Conheça as 9 causas de indisponibilidade de sistemas
1. Acidentes e desastres naturais
Data Centers locais costumam ter muitos softwares instalados e operando por meio de servidores físicos nas próprias instalações da empresa. Se ocorrer acidentes, como um incêndio, todos os dados e sistemas são perdidos.
2. Falhas no serviço de terceiros
Muitos serviços de TI terceirizados fogem ao controle da empresa e, quando o sistema sai do ar por algum motivo, ela fica completamente dependente do suporte.
3. Logins e senhas sem acesso
Ocasionalmente, mesmo que o SQL esteja intacto, logins e senhas podem apresentar falhas por não obterem as permissões de acesso corretamente.
4. Falhas de armazenamento
A falha de armazenamento é apontada por muitos profissionais de TI como uma das principais causas já registradas de indisponibilidade de sistemas.
5. Perda de banco de dados
A perda integral ou parcial de banco de dados pode indicar problemas com o SQL ou, se ele estiver intacto, acusar algum tipo de corrupção de dados.
6. Violações de segurança
A segurança é uma bandeira que deve ser levantada em todos os projetos de desenvolvimento de software. Mesmo assim, ataques cibernéticos podem neutralizar as barreiras e invadir o sistema, fazendo uma bagunça. Independentemente de o ambiente de trabalho ser local ou na nuvem, depende de você cumprir as normas e políticas de segurança para reforçar a proteção contra os acessos não autorizados.
7. Perda de desempenho
Um desempenho ruim dos sistemas pode prejudicar o acesso ao banco de dados, provocando lentidão e, até mesmo, parando o sistema por completo.
8. Falhas humanas
Erros de digitação de scripts e outras falhas manuais são muito comuns em projetos de criação e/ou desenvolvimento de softwares, ocasionando eventos de indisponibilidade temporária ou permanente do sistema.
9. Perda do SQL
O SQL do servidor pode falhar, limitando ou interrompendo totalmente o acesso ao banco de dados da empresa. Normalmente, isso acontece devido a erros na instalação, violações de acesso etc.
Fonte: https://gaea.com.br/