SóProvas



Questões de Mídias Eletrônicas


ID
72682
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Abaixo o trecho de um texto informativo sobre uma escola que forma mão de obra especializada para Websites:

...... é a organização do fluxo de informação visando tornála útil e inteligível. Trata-se de planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual ...... de um sistema, seja ele qual for, tornando as informações identificáveis, assimiláveis e claras. Se refere também ao desenho de uma interface, incluindo todos seus fluxos de navegação e estruturação de conteúdo. O objetivo final é assegurar a facilidade de utilização ...... de um site e/ou sistema.

Os termos que completam corretamente o texto são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questão nojentinha #prontofalei
  • Historicamente o termo "arquitetura da informação" é atribuído a Richard Saul Wurman. Wurman enxerga a arquitetura assim como ela é "usada por arquitetos de palavras de política externa". O Sistema de Plataforma Web deve ser desenvolvido com base em análises criteriosas e aspectos como Arquitetura de Informação e Usabilidade devem ser avaliados desde o layout. 

     A Arquitetura da Informação é a organização do fluxo de informação visando torná-la útil e inteligível e que envolve a estruturação do fluxo de navegação de um site. Trata-se de um planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual (fluxograma de navegação) de um sistema, seja ele qual for, para tornar as informações identificáveis, assimiláveis e claras. A Usabilidade é encarada como um subconjunto da Arquitetura de Informação, sendo muito focalizada no estudo de usabilidade. A diferença entre os dois conceitos é vital para se entender porque a arquitetura da informação compreende muito além do que os usuários querem e necessitam.
  • A questão parece não ter sido transcrita corretamente... completando-se as lacunas com as palavras, as frases não fazem sentido.

  • O wireframe é um protótipo simples navegável que permite interagir com as funcionalidades das páginas. A prototipação preliminar utiliza uma versão simplificada de cada tela do conteúdo, desprovida de qualquer tratamento visual.


ID
114520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

Hipertexto é um bloco de diferentes informações digitais interconectadas. Ele permite que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, desde que siga uma ordem linear.

Alternativas
Comentários
  • "Hipertexto ou hypertext trata-se de um texto que permite leitura não-linear, viabilizada pela utilização dos hiperlinks. Ou seja, se estamos visualizando um hipertexto na janela de um navegador e clicamos em um hiperlink, somos remetidos a outro conteúdo, geralmente associado ao anterior.Essa possibilidade sucede-se ao longo de toda a navegação possibilitando quefaçamos uma leitura não-linear."Ponto dos Concursos
  • Questão errada. Uma das características do hipertexto é permitir uma leitura não-linear. 
  • Além de não linear, o hipertexto é, a princípio, não hierárquico (nenhuma informação é mais importante do que a outra, já que estão espalhadas e serão acessadas de acordo com o interesse do leitor). 


ID
114568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo investigativo, julgue os próximos itens.

A reportagem investigativa tende a beneficiar-se com a difusão dos computadores, que facilitam o arquivamento e a recuperação de informação.

Alternativas
Comentários
  • Com as novas tecnologias, a reportagem investigativa passou a contar com as ferramentas da RAC, reportagem com auxilio do computador. 

ID
114655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca dos produtos adequados à
comunicação interna de uma organização.

A comunicação interna de uma organização pode apoiar-se em vários meios, mas especialmente em house organs e em websites de Internet e intranet.

Alternativas
Comentários
  • websites de Internet para comunicação interna?? Não entendi...

  • Também não entendi... Website - qualquer público pode acessar. 

  • Website é comunicação externa...a questão poderia ser anulada...

  • A questão está correta pessoal, pois Torquato cita em seu livro "Tratado de Comunicação Organizacional" o Portal Corporativo como um canal de comunicação interna, colocando como conteúdos deste: apresentação da empresa, estrutura - processos - produtos-gestão-políticas_-valores e princípios (usos interno e externo) Pag. 58.
  • Website "espcialmente" p/ comunicação interna?

  • Galera, para quem não entendeu o website para comunicação interna, há empresas, instituições e órgãos que utilizam o website, a página aberta mesmo, para sua comunicação interna. Neste caso, a informação é tão clara e transparente que a mesma informação destinada ao público externo será consumida pelo público interno.


ID
114670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as
maneiras tradicionais de se fazer o clipping, julgue o item
subsequente.

O clipping em papel deu lugar a todo um mix de conteúdos eletrônicos e hipermidiáticos à disposição de quem quer que seja.

Alternativas
Comentários
  • que questão mais idiota é essa???
  • Por favor, alguém pode explicar onde está o acerto dessa questão? para mim, quando ele fala "a disposição de quem quer que seja" torna a questão errada. O acesso a informação, ainda, não está a disposição de todos.
  • E tem mais, o clipping de papel, embora arcaico, dadas as novas tecnologias citadas na questão, ainda existe, portanto não se pode simplesmente dizer que "deu lugar a", dando a ideia de que não existem mais clippings de papel, eu mesmo trabalhei numa assessoria de comunicação (no Sesc-CE), em 2006 (faz tempo, é verdade), mas lá existiam dois tipos de clipping: o de papel e o eletrônico, portanto, questão errada (apesar do gabarito ter dado correto). Sem-noção.
  • A redação da questão é estranha mas o que entendi por "à disposição de quem quer que seja" é que o clipping "em papel" não está tão facilmente disponível como os conteúdos eletrônicos e hipermidiáticos. Para fazer o clipping em papel, é preciso adquirir a revista ou o jornal que tenha publicado algo sobre a instituição.

  • Questão estranha.

    A informação hipermidiática está a disposição de todos (ou não, no caso de dados digitais sigilosos) mas o clipping possui um público específico.


ID
131047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Com a emergência de novas tecnologias de comunicação radiofônica e televisiva e a freqüente associação entre as redes de rádio e TV, o sistema de broadcasting foi substituído integralmente pelo podcasting no Brasil. A principal vantagem do último está na possibilidade de integração e compartilhamento de conteúdos, a exemplo dos serviços de rádio-agência.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão  está  na substituição integral do broadcasting pelo podcasting.
    O Podcast é uma nova maneira de receber conteúdo em áudio e vídeo pela internet.  É um conceito de disseminação de programas por meio do uso da internet. O objetivo dele é disponibilizar programas de áudio ( como por exemplo os de rádio) e deixá-los disponíveis às pessoas em sites da internet, mas sem a necessidade de estar conectado (ligado) no exato horário em que o programa está sendo apresentado.

    "Cast" deriva da palavra broadcasting, ou seja, transmissão de sinais de rádio, tv ou outra fonte para vários equipamentos e pessoas ao mesmo tempo.
  • Errado
    Cristalino está que o sistema de broading cast não substituiu o de podcasting, muito menos de maneira integral como afirma o item do Cespe.
  • O sistema de broadcasting  NÃO foi substituído pelo podcasting, muito menos integralmente.

  • Broadcast é um termo que vem do inglês e significa transmitir.

    É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: broad, que significa largo ou em larga escala, e cast, que significa enviar, projetar, transmitir.

    broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia. Pode ser via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente, de vídeos e músicas.

    Fonte: netshow.me


ID
138640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A chamada Web 2.0 inclui sítios que não são mais
depósitos isolados de informação com canais de comunicação de
uma só via (um entre muitos), mas que, em vez disso, são fontes
de conteúdo e funcionalidade. O MySpace, por exemplo, faz
sucesso onde o Geocities fracassou, porque para os seus usuários
é fácil enviar áudio e fotos, manter um blog e permitir aos
visitantes publicar comentários, o que torna a comunicação mais
intensa. O Geocities permitia aos usuários apenas a criação de
homepages estáticas em seu conteúdo, sem interatividade ou
funcionalidade adicional.

Mark Briggs. Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um
guia de cultura digital na era da informação. Editado em português
pelo Knight Center for Journalism in Americas (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A escrita para a Web é similar à reportagem feita para uma agência de notícias, devendo o repórter preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados que em transmitir a matéria completa. Em certo sentido, é mais similar ao modelo de noticiário na televisão do que ao modelo impresso.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    No jornalismo online (assim com nas agências de notícias), o mais importante é divulgar a informação em primeira mão. Um site de notícias deve priorizar a publicação "em tempo real", atualizando, acrescentando informações de tempos em tempos.
    Por isso, se assemelha mais ao jornalismo de TV do que ao jornalismo impresso. Afinal, o jornal matutino da TV traz as primeiras informações - que são atualizadas ao longo do dia, nas edições da tarde e da noite. Ao contrário do jornalismo impresso, que não traz as informações parciais, mas um texto mais completo (com base em informações atualizadas durante um dia inteiro).
  • A Web 3.0 é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".

    O termos Web 3.0, atribuído ao jornalista John Markoff do New York Times, é uma evolução do termo Web 2.0 que foi criado por Tim O'Reilly durante a conferência O'Reilly Media Web em 2004.

     

    A Evolução da Web

    Web 1.0: Sites com conteúdos estáticos, produzidos maioritariamente por empresas e instituições, com pouca interatividade entre os internautas. Altavista, Geocities, Yahoo, Cadê, Hotmail, DMOZ eram as grandes estrelas da internet.

     

    Web 2.0: Conteúdos produziro pelo próprios internautas, maior interatividade online através de Blogs e sites como o Youtube, Flick, etc.


ID
138703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a produção de textos e imagens
e banco de dados relacionados a software e jornalismo digital.

O Writer é um software de código aberto que pode ser utilizado para escrever uma carta, um texto jornalístico ou produzir um livro, permitindo o uso de figuras, referências cruzadas, sumários, índices, bibliografias. O Writer também permite criar informativos com várias colunas.

Alternativas

ID
141526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O surgimento das mídias digitais alterou a forma como as pessoas se comunicam. Sobre essas mídias, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • e) tornaram a informação mais transparente.
  • Acertei por eliminação, mas discordo  do posicionamento da banca. As mídias digitais são mais transparentes do que a velha mídia burguesa. Esse é o posicionamento, inclusive do Pierre Levy.


