SóProvas



Questões de Conceito de TI e SI


ID
163072
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um Sistema de Informação (SI) pode ser definido, tecnicamente, como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

PORQUE

Pode-se definir Tecnologia da Informação (TI) como todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A definição de Tecnologia da Informação abordada na segunda afirmação não está 100% correta, pois também podemos incluir os processos neste contexto, como pode ser observado abaixo:
    "As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação, como técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas em um esquema. Esse esquema pode, também, ser incluído em um software que será usado, mas isso não elimina o fato de que a técnica já existia independentemente do software"
  • A segunda afirmação esta INCORRETA, além dos processos (conforme o colega acima citou),  as pessoas também fazem parte dos ativos técnologicos. 
  • Entendo que está incorreto, visto que falta a questão de recursos humanos. Sem eles nao há tecnologia da informação..

  • A questão não diz que TI ou SI sejam única e exclusivamente o que afirma, contudo, tudo o que afirma sobre estes dois termos, está correto. O fato aqui é que as duas alternativas estão corretas, mas não faz sentido dizer que a segunda justifica a primeira, sendo assim, letra b!

  • Segundo a Wikipedia:

    “Pode-se definir tecnologia da Informação (TI) como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo.[1] A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação.[2]

    TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização.[3]”

    E a questão , quando se refere a TI não faz referência ao peopleware, isto é, os recursos humanos envolvidos com a TI, logo a definição de TI ( a segunda afirmativa ) está errada.

    Referências

    1 Jau, Jóse Fali. des.net/index.php?pagina=1432569354 «O que é a TI?» Verifique |url= (Ajuda). Consultado em 12 de julho 2013.

    2 Stallman, Richard Matthew; Mance, Euclides (15 de dezembro de 2012). «Declaração pessoal». Consultado em 12 de julho 2013.

    3 Turban, Efraim (2013). Tecnologia da informação Para Gestão [S.l.: s.n.] ISBN 9788582600146.

     


     

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: B


ID
174808
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Proporciona benefícios específicos aos gerentes de todos os níveis da organização porque os capacita a recuperar, manipular e exibir informações de bancos de dados integrados para tomar decisões específicas. Essa aplicação do uso da tecnologia da informação é conhecida como sistema de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra E

    São os SAD´s - Sistemas de Apoio a Decisões.

    Sistemas de Apoio a Decisão (SAD), atendem também o nível de gerencia ajudando a tomar decisões não usuais com rapidez e antecedência a fim de solucionar problemas não predefinidos, usam informações internas obtidas dos SPT e SIG e também externas como preços de produtos concorrentes etc, Têm maior poder analítico que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e armazenar dados, tomar decisões diárias, por isso possuem uma interface de fácil acesso e atendimento ao usuário, são interativos, podendo-se alterar e incluir dados através de menus que facilitam a entrada deles e obtenção de informações processadas.

  • Obrigado, acertei essa graças á vocês

  • Muito obrigado Diego, ajudou muito brother.


ID
235525
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CODENI-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sem software, um computador é basicamente um inútil amontoado de metal. Com software, um computador pode armazenar, processar e recuperar informações, além de exibir documentos de multimídia e pesquisar na internet. O software de computador pode ser dividido em:

Alternativas
Comentários

ID
329218
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre a definição de hardware e software em um computador, analise:

I. Hardware é formado pelo conjunto de circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas.

II. Software consiste somente nos programas aplicativos; não sendo considerados softwares os Sistemas Operacionais.

III. O Sistema Computacional é formado pelo conjunto de software básico e hardware.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I. Hardware é formado pelo conjunto de circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas. (OK)

    II. Software consiste somente nos programas aplicativos; não sendo considerados softwares os Sistemas Operacionais. (SO é um software)

    III. O Sistema Computacional é formado pelo conjunto de software básico e hardware. (OK)
    Pegadinha. Sistema Computacional é diferente de Sistema operacional (COnstituído somente por software).
    Sistema computacional = SO + Hardware


    Letra A
  • hardware1 pode ser definido como um termo geral para equipamentos como chaves, fechaduras, dobradiças, trincos, puxadores, fios, correntes, material de canalização, ferramentas, utensílios, talheres e peças de máquinas. No âmbito eletrônico o termo "hardware" é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída.2 O termo "hardware" é usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de embalagem da máquina.3

    software é a parte lógica, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através dosoftware, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

    O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal telemóveis), entre outros.

  • a) I,III.


    a II está incorreta,porque o sistema operacional é de fato um exemplo de software de sistema,que permite que o usuário possa interagir com o computador e seus periféricos.

  • Somente!!!

  • A respeito do item I, creio que em breve não será mais "eletromecânicas".


ID
1142314
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre conceitos e definições de dados e informações no contexto de Sistemas de Informação, analise as seguintes afirmativas: 

I. Dados se referem a uma descrição elementar de coisas, eventos, atividades e transações que são registrados, classificados e armazenados, mas não são organizados para transmitir significados específicos. 

II. Informação se refere a dados que foram organizados para terem significado e valor para o receptor, que interpreta o significado e elabora conclusões sobre a informação. 

III. Conhecimento consiste em informações organizadas para transmitir experiência, aprendizagem e prática aplicadas a um problema ou atividade empresarial.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gaba: A

    Comentários: Dados são uma descrição elementar de coisas, eventos, atividades ou transações que são registradas, classificadas e armazenadas, mas não são organizadas para carregar qualquer significado específico.

    Fonte: Turban, Efrain. Administração da Tecnologia da Informação: Teoria e Prática / Efraim Turban, R. Kelly Rainer, Richard E. Potter; tradução Daniel Vieira. Rio de Janeiro:Elsevier,2005. 6ºreimpressão

    Informação são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem contribuir no processo de tomadas decisões.

    Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas. O saber, a instrução ou domínio científico estão relacionados com o conhecimento.

    Fonte: http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/tgs21_dados_info_conhec.htm

  • Vamos avaliar as alternativas:

    I – É uma boa definição de dados. Uma descrição elementar das coisas que não está organizada de maneira a transmitir um significado específico. CORRETA

    II – Informação está realmente organizada de modo a ter significado e valor para o receptor, servindo assim de subsídio para a tomada de decisão. Em outras palavras, é basicamente o que afirma a alternativa. CORRETA

    III – Bom, esta não é uma definição ampla e exaustiva do conhecimento. Ela está aqui utilizada mais no âmbito das organizações. Mas, conforme estudamos, o conhecimento realmente envolve experiência, aprendizado e aplicação prática, estando relacionado a uma finalidade específica. Na afirmativa, a tal aplicação é um problema ou atividade empresarial. CORRETA

    Gabarito: A

  • Letra A

    Dados, ou dados brutos, são as descrições básicas de produtos, clientes, eventos, atividades e transações que são registradas, classificadas, armazenadas. Os dados são a matéria prima a partir da qual as informações são produzidas.

    Exemplos disso são o n´mero de horas que um funcionário trabalhou em determinada semana ou o número de novos veículos que a Toyota vendeu no primeiro trimestre de 2020.

    Informação, é um dado que já foi processado, organizado ou colocado em contexto de forma a ter significado para a pessoa que recebe.

    Por exemplo: o número de vendas trimestrais de novos veículos da Toyota de 2019 até 2020 é uma informação, porque dará a ideia de como os recalls dos veículos de 2019 e 2020 causaram impactos nas vendas.

    Conhecimento, é um dado e/ou uma informação que foi processado, organizado e colocado em contexto para ter significado, e transmite um conhecimento, experiência, aprendizado acumulado e especialização, já que se aplica a um problema ou atividade atual.

    Saber como gerir o recall de veículos para minimizar os impactos negativos nas vendas é um exemplo de conhecimento.

