewart & Co. (EUA) em 1992 e que recupera a idéia de lucro econômico.


    Conforme Ehrbar (1999:2), Vice-Presidente Sênior da Stern Stewart & Co:

    “ Aritmeticamente, é o lucro operacional após o pagamento de impostos menos o encargo sobre o capital, apropriado tanto para o endividamento quanto ao capital acionário. É o valor pelo qual o lucro excede ou deixa de alcançar o custo do capital utilizado para realizar aquele lucro. É o que os economistas denominam lucro residual, que significa exatamente aquilo que implica: é o resíduo que sobra depois de todos os custos terem sido cobertos. (...)”


    Portanto, o EVA é o lucro residual após a apropriação do custo do capital próprio.


    Fórmula de cálculo:

    EVA = Lucro Líquido - (% Custo do Capital Próprio x PL)


    Fonte: Gabriel Rabelo e Luciano Rosa


ID
1624006
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sendo a meta da administração financeira a maximização da riqueza dos proprietários da empresa, existe, segundo Gitman (2010) um conflito entre os objetivos dos proprietários e os objetivos dos administradores das empresas, chamado de __________________, ou seja, a possibilidade de os administradores colocarem seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa.

Qual alternativa completa corretamente a lacuna da frase acima?

Alternativas
Comentários
  • Problema de agency:

    A definição de Problema de agency se dá ao conflito entre objetivos de proprietários (acionistas) e de administradores da empresa, ou seja, a possibilidade de osadministradores colocarem seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa. Dois fatores servem para que os problemas de agency sejam evitados ou minimizados: as forças de mercado e os custos de agency.

  • " Deste conflito entre os interesses dos proprietários e os dos administradores surge aquilo que se chama de problema de agency, ou seja, a possibilidade de que os administradores coloquem seus objetivos pessoais à frente dos corporativos.5 Os problemas de agency podem ser evitados ou atenuados por meio de dois fatores: forças de mercado e custos de agency."

    Gitman


ID
1624009
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto aos segmentos do mercado financeiro, segundo Megliorini e Vallim (2009), classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Mercado Monetário: Segmento onde são realizadas as operações de curto e curtíssimos prazos.

( ) Mercado de Crédito: Atende solicitações de financiamento de bens duráveis pelos consumidores e de capital de giro pelas empresas.

( ) Mercado de Capitais: Atende solicitações de crédito de médio e longo prazo, em especial aquelas relacionadas a investimentos em ativos imobilizados.

( ) Mercado Cambial: Realiza operações de compra e venda de moedas estrangeiras conversíveis.

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação, o mercado cambial está correto.  A única alternativa que tem a IV como verdadeira é a letra E. Sugiro que alguem comente com mais propriedade as demais questões.

  • Mercado de Capitais: Atende solicitações de crédito de médio e longo prazo, em especial aquelas relacionadas a investimentos em ativos imobilizados

    Não seria MOBILIÁRIOS ??

  • Não seria MOBILIÁRIOS ?? também fiquei na duvida !!!!!

  • o cara copiou e colou daqui.... a examinador preguiçoso rrsrs... jogou no google e copiou o que viu kkkkk e complicado assim viu um cara que não conhece nada do SFN ....dai sai umas pérolas dessa ai. dai ele achou o que a outra pessoa ta certa e colou na prova.... bem tem que ver se foi anulada esta questão depois... senão ta valendo ne rsrs

    http://www.cursosonlinesp.com.br/product_downloads/b/administracao_de_financas__25985.pdf

  • Em contabilidade, o ativo fixo ou ativo imobilizado de uma empresa é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das suas atividades, sendo caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). São, portanto, bens que a empresa não tem intenção de vender a curto prazo ou que dificilmente podem ser convertidos imediatamente em dinheiro. Têm, pois, um caráter de permanência, sendo chamados bens patrimoniais

    Fonte: pt.m.wikipedia.org 

  • O mercado de capitais opera com valores mobiliários, títulos de cá e de lá, bolsa de valores, etc...

     

    Mas para que servem esses títulos em última instância?

     

    Os títulos servem para as empresas captarem dinheiro no mercado, oferecendo títulos e investindo os valores na área produtiva; máquinas, tecnologia, etc! Aí temos que está correta a assertiva III.