ID
141532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No mundo contemporâneo, a centralização da informação pela mídia

Alternativas
Comentários
  • d) é impossível, desde que o sistema não ultrapasse certa grandeza crítica.
  • Por que você comenta se não consegue acrescentar NENHUMA informação?
    Você e seu colega daqui, o Lanterna Verde, estão disputando para ver quem é mais inútil, é isso?

    Você quer ganhar "pontos" nesse site postando esse tipo de comentário? Os pontos daqui não contam para concurso não, viu? Chega a ser impressionante ter como objetivo ganhar pontos no site Questões de Concursos...

ID
141544
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação levou ao surgimento do que se convencionou chamar de ciberespaço. Sobre esta idéia, é correto afirmar que trata-se de um(a)

Alternativas

ID
146824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias
eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Na divulgação de informações em portais corporativos, a primeira versão em CD-ROM de um informativo digital chamase copião. A função do copião é avaliar a linguagem visual e os aspectos estéticos das mídias eletrônicas em fase de teste (experimental).

Alternativas
Comentários

  • COPIÃO: Texto de um trabalho teatral/ acadêmico podendo ser provisório ou definitivo; Roteiro de um filme ou texto de transmissões radiofônicas ou televisivas.

  • Geralmente, no jargão corporativo, se usa o termo "copião"  para falar da primeira prova impressa, pode ser  uma publicação institucional, por exemplo, que é impressa para ser avaliada pela diretoria. 

ID
152257
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Através do uso da tecnologia eyetrack, com equipamentos que acompanham o olhar do leitor sobre as páginas impressas, pesquisas do Poynter Institute determinaram, em relação à forma como o leitor percorre visualmente uma página impressa, que

Alternativas
Comentários
  • b) a página é lida a partir dos elementos gráficos mais atraentes.
  • O que é eye tracking?

    O movimento ocular é tipicamente dividido entre fixações e movimentações. A série resultante das fixações e movimentações é chamada “caminho do escaneamento”.

    A maior parte das informações do olhar são obtidas durante as fixações, e não durante as movimentações. Os locais de fixação em um “caminho de escaneamento” demonstram quais informações foram processadas durante uma sessão de eye tracking.

    Em média, as fixações levam por volta de 200 milisegundos durante a leitura de um texto, e 350 milisegundos durante a visualização de uma imagem.  http://webinsider.uol.com.br/2009/01/02/eye-tracking-as-interacoes-inconscientes-dos-usuarios/

    RESPOSTA CORRETA É A B, PORTANTO!!!


ID
187636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No contexto de difusão e apresentação de fato jornalístico, é correto afirmar que a Internet é

Alternativas

ID
187663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Depois dos jornalistas multimídia, surgiram os chamados jornalistas móveis, para os quais já há até um apelido, os mojos (mobiles journalists). Com relação ao jornalismo móvel e aos mojos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    MoJo’s, acrônimo para mobile journalists: profissionais de jornalismo que não possuem um ambiente físico de produção específico, como as salas de redação. Geralmente passam a maior parte do tempo pelas ruas nos seus veículos em busca de matéria prima para o trabalho. O jornal americano News-Press foi o pioneiro nesta experiência...

    fonte:http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/2662/GraceAzambujaComunicacao.pdf?sequence=1&isAllowed=y


ID
187759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O advento da fotografia no século XIX consolidou a presunção de que ela é o decalque, a reprodução fiel da imagem do mundo, uma prova incontestável da existência.

L.C. Pereira Jr. Guia para a edição jornalística. Editora Vozes, p. 121.

Acerca do assunto tratado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito estranha...

    como o tema fala no século XIX, e a relação da fotografia com o positivismo e um “congelamento da realidade”(até servindo de base para teoria do espelho) e a resposta vai ser uma referência no século XXI?

     

    Alguem poderia me ajudar a entender?

  • "Acerca do assunto tratado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta."
    o ASSUNTO é a fotografia, não a fotografia do século XIX.
  • Ajudo: não espere bom senso da Cespe. Ponto.

  • Qual é o erro da A? Eu fiquei entre A e D e marquei A porque geralmente essas afirmações categóricas como "todos" da letra D costumam ser o erro da questão

  • Em resposta à colega Amanda, a letra A está errada porque a fotografia, nos seus primórdios, representava a cópia fiel da realidade. Antes só havia imagens dos pintores, que poderiam ser mais ou menos fiéis aos fatos. Com a fotografia as pessoas acreditavam ver exatamente a realidade retratada. Portanto, não se queria "reinventar concepções de mundo" com a fotografia, muito pelo contrário, queriam a cópia fiel, algo que nunca tinha sido visto antes, porque o que se tinha eram pinturas romantizadas dos períodos históricos, cheias de heróis, atos de bravura e mulheres seminuas.

    Veja, por exemplo, a pintura "A liberdade guiando o povo", que retrata a revolução francesa: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Liberdade_guiando_o_povo

  • Obrigada mais uma vez, Vinícius! Seus comentários são ótimos!!


ID
198046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

A prática do podcasting, por se tratar de uma forma de transmissão de áudio, não enfrenta resistência do meio acadêmico para ser considerada autenticamente uma forma da mídia rádio.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que não enfrenta resistência do meio acadêmico para ser considerada autenticamente uma forma de mídia rádio, sendo que na verdade a forma de mídia rádio seria o broadcast.

    É o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/f.html
  • Toda teoria, por mais verdadeira que pareça, sempre tem seus contraditórios, sobretudo no meio acadêmico.

  • A prática do podcasting, por se tratar de uma forma de transmissão de áudio, não enfrenta resistência do meio acadêmico para ser considerada autenticamente uma forma da mídia rádio.

    ERRADO. O podcasting enfrenta sim resistências no mundo acadêmico para ser considerada uma autêntica forma de rádio. Alguns consideram que para ser rádio é necessário que o programa seja ao vivo, mas outros contradizem alegando que existem podcasts ao vivo. Já outros, dizem que pra ser podcast deve ser gravado, mas existem produções de rádio que são gravadas.

    (Fonte: Magaly Prado, Webjornalismo, página 129)


ID
198112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que os processos de edição requerem
procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os
distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Usuários da Web se frustram quando o que buscam está além de três cliques e quando uma página leva mais de trinta segundos para ser baixada.

Alternativas
Comentários
  • A regra dos três cliques é considerada a Regra de Ouro do Jornalismo Online
  • O usuário nem precisa nem quer dar mais que 3 cliques para chegar a qualquer conteúdo de um site. Em muitos casos sai do site se não encontra a informação nos 3 cliques do mouse. Não há pesquisa que evidencie esta situação, mas sua utilização visa atender "as melhores práticas em design web".

  • Já quebrei um teclado por causa disso tamanha minha frustração... questão verdadeira.


ID
200626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet oferece a seus usuários uma gama de possibilidades
de comunicação, que parece dar origem a uma nova forma de
expressão e de concepção da realidade. A respeito desse assunto,
julgue o item subsequente.

Blog é um diário virtual que possui a característica de agregar comentários sobre os registros efetuados por seus autores.

Alternativas

ID
200656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das novas tecnologias de comunicação, julgue o item
que se segue.

A tecnologia bluetooth permite que, mediante o tráfego de dados pela rede operadora, dois ou mais aparelhos de telefonia celular se interconectem e troquem dados como sons, imagens e textos.

Alternativas
Comentários
  • Bluetooth é um protocolo padrão de comunicação primariamente projetado para baixo consumo de energia com baixo alcance, (dependendo da potência: 1 metro, 10 metros, 100 metros) baseado em microchips transmissores de baixo custo em cada dispositivo.

    O Bluetooth possibilita a comunicação desses dispositivos uns com os outros quando estão dentro do raio de alcance. Os dispositivos usam um sistema de comunicação via rádio, por isso não necessitam estar na linha de visão um do outro, e podem estar até em outros ambientes, contanto que a transmissão recebida seja suficientemente potente.

  • Errado

    O tráfego de dados não se dá pela rede operadora e sim entre os próprios aparelhos celulares, desde que, obviamente, ambos possuam o protocolo bluetooth e estejam dentro do raio de ação para a transmissão, que geralmente não passa de 10 metros.
  • Segue o símbolo do bluetooth presente em alguns navegadores de internet:

  • Dois Klauss Serra?

    Putz, competir com um já é difícil, imagina com dois!!!
  • Pois é Juliano, se com dois tá difícil imagina com três... rs

  • Pois é, galera... Se com três tá difícil, imagina com quatro! Rsrs

  • Hahaha Klaus Serra!



ID
221074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre reportagem assistida por computador, ou RAC, analise as informações a seguir.

I - RAC é uma forma de trabalho que se aplica estritamente às áreas científica, econômica e esportiva.

II - Trata-se de um recurso destinado a qualquer área da atividade humana.

III - Diz respeito a um modo de produzir reportagens a partir de base de dados, demandando conhecimento sobre como acessar e como interpretar esse tipo de informação.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o prof. Nilson Lage, RAC baseia-se no emprego de técnicas instrumentais: a navegação e busca na internet, utilização de planilhas de cálculo e banco de dados.


ID
222469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

As NTICs vêm promovendo a aproximação de mercados e de indivíduos em todo o mundo.

Alternativas

ID
222475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

É correto afirmar que os modelos comunicacionais que permitem interatividade promovem a mudança de atitudes e práticas tanto para a sociedade quanto para as instituições.

Alternativas
Comentários
  • Em todos os aspectos, as novas tecnologias da informação e da comunicação afetam as pessoas e as instituições, tanto no nível individual, afetivo, como no nível comercial e industrial. 

    Segundo Lévy, essa nova relação que o homem estabelece com a comunicação e as NTICs, agora que estamos imersos na cibercultura, amplifica, exterioriza e modifica funções cognitivas humanas como o raciocínio, a memória e a imaginação e identidade.


ID
222478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

Pode-se inferir a partir do texto que ipods, celulares, câmeras digitais, pendrives, webcams, entre outros, são considerados novas tecnologias, pois todos eles promovem interatividade.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO.

    O princípio básico das NTICs é a interatividade, ou seja recepção e transmição de informações.