    Fonte Estratégia concursos

  • (I) Correto. Dados, ou dados brutos, são as descrições básicas de produtos, clientes, eventos, atividades e transações que são registradas, classificadas, armazenadas. Os dados são a matéria prima a partir da qual as informações são produzidas.Exemplos disso são o número de horas que um funcionário trabalhou em determinada semana ou o número de novos veículos que a Toyota vendeu no primeiro trimestre de 2010; (II) Correto. Informação é um dado que já foi processado, organizado ou colocado em contexto de forma a ter significado para a pessoa que recebe. Por exemplo: o número de vendas trimestrais de novos veículos da Toyota de 2008 até 2010 é uma informação, porque dará a ideia de como os recalls dos veículos de 2009 e 2010 causaram impacto nas vendas; (III) Correto. Conhecimento é um dado e/ou uma informação que foi processado, organizado e colocado em contexto para ter significado, e transmite um conhecimento, experiência, aprendizado acumulado e especialização, já que se aplica a um problema ou atividade atual. Saber como gerir o recall de veículos para minimizar os impactos negativos nas vendas é um exemplo de conhecimento

    Fonte: Estratégia

    GAB(Letra A).

  • DADOS -->descrições ->não são organizados para transmitir significados específicos.

    Informação--> dado que já foi processado, organizado

    Conhecimento--> é um dado com significado q transmite um conhecimento

  • Questão conceito, ótima para revisar.

  • ''O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento mas a imaginação''

    Albert Einstein

  • Aplicadas a um problema ou atividade empresarial?

    Sério que vão restringir o conhecimento a atividade empresarial? Então minha vó não tem conhecimento?

    Ao meu ver a alternativa 3 erra ao restringir.


ID
1456456
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Muitas empresas desenvolvem seus próprios códigos de ética, que podem ser considerados como um conjunto de princípios destinados a orientar a tomada de decisão na organização. A disseminação do uso da TI e de suas aplicações, incluindo os sistemas de informação, criou diversos aspectos que devem ser considerados nesse contexto. Alguns autores estabelecem quatro categorias nas quais esses aspectos éticos podem ser classificados.
Dentre essas categorias, encontram-se a privacidade e a acessibilidade.
Exemplos de aspectos a elas relacionados são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Vigilância Eletrônica dos Empregados está associada à privacidade???

  • Pois é, também achei estranho.

     

    Marquei a alternativa E por eliminação, considerando correta a relação entre acessibilidade e política de acesso à informação. Fora isso, também não concordo com a primeira associação.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: E

     

    vigilância eletrônica dos empregados, sala cofre, uso de biometria, uso de crachar de acesso fazem parte da privacidade da informação


ID
1529353
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Quanto às atividades operacionais nas organizações, a tecnologia da informação desenvolve papel fundamental, permitindo

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: B

  • A implementação de tecnologias, como a informatização por meio de aplicações de RH auto-atendimento, vem sendo considerada uma maneira de viabilizar novos arranjos organizacionais da gestão de pessoas.


ID
1565416
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A licença de uso shareware para softwares de computadores

Alternativas
Comentários
  • Perfeito.


ID
1624798
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A indisponibilidade de um sistema computacional pode ocorrer por:

Alternativas
Comentários
  • Erro na linguagem de programação?
  • Claro, um erro pode finalizar a aplicação levando a indisponibilidade.

  • dispensa parcial da equipe???

  • Por que não também a D? 

  • erro na linguagem de programação???? a linguagem de programação não erra!

    QUEM ERRA É A EQUIPE!

  • A vulnerabilidade é a fragilidade de um ativo ou grupo de ativos que pode ser explorada por uma ou mais ameaças (ISO 27002). 
     

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: A

     

    indisponibilidade 

    Falha de hardware =equipe pode desenvolver uma atualização e por erro ou gerenciamento a atualização apagar toda a base de dados;

     

    erro da linguagem de programação = um estagiario pode gerar uma codigo errado (drop table)e executar no banco e apagar todos os dados

     

    dispensa parcial da equipe = o unico cara que conhecia e desenvolveu a parte mais importante do sistema foi demitido ou mataram ele e ele não tinha documentado nem passado as informaçõe pra minguem

     

     

  • problemad e acesso viario? wtf?

  • Conheça as 9 causas de indisponibilidade de sistemas 

    1. Acidentes e desastres naturais

    Data Centers locais costumam ter muitos softwares instalados e operando por meio de servidores físicos nas próprias instalações da empresa. Se ocorrer acidentes, como um incêndio, todos os dados e sistemas são perdidos.  

    2. Falhas no serviço de terceiros

    Muitos serviços de TI terceirizados fogem ao controle da empresa e, quando o sistema sai do ar por algum motivo, ela fica completamente dependente do suporte. 

    3. Logins e senhas sem acesso

    Ocasionalmente, mesmo que o SQL esteja intacto, logins e senhas podem apresentar falhas por não obterem as permissões de acesso corretamente.

    4. Falhas de armazenamento

    A falha de armazenamento é apontada por muitos profissionais de TI como uma das principais causas já registradas de indisponibilidade de sistemas.

    5. Perda de banco de dados

    A perda integral ou parcial de banco de dados pode indicar problemas com o SQL ou, se ele estiver intacto, acusar algum tipo de corrupção de dados. 

    6. Violações de segurança

    A segurança é uma bandeira que deve ser levantada em todos os projetos de desenvolvimento de software. Mesmo assim, ataques cibernéticos podem neutralizar as barreiras e invadir o sistema, fazendo uma bagunça. Independentemente de o ambiente de trabalho ser local ou na nuvem, depende de você cumprir as normas e políticas de segurança para reforçar a proteção contra os acessos não autorizados.

    7. Perda de desempenho

    Um desempenho ruim dos sistemas pode prejudicar o acesso ao banco de dados, provocando lentidão e, até mesmo, parando o sistema por completo. 

    8. Falhas humanas

    Erros de digitação de scripts e outras falhas manuais são muito comuns em projetos de criação e/ou desenvolvimento de softwares, ocasionando eventos de indisponibilidade temporária ou permanente do sistema. 

    9. Perda do SQL

    O SQL do servidor pode falhar, limitando ou interrompendo totalmente o acesso ao banco de dados da empresa. Normalmente, isso acontece devido a erros na instalação, violações de acesso etc.   

    Fonte: https://gaea.com.br/


ID
1631842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue o item que segue, referente ao desenvolvimento e à expansão da tecnologia da informação e comunicação. 

A tecnologia da informação e comunicação não se limita a hardware, software e comunicação de dados, mas envolve, também, atividades desenvolvidas, na sociedade, com a utilização de recursos de informática.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Definição para TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação.

  • Gabarito: Certo

    As atividades de informática, geram vários tipos de benefícios e utilidades para a sociedade, ex: Pesquisas e envio e recebimento de informações através de sites de pesquisas e e-mails, compra e venda, etc...

  • Certo

    Questão intuitiva.

  • O problema é que responder por intuição dá medo na CESPE.

  • Esse, examinador, gosta, de, vírgula.

  • CERTO

    " A Teoria dos Sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência." 

    Resultado da TGS: "o todo é mais que a soma das partes"

    - A TGS atua coletivamente, juntando todas as partes formando um todo sistemático.


ID
1732831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação à tecnologia Middleware, julgue o item subsequente.

Middleware é uma tecnologia de software e hardware suportada por diversas linguagens de programação a fim de atender uma grande demanda de requisição de serviços de rede.


Alternativas
Comentários
  • Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mor ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. É geralmente constituído por módulos dotados com APIs de alto nível que proporcionam a sua integração com aplicações desenvolvidas em diversas linguagens de programação e interfaces de baixo nível que permitem a sua independência relativamente ao dispositivo. Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos. É composto por um conjunto de processos ou objetos em um grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para compartilhamento de recursos e aplicativos distribuídos. O Middleware é a designação genérica utilizada para referir aos sistemas de software que se executam entre as aplicações e os sistemas operacionais. O objetivo do middleware é facilitar o desenvolvimento de aplicações, tipicamente as distribuídas, assim como facilitar a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada automática.

