SóProvas


ID
1624303
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo, que se referem a instalações de refrigeração e climatização.


I. Em sistemas de refrigeração tipo “seco”, um dispositivo de expansão superdimensionado pode inundar o evaporador, possibilitando a entrada de refrigerante liquido no compressor.


II. Pressões baixas, na sucção do compressor, em instalações dotadas de compressores herméticos, podem ocasionar a queima do motor elétrico em virtude do resfriamento insuficiente do mesmo.


III. Em algumas instalações, os tubos capilares são montados junto à linha de sucção do compressor formando um trocador de calor, isso para que o vapor possa resfriar o refrigerante líquido contido no tubo capilar.


IV. Os tubos capilares, adotados em sistemas de condicionadores de ar, são mais compridos e de diâmetro menor que os utilizados em sistemas de refrigeradores residenciais.


Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Os evaporadores possuem diversas formas de classificação. Quanto ao seu sistema de alimentação, os evaporadores podem ser classificados em: seco ou inundado.

     

    Evaporador seco (ou de expansão direta)

    O refrigerante entra no evaporador, de forma intermitente, através de uma válvula de expansão, geralmente do tipo termostática, sendo completamente vaporizado e superaquecido ao ganhar calor em seu escoamento pelo interior dos tubos (Figura 2.20). Assim, em uma parte do evaporador existe fluído frigorífico saturado (líquido + vapor) e na outra parte, fluído superaquecido. Este tipo de evaporador é bastante utilizado com fluídos frigoríficos halogenados, especialmente em instalações de pequena capacidade.
    Sua principal desvantagem está relacionada com o seu relativamente baixo coeficiente global de transferência de calor, resultante da dificuldade de se manter a superfície dos tubos molhadas com refrigerante e da superfície necessária para promover o  superaquecimento.

     

    Evaporadores inundados

    O líquido, após ser admitido por uma válvula de expansão do tipo bóia, escoa através dos tubos da serpentina, removendo calor do meio a ser resfriado. Ao receber calor no evaporador, uma parte do refrigerante evapora, formando um mistura de líquido e vapor, a qual,ao sair do evaporador, é conduzida até um separador de líquido. Este separador, como o próprio nome diz, tem a função de separar a fase vapor da fase líquida. O refrigerante no estado de vapor saturado é aspirado pelo compressor, enquanto o líquido retorna para o evaporador, à medida que se faz necessário. Como existe líquido em contato com toda a superfície dos tubos, este tipo de evaporador usa de forma efetiva toda a sua superfície de transferência de calor, resultando em elevados coeficientes globais de transferência de calor.
    Este tipo de evaporador é muito usado em sistemas frigoríficos que utilizam amônia como refrigerante, porém seu emprego é limitado em sistemas com refrigerantes halogenados, devido à dificuldade de se promover o retorno do óleo ao cárter do compressor.
    Exige grandes quantidades de refrigerante e também possui custo inicial mais elevado.