    São consideradas NTICs, entre outras:

    - Os computadores pessoais (PCs, personal computers), a impressão por impressoras domésticas, webcams, gravação doméstica de CDs e DVDs, os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados;
    - A telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares);
    - A TV por assinatura o TV a cabo o TV por antena parabólica;
    - O correio eletrônico (e-mail);
    - As listas de discussão (mailing lists);
    - A internet o a world wide web (principal interface gráfica da internet);
    - Os websites e home pages;
    - Os quadros de discussão (message boards);
    - O streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet) o o podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet), a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wiki;
    - As tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens, sons e captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners), a fotografia digital,  vídeo digital, cinema digital (da captação à exibição), som digital o a TV digital e o rádio digital;
    - As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless) o Wi-Fi o Bluetooth;

    Fonte: http://linguagemmultimidia.blogspot.com/2009/02/o-que-sao-ntics.html

    Bons estudos!

ID
234727
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à globalização da informação jornalística, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A agência de informação Havas foi fechada logo após a Segunda Guerra Mundial, sob a acusação de haver colaborado com os nazistas, quando os alemães ocuparam a França. A agência Reuters foi sua sucessora, a partir de 1944.
( ) O surgimento do jornalismo on-line fortaleceu ainda mais o papel das agências de notícia internacionais, com destaque para a Reuters, AP, AF e CNN, que cotidianamente veiculam seus conteúdos e imagens nas páginas principais dos sites noticiosos que contratam seus serviços, em especial na seção chamada breakingnews, ou "últimas notícias".
( ) A proliferação de agências de notícias on-line diminuiu drasticamente o chamado "furo jornalístico", ou seja, reportagens que são difundidas com exclusividade por determinado veículo e que tornam sua leitura um ato único e singular de informação.
( ) Textos de agências internacionais utilizados pelos jornais não precisam ser identificados com o nome da agência mesmo quando utilizados integralmente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A questão "A proliferação de agências de notícias on-line diminuiu drasticamente o chamado "furo jornalístico", ou seja, reportagens que são difundidas com exclusividade por determinado veículo e que tornam sua leitura um ato único e singular de informação", para mim está errada. O furo jornalístico ainda acontece, porém com mais frequência nas agências. Como o gabarito considera a questão verdadeira, parece não classificar a internet como um veículo!!
  • A Havas virou a AFP:

    As agências surgiram em meados do século XIX, com a fundação da primeira agência, a Havas, por Charles-Louis Havas em 1835. Sediada em Paris, a Havas enviava as principais informações e notícias do exterior por telegramas para os jornais, que pagavam por esse serviço. Em 1851, um sócio de Havas, o alemão naturalizado britânico Julius Reuter, deixou a empresa para fundar uma nova agência em Londres, a Reuters. Em 1849, outro empresário, Bernard Wolff, fundou a Wolff, que se tornaria a agência principal da Alemanha. A Reuters existe até hoje, enquanto a Havas acabaria se tornando a atual Agence France-Presse (AFP) e a Wolff deu origem à atual Deutsche Presse-Agentur (DPA). Em 1853, Guglielmo Stefani fundou aAgenzia Stefani, em Turim.


    Quando, no começo da Primeira Guerra Mundial (1914-18), Jorge Mitre, diretor do jornal La Nación, de Buenos Aires, que queria oferecer uma informação equilibrada aos seus leitores, perguntou à agência de notícias Havas “Por que não há comunicados alemães nem austríacos nos seus serviços? Vocês riem de nós...”, um diretor da Havas respondeu: “Nous sommes françaises”. Mitre, irritado, cancelou o contrato com a agência.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_monopolio_da_informacao



  • Não foi, necessariamente, a proliferação das agências de notícias on-line que gerou a diminuição dos furos jornalísticos. Simplesmente o alto grau de concorrência entre os veículos de comunicação e o surgimento da internet é que foram fatores decisivos para uma cada vez mais escassa exclusividade na divulgação de notícias. Questão analisa esse processo de forma simplória e merece ser anulada.


ID
289297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a evolução tecnológica dos meios de comunicação e
as consequentes transformações da informação gerada, processada,
armazenada e manipulada, julgue os itens que se seguem.

São ferramentas da Web 2.0: blogs, Wikis, vídeos, conferências, redes de relacionamento e mashups/RSS. A utilização do Wiki, software que permite o acesso e a edição coletiva de informações e documentos no ambiente da Web, requer gerenciamento, dada a necessidade de confirmação da veracidade da informação transmitida, que provém de várias fontes.

Alternativas
Comentários
  • corrigindo o amigo videoconferências é o plural de conferências em vídeo como o colega quis dizer em seu comentário. Mas creio que a questão "em questão" não se referiu a isso e sim á vídeos mesmo.
    Singular videoconferência
    Plural videoconferências
  • Wiki não é um software. Portanto, a questão deveria ser considerada errada.

    "Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa."

    Fonte, Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:O_que_%C3%A9_um_wiki

  • Corrigindo a informação abaixo:

    Um Software Wiki é um tipo de software colaborativo para executar sistemas wiki. Permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema simples, sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Ele é geralmente implementado em scripts CGI. Uma WikiWikiWeb ou uma "fazenda wiki" é um site de várias páginas na forma deHTML para fácil edição. Wikis são usados para colaboração, conversação e documentação e para várias outras coisas. Tipicamente, as páginas são armazenadas em RDBMS e o hiperlink é dinâmico. A Wikipédia é um exemplo deste sistema.

    Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Software_wiki

  • Corrigindo o colega Ingo!

    Quando as pessoas pensam em wikis, geralmente, pensa-se na Wikipedia. No entanto, as empresas descobriram que usar o software wiki para construir Web sites, gerenciar manuais de usuários on-line e incentivar colaboração entre funcionários leva o software muito além da caixa.


ID
289921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O fechamento permanente de matérias em portais jornalísticos na Internet e a necessidade constante de publicação e atualização de conteúdos promoveram o aumento da visibilidade de novos atores e novos cenários políticos. Em uma ordem reversa, houve um endurecimento das linhas editoriais e a diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet.

Alternativas
Comentários
  • o erro está em endurecimento das linhas editoriais em vez de falar em flexibilização? Alguém concorda?
  • Acredito que o erro esteja, também, em afirmar que houve a "diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet". Não é porque a notícia é produzida para a internet que a figura do gatekeeper é dispensável; pelo contrário, ele é essencial no processo. 

  • Creio que o erro esteja em toda a 2ª frase. Ora, não parece correto dizer que houve uma "diminuição na quantidade de selecionadores". Com a internet, a tendência é justamente a multiplicação desses selecionadores.


ID
289924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo. 

    "As rádios convencionais FM (Frequência Modulada) e AM (Amplitude Modulada) necessitam de concessão para funcionamento, uma vez que utilizam o espectro de radiofrequência, um bem natural, limitado e que necessita de critérios bem definidos, de forma a otimizar o seu uso, conforme dispõe o texto da lei 4.117/62, que define os diversos tipos de emissoras de radiodifusão bem como estabelece as condições para a outorga, aprovação desses serviços pelo poder público.

    As rádios via web não sofrem incidência da referida lei, uma vez que a veiculação do conteúdo em áudio é transmitido, na íntegra, por redes de internet, previamente autorizadas e, portanto, na condição de um serviço de valor adicionado, o que descaracteriza suas operações como serviços de telecomunicações. Nessas condições, o serviço de transmissão de web rádios não depende de autorização do poder público." 

    Fonte: http://www.aguaviva.org.br/artigos/direitos-autorais-web-radios/


ID
310567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

O efeito de uma notícia sobre o público é algo que depende do tratamento dado ao assunto pelos meios de comunicação, sem a interveniência de fatores como pertencimento a redes sociais, formação educacional, religiosa, gênero e etnia.

Alternativas

ID
310588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução, muita redução: o jornalista, no ambiente online, está longe de ser o definidor da pauta nos portais e blogs, que refletem diretamente o fluxo e as tendências das midias socias, sobre as quais não existem nenhum controle editorial.

  • Com a internet, ouvir o público passou a se tornar um diferencial na rotina produtiva do jornalista. O gatekeeper inalcançável que dita o que os outros devem saber perdeu força sim.

  • A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

    ERRADO, pois a mídia não detém mais o único e exclusivo poder de emissão (modelo um-todos), o receptor se tornou mais empoderado, passando a participar no processo de produção da notícia, com isso, aumentou-se os atores que selecionam os fatos importantes que viram notícia (modelo muitos-muitos).


ID
329569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou
valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns
fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do
jornalismo, julgue os itens subsequentes.

A teoria dos valores-notícia é um sistema obsoleto, que não considera as modernas contribuições, tanto da Internet quanto das redes sociais, ao jornalismo.

Alternativas

ID
329611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em meios eletrônicos, em relação ao uso do termo fonte, julgue os
itens que se seguem.

Esse termo, mesmo no jornalismo eletrônico, é de uso restrito ao indivíduo que emite a informação.

Alternativas
Comentários
  • Não necessiraiamente será uma pessoa. A fonte pode ser um dado, como um anuário estatístico, por exemplo. 

  • Fonte

    LIVROS

    DADOS ABERTOS

    PESSOAS

    ORGANIZAÇÕES

    REVISTAS


ID
329614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em meios eletrônicos, em relação ao uso do termo fonte, julgue os
itens que se seguem.

O rápido desenvolvimento das ferramentas digitais, em especial de publicação eletrônica (desktop publishing), abriu espaço para a expansão desse termo e criação de novas fontes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    editoração eletrônica (pt-BR) ou paginação eletrónica (pt) ou Desktop publishing, edição eletrónica (também conhecida pelo acrónimo DTP, do inglês Desktop Publishing), ou diagramação eletrônica, consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora. Ela é utilizada amplamente em diversos segmentos da sociedade, criando peças gráficas com as mais variadas finalidades, tais como informar, convencer e ilustrar informações sobre produtos, serviços e informações.