  • Middleware é uma tecnologia de software e hardware suportada por diversas linguagens de programação a fim de atender uma grande demanda de requisição de serviços de rede. Gab. Errado

    Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

    Fonte: Wikepédia

  • O middleware é o software que se encontra entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Funcionando de forma essencial como uma camada oculta de tradução, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos. Muitas vezes, o middleware é chamado de “encanamento”, uma vez que ele conecta dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados através do “cano”. O uso do middleware permite que os usuários executem solicitações como enviar formulários em um navegador da Web ou permitir que o servidor Web apresente páginas dinâmicas da web com base no perfil de um usuário.

    Exemplos comuns de middleware incluem middleware de banco de dados, middleware de servidor de aplicativos, middleware orientado a mensagens, middleware de web e monitores de processamento de transações. Normalmente, cada programa oferece serviços de sistemas de mensagens para que diversos aplicativos possam se comunicar utilizando estruturas de mensagens como protocolo SOAP, serviços Web, REST (representational state transfer) e JSON (JavaScript Object Notation). Embora todos os tipos de middleware executem funções de comunicação, o tipo que uma empresa escolherá depende de qual serviço está sendo utilizado e qual tipo de informação deve ser comunicado. Isso pode incluir autenticação de segurança, gerenciamento de transações, consultas de mensagens, servidores de aplicativos, servidores da web e diretórios. O middleware também pode ser utilizado para processamento distribuído com ações que ocorrem em tempo real em vez de envio e recebimento repetitivo de dados.

  • Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

  • Middleware é o software de computador que fornece serviços para softwares aplicativos além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. 

  • Resumindo a explicação da galera.

    Gabarito: ERRADO.

  • Vou tentar simplificar pra quem, igual eu, não é da área de T.I. (Copiando minha explicação de outra questão)

    Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador.

    Vou fazer uma analogia tosca pra tentar explicar melhor:

    Imagina aquelas tomadas de computador que tem 3 pinos. Cê vai la colocar na tomada e se depara que só tem 2 buraco. E agora? Chama o middleware pra facilitar kkkkk No caso, o seu middleware é o T ou Extensão, sei lá como você chama.

    Então ele age para mascarar a heterogeneidade. Ou seja, esconder essa diferença entre os sistemas. No exemplo que eu dei, o T e a tomada tem funções diferentes no mundo real, mas ele "mascara" essa diferença para fazer eles se interagirem.

    Atuando com vários níveis de programação. Aceita programação de baixo nível ou de alto nível.

    E ah, pra quem não sabe o que é nível de programação, é o seguinte: Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana). Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas.

  • ERRADO

    Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador.

    -  Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana).

    -  Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas.

     Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos. 

  • Gabarito: errado

    Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador.

    Vou fazer uma analogia tosca pra tentar explicar melhor:

    Imagina aquelas tomadas de computador que tem 3 pinos. Cê vai la colocar na tomada e se depara que só tem 2 buraco. E agora? Chama o middleware pra facilitar kkkkk No caso, o seu middleware é o T ou Extensão, sei lá como você chama.

    Voltando a questão: "mas não de maneira heterogênea;" Errado, seu objetivo é mascarar a heterogeneidade.

    "Sendo necessária uma programação de baixo nível." Errado, apesar de ele ter vários níveis de programação, inclusive a de baixo nível, não é necessária ser exatamente essa.

    E ah, pra quem não sabe o que é programação de baixo nível, é o seguinte: Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana). Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas.

    Fonte: comentário de outro colega do QC.

  • middleware é um software que fornece serviços e recursos comuns a aplicações

  • ERRADO

    Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

    Fonte: Wikepédia

    Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. middle = meio = mediador

    Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador.

     Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana).

    - Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas.

     Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos. 

  • Middleware é um software que fornece serviços e recursos comuns a aplicações. Gerenciamento de dados, serviços de aplicações, sistema de mensageria, autenticação e gerenciamento de APIs são recursos comumente operados por um software de middleware.

    fonte: GOOGLE

  • Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software

     além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

    Middleware --NÃO é hardware

  • "Middleware é o software de computador que fornece serviços para softwares aplicativos além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software"."

  • O erro da questão está em afirmar que é um hardware.

  • Middleware fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. "cola de software".


ID
2264053
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Computador é uma máquina capaz de vários tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. Dado o contexto, julgue a assertiva:
Um computador é um sistema que consiste em vários componentes que trabalham em conjunto. Os componentes físicos, que se pode ver e tocar, são coletivamente chamados hardware.

Alternativas

ID
2341960
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considerando os elementos componentes dos Sistemas de Informação (SI) baseados em computadores, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Hardware

2 - Software

3 - Banco de Dados

4 - Redes e Telecomunicações

5 - Processamento

6 - Recursos Humanos


( ) Recurso responsável por armazenar de forma estruturada um conjunto de dados e de informações sobre uma determinada organização.

( ) Infraestrutura que permite interligar, local e mundialmente, hardwares, softwares e bancos de dados.

( ) Programa de computadores que desempenha funções específicas de apoio ao usuário final, envolvendo aplicações.

( ) Elementos mais importantes de um Sistema de Informação (SI) computadorizado, sendo aqueles que utilizam a informática como ferramenta (atividade meio) para atingirem seus objetivos, ou aqueles que nela são especializados.

( ) Corresponde aos equipamentos computacionais necessários para a coleta, o processamento, o armazenamento e a distribuição da informação.

( ) Conjunto de instruções que engloba as normas, as regras e as políticas especificadas nos manuais da organização, que definem como utilizar, manipular e tratar as informações, além dos processos administrativos que necessitam de informações.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: A

     

    3 - Banco de Dados   -  Recurso responsável por armazenar de forma estruturada um conjunto de dados e de informações sobre uma determinada organização.

    4 - Redes e Telecomunicações  -  Infraestrutura que permite interligar, local e mundialmente, hardwares, softwares e bancos de dados.

    2 - Software  - Programa de computadores que desempenha funções específicas de apoio ao usuário final, envolvendo aplicações.

    6 - Recursos Humanos  - Elementos mais importantes de um Sistema de Informação (SI) computadorizado, sendo aqueles que utilizam a informática como ferramenta (atividade meio) para atingirem seus objetivos, ou aqueles que nela são especializados.

    1 - Hardware  - Corresponde aos equipamentos computacionais necessários para a coleta, o processamento, o armazenamento e a distribuição da informação.

    5 - Processamento  - Conjunto de instruções que engloba as normas, as regras e as políticas especificadas nos manuais da organização, que definem como utilizar, manipular e tratar as informações, além dos processos administrativos que necessitam de informações.  

     

  • Muito bom

  • era só achar o primeiro no caso banco dados


ID
2640751
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Existem alguns termos na língua inglesa na área de TI que não possuem tradução para a língua portuguesa. Na área de TI, qual é o significado do termo patches?

Alternativas
Comentários
  • PATCHES   É UMA CORREÇÃO TEMPORÁRIA EFETUADA EM UM PROGRAMA .

    GABARITO : B

  • Gaba: B

    Problemas como bugs e vulnerabilidades são encontrados em praticamente qualquer software após seu lançamento, mesmo depois de ser testado exaustivamente ao longo de várias versões de testes. É aí que entra o patch: ele irá fazer uma série de correções para interromper disfunções identificadas por programadores ou até mesmo por usuários comuns.

    Mas o patch não serve apenas para correções, ele também pode ser usado para melhorar a usabilidade e o desempenho de um software, e até mesmo mudar as regras de um game. Em suma, os patches conseguem fazer diversas alterações em um software.

    Embora o patch seja destinado a corrigir problemas, alguns podem trazer novos inconvenientes, como ativar acidentalmente um bug que estava inativo.

    (Fonte: https://www.tecmundo.com.br/software/1179-o-que-e-patch-.htm)

  • Bomba patch virou moda...
  • patch é o remendo no quimono:)

  • fui por eliminação! 


ID
2766499
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

As empresas estão cada vez mais utilizando recursos e tecnologias para obter um funcionamento mais eficiente. A computação vem abrangendo espaços e facilitando a vida das pessoas e das organizações, oferecendo oportunidades e informações construtivas. Dentre os principais aspectos relacionados à informação, estão:

I. quanto mais rápida e mais precisa a informação, maior o seu custo.
II. oportunidade, precisão e apresentação clara são os elementos-chave que tornam as informações úteis.
III. o valor das informações é determinado pelas pessoas que as usam.
IV. informação, de maneira geral, não necessita ser armazenada e classificada segundo os interesses institucionais.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Tá bom. O gabarito é C. Mas é questão de informática?

