Conforme apresentado por Diniz; Marcondes; Coppini (2013), a ISO (International Organization for Standardization) estabeleceu normas para classificar três grupos de metal duro e eles são representados pelas letras K, M, e P, além disso foi criado sub-grupos que são representados por números K01 a K40, M01 a M40, P01 a P50. Os metais de classe P, são metais mais duros e que consistem um grande teor de Tic + Tac, que caracterizam essa alta dureza a quente, e que proporciona resistência ao desgaste. Eles são adequados para usinagem de materiais mais dúteis, aços e materiais em que o cavaco seja contínuo, e esses materiais costumam causar desgaste de cratera e de difusão pela alta temperatura de corte.
Já os metais de classe K são indicados para a usinagem de matérias mais frágeis como ferros fundidos e latões, eles são compostos por carboneto de tungstênio aglomerados pelo cobalto, e são indicados para usinarem materiais que gerem cavacos curtos, assim não obtém desgaste de cratera por atrito na superfície de saída da ferramenta, pois quando a ferramenta entra em contato com o material, ao gerar uma pequena deformação o material tende a se fragmentar assim não permanece na região de corte. O Alumínio é um material que ao ser usinado forma cavaco contínuo e obtém uma grande área de atrito na superfície de saída da ferramenta, e o indicado para materiais de obtém esse tipo de característica de cavado é ser usinado por metais duros da classe P, pois é mais resistente ao desgaste, porém esse tipo de metais possui titânios nos materiais dessa classe, e o alumínio em contato com esses metais reage quimicamente com o titânio, assim ocorrendo desgaste de origem química na saída do corte, que é representado por desgaste de cratera, e assim o alumínio é usinado por matais duro da classe K.
Os metais de classe M, são considerados intermediários pela característica de suas propriedades, ele é indicado para usinar o aço inoxidável. Na usinagem o acabamento precisa ser de ferramentas mais resistentes ao desgaste, para operações de desbaste a ferramenta deve ter mais tenacidade em relação a quebra e resistência ao desgaste