    No processo, o utilizador cria layouts com texto, gráficos, fotografias e outros elementos gráficos, utilizando programas de paginação, tais como o QuarkXPress, Adobe InDesign, Adobe PageMaker, PageStream, RagTime, Scribus, Microsoft Publisher, Apple Pages e o CorelDraw. Normalmente, para pequenas tiragens utiliza-se impressoras convencionais, e para grandes tiragens recorre-se às gráficas.

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Editora%C3%A7%C3%A3o_eletr%C3%B4nica  


ID
396655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso privados de informação.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso privados de informação.

    Acredito que devido à interatividade o caráter transformador reside justamente na capacidade de utilização coletiva na produção e utilização das informações.
    A wikipedia é um bom exemplo onde existe essa colaboração entre os usuários.
    Bons estudos!
  • Concordo com o comentário anterior. Entendi que o erro está em uso privado da informação, quando se trata, na verdade, de compartilhamento da informação.

  • Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso COLETIVOS de informação.


ID
396658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

A comunicação digital presente em mídias sociais e portais corporativos, por ser dinâmica e quase instantânea, não precisa estar alinhada com a estratégia global de comunicação da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Todas as formas de comunicação devem estar alinhadas com a estratégia de comunicação da empresa.

ID
396661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • podemos segmentar, fazendo assim, a comunicação dirigida.
    No facebook é possivel segmentar idade, sexo, localidade dentre outros.

ID
396664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

E-readers são dispositivos tecnológicos que proporcionam a leitura dos livros em formato eletrônico, os quais são comumente denominados e-books.

Alternativas
Comentários
  • Leitor de livros digitais (e-Reader, em inglês) é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, para leitura, o conteúdo de livros digitais (e-books) e outros tipos de mídia digital. Ao utilizar a tecnologia de tinta eletrônica, também chamada de papel eletrônico,[1] nas telas desses leitores, isso os aproximou muito da sensação de se ler um livro convencional por não utilizar iluminação, como as telas de cristal líquido (LCD), o que tem impulsionado a venda desses aparelhos em todo o mundo. O mais famoso deles é o Kindle, criado pela empresa estadunidense Amazon, que teve seu primeiro modelo lançado nos Estados Unidos, em 19 de Novembro de 2007; e no Brasil em outubro de 2009.[2]


ID
398842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

Segundo alguns pesquisadores, o web-rádio, para que seja considerado rádio, deve manter as três características definidoras do rádio, ou seja, deve ser um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • o erro está na palavra "invisível"
  • Questão errada. Como destaca Meditsch (2001), o rádio ainda se manterá sonoro. Mas não poderá mais se balizar por suas três características definidoras: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • Questão da FCC: O Rádio Digital permite abrir o canal de rádio para a transmissão de dados, como textos e imagens no visor do aparelho receptor´.

    ---------------

    Ou seja, a web-rádio não é um meio de comunicação sonoro e invisível, pois boa parte de seu conteúdo também poderá ser lido.

    Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.

     

    http://www.drm-brasil.org/content/o-que-%C3%A9-r%C3%A1dio-digital

  • Aqui vai um desabafo.

    Já devo ter feito, pelo menos, umas 10 questões (o que considero muito) da Cespe com o início da assertiva com esse "segundo alguns pesquisadores". Óbvio que o elaborador da prova tem a liberdade de abordar um tema de maneira que o candidato "erre" a questão, afinal é esse o objetivo de uma prova de concurso, reprovar pessoas. Porém, não é "vale tudo". Uma prova de concurso é um documento vinculado a um edital de caráter normativo (ou deveria). Precisa sim de referência. Para um prova do cargo de jornalista, feita e elaborada por jornalistas, com tantos autores que podem ser referenciados, é realmente uma tristeza p/ quem estuda com seriedade encarar uma "elaboração" dessas.


ID
398845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Uma sala virtual de imprensa deve caracterizar-se, sobretudo, pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos, de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão e dos fatos organizacionais da empresa ou instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado   Sala virtual de imprensa (SVI) é uma versão eletrônica dos materiais de divulgação impressos, vídeos, fotos, relatórios de atividades, balanços sociais e financeiros. Dependendo do foco empresarial da organização, pode conter dados estatísticos de periodicidade inferior a anual, canais diretos como salas de conversação, descrição de serviços e produtos oferecidos, lista de fontes e espaço tira-dúvidas.   Segundo Wilson da Costa Bueno: "a existência da sala de imprensa não significa, no entanto, que as empresas brasileiras estejam organizando, corretamente e de maneira competente, este espaço fundamental de relacionamento com os jornalistas. Pelo contrário, com raras exceções, elas têm uma visão restrita e equivocada da Sala de Imprensa, concebida apenas como um mero depósito de releases e de alguns poucos materiais (como fotos, por exemplo). Este fato acentua a falta de uma cultura de comunicação sintonizada com as novas tecnologias".   Várias empresas possuem SVIs, como a Record, a Vale, Bradesco etc.   Vejamos a questão: a SVI deve (pode, não necessariamente deve) caracterizar-se pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos...

  • O erro desta questão está em afirmar que a SVI serve existe  "de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão (...) da empresa ou instituição". A função dela não é esta, pois há outras seções específicas do site de uma instituição em que se pode encontrar essas informações. O erro é bem sutil mesmo.

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • Quase 11 anos de um excelente comentário!

  • A sala de imprensa virtual é uma área no site destinada a jornalistas — embora outros públicos podem estar interessados no conteúdo — e faz parte da estratégia de relacionamento com a mídia.

    Funciona como um espaço para profissionais que estão à procura de informações para escrever uma notícia, desenvolver um post ou contar uma história, tentando encontrar um contato corporativo para tirar as dúvidas e checar os fatos.

    Estes espaços reúnem materiais relevantes como fotos e áudios, releases, entrevistas, press-kits, vídeos, entre outros recursos essenciais que facilitem o trabalho da imprensa para a construção de uma notícia jornalística. Por isso, as informações devem estar atualizadas.

    Fonte: Comunique-se


ID
398851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

A facilidade de difusão de informações na Internet pode levar uma organização a melhorar a sua presença nos ranques de acesso, mas a duplicação de conteúdo pode-se transformar em disfunção e até mesmo em um problema ético, se for feita de forma abusiva.

Alternativas
Comentários
  • Disfunção narcotizante: é o efeito que o excesso de informãções causa sobre as "massas", tornando as pessoas menos críticas devido ao grande volume de dados a que têm contato.

ID
398854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Sítios-espelhos e discos-espelhos são úteis em situações de acidentalidades (incêndio, enchente etc.) ou de ruína física de equipamentos, podendo evitar a perda de investimentos e a frustração de internautas fidelizados.

Alternativas
Comentários
  • Sites espelho são normalmente utilizados para oferecer fontes múltiplas da mesma informação, e eles são especialmente úteis como uma forma de acesso confiável na hora de fazer downloads de materiais que são vastos.

    São feitos para proteger os dados da ruína física, o que normalmente acontece em termos de material, de equipamento que fica estragado por algum motivo sem possibilidade de ser reconstituido (i.e. fogo, enchente, etc). 
  • São os Mirrors. Sites que sofrem ataques ou são derrubados possuem "espelhos" para que o acesso permaneça. Já vi um que tinhaaté 5 mirrors.


ID
398857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Um dos recursos proporcionados pela denominada computação em nuvens (cloud computing) é a recuperação de acervos em caso danos aos computadores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta está certa.

    Recuperação dos dados - O fornecedor em cloud deve saber onde estão os dados da empresa e o que acontece para recuperação de dados em caso de catástrofe. Qualquer aplicação que não replica os dados e a infra-estrutra em diversas localidades está vulnerál a falha completa. Importante ter um plano de recuperação completa e um tempo estimado para tal.
  • Essa questão está classificada de maneira errada. Ela é de Informática e não de Jornalismo!
  • Certo

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. 
     
    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.


ID
398860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

O crescimento exponencial de informações no ciberespaço, incluindo vídeos, gerou disfunções como o peso dos arquivos e o excesso de links e, com isso, a queda na oferta de serviços online e de empresas virtuais.

Alternativas
Comentários
  • "O crescimento exponencial de informações no ciberespaço, incluindo vídeos, gerou disfunções como o peso dos arquivos e o excesso de links.." 
    Esse trecho pode até ser verdade, principalmente em relação à vídeos. Um exemplo claro são os vídeos em 4k, que garantem uma qualidade extraodinária, entretanto exigem máquinas com configurações robustas para serem manipulados. 

    "e, com isso, a queda na oferta de serviços online e de empresas virtuais."
    Pelo contrário, o crescimento exponencial de informações no ciberspaço fez com que surgisse toda uma gama de empresas voltadas justamente para o gerenciamento das informações na rede (we transfer, google drive, dropbox e etc). Trazendo a reboque, inclusive, um novo conceito de arquivar informações, o Cloud Storeage (Armazenamento na Nuvem).


ID
398866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a redação e edição jornalísticas, julgue os próximos itens.

O conceito de hipertexto deriva do surgimento dos hyperlinks, mas somente com o uso corrente de blocos de textos conectados entre si por nexos não sequenciais, permitindo-se igualmente relações com conteúdos diversos (indicados por termos sublinhados), é que se pode, de fato, falar da existência das hipernotícias.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ter sido anulada pois a existência de hipertextos precede a existência de hiperlinks, não deriva deles..."A ideia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


  • O hipertexto antecede o hiperlink, o gabarito deveria ser E
  • E de onde saiu esse conceito de "hipernotícia"? Nunca vi esse termo...


ID
398929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

O jornalismo digital reforça as fronteiras entre os espaços público e privado, contribuindo, assim, para a manutenção da privacidade das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Ele reduz as barreiras, não as reforça.

  • As fronteiras do público e do privado se enfraquecem. Prova disso são as redes sociais, os blogs, vídeos do Youtube etc. Ocorre uma "mistura" entre essas duas esferas, o que traz novos debates tb acerca da opinião pública: temas que antes não eram debatidos e refletidos pela sociedade, passam a ser agendados devido à influência e a presença deles das novas mídias.


ID
398932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

As páginas dos sítios jornalísticos na Internet são produzidas em linguagem HTML, cuja constituição por meio de tags controla a formatação de textos e de imagens na tela do computador, assim como os links de hipertexto.