  • questão bem subjectiva e longe de ser informática.


    Gab: C

  • A maioria dos sistemas de informação (SIG, SAD, SPT, SGC, SAE, etc) tem a ver com processos de negócios (organizacionais), portanto, ao meu ver a questão é relevante à informática sim.

  • Discordo do gabarito, pois, dizer que o valor das informações é determinado pelas pessoas que as usamme parece muito subjectivo, pois a pessoa que usa as informações oferecidas por uma organização X, pode não vê-las com o mesmo nível de valor que a pessoa que gerou, e que também já a usou em um determinado momento, sendo assim são vários usuários de uma informação com valores diferentes.


ID
2777236
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Os conceitos de dados, informação e conhecimento são de grande importância no contexto de sistemas de informação. Sobre eles, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Dados -> Informação -> Conhecimento

     

    Dados: simples observações sobre o estado do mundo;

    Informação: dados dotados de relevância e propósito;

    Conhecimento: informação valiosa da mente humana; inclui reflexão, síntese, contexto.

     

    http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/tgs21_dados_info_conhec.htm

     

     

  • Letra (b)

    Apesar de ainda não ter chegado nessa parte, eu acertei por eliminação:

    a) não são necessários os dados para que se obtenha o conhecimento. Todo processo precisa de dados para que se tenha conhecimento.

    c) a informação é obtida a partir do conceito de conhecimento. A partir de dados, pensei

    d) o processo de tomada de decisão em um sistema de informação tem por base apenas os dados brutos. Restringiu muito esse apenas.

    e) os dados consistem do conhecimento analisado sob diferentes pontos de vista. Mesmo ponto de vista.

    ___//____

    Sobre dados, informação, conhecimento e inteligência temos:

    Dados – Os dados podem ser expressos em uma variedade de formas, incluindo números, caracteres, símbolos ou imagens. Sozinhos, sem análise ou contexto, os dados não têm sentido e são frequentemente chamados de “brutos”. Os dados são concebidos como símbolos ou sinais.

    Informação – Informações são dados que foram analisados, processados ​​ou organizados para uma finalidade específica e apresentados em um formato e contexto que são relevantes e significativos. A informação pode ser considerada como uma agregação de dados. A informação geralmente tem algum significado e propósito.

    Conhecimento – Conhecimento é a capacidade, baseada na experiência e no entendimento, de usar a informação de maneira competente e produtiva. Pode ser visto como informações úteis a um propósito (entendimento). Conhecimento é um pensamento na mente do indivíduo, que é caracterizado pela crença justificável do indivíduo de que é verdade.

    Inteligência/Sabedoria – Inteligência é a capacidade de aumentar a eficácia. A sabedoria agrega valor, o que requer o uso da função mental que chamamos de julgamento. Os valores éticos e estéticos que isso implica são inerentes ao ator e são únicos e pessoais.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-tce-rs-nocoes-de-analise-de-informacoes/

  • a) É o seguinte: os dados, dotados de relevância e propósito, passam a ser informações. Daí, adicionando-se a capacidade humana de síntese, contextualização e de um grau de reflexão, é possível obter o conhecimento. Dessa maneira, deduzimos que não é possível ter conhecimento sem que o dado, a unidade mais básica deste ciclo, exista. ERRADA

    b) Existem algumas definições diferentes para informação. Contudo, o maior fator que permite distinguir esse conceito do conceito de dado é a ausência ou presença de significado. Os dados são valores brutos, sem significado, enquanto que a informação já conta com um contexto e com algum significado, podendo ser utilizada na tomada de decisão. Esta é a nossa resposta. CERTA

    c) Na verdade geralmente acontece o contrário. O conhecimento está um nível acima da informação na pirâmide do conhecimento, sendo sua produção um processo que envolve síntese, reflexão e contexto a partir da informação.

    Fique atento pois há autores que defendem que é necessário conhecimento para processar os dados e transformá-los em informações. Contudo, como a alternativa anterior está mais obviamente correta, podemos observar que a banca adotou o entendimento de que o processo da transformação de dados em informação e depois em conhecimento é algo linear. ERRADA

    d) Falso! A tomada de decisão começa a se dar a partir da informação. Os dados brutos, por não possuírem significado ou contexto, não são tão relevantes para o gestor tomador de decisão. Por outro lado, são facilmente processáveis por máquina. ERRADA

    e) Acredito que a alternativa mais correta para se encaixar nessa estrutura seria: o conhecimento consiste na informação analisada sobre diferentes pontos de vista. Os dados envolvem análise ou reflexão. ERRADA

    Gabarito: B

  • (a) Errado, dados e informações são necessários para que se obtenha conhecimento;

    (b) Correto, a informação realmente é obtida acrescentando-se significado aos dados;

    (c) Errado, a informação é obtida a partir do conceito de dados;

    (d) Errado, não são apenas dados brutos, são também a partir de informações;

    (e) Errado, o conhecimento consiste dos dados e informações analisados sob diferentes pontos de vista.

  • nada impede o inverso, q os dados acrescente significado as informação

  • partindo do + amplo/complexo para o mais especifico:

    Inteligência->Conhecimento-> Informação_>Dados

    ou seja ao passo que vc vai acrescentando dados vc tera uma informaçao e ao passo q vc vai acrescentando uma informaçao vc tera uma conhecimento... sacou

  • (a) Errado, dados e informações são necessários para que se obtenha conhecimento;

    (b) Correto, a informação realmente é obtida acrescentando-se significado aos dados;

    (c) Errado, a informação é obtida a partir do conceito de dados;

    (d) Errado, não são apenas dados brutos, são também a partir de informações;

    (e) Errado, o conhecimento consiste dos dados e informações analisados sob diferentes pontos de vista

    gab(Letra B)

  • DADO → INFORMAÇÃO → CONHECIMENTO → INTELIGÊNCIA 

  • Alternativa A. Errado. Os dados são a base das informações, as quais formam a base do conhecimento. Portanto, os dados são indispensáveis para a formação do conhecimento.

    Alternativa B. Certo. A alternativa traz um excelente conceito de informação. Informação é um conjunto de dados dotado de significado.

    Alternativa C. Errado. A alternativa inverteu as coisas. O conhecimento é obtido a partir das informações, e não o contrário.

    Alternativa D. Errado. Os dados precisam ser tratados e estruturados para se transformarem em informações. O processo de tomada de decisão utiliza, principalmente, informações e conhecimento.

    Alternativa E. Errado. Os dados são peças de informação. Pode ser um número, uma palavra, uma data, por exemplo. Portanto, os dados não se confundem com o conceito de conhecimento.

    Gabarito: B


ID
2798587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de computação na nuvem, sistemas de informações e teoria da informação.


A informação se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações; o dado, por sua vez, é um elemento bruto dotado apenas de significado e relevância que visem fornecer uma solução para determinada situação de decisão.

Alternativas
Comentários
  • O dado não possui significado e relevância

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/questoes-comentadas-informatica-e-ti-para-policia-federal-perito-banco-de-dados-possivel-recurso/

  • O dado não possui significado relevante e não conduz a nenhuma compreensão. Representa algo que não tem sentido a princípio. Portanto, não tem valor algum para embasar conclusões, muito menos respaldar decisões.

     

    A informação é a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. Seria o conjunto ou consolidação dos dados de forma a fundamentar o conhecimento.


    RESUMINDO -- Dado é a base para a informação. Ele não é capaz de descrever uma situação por completo. Ele pode ser quantificado, mas não qualificado. Já a informação tem conteúdo entendível, capaz de expressar uma situação.


    FONTE: https://www.gigaconteudo.com/diferenca-entre-dados-e-informacao

  • APENAS...NISHIMURA,Scooby-Doo, Cadê Você!

  • DADO:

    Por si só, não representa nada:

    Ex.: 10

    .