     

    Outra obervação é a relação que isso possui com a taxa base de juros da economia. Lembram-se da curva IS-LM? Quanto maiores os juros, menor é o investimento por parte das empresas e maior são as poupanças, dado que é mais vantajoso guardar dinheiro que produzir algo. Quando a taxa de juros cai, floresce o mercado de capitais, pois o produtor vê em sua firma a oportunidade de trazer lucros maiores que deixando seu capital aplicado. Dessa forma faz sentido, também, buscar dinheiro no mercado de capitais e investir em produção. 

  • LETRA E CORRETA

    Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.

    Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

     

    Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.

     

    Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.

     

    Mercados financeiros: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.


ID
1624012
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral

Em relação à Teoria dos Dividendos e à destinação do lucro gerado por uma empresa, considere as assertivas I, II e III:  


I. Teoria de Miller e Modigliani: Considera que a maneira como os lucros são repartidos entre dividendos e reinvestimentos não afeta o valor das cotações das ações da empresa nem a riqueza dos proprietários.

II. Teoria de Gordon: Considera que o valor das ações de uma empresa é função das expectativas futuras de distribuição de dividendos, descontados a uma taxa de retorno compatível com o risco percebido pelos investidores.

III. Teoria Residual: Considera que as empresas deveriam usar os lucros, em primeiro lugar, para atender às suas necessidades de capital na realização de investimentos e, com o resíduo do lucro, fazer a distribuição entre os acionistas.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):

Alternativas

ID
1624015
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

 Considere as assertivas I, II e III sobre o termo alavancagem, utilizado em finanças:  


I. A alavancagem operacional (operational leverage) é proporcionada pelos custos e despesas operacionais fixos.

II. O GAO (grau de alavancagem operacional) é a medida da alavancagem operacional, que representa o indicador do potencial de rentabilidade proporcionado pelo lucro operacional.

III. A alavancagem financeira (financial leverage) é proporcionada pelas despesas financeiras relativas aos juros incidentes sobre o capital de terceiros integrante da estrutura de capital da empresa. 


Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - todas corretas

  • Resposta correta letra C


ID
1624018
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à estrutura e custo de capital, considere as assertivas I, II, III e IV:


I. A estrutura de capital de uma empresa corresponde aos fundos de longo prazo oriundos de fontes de capital próprios e de terceiros.

II. O custo de capital é utilizado como parâmetro para as decisões de aprovação ou reprovação de novos projetos, uma vez que estes devem proporcionar retornos superiores aos respectivos custos.

III. O custo de capital representa a taxa mínima de retorno que novos investimentos devem proporcionar.

IV. O capital de terceiros é formado por empréstimos e financiamentos contraídos em instituições financeiras e pelas obrigações emitidas pelas empresas, tais como as debêntures.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s): 

Alternativas
Comentários
  • Todas alternativas estao corretas !!!


ID
1624021
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Entre as diversas metodologias de avaliação de empresas, muitas vezes utilizadas em conjunto para determinação do valor do negócio, destacam-se as seguintes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e

     

    contabil: com base no valor do patrimônio líquido no balanço patromonial. Pouco utilizado!

    liquidação: calcula-se os bens menos os direitos. Não considera a marca e clientes.

    mercado: é o valor da empresa de capital aberto com base no valor das ações

    multiplos: valor com base em empresas semelhantes e transações já realizadas. Simplista e arriscada!

    fluxo de caixa descontado: método mais completo, considera fatos históricos, imobilizados, lucros, projeções de mercado, clientes, marcas e riscos. Metido mais utilizado!

     

    Fonte:http://valorebrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Metodos-de-avaliacao-de-empresas.png

  • Payback descontado (fluxo de caixa descontado) - medida de prazo de retorno para o investimento. Trazido a uma TMA - (n) prazo ROI (retorno sobre o investimento) - medida percentual de retorno sobre o investimento - (inv/PL) VPL (valor presente líquido) - medida de retorno mínimo para um determinado prazo e uma certa TMA TIR (taxa interna de retorno) - taxa media de retorno dos fluxos de caixa do investimento para um determinado prazo - (i) taxa TMA = taxa minima de atratividade

ID
1624024
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A estrutura de um plano orçamentário, segundo Padoveze (2005), contempla três grandes segmentos: o orçamento operacional, o orçamento de investimentos e financiamentos, e a projeção dos demonstrativos contábeis. As seguintes peças orçamentárias pertencem ao orçamento operacional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O orçamento de despesas financeiras é uma peça orçamentária contida no orçamento de investimentos e financiamentos.