Alternativas

ID
398935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

Ao ampliar, com base no alto grau de interatividade propiciado pela Internet, a autonomia do público, que passa a questionar a prerrogativa jornalística na produção da notícia, o jornalismo digital recupera o seguinte axioma de McLuhan: o meio é a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • "Marshall McLuhan parte de uma tese central: o Meio é a Mensagem.  Trata-se de uma formulação excessiva pela qual o autor pretende sublinhar que o meio, geralmente pensado como simples canal de passagem do conteúdo comunicativo, mero veículo de transmissão da mensagem, é um elemento determinante da comunicação."
  • Ampliar a interatividade porque ela já existia no rádio (com ligações dos ouvintes), mas em uma menor proporção.


ID
398938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

As redes sociais assumem a condição de microesferas públicas e devem ser consideradas como fontes e(ou) caixas de ressonância no trabalho do jornalismo em qualquer suporte, mas principalmente no jornalismo digital.

Alternativas

ID
420940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os elementos do processo comunicativo são o comunicador, a mensagem, o canal, o receptor, as fontes e os  efeitos da comunicação.

            Felipe Pena. Teoria da comunicação: conceitos,mídias e profissões. Rio de Janeiro, 2005, p. 17.


A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue o  item  a seguir, que se refere a fundamentos teóricos da comunicação.

No campo dos estudos dos efeitos da comunicação na atualidade, destaca-se a chamada teoria da cauda longa (the long tail theory), que analisa como as mensagens da mídia se propagam na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A teoria da Cauda Longa diz que nossa cultura e economia estão mudando do foco de um relativo pequeno número de ‘hits’ (produtos que vendem muito no grande mercado) no topo da curva de demanda, para um grande número de nichos na cauda. Como o custo de produção e distribuição caiu, especialmente nas transações online, agora é menos necessário massificar produtos em um único formato e tamanho para consumidores. Em uma era sem problema de espaço nas prateleiras e sem gargalos de distribuição, produtos e serviços segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produtos de massa.

  • errada

    Não tenho certeza, mas acho que a questão trata da Teoria Crítica
    É uma corrente teórica fundada pela Escola de Frankfurt que usa as ideias marxistas e investiga a produção midiática como um feito da era capitalista. Seus estudos procuram desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras como filmes e músicas. fonte:http://pautar.com.br/teorias-da-comunicacao-resumo-com-ilustracoes/

    se alguém souber, me corrija, por favor!

     

    Conceito criado por Anderson (2006), The Long Tail se tornou
    recorrente quando o assunto é economia contemporânea/digital e segmentação
    de mercado.
    Anderson explica que após o surgimento da internet foi possível
    desenvolver com maior evidência o potencial dos mercados de nicho – inúmeros
    mercados com demandas específicas – e que estes haveriam de ser tantos que
    ultrapassariam o tão conhecido mercado de massa ou como ele mesmo chama: o
    mercado dos hits, com ofertas padronizadas destinadas ao grande público.

    fonte: O conceito da cauda longa
    aplicado ao consumidor Y
    Arlete Eni Granero
    Jillynes Lessa
     

     

    Em uma única frase, é possível definir Cauda Longa como sendo a transformação do mercado de massa, dominado por poucos, para um pulverizado mercado de inúmeros nichos. Conceito observado principalmente em empresas que utilizam a Internet para alavancar suas vendas.

    fonte: https://estudandomkt.wordpress.com/2011/12/07/cauda-longa-um-conceito-que-voce-deve-entender/

  • A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.

    Fonte: Unyleya


ID
550804
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao produzir-se um podcast, é preciso preparar também

Alternativas
Comentários
  • #nerdcast


ID
550810
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como é descrito o comportamento das pessoas, na perspectiva da teoria do “mundo pequeno", que vem sendo aplicada ao estudo das redes de relacionamento formadas em sites da Internet?

Alternativas
Comentários
  • Que mundo pequeno! Você já deve ter ouvido ou usado alguma vez essa expressão, provavelmente ao acabar de conhecer alguém que você descobriu conhecer algum outro conhecido seu. Mas o que sempre pareceu uma incrível coincidência é na verdade a comprovação de uma teoria científica que diz justamente isso: que o nosso mundo de quase sete bilhões de habitantes é realmente pequeno. Ou, mais precisamente, que há apenas seis graus de separação entre qualquer habitante do planeta.

    Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/teoria-do-mundo-pequeno.htm


ID
550816
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da

Alternativas

ID
596824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As pesquisas de eyetrack (caminho do olho) e os estudos de usabilidade focalizam a visão e o comportamento dos usuários de Internet. Com base nesses fatores de leitura e usabilidade, julgue o item abaixo.

A leitura na tela segue o denominado padrão em F, que consiste no seguinte: movimento horizontal na parte superior, da esquerda para a direita; na volta, movimento vertical pela parte esquerda da tela, seguido de um segundo movimento horizontal, mais curto, e de um movimento vertical na parte esquerda da tela.

Alternativas
Comentários
  • Certo   Tema bastante específico. Utilizando a tecnologia do EyeTrack, no ano de 2006, Jakob Nielsen encontrou o que classicou como um padrão em forma de F (F-Shape Pattern for Reading Web) com três componentes: um movimento horizontal na parte superior da área de conteúdo; um segundo movimento horizontal um pouco mais abaixo, só que mais curto do que o anterior; ?nalmente, um movimento vertical na parte esquerda da tela. Nielsen adverte que o padrão em F algumas vezes toma a forma de E, e até de L invertido, com a barra horizontal na parte superior da tela.

ID
596851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Defendida pela teoria dos dois estágios (two steps flow), a ideia de que os líderes de opinião, supostamente mais bem informados, desempenham papel preponderante ao filtrar as informações originalmente difundidas pelos meios de comunicação de massa não se aplica à comunicação nas redes sociais.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Defendida pela teoria dos dois estágios (two steps flow), a ideia de que os líderes de opinião, supostamente mais bem informados, desempenham papel preponderante ao filtrar as informações originalmente difundidas pelos meios de comunicação de massa não se aplica (claro que se aplica também) à comunicação nas redes sociais. -- Basta ver que existem pessoas influentes no Facebook, blogs e Twitter, exercendo seus papeis de formadores de opinião, sobretudo nas redes sociais.
  • Muitos líderes religiosos pentecostais são um bom exemplo (ou mal) disso, pois seus seguidores buscam saber qual é a opinião desses líderes a respeito de vários assuntos que estão em voga na mídia, e a partir da opinião desses pastores, os fiéis se posicionam. Não precisamos nem citar muitos exemplos no Brasil. O mesmo vale para personalidades políticas, celebridades do entretenimento... 

  • Oxiii, é aqui que a magia acontece rs


ID
596854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O uso das redes sociais por repórteres amadores deu origem a uma nova categoria de difusor de notícias, o jornalista multimídia, que se caracteriza pela agilidade, autonomia e versatilidade, mas também pela superficialidade e falta de compromisso ético em relação aos órgãos de classe.

Alternativas
Comentários
  • O uso das redes sociais por repórteres amadores deu origem a uma nova categoria de difusor de notícias, o jornalista multimídia

    O correto seria: JORNALISTA CIDADÃO

    Além disso, o jornalista multimídia se caracteriza pela agilidade, autonomia e versatilidade, MAS NÃO SE CARACTERIZA pela superficialidade e falta de compromisso ético em relação aos órgãos de classe. O Jornalista multimídia é aquele que além de escrever, pesquisa, correr atrás de fontes, fotografa, filma e edita. Enfim, o jornalista multimídia que aquele que domina diferentes ferramentas.


ID
596914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Publicações jornalísticas adotam códigos de barras bidimensionais (2D), também denominados mobile tagging, que permitem ao leitor acessar conteúdos na Web via dispositivos móveis. Um padrão comum desse tipo de código é o QRcode.

Alternativas
Comentários
  • Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código é convertido num pedaço de texto (interativo) e/ou um link identificado pelo aparelho.
  • Certo

    Um exemplo de QRCode:

  • Fonte: http://bussolavirtual.wordpress.com/2010/03/01/mobile-tagging/


    Como ele funciona?

    Através de um aplicativo para celular que permite ao usuário apontar a câmera para uma figura, que é na verdade um código de barras 2D, o programa scanneia e traduz o código em uma informação específica que pode ser: mensagem de texto, links para sites, informações sobre o produto, imagens, entre outros.

    Com o uso do mobile tagging podemos criar uma convergência absoluta de mídias de informação. Isso porque as tags além de terem o poder de interagir com as pessoas, permite que mídias impressas, por exemplo, façam links para internet.

    Para que utilizar o QRCode?

    Ele pode ser utilizado em anúncios publicitários, na embalagem do produto para informações adicionais, videoclipes, cartão de visita, tickets de entrada em eventos, cartões de embarque, download diretos de ringstones, clips ou mobile games, link direto para sites, livros ou redes sociais, além disso, pode ser utilizado para mostrar informações sobre monumentos ou transporte públicos. 

    Como o QR Code é decifrado na tela do celular NÃO há necessidade de gastos de papel, nem de tinta para impressão. Além disso, os códigos podem ser armazenados no próprio celular e o usuário pode compartilhar com outras pessoas. Portanto, além de ser econômico, de fácil uso e acesso, o QR Code contribui para a sustentabilidade do planeta.


  • E ainda:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR

    Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. 1

    Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.

    O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o "código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada".

    No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela loja Fast Shop, em dezembro de 2007. Mais tarde, em junho de 2008, a cerveja Nova Schin publicou um anúncio com o código e a Claro fez uma campanha utilizando o código QR em novembro de 2008. A revista Galileu, da editora Globo, também incluiu códigos QR para oferecer ao usuário acesso a informações extras pelo celular. Em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen utilizou o código para uma pequena ação em seu stand.



ID
596917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1]

    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.[2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.[3]

    Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

    Fonte: wikipedia

  • Correto. Quando não é necessário usar um software instalado para acessar um serviço remoto, é um sinal de que pode ser uma aplicação webware (baseada na Internet), sinal de ser o modelo de computação na nuvem (Internet).