    INFORMAÇÃO:

    O cruzamento dos dados leva a informação:

    Aluno | Matérias | Notas | Faltas

    Ana | Informática | 10 | 1

    Permite saber que a nota da Ana em Informática foi 10.

    .

    CONHECIMENTO:

    É obtido analisando as informações e extraindo novas informações, até então, não tão evidentes:

    Aluno | Matérias | Notas | Faltas |

    Ana | Informática | 10 | 1 |

    Ana | Português | 5 | 0 |

    Ana | Matemática | 9,5 | 2 |

    Ana | História | 4 | 0 |

    Ana | Atualidades | 3 | 0 |

    Ana | Física | 9 | 4 |

    Média = 6,8

    Soma = 40,5

    Maior nota = 10

    Menor nota = 3

    Será aprovada se a média for > 7, reprovada se < 5 e dependência de 5 a 7, então:

    Resultado = Dependência

    .

    INTELIGÊNCIA:

    Ana percebeu que

    > Faltou nas aulas de exatas;

    > Suas notas em exatas foram melhores que em humanas.

    > Ela tem facilidade em exatas e dificuldades em humanas.

    > A cada duas faltas ocorreu uma queda de 0,5 pontos nas notas.

    > Poderia ter sido aprovada se não tivesse faltado tanto nas aulas de exatas.

    > Ana deverá se empenhar mais nas matérias de humanas.

    > Talvez seja interessante procurar ajuda através de aulas particulares.

    Espero ter ajudado.

    ;)

  • O conceito de conhecimento é mais complexo que o de informação, pois conhecimento pressupõe um processo de compreensão e internalização das informações recebidas, possivelmente combinando-as. Logo, não é a infomação que se caracteriza pela compreensão, mas sim o conhecimento.

  • ERRADO

    RESUMINDO -- Dado é a base para a informação. Ele não é capaz de descrever uma situação por completo. Ele pode ser quantificado, mas não qualificado. Já a informação tem conteúdo entendível, capaz de expressar uma situação.

    FONTE: https://www.gigaconteudo.com/diferenca-entre-dados-e-informacao

  • #AVAGAÉNOSSA

  • Gab: ERRADO

    O dados em si não tem qualquer relevância ou propósito sem uma contextualização.

    DADOS são elementos brutos, fatos ou estatísticas coletadas para servir de referência ou análise. Os dados não têm significado ou semântica quando vistos isoladamente – eles são brutos, simples e desvinculados de contexto/realidade.

  • Errado

    Dados em si não tem qualquer relevância ou propósito sem uma contextualização.

    Fonte: estratégia concursos

    #PERTENCEREMOS

  • #INFORMAÇÃO : É constituída por UM CONJUNTO DE DADOS com características específicas

    CONJUNTO DE DADOS

    -Logicamente coerente

    -Fim especifico

    -Relevante

    -Significativos

    -Atender os requisitos ACID

    -Atomicidade

    -Consistência

    -Isolamento

    -Durabilidade

    #DADOS : São FATOS que descrevem os OBJETOS DA INFORMAÇÃO (entidades/ eventos)

    -ENTIDADES ; pessoas, coisas ou lugar

    -EVENTOS(Acontecimentos) ; Algo que ocorre em um determinado momento

    Espero ter ajudado!

  • Q933310

    O conceito de conhecimento é mais complexo que o de informação, pois conhecimento pressupõe um processo de compreensão e internalização das informações recebidas, possivelmente combinando-as.

  • ERRADO

    " Dados---> simples observações sobre o estado do mundo ,elementos brutos que sozinhos não possuem significado e relevância

    informação----> conjunto de dados dotados de relevância e propósito

    conhecimento------>informação valiosa da mente , inclui reflexão , síntese.

    inteligência-------------->utilizar o conhecimento para um propósito "

  • o Dado não tem significado

    é um elemento bruto que não foi processado

  • O dados em si não tem qualquer relevância ou propósito sem uma contextualização!

    Gab:E

  • GABARITO: ERRADO.

  • GABARITO ERRADO

    Dados: Fatos que descrevem os objetos de informação, sendo elementos bruto que quando sozinhos não possuem significado.

    Informação: São dados contextualizados que significam algo. Ciclo: produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

    FONTE: Meus resumos baseados no Cespe

    "A persistência é o caminho do êxito". -Charles Chaplin

  • O conceito Nishimura tá em 90% das questões que tu acerta ZÉ RUELA

  • (E)

    Outra da Cespe que ajuda a responder:

    O dado não possui significado relevante e não conduz a nenhuma compreensão. Representa algo que não tem sentido a princípio. Portanto, não tem valor algum para embasar conclusões, muito menos respaldar decisões.(C)

  • A questão tem dois erros:

    Na primeira parte, "A informação se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações;", na verdade este é o conceito de conhecimento.

    Na segunda parte, "o dado, por sua vez, é um elemento bruto dotado apenas de significado e relevância que visem fornecer uma solução para determinada situação de decisão.", pois o dado por si só não tem significado e relevância.

  • dados não possuem significados e não tem qualquer relevância ou propósito sem uma contextualização prévia.

  • Errada.

    O conhecimento é que se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações e não a informação, como consta na assertiva.

    Em relação ao dado, é um elemento bruto, que não possui significado ou relevância.

  • Resumo:

    Dados: São fatos que descrevem os objetos de informação(eventos/acontecimentos/entidades) ""

    Dados "São elementos brutos, sem significado e desvinculados da realidade" ""

    Informação: Dado contextualizado.

    Dentro os métodos utilizados para transformar dados em informação, temos: contextualização;

    categorização; cálculos; correção; e sumarização.

    Insista no que você quer fazer da sua vida!

  • Dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que

    ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido

    organizados e arranjados, processados, avaliados ou interpretados de

    uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Logo, não são

    dotados de significado e nem de relevância.

    A informação é o dado trabalhado ou tratado, que possui valor significativo

    atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a

    informação. Pode ser definida como algo útil com relevância e propósito.

    Embora as informações sejam úteis, a aplicação nas ações e tomada de decisão

    é realizada somente com base na Inteligência. A inteligência é o

    conhecimento sintetizado e aplicado a determinada situação para ganhar

    maior profundidade de consciência da mesma.

    Logo, temos dois erros no item:

    ▪ Informação não é colocada em ação.

    ▪ Dados não possuem relevância e significado.

    Gabarito: Errado.

  • DADO BRUTO NÃO TEM SIGNIFICADO

    DADO BRUTO NÃO TEM SIGNIFICADO

    DADO BRUTO NÃO TEM SIGNIFICADO

    DADO BRUTO NÃO TEM SIGNIFICADO

  • Dado sozinho não possui relevancia nenhuma

  • Eu acho que o pessoal extrapolou na justificativa ao dizer que o dado não tem relevância alguma. Se ele não tivesse relevância alguma então poderia ser descartado, e então, como eu construirei a informação?

    Nao acho que esteja errada por causa do termo relevância, mas pq fala que o dado visa fornecer uma solução, o que não é verdade, pq o dado é a menor unidade de informação, não tem essa capacidade de fornecer informação.

  • conhecimento se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações; os dados, são fatos que descrevem os objetos de informação, é um elemento bruto dotado apenas de significado e relevância que visem fornecer uma solução para determinada situação de decisão."

  • Informação não é colocada em ação.

    Dados não possuem relevância e significado.

    GABARITO: ERRADO.

  • (O Conhecimento) se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações; o dado, por sua vez, é um elemento bruto (Ok), dotado de significado e relevância que visem fornecer uma solução para determinada situação de decisão (aqui sim, cabe a definição de Informação)

  • GABARITO: ERRADO

    Fonte: PROJETO CAVEIRA

    Informação não é a compreensão e internalização do conteúdo recebido. Esse é o conceito de

    Conhecimento.

  • ERRADO

    INFORMAÇÃO = CONJUNTO DE DADOS.

  • Gabarito: E

    O primeiro conceito da assertiva faz referência ao conhecimento, que é a informação interpretada em um determinado contexto, informação compreendida e internalizada.

