SóProvas


ID
1624621
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A relevância do tema comunicação na cultura digital, caracterizada por redes, processos, dispositivos, produtos e sistemas online, renorteia as mídias e a sociabilidade e mobiliza um plural núcleo de pesquisadores. Diante desse contexto, emergem novas configurações e, novos conceitos, dentre eles, o jornalismo líquido. Observe as afirmativas a seguir:


I. O jornalismo líquido, onde se busca entender como algumas questões-chave do jornalismo (mediação, credibilidade, agendamento, legitimidade e fluxo noticioso) se reconfiguram na nova ecologia midiática.

II. O jornalismo líquido não significa o fim do jornalismo, embora talvez sinalize o término de um dado modelo de jornalismo informativo diário, enunciado nas redações a partir de uma mediação verticalizada.

III. O jornalismo líquido é antes um cenário instável, em aberto, permeado por um contínuo de mudanças que aparentemente desencadeiam um processo de alargamento das fronteiras do campo, cujo ponto de equilíbrio é uma questão que permanece em aberto.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A idéia do jornalismo líquido é muito interessante porque ela transplanta para a profissão toda a complexidade do novo ambiente social no qual estamos começando a viver. Um exemplo é o processo de contextualização de uma notícia, na qual o jornalista pesquisa causas, conseqüências, beneficiados e prejudicados. Neste processo geralmente o profissional acaba enfrentando uma grande perplexidade, porque descobre diferentes percepções e interpretações de um mesmo fato ou processo, sem ter tempo para examiná-los em detalhe. Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/jornalismo-liquido-o-que-e-isto/


  • Nunca tinha lido sobre esse jornalismo líquido

  • Em uma sociedade gradualmente caracterizada pelo declínio dos discursos verticalizados, o jornalismo líquido se insere em outra ecologia da mídia, onde se observa a configuração de um sistema comunicacional caracterizado por um fluxo permanente de notícias e de relações entre interagentes-fontes-jornalistas até então inexistentes no Jornalismo. FONTE: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/_ed749_a_crise_de_identidade_do_jornalismo/

  • Não entendi bulhufas do que é jornalismo líquido.

  • Também nunca havia ouvido falar...

    Mas após ler o texto na página sugerida pelo Aldo Júnior consegui acertar a questão.