ID
596920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da
comunicação, julgue os itens que se seguem.

A espinha dorsal de uma rede, considerada como estrutura composta de linhas de conexão de alta velocidade que, por sua vez, se conectam a linhas de menor velocidade em várias sub- redes, é denominada backbone.

Alternativas
Comentários
  • Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes. Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.

    Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

    Explicando melhor

    Quando você envia um email ou uma mensagem pelo MSN, as informações saem do seu computador, passando pela rede local para depois “desaguar” no backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede local recebe os dados para então repassar para o computador correto.

    Para entender melhor o conceito, pense no backbone como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem.

    http://www.tecmundo.com.br/conexao/1713-o-que-e-backbone-.htm

  • certa

    Backbone ("espinha dorsal" ou "rede de transporte", em português) é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.


ID
596923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Convencionou-se denominar versão beta a versão de software que ainda não esteja finalizado e que, por isso, não tenha condições de ser utilizado.

Alternativas
Comentários
  • versão beta é a versão de um produto (geralmente software) que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes. No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final.

    Na prática, sempre que um programa é lançado em versão Beta, significa que o próprio desenvolvedor (quem fez o programa) admite que o programa ainda não está pronto e pode ter problemas, porém já está em um nível decente para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia.

    A ideia é usada há muito tempo na computação, com as versões beta e alfa (as alfa são ainda mais inacabadas e geralmente lançadas em caráter meramente experimental) os usuários podem experimentar e testar características novas e detalhes das novas versões, enquanto os desenvolvedores recebem informações valiosas sobre como o novo produto (nova versão) deve ser melhorado, já que as pessoas que usaram aquela versão de testes podem apontar facilmente o que gostaram e não gostaram.

  • O erro da questão encontra-se no trecho: não tenha condições de ser utilizado. Versões beta são experimentais, mas é possível fazer uso das mesmas.


ID
596965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

No sistema de copyright Creative Commons, o jornalista, ao disponibilizar seu conteúdo, não está protegido como autor. Nesse sistema, o conteúdo disponibilizado pertence ao interessado, podendo ser por ele apropriado, adaptado, copiado e distribuído, sem crédito ou direitos de autor.

Alternativas
Comentários
  • O Creative Commons Brasil disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados".
  • Copyright: Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas). Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes natureza. A doutrina jurídica clássica coube por dividir estes direitos entre os chamados "direitos morais de autor" (direitos da personalidade) e aqueles de cunho patrimonial.

    Copyleft: é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de copia". Vale destacar que por exemplo, o Kibe Loco, só poderia utilizar imagens criadas por outrem desde que estes permitissem sua utilização. Isso poderia servir via um pedido informal ou desde que o autor da obra tenha a caracterizado como copyleft. O sistema copyleft serviria para agilizar o processo.

    As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a égide de uma filosofia copyleft .

    As licenças criadas pela organização permitem que detentores de copyright (isto é, autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes) possam abdicar em favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. Isso pode ser operacionalizado por meio de um sortimento de módulos standard de licenças, que resultam em licenças prontas para serem agregadas aos conteúdos que se deseje licenciar.

  • A questão traz o conceito de copyleft. No copyright, ao contrário do copyleft, o conteúdo é protegido pelos direitos autorais, não podendo ser utilizado, copiado ou modificado por outras pessoas, exceto o próprio autor da obra.


ID
596968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

Transmídia corresponde à comunidade de blogueiros internautas que mantêm blogues e dialogam entre si por meio de comentários ou posts em blogue alheio.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado

    Transmídia é o fenômeno do transporte da informação para as múltiplas plataformas de comunicação
    . É um movimento que acompanha a criação de novas tecnologias, como leitores de e-books e celulares com Tv digital.

    A informação passa por múltiplas-plataformas e recebe de cada mídia uma contribuição especial presente somente neste canal, algo novo para uma narrativa principal. Este fato é usado por empresas de entretenimento para convidar o seu público a participar de alguma forma em uma narrativa diferente por diversos meios, sem necessidade de convergência a um único aparelho de comunicação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Transm%C3%ADdia

    Bom estudo :)
  • Só complementando, o conceito da questão é o que chamamos de Blogosfera, conceito tipicamente relacionado à Web 2.0
  • Complementando Klaus:

     

    Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como umacomunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".


ID
596971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

A customização pode ser classificada em duas categorias: do sítio e da entrega. Na customização do sítio, os usuários podem customizar o design da página; na de entrega, podem customizar a forma de entrega das notícias (por exemplo, via mecanismos de busca, RSS, podcast ou telefone celular).

Alternativas

ID
596974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

O uso intensivo de tecnologias de ponta para a difusão de informações jornalísticas é essencial para ampliar a audiência e garantir o máximo de qualidade ao público.

Alternativas
Comentários
  • Creio que tecnologia de ponta tem haver com transmissão de informações e não com  ampliação de audiência. questão errada!
  • Não se pode afirmar que os avanços tecnológicos resultem na garantia de qualidade ao público, visto que há outros fatores associados, como as condições de recepção, acesso à tecnologia e etc
  • Nem sempre o uso intensivo de tecnologias de ponta para a disseminação de informações garante o máximo de qualidade ao público. 

    Na internet, por exemplo, encontramos muitos materiais bons, porém encontramos outros nem tão bons ou até mesmo de péssima qualidade. 

    Assim, gabarito errado.

  • Não necessariamente. A qualidade do produto entregue não está atrelada às tecnologias de ponta. Ainda é preciso criatividade e sensibilidade para produzir material interessante.


ID
606532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O avanço da Internet causa modificações no jornalismo, tanto na forma de produção quanto nos veículos. Mais recentemente, tem-se feito presente um questionamento quanto ao próprio futuro da atividade jornalística. Isso está ligado ao crescimento dos blogues, por permitirem que

Alternativas
Comentários
  • Sei que tá um pouco tarde pra responder esse comentário, mas você se equivocou. Agentes policiais, mesmo de folga/licença/férias TEM o dever de prender em flagrante quando presenciarem um delito!


ID
739585
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os QR Code estão se tornando frequentes em várias ações dos usuários de computador. São códigos de barra bidimensionais que podem ser escaneados pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. Eles servem, por exemplo,

Alternativas
Comentários
  • QR code, ou código QR, é a sigla de "Quick Response" que significa resposta rápida. QR code é um código de barras, que foi criado em 1994, e possui esse nome pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas.

    O QR code é utilizado por várias indústrias, como revistas e propagandas, e esse código é utilizad para armazenar URLS que depois são direcionadas para um site, hotsite, vídeo, etc. O QR code também pode ser facilmente escaneado por qualquer celular moderno, onde existem aplicativos específicos que tem a capacidade de ler o link e levar o cliente em potencial para o site que a empresa quer.

     

    Fonte: https://www.significados.com.br/qr-code/


ID
739588
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Magaly Prado, na sua obra Webjornalismo, aconselha que “na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca será “carregado" e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado." O seu alerta refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Diz Magaly Prado, em Webjornalismo, página 84, Capítulo 3 (Arquitetura da Informação. Design digital, usabilidade, navegação. Informação da informação. Interface):

     

    Usabilidade

    Na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca nele será "carregado", e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado.

    (...)

    Tudo precisa ser fácil de achar e memorizar.

    (...)

    Usabilidade também quer dizer facilidade, e, quando existir a necessidade de voltar ao site para "pegar algo", é bom lembrar rapidamente, pois as pessoas são inquietas, sem tempo de ficar procurando em páginas com muito floreio.


ID
774943
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre os Meios de Comunicação de Massa, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F), em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O fato de a manutenção de um órgão de comunicação de massa ser bastante onerosa faz com que essas empresas dependam dos imperativos de consumo (máxima circulação, no caso de livros e filmes; garantia de audiência e venda de publicidade, no caso dos jornais, revistas, rádio e televisão) para sobreviver ou se expandir.

( ) Os meios de comunicação de massa necessariamente empregam máquinas na mediação da comunicação: aparelhos e dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos possibilitam o registro permanente e a multiplicação das mensagens impressas (jornal, revistas, livro) ou gravadas (disco, rádio) em milhares ou milhões de cópias. A produção, transmissão e recepção das mensagens audiovisuais (rádio, TV) precisa de milhares ou milhões de aparelhos receptores.


( ) O telefone também corresponde aos meios de comunicação de massa.


( ) Uma característica típica dos meios de comunicação de massa é a possibilidade que apresentam de atingir simultaneamente uma vasta audiência, ou, dentro de breve período de tempo, centenas de milhares de ouvintes, de telespectadores, de leitores.

( ) A audiência dos meios de comunicação de massa, além de heterogênea e geograficamente dispersa, é, por definição, constituída por membros anônimos para a fonte, ainda que a mensagem esteja dirigida especificamente para uma parcela determinada de público (um só sexo, uma determinada geração).

Alternativas

ID
777304
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Estabeleça as relações abaixo entre expressões que se tornaram comuns com a expansão da Internet e do jornalismo on-line e seus significados corretos. Em seguida, assinale a única opção correta.

I – Pop-up.

II – Subir um texto.

III - Page views.

IV – Hipermídia.

( ) Todos os métodos de transmissão de informações baseadas em computadores, incluindo textos, imagens, vídeos, animações e áudio.

( ) Página ativada ao abrir um site, geralmente em tamanho reduzido

( ) Expressão usada para informar que uma página está pronta para ir ao ar.

( ) Número de acessos a uma determinada página.

Alternativas

ID
781060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos temas emergentes da comunicação, julgue os itens a seguir.

Apesar da popularidade recente, o conceito de mídia social é uma realidade antiga, cujo exemplo tradicional é a televisão.

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/redes-sociais/#

  • Televisão é um exemplo de mídia tradicional.

  • O conceito de rede social é antigo e anterior à internet. Apesar de relacionarmos as redes sociais à internet, existem redes sociais que não dependem da internet para existirem e/ou se formarem. Exemplo disso é uma família reunida num almoço de domingo, um grupo de profissionais em uma reunião de trabalho etc. Rede Social é grupo de pessoas, que interagem de modo online ou offline.