    O segundo conceito traz a definição errada de dado. Dados são as menores partículas que compõem uma informação e por si só não têm relevância para fornecer uma solução para determinada situação de decisão.

    Bons estudos.

  • Gabarito: E

    O primeiro conceito da assertiva faz referência ao conhecimento, que é a informação interpretada em um determinado contexto, informação compreendida e internalizada.

    O segundo conceito traz a definição errada de dado. Dados são as menores partículas que compõem uma informação e por si só não têm relevância para fornecer uma solução para determinada situação de decisão.

    Bons estudos.

  • ERRADO

    Realmente o dado é um elemento bruto.

    Se eu falar "68", não significa nada. Ou seja, não é dotado de significado e relevância.

    Agora se eu disser que 68 foi a nota de corte da PF, ai vai ter uma informação atrelada ao dado.

  • Dados em si não tem qualquer relevância ou propósito sem uma contextualização.

    _si vis pacem para bellum

  • Apesar de os dados não possuirem significado relevante, eles devem ser altamente relevantes para o sistema ao qual se destinam.

    PAPILOSCOPISTA PF - 2018 - CESPE - Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas. O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam. [ERRADO]

  • ERRADO

    ANÁLISE DE INFORMAÇÃO É D.I.C.I

    Dados (geração de informação) à simples observações sobre o estado do mundo ,elementos brutos que sozinhos não possuem significado e relevância

    Informação (produto dos dados) à conjunto de dados dotados de relevância e propósito.

    Conhecimento (informação interpretada) à informação valiosa da mente , inclui reflexão , síntese.

    Inteligência (conhecimento sintetizado) à utilizar o conhecimento para um propósito.

  • Dados não são organizados.

  • Um dos erros da questão é afirmar que a informação se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido. Esse seria o conceito de conhecimento.

    Vou morar na fronteira.

  • Definição de "Inteligência"

  • Erros da questão

    A informação se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações; o dado, por sua vez, é um elemento bruto dotado apenas de significado e relevância que visem fornecer uma solução para determinada situação de decisão.

    A explicação dos respectivos erros encontra-se nos comentários dos colegas.

  • A informação se caracteriza pelo conhecimento.

    PRF é meu sobrenome!

  • ERRADO

    Dados em si não tem qualquer relevância ou propósito sem uma contextualização.

  • DADO = não possui significado relevante;

    INFORMAÇÃO = CONJUNTO DE DADOS com significado e relevância.

  • Direto: O conhecimento que é a compreensão e internalização do conteúdo. Enquanto isso, o dado por si só não é dotado de significado, é a informação quem consegue interpretar e significar o dado

  • CESPE - 2018 - Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal) Julgue o item a seguir, a respeito da teoria da informação e de metadados de arquivos. O conhecimento é embasado na inteligência das informações que são coletadas e analisadas para uma organização.

    Conhecimento (ou Capital Intelectual) é uma informação contextual, relevante e acionável, ou de outro modo, é a informação em ação. É uma informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito (não explícito) e sua transparência é complexa.

    O Conhecimento é embasado em Informações e não em Inteligência. Pelo contrário, a Inteligência é que é baseada em Conhecimento. A hierarquia é formada na ordem: Dados -> informação -> conhecimento -> inteligência.

    Gabarito: Errado.

  • Questão

    A informação se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações ❌; o dado, por sua vez, é um elemento bruto dotado apenas de significado e relevância que visem fornecer uma solução para determinada situação de decisão.

    • Informação não é colocada em ação.
    • Dados não possuem relevância e significado.

    Gabarito errado. ❌

  • Gabarito: Errado

    Informação --- dados que foram organizados de modo que tenham significado e valor para o resultado.

    Dados --- não possui significado, é uma descrição elementar de coisas, eventos, atividades e transações que são registradas, classificadas e armazenadas, mas não são organizadas para carregar qualquer significado.

  • Errado.

    Dado é um fragmento da realidade, constituindo a menor unidade passível de ser captada.

    Informação é a constatação/representação de um fato, do presente ou do passado.

    Conhecimento é a produção mental feita por uma pessoa, com base nas informações, que represente algum significado para essa pessoa ou organização.

    Inteligência coleta dados para produzir conhecimento.

  • (cespe)A informação se caracteriza pela compreensão e internalização do conteúdo recebido, por meio do seu uso em nossas ações; o dado, por sua vez, é um elemento bruto dotado apenas de significado e relevância que visem fornecer uma solução para determinada situação de decisão.

    ERRADO

    é impossível tomar qualquer decisão baseado em um dado bruto

  • O dado, sozinho, não é nadinha

  • ERRADO

    CONHECIMENTO pressupõe um processo de compreensão e internalização das informações recebidas, possivelmente combinando-as.

    INFORMAÇÕES são o resultado do processamento de DADOS, após análise, de acordo com uma ótica predeterminada. 

    Dados: fatos que descrevem os objetos de informação, sendo elementos brutos que quando sozinhos não possuem significado.

    Informação: São dados ORGANIZADOS, contextualizados de forma segura, que significam algo. Ciclo: produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

    Conhecimento: CAPACIDADE DE INTERPRETAR uma Informação. Pode ser dividido em:

    TÁCITO: Produzido pela EXPERIÊNCIA, 

    • Aprende apanhando com a vida. 
    • Dificil de ser compartilhada e documentada.  

    EXPLÍCITO: Adquirido pela EDUCAÇÃO FORMAL

    • Ex: Manuais, Livros, Artigos

    Inteligência: É a sabedoria adquirida pelo CONHECIMENTO.

    Capacidade de compreender e resolver novos problemas/conflitos

    Adaptar-se a situações novas

    Utilizar o conhecimento adquirido de forma HÁBIL

  • Gabarito:ERRADO!

    Dados são elementos brutos, mas não possuem significado ou relevância.

    Já a Informação não é a compreensão e internalização do conteúdo recebido. (Esse é o conceito de Conhecimento.)

  • GABARITO: ERRADO

    No estudo da Teoria da Informação é necessário conhecer os seguintes elementos: dado, informação e conhecimento.

    Dado: é um determinado fato isolado, que não é possível compreender.

    Informação: é um termo específico e significativo, derivado do dado que foi selecionado, avaliado, interpretado e, finalmente, expresso de forma tal que evidencie sua importância para determinado assunto. (Platt)

    Conhecimento: são informações valiosa da mente humana, inclui reflexão, contexto e síntese. É frequentemente tácito, já que é de difícil estruturação e transferência. (Davenport)

    A assertiva está errada, pois dado não tem nenhuma relevância, é apenas algo isolado.

  • ASSERTIVA INCORRETA!

    Complementando;

    Dado é o registro bruto de uma fato, sem significado embutido. A informação é agregado de sentido ao conjunto de dados e leva em conta o contexto.


ID
2799220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito da teoria da informação e de metadados de arquivos.


O conhecimento é embasado na inteligência das informações que são coletadas e analisadas para uma organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

     

    NUNCA TINHA OUVIDO FALAR, RESPONDI NA INTUIÇÃO E ACHEI APENAS ISSO SOBRE ESSE ASSUNTO:

    teoria da informação estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação.

     

    #ESCRIVÃOPCDF

  • A única maneira que me parece coerente é: "A inteligência é embasada no conhecimento das informações que são coletadas e analisadas para uma organização."

     

    Inverteram conhecimento e inteligência? Fundamentação? 

     

     

     

  • ERRADO

    O conhecimento é a informação interpretada e eventualmente aplicada à algum contexto.
    A organização coleta DADOS para poder gera informação, não existe coleta de informações.
    A Informação são os dados organizados e com algum significado, assim as informações surgem a partir dos dados. Informação não possui inteligência.

  • Na prova de agente, foi dada como correta esta assertiva: ''O conceito de conhecimento é mais complexo que o de informação, pois conhecimento pressupõe um processo de compreensão e internalização das informações recebidas, possivelmente combinando-as.''

    Isto ajuda a deduzir que o erro desta questão é afirmar que conhecimento advém da inteligência, quando na verdade o conhecimento é obtido por meio da análise das informações. A inteligência é trabalhada com base no conhecimento.

    Seria como que uma progressão, na qual dados formam informações, que geram conhecimento. Este leva à inteligência interpretativa.

    Erros, avisem.

  • Conhecimento: É uma abstração interior, pessoal, de algo que foi experimentado, vivenciado, por alguém.

    - O conhecimento está no âmbito puramente subjetivo do homem;

    - Parte da diferença reside no fato de um ser humano poder estar consciente de seu próprio conhecimento, sendo capaz de descrevê-lo parcial e conceitualmente em termos de informação. Exemplo: "eu visitei Paris, logo eu a conheço".

    É a capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experiências prévias; Esforço de investigação para descobrir aquilo que esta oculto, que não esta compreendido ainda.

    - Adquirir conhecimento não é reter informação, mas utilizar estas para desvendar o novo e avançar.

    Fonte: https://www.benetti.eti.br/gestão-da-informação-e-do-conhecimento/tecnologia-da-informação

  • Vamos lá:

    Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de formar a terem significadas. É um dado acrescido de contexto,relevância e propósito. Não há inclusão, mas organização que permite a análise.

    Conhecimento inclui a reflexão, síntese e contexto acerca da informação. É a análise da informação, sua relevância e importância, de forma assessorar a tomada de decisão

    Inteligência é o conhecimento contextualmente relevante que permite atuar (tomada de decisão) com vantagem no ambiente considerado. É o conhecimento sintetizado e aplicado a determinada situação

  • GABARITO: E

    Conceitos invertidos, onde se lê "conhecimento"na realidade é a inteligência propriamente dita.

  • O conhecimento é embasado na inteligência.

  • Errado

    A questão inverteu os conceitos – a inteligência é embasada no conhecimento das informações que são coletadas e analisadas para uma organização.

    DADO -> INFORMAÇÃO -> CONHECIMENTO -> INTELIGÊNCIA

  • Processo inverso do apresentado: Primeiro o Conhecimento, depois Inteligência. 

    DADO → INFORMAÇÃO → CONHECIMENTO → INTELIGÊNCIA 

    Nessa ordem!  

  • Só inverteram os Termos

  • INTELIGENCIA

    CONHECIMENTO

    INFORMACAO

    DADOS

  • O jeito que consegui memorizar:

    Primeiramente temos os dados.

    Quando eles são contextualizados criamos a informação.

    Quando essa informação é combinada com reflexões temos o conhecimento.

    E com o conhecimento chegamos, por fim, a inteligência.

    Logo, alternativa errada pois a ordem foi invertida.

  • 1º dados (são coletados para gera informação)

    2º informação (elas surgem a partir dos dados coletados)

    3° conhecimento (é informação interpretada)

    4º inteligência

  • Dados > Informação > Conhecimento > Inteligência

  • O CONHECIMENTO é embasado nas INFORMAÇÕES dos DADOS que são coletados e analisados para uma organização.

  • GABARITO: ERRADO

    A inteligência é embasada no conhecimento.

    A TGS se tem os seguintes conceitos:

    Inteligência: é a aplicação do conhecimento de maneira útil e influenciadora

    Conhecimento: é a informação transformada em experiência

    Informação: qualquer estruturação ou organização dos dados

    Dados: fatos que descrevem os objetos da informação, não possuindo valor relevante

  • Conhecimento (ou Capital Intelectual) é uma informação contextual, relevante e acionável, ou de outro modo, é a informação em ação. É uma informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito (não explícito) e sua transparência é complexa.

    O Conhecimento é embasado em Informações e não em Inteligência. Pelo contrário, a Inteligência é que é baseada em Conhecimento.

    A hierarquia é formada na ordem: Dados -> informação -> conhecimento -> inteligência.

    Gabarito: Errado

    Fonte: estratégia

  • GAB ERRADO

    Pense numa pirâmide, onde na base estãos:

    Sabedoria (o que fazer com a casa)

    / \ Inteligência (casa)

    / \ Conhecimento (cômodo)

    / \ Informação (parede)

    / -------- \ DADO (tijolo)

    BONS ESTUDO E MUITA FÉ!!!!!!!!!!!

  • A inteligência que é embasada no conhecimento..

  • GABARITO: ERRADO

    O dado gera a informação que, por sua vez, leva ao conhecimento, refletido finalmente em inteligência aplicada no resultado de eventos futuros. Assim, temos:

    Dados: Fatos, textos, imagens.

    Informação: Dados que passam por algum processamento.

    Conhecimento: É a informação interpretada. Confiabilidade, Relevância,Importância.

    Inteligência: É o conhecimento sistematizado e aplicado a uma determinada situação. Experiência, Intuição, Complexidade.

    Dica: Lembrar do DICIO - Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência.

  • Informação não possui inteligência e a inteligência que é baseada no conhecimento.

    Dados -> informação -> conhecimento -> inteligência.

    Gab: E

  • O conhecimento é embasado na inteligência das informações que são coletadas e analisadas para uma organização. - ERRADO

    O conhecimento é embasado nas informações que são coletadas e analisadas para uma organização

  • Gabarito Errado. A questão inverteu os conceitos: a inteligência é embasada no conhecimento das informações que são coletadas e analisadas para uma organização ().

  • Inteligência > Conhecimento > Informação > Dados

  • Dados---> Informação ---> Conhecimento ---> Inteligência 

    1o) Você colhe os DADOS

    2o) Gera as INFORMAÇÕES obtidas dos dados

    3o) Adquire CONHECIMENTO baseado nas informações 

    4o) Desenvolve INTELIGÊNCIA obtida do conhecimento.

  • É comum o cespe inverter os conceitos

    O conhecimento é uma informação contextualizada e relevante, que pode ser acionada de maneira muito rápida.

    A inteligência é a sintetização do conhecimento aplicado a uma situação específica.

    As organizações coletam dados para gerar informação. Errado

    Fonte: Professor Hachid Targino

  • O conhecimento é embasado na informação.

  • ERRADO

    A Inteligência é embasada no Conhecimento

    O Conhecimento é embasado na Informação

    A informação é embasada nos Dados

    Inteligência -> Conhecimento -> Informação -> Dados

  • O certo seria na COLETA das informações

    ERRADO

  • Esse item é incorreto. A inteligência é um conceito mais amplo e complexo do que o conhecimento, sendo uma habilidade essencialmente humana. A inteligência tem como pressuposto a utilização do conhecimento em seus cenários de aplicação, envolvendo toda uma ponderação que vai envolver fatores como a ética, a intuição e a experiência do detentor do conhecimento. A recíproca, no entanto, poderia ser verdadeira se a afirmativa fosse algo como "a inteligência se baseia no conhecimento analisado e coletado ao longo do tempo pelos seres humanos".

  • "O conhecimento é embasado na inteligência das informações que são coletadas e analisadas para uma organização."

    A afirmativa tenta propor ao candidato simplesmente que o conhecimento, no caso, é o "conjunto", a "análise" da informação. Acredito que muita gente errou ao considerar puramente a ordem da pirâmide em que organizamos tais conceitos. Dá para se atrapalhar fácil com essa questão caso a afirmativa seja compreendida da seguinte forma:

    "O conhecimento é embasado na análise das informações que são coletadas e analisadas para uma organização."

    Na dúvida, inverti a ordem dos conceitos e ficou mais claro para mim o que a banca tentou fazer para induzir ao erro:

    "A inteligência é embasada no conhecimento das informações que são coletadas e analisadas para uma organização."

  • Conhecimento (ou Capital Intelectual) é uma informação contextual,

    relevante e acionável, ou de outro modo, é a informação em ação. É uma

    informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de

    estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito

    (não explícito) e sua transparência é complexa

    O Conhecimento é embasado em Informações e não em Inteligência. Pelo

    contrário, a Inteligência é que é baseada em Conhecimento. A hierarquia é

    formada na ordem: Dados -> informação -> conhecimento -> inteligência.

    Gabarito: Errado.