ID
787342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    a INTELIGÊNCIA COLETIVA  é um processo social relacionado ao consumo em que as pessoas criam sentidos compartilhados. Nela há um processo de aquisição de conhecimento dinâmico, participativo, interativo, que se apoia nos laços sociais, construindo-os e reforçando-os. GERA AÇÕES COLETIVAS INTELIGENTES.

    o CIBERESPAÇO é um espaço virtual da internet e poder ser considerado condição de existência da cibercultura.

    a alternatia A está correta, pois a inteligência coletiva corresponde ao desenvolvimento da sociedade dentro do ciberespaço.
  • ótima explicação a da Fernanda.

    Apenas para completar ...

    "Para Lévy (2003), a inteligência coletiva é aquela que se distribui entre todos os indivíduos, que não está restrita para poucos privilegiados. O saber está na humanidade e todos os indivíduos podem oferecer conhecimento; não há ninguém que seja nulo nesse contexto. Por essa razão, o autor afirma que a inteligência coletiva deve ser incessantemente valorizada. Deve-se procurar encontrar o contexto em que o saber do indivíduo pode ser considerado valioso e importante para o desenvolvimento de um determinado grupo". 

    Como destacado pelo autor, a inteligência coletiva está aberta para que todos possam oferecer conhecimento. O ciberespaço não fortalece apenas grupos, clãs, tribos, e sim, a rede como um todo.

  • Não dá p/ dizer q a letra d está errada

  • De fato Fernanda. Não dá para dizer que a D está errada, mas a banca citou o autor Pierre Levy e por isso o comando da questão pede uma alternativa que encaixe em sua teoria. Quando se fala em Pierry Levy é importante saber que ele é um entusiasta da cibercultura, sempre vislumbrando um mundo melhor, com trocas constantes de saberes e experiências no que ele cunhou de "inteligência coletiva". Os melhores exemplos acertivos de sua teoria talvez sejam os sites do tipo wiki, como a wikipédia.

  • Sobre a letra D, acredito que ciberespaço e "direitos reservados" não é algo que combina no ambiente digital. Onde existe muito mais possibilidade de cópia, pirataria, vazamento de documentos siligosos, etc.


ID
800938
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na caracterização da Internet, Castells (2003) observa que é preciso distinguir entre produtores/usuários e consumidores/usuários. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explicita características distintivas desses dois conjuntos de usuários.

Alternativas

ID
821218
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • O Cascading Style Sheets (CSS) é uma "folha de estilo" composta por “camadas” e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que adotam para o seu desenvolvimento linguagens de marcação. O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento, apresentação das páginas da Web. 

  • CSS é uma linguagem para descrever layout de paginas da web, incluindo cores e fontes. CSS é independente de html e pode ser usado com qualquer linguagem markup com base em xml


ID
821230
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Páginas que precedem o acesso a serviços online devem facilitar sua compreensão, apresentando uma série de informações. Analise as opções a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) O que é o serviço a ser prestado.

( ) A quem ele se destina.

( ) A documentação necessária para que ele possa ser prestado.

( ) Lista com as dúvidas mais frequentes sobre o serviço.

Alternativas

ID
821239
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode confundir, porque o candidato pode ser levado a achar que seria A (usabilidade), mas o gabarito é D - Arquitetura de informação

  • Embora os termos possam confundir o conceito aqui é de arquitetura da informação. A usabilidade é um conceito mais amplo e diz respeito a simplicidade, facibilidade, inteligibilidade e acessibilidade de qualquer sistema, aparelho, artefato ou objeto seja ela qual for: livro, cadeira, carro etc.. Já a arquitetura da informação está mais ligado ao mundo da informática.

     

     

     

     

     


ID
821257
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplificado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

Alternativas

ID
829102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item que se segue, referentes à correlação entre avanços
tecnológicos e desenvolvimento dos meios de comunicação de
massa.

O primeiro satélite artificial a orbitar experimentalmente a Terra, o Sputnik, em 1957, pesava uma tonelada, permaneceu em órbita por seis meses e por meio dele foram transmitidas conversas telefônicas.

Alternativas
Comentários
  • O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur. O Sputnik 1, era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg.

    o lançamento do Sputnik trouxe desenvolvimento político, militar, tecnológico e científico. Cientificamente, o Sputnik ajudou a identificar a mais alta camada da atmosfera da Terra e trouxe informações sobre a distribuição de sinais de rádio na ionosfera.

    O Sputnik emitiu sinais de rádio durante 22 dias, quando suas baterias acabaram. No seu retorno a Terra, queimou na atmosfera no dia 4 de janeiro de 1958. Durante os três meses em que ficou em órbita, o satélite viajou aproximadamente 60 milhões de quilômetros.

    Fonte: portal do History Channel


ID
829240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O que muitos chamam, hoje, de mídia social refere-se a um fenômeno complexo, que compreende o conjunto de novas tecnologias de comunicação mais interativas, mais rápidas e mais populares e as apropriações sociais que foram e que são geradas com o uso dessas ferramentas. É um momento de hiperconexão em rede, à qual estamos não apenas conectados, mas na qual transcrevemos nossos grupos sociais e geramos novas formas de circulação, filtragem e difusão de informações. A. Branbilla (Org.). Para entender as mídias sociais. Internet: (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o assunto nele
abordado, julgue o item que se segue, acerca das mídias sociais
e das novas tecnologias de comunicação.

Podcast é um recurso tecnológico constituído de um canal de comunicação de duas vias, ou seja, que possibilita a conversa em tempo real entre o emissor e o receptor; assim, por meio desse recurso, é possível a transmissão e produção de notícias para a Internet, em especial no formato de áudio, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e, em muitos casos, gratuita.

Alternativas
Comentários
  • Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple Inc. de onde saíram os primeiros scripts de podcasting -, ou a sigla para Personal On Demand (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda), e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.
  • Podcast é um recurso tecnológico constituído de um canal de comunicação de duas vias, ou seja, que possibilita a conversa em tempo real entre o emissor e o receptor; assim, por meio desse recurso, é possível a transmissão e produção de notícias para a Internet, em especial no formato de áudio, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e, em muitos casos, gratuita.

    ERRADO. O Podcast não possibilita interação em tempo real, ao contrário do rádio, por isso muitos acadêmics não o consideram uma autêntica mídia rádio.


ID
834196
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quais as características da internet 3.0?

Alternativas
Comentários

ID
850183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As chamadas novas mídias apresentam um vertiginoso crescimento nos dias atuais e, com elas, vêm novos comportamentos e novas maneiras de fazer comunicação.


Verifica-se, com esse novo movimento, que a comunicação de massa, conforme descrita nos estudos feitos no século XX,

Alternativas

ID
850222
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O uso de redes sociais, como Facebook e Twitter, é importante para a Assessoria de Imprensa por ser um(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c


    O item a está errado porque não é indireto


ID
882670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Muito antes do surgimento do celular, a válvula eletrônica foi a invenção tecnológica que possibilitou a miniaturização dos aparelhos de rádio e a sua mobilidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Não foram com as válvulas que foi possível a mobilidade (portabilidade) dos rádios e sim os transistores, pais dos microchips presentes nos computadores atuais.
  • Perfeito o comentário do colega. Os transistores foram um salto tecnológico em relação às válvulas e a portabilidade dos rádios foi possível devido ao seu baixo custo de produção, o que tornou os rádios e outros aparelhos acessíveis às massas.


ID
882736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos,
julgue os próximos itens.

O papel não é o único meio de disponibilização do release. O material informativo também pode ser oferecido em vídeo, armazenado em banco de imagens e ser facilmente disponibilizado por meio de link para acesso on-line.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica como um vídeo pode ser armazenado em um banco de imagens??
  • Certo

    A questão não fala que um vídeo pode ser armazenado num banco de imagens. Numa leitura mais acurada, nota-se que ele está a falar que o material do release (conteúdo) pode ser armazenado de diferentes formas além do papel: banco de imagens, vídeos, num podcast e estar disponível para download em sítios ou blogs.
  • O youtube, por exemplo, funciona como um imenso banco de imagens on-line. 

  • Ou seja, teríamos de fazer um release em formato de imagem (.jpg) - uma arte? - e armazená-lo em um banco de imagens e só depois enviar o link para o jornalista. Seria isso? Haja imaginação!

  • Entendo que se um release é feito em vídeo deixa de ser um release e passa a ser um videorelease

  • l) Release eletrônico: enviado por e-mail, traz com ele possibilidades que só a internet oferece, como o envio de textos curtos e links para o texto completo, bem como anexos e fotos;

     

    http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1928-1.pdf


ID
882853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O Facebook pode ser considerado uma plataforma convergente, pois permite que se integrem a ela diversos recursos, como, por exemplo, outros websites, dispositivos móveis, RSS, feeds, blogues, Twitter, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Sim, esses recursos podem ser integrados ao Facebook. Essa característica, inclusive, é um dos motes das redes sociais em geral.
  • GABARITO: CERTO

    Plataformas convergentes combinam um sistema de infraestrutura convergente com uma solução de engenharia que é integrada, entregue e consumida de modo unificado.

    Ou seja, é uma plataforma que possibilita a integração com várias ferramentas, como mensagens instantâneas, envio e recebimento de áudios, ligação por vídeo chamada etc.


ID
883924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

As assessorias, as agências e os veículos de comunicação devem tomar conhecimento das informações divulgadas nas redes sociais ao elaborarem o clipping.

Alternativas
Comentários
  • Cada vez mais as redes sociais são usadas pelas empresas como forma de fazer  "um raio x" da imagem que os stakeholders tem da empresa na web. Vale a pena ler o livro Mídias sociais na prática, do Ramalho. Ele acredita que as redes sociais potencializam o antigo "boca a boca"  e podem ser utilizadas como ferramenta de aproximação com os públicos e até mesmo no CRM. 
  • Um livroo que vocês podem encontrar muita informação sobre redes sociais, comportamento e comunicação e que eu mesma sempre reviso antes das provas é Cumplicidade Virtual, da Editora Casa do Psicólogo, de 2013. http://www.ciadoslivros.com.br/cumplicidade-virtual-p538541/

ID
892099
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um webjornalista pode redigir um texto nas extensões

Alternativas

ID
919531
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O crescimento de ferramentas comunicacionais associadas à Internet deu visibilidade a um novo ambiente virtual, em que grupos e indivíduos inserem comentários sobre acontecimentos sociais ou particulares. Esse ambiente recebeu o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    a) Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura.

    b) A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002).


ID
919540
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet permite aos comunicadores a criação dos chamados “blogs corporativos”, que são cada vez mais empregados como:

Alternativas
Comentários
  • b-

    diferença entre blogs, wikis & socializações:

    Wikis: documentação e portal de textos colaborativos, onde determinadas pessoas, grupo ou todos podem editar partes ou tudo. retém o conhecimento corporativo através da contribuição de quem conhece a empresa e o negócio


    Blogs: Determinados colaboradores se tornam nodes de conhecimento. Suas habilidades se disseminam e documentam para que os outros adquiri-las e colaborar com discussões. Para isso é bom os colaboradores/ áreas importantes ter seus respectivos blogs corporativos, fomentando sempre a discussão produtiva.


    Socialização: das intranets, fomentando a interação e estreitando os laços sociais e profissionais de seus colaboradores. inclui perfil social, comentários, "like", e outras formas de socialização.


ID
919546
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Veja esta lista de funções profissionais da Comunicação:

1) Copydesk.
2) Diagramador.
3) Repórter.
4) Editor de conteúdo.
5) Webdsesign.
6) Mídia.

São funções surgidas apenas a partir das novas mídias digitais:

Alternativas
Comentários
  • Banquinha sem vergonha hein? Webdesign como função? ¬¬
    Webdesginer né. Mesma coisa chamar designer de design. "tem nada a ver"! 

    Gab: B


ID
919573
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O nome do arquivo de áudiodigital publicado na Internet e atualizado via RSS é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • MP3,MP4, e ACC são formatos de aúdio digital.
  • MP3, AAC e MP4 são formatos.

    iPod é um aparelho.

    Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS
    (Wikipedia)

ID
929998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Com as novas mídias, a participação do público na produção de informação permanece inalterada.

Alternativas
Comentários
  • Com as novas mídias a participação do público torna-se cada vez mais interativa e dimâmica.
  • Manda uma dessa pra minha prova!


ID
930001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Na produção jornalística, o tempo real transformou em processo constante o fechamento das matérias.

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma das características da Instantaneidade, traço típico do Webjornalismo

  • Obrigado. Concurseiro que passa é aquele que coloca a fonte e não emite opinião própria.


ID
930007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Na Web, os metabuscadores são os buscadores avançados de informação que permitem a busca de sítios a partir do cruzamento de informações de buscadores separados. Alguns deles fazem pesquisa inclusive no arquivo do computador do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Os metabuscadores fazem varreduras em toda a web em busca de informação utlizando vários sites de pesquisa ao mesmo tempo.



  • "Alguns deles fazem pesquisa inclusive no arquivo do computador do usuário". Isso tá correto???
  • Dentro do computador pessoal? Rapaaaaz...sei não.
  • Fiquei na mesma dúvida Rafaela, eu considero errado por isso também.
  • Acho que, quando a questão se refere a "pesquisa no arquivo do computador do usuário", está pressupondo que é o próprio usuário que faz isso (apesar de não estar claro). Como se fosse aquela pesquisa que a gente faz pelo Windows. Um desses buscadores é o Google Desktop.
  • Questão Certa. Quando um usuário busca no Google, por exemplo, junto aos resultados há a informação sobre se o usuário já visitou o link (acessam o histórico de navegação do computador do usuário para obter a informação).

  • Todo mundo fundamentando com base no wikipedia, mas nem lá, consta essa parte de fazer varredura em computador na casa do sujeito. Menino, agora eu vi. Valei-me , Cespe.

  • Esse final aí deixa uma dúvida danada no candidato, mas consegui acertar!!!

  • Alguns deles fazem pesquisa inclusive no arquivo do computador do usuário.

    Alô inviolabilidade da vida privada.


ID
930013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Realley simple syndication (RSS) é uma nova ferramenta da Web por meio da qual os usuários fazem trocas de informações.

Alternativas
Comentários
  • erro: trocas de informações.
     
    RSS é um tipo de feed, normalmente sites ou blogs o utilizam para DISTRIBUIR informação ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. 
  • Errado

    Só complementando, o RSS (Really Simple Syndication) é uma tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (fontes de informação). Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Ficheiro:Feed-icon.svg
             Símbolo do RSS
  • Não tem relação com troca de informações. É uma ferramente que vc clica e ativa pra receber atualizações de um site.

  • RSS é um agregador de conteúdo que permite ao usuário personalizar sua página na internet, selecionando temas e sites de interesse. O Objetivo dos agregadores de conteúdo é evitar que o internauta vá até cada site para buscar/ler/pesquisar o que lhe interessa. Quando tudo está reunido num único feed, torna-se mais prático.


ID
930016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

O Twitter é um serviço de microblogging gratuito que permite aos usuários compartilhar textos de, no máximo, 1.400 caracteres.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    O limite de caracteres no Twitter é de 140 caracteres.
  • O Twitter aumentou o limite de 140 para 280 caracteres. Isso já foi cobrado em prova esse ano.


ID
941083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Grupos de bate-papo e outras formas de interatividade nas redes sociais, como perfis no Facebook, interferem negativamente na produtividade das relações públicas dentro de uma organização, devendo ser bloqueados no ambiente institucional.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado
    Todos os dias surgem novos estudos que mostram a importância das redes sociais para as empresas e confirmam o quanto uma ferramenta na web pode trazer bons resultados e lucros, se for bem utilizada. 
    É fácil encontrar empresas que estão  produzindo mais conteúdo, procurando interação e divulgação de seus produtos nas redes sociais, na tentativa de angariar seguidores, clientes e contatos.
    Dessa forma, a questão peca quando afirma que as redes sociais interferem negativamente na produtividade das empresas.
     
    http://corporate.canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/As-maiores-empresas-globais-apostam-nas-midias-sociais/#ixzz2e1WeBKsT.
    Bom estudo :)

ID
987217
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O portal corporativo é considerado por muitos estudiosos como o mais importante projeto de gestão da informação da década passada. Esse tipo de canal de informação aprimorou, entre outras, as qualidades essenciais de construção de sua estrutura para facilitar a consulta dos usuários. Essas qualidades são, além da acessibilidade,

Alternativas

ID
987223
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as características fundamentais do Jornalismo Online, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A estrutura narrativa pode ser não linear, letra D.


ID
1036267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao analisar propostas apresentadas por webdesigners para a construção de um sítio institucional, um assessor de comunicação deve ter em vista alguns princípios correntes na cultura do webdesign. Com base nesse procedimento, julgue os itens seguintes.

A escolha do projeto deve recair sobre o que melhor contemplar os aspectos de multidisciplinaridade, arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.

Alternativas

ID
1036270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao analisar propostas apresentadas por webdesigners para a construção de um sítio institucional, um assessor de comunicação deve ter em vista alguns princípios correntes na cultura do webdesign. Com base nesse procedimento, julgue os itens seguintes.

A escolha deve recair sobre o projeto que melhor contemplar os aspectos de singularidade e de arquitetura que melhor disponibilize pacotes de informações, programas para download e guias de busca e de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Como proposto no item anterior, o correto é: A escolha do projeto deve recair sobre o que melhor contemplar os aspectos de multidisciplinaridade, arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.


ID
1044802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à interatividade e aos novos meios de comunicação, julgue os itens a seguir.

A possibilidade de a Internet acionar sentidos tão diversos como visão, audição e tato e de desencadear sinestesia recebe a denominação de multimodalidade e é um traço que a diferencia das mídias que a precedem.

Alternativas
Comentários
  • Tato pela Internet????????????????????????
  • Também fiquei em duvida em relação ao "tato", mas ai pensei que poderia ser pelo clique do mouse ou  touch screnn.

    A denominação "multimodalidade" também nunca ouvi falar?

  • O conceito de multimodalidade brota da Teoria da Semiótica, mais especificamente, da Semiótica Social. Consoante Barros (2005), a Semiótica concede prima pelo estudo do texto, mais especificamente, focando em explicar “o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz” (BARROS, 2005, p. 11). Em outras palavras, a Semiótica prima não só pelo estudo daquilo que é dito pelo texto, como também pelas estratégias textual-discursivas traçadas pelo autor do texto, a fim de exteriorizar o seu dizer. Diante disto, este campo de estudo se debruça sobre as mais distintas construções linguísticas do texto, para materializar seu dizer.


    fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed768_multimodalidade_afinal_o_que_e

  • O tato é possível através da "Linha Braille", geralmente utilizada por pessoas cegas e surdas. A linha Braille é um console com conexão USB, que possui vários pinos que sobem e descem formando as letras (e frases) em Braille do texto que aparece no monitor.

  • Sinestesia é a relação de planos sensoriais diferentes.

    É uma figura de linguagem ou semântica que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes.

  • Certo.

    No dizer de Dionísio (2005; 2011), a multimodalidade refere-se às mais distintas formas e modos de representação utilizados na construção linguística de uma dada mensagem, tais como: palavras, imagens cores, formatos, marcas/ traços tipográficos, disposição da grafia, gestos, padrões de entonação, olhares etc. (DIONÍSIO, 2005; 2011; SILVINO, 2012). A multimodalidade abrange, portanto, a escrita, a fala e a imagem.

    Fonte:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed768_multimodalidade_afinal_o_que_e


  • Sobre o tato na internet, basta pensar nos smartphones, tablets e etc.

  • Achei a resposta desta questão no livro da Poliana Ferrari, está identico. 

  • Parece que o tato ainda não é transmitido pela internet. Daqui a pouco vai entrar olfato pois sentimos o cheiro quando a fonte queima.

    Mas a banca manda.

  • A sinestesia da internet, incluindo o sentido tátil, é abordado por Magaly Prado em Webjornalismo. Os aparelhos touch screen, como smarthphone, tablets e notebooks, são exemplos.