  • Na verdade, a inteligência que é embasada no conhecimento para um propósito.

  • A INFORMAÇÃO é embasado NO CONHECIMENTO das informações que são coletadas e analisadas para uma organização.

    Esse item é incorreto. A inteligência é um conceito mais amplo e complexo do que o conhecimento, sendo uma habilidade essencialmente humana. A inteligência tem como pressuposto a utilização do conhecimento em seus cenários de aplicação, envolvendo toda uma ponderação que vai envolver fatores como a ética, a intuição e a experiência do detentor do conhecimento. A recíproca, no entanto, poderia ser verdadeira se a afirmativa fosse algo como "a inteligência se baseia no conhecimento analisado e coletado ao longo do tempo pelos seres humanos".

  • Dados -> Informação -> Conhecimento ->Inteligência

    Exemplificando: para ter inteligência, tenho que ter o conhecimento sobre determinado assunto. Para ter o conhecimento, tenho que ter a informação, e para ter a informação, tenho que ter os dados.

    (fonte: meus estudos)

  • a inteligência é embasada no conhecimento das informações.

  • A INTELIGÊNCIA É EMBASADA NO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO DO DADO.

  • ERRADO

    Inteligência é o topo!

    Vai subindo a escada até obter a inteligência

    4 - Inteligência

    3 - Conhecimento

    2 - Informação

    1 - Dados

  • A inteligência é embasada no conhecimento das informações que são coletadas e analisadas para uma organização. (C)

  • O Conhecimento é embasado em Informações e não em Inteligência.

    GABARITO: ERRADO.

  • DADO → INFORMAÇÃO → CONHECIMENTO → INTELIGÊNCIA 

  • CONHECIMENTO  Informação valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese, contexto.  De difícil estruturação  De difícil captura em máquinas  Frequentemente tácito  De difícil transferência

  • dado ,informação, conhecimento,inteligencia

  • Prezados,

    Vamos aos conceitos.

    Dado é um fragmento da realidade, constituindo a menor unidade passível de ser captada.

    Informação é a constatação/representação de um fato, do presente ou do passado.

    Conhecimento por sua vez é a produção mental feita por uma pessoa, com base nas informações, que represente algum significado para essa pessoa ou organização.

    Inteligência coleta dados para produzir conhecimento.

    Ou seja, o conhecimento não é embasado na inteligência, e sim nos dados, inteligência está mais atrelado ao processo de obtenção dos dados, principalmente quando negados.

    Portanto a questão está errada.


    Fonte:
    RÊGO, Cláudio Andrade. Doutrina e método da escola superior de inteligência.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO

    O conhecimento é embasado na INTERNALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES.

    Dados -> Informação -> Conhecimento -> Inteligência

    Dados: elementos brutos, sem significado.

    Informação: dados contextualizados/organizados (com significado)

    Conhecimento: processo de compreensão e internalização das informações

    Inteligência: capacidade de julgamento, é usar o conhecimento obtido para tomar a melhor decisão ou aplicá-lo.

  • ERRADO.

    DADOS: são fatos em sua forma primária.

    INFORMAÇÃO: é o conjunto de fatos organizados de maneira significativa.

    CONHECIMENTO: é a informação interpretada, avaliada e adquirida.

    INTELIGÊNCIA: é o conhecimento sintetizado e aplicado a uma determinada situação.

    Sendo assim, o conhecimento está relacionado com os dados e não com a inteligência.

  • Em ordem decrescente:

    A inteligência é embasada no conhecimento que é embasado na informação e esta é embasada nos dados que, por fim, são embasados nos fatos.

  • O certo é ''a inteligência é embasada em conhecimento''.

  • Pelo contrário , a inteligência é embasada no conhecimento. Dados > informações > conhecimento > inteligência. dados são informações desestruturadas/desorganizados; informações são dados estruturados/organizados com significado e sentido para entidade; conhecimento é a informação absorvida. inteligência é o conhecimento das informações dos dados obsorvidos. ( mais complexa) é como a carreira do concurseiro começamos " dados" até ficar inteligentes.
  • GAB: Errado - conceitos invertidos

    Complementando:

    Banca:FCC

     A inteligência pode ser vista como o conhecimento que foi sintetizado e aplicado a determinada situação para ganhar maior profundidade e consciência. CERTA

     o conhecimento, pode ser definido como informações cuja relevância, confiabilidade e importância foram avaliadas. Neste caso, o conhecimento é obtido pela interpretação e integração de vários dados e informações. CERTA

  • Dados->Infor->conhec->inteligenc/sabedoria

  • Decore assim:

    DICI

    D - ADOS

    I - NFORMAÇÃO

    C - ONHECIMENTO

    I - NTELIGÊNCIA

  • O conhecimento é embasado na inteligência das informações que são coletadas e analisadas para uma organização.

    Conhecimento é embasado (baseado / gerado por) em Informações e não em Inteligência!

    É só seguir a ordem hierárquica:

    Dados  -> (que gera) Informação -> (que gera) Conhecimento -> (que gera) Inteligência.

  • CESPE - 2018 - Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal) Julgue o item a seguir, a respeito da teoria da informação e de metadados de arquivos. O conhecimento é embasado na inteligência das informações que são coletadas e analisadas para uma organização

    gabarito: errado

    Conhecimento (ou Capital Intelectual) é uma informação contextual, relevante e acionável, ou de outro modo, é a informação em ação. É uma informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito (não explícito) e sua transparência é complexa

    O Conhecimento é embasado em Informações e não em Inteligência. Pelo contrário, a Inteligência é que é baseada em Conhecimento. A hierarquia é formada na ordem: Dados -> informação -> conhecimento -> inteligência.

    CESPE - 2018 - Polícia Federal - Papiloscopista Policial Federal) Acerca da definição de dados e informação e sua representação em sistemas de informação, julgue o item que segue.

    Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas. O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam.

    gabarito: errado

    De fato, as informações são formadas por um conjunto de dados. Porém, ao contrário do que afirma a assertiva, são dotadas de relevância. A informação é o dado trabalhado ou tratado, que possui valor significativo atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a informação. Pode ser definida como algo útil com relevância e propósito.

    Gabarito: Errado.

    CESPE - 2018 - Polícia Federal - Agente de Polícia Federal) Julgue o próximo item, a respeito da teoria da informação e de sistemas de informação. O conceito de conhecimento é mais complexo que o de informação, pois conhecimento pressupõe um processo de compreensão e internalização das informações recebidas, possivelmente combinando-as

    gabarito: certo

    Logo, perceba que o Conhecimento (ou Capital Intelectual) é formado por informações, sendo uma informação contextual, relevante e acionável, ou de outro modo, é a informação em ação. É uma informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito (não explícito) e sua

    transparência é complexa.

    Gabarito: Certo.

  • Conhecimento: É a informação valiosa da mente humana. Adquirido por meio da reflexão, análise e avaliação.

    O conhecimento pode ser dividido de 2 formas e transmitido de 4 formas.

    Divisão:

    1) Conhecimento Tácito: É o que está na "cabeça" do ser humano. (Conhecimento Pessoal).

    2) Conhecimento Explícito: Está armazenado em alguma manual, livros etc...

    Transmissão:

    • Socialização: É a interação do conhecimento e é feita através de conversas, trocas de experiências.
    • Externalização: O conhecimento passa para o domínio público através de documentação. Este pode ser reutilizado por outro, portanto deve ser classificado.
    • Internalização: É adquirido por meio de leitura, vem de alguma publicação escrita que pode estar disponível em livros, jornais ou internet.
    • Combinação: É o conhecimento explícito de diferentes fontes de forma agrupada. Visando, agregar valor para um novo conhecimento.

    Inteligência: É o conhecimento aplicado, somado a experiência e intuição.

  • gabarito errado!

    ordem da piramide:

    Dados: Simples observação \ fácil de obter por máquina \ quantificado \ transferível

    Informação: dados alinhados \ com propósitos \ requer unidade de análise \ necessário Mediação humana.

    Conhecimento: difícil estruturação \ difícil captura em máquina \ difícil transferencia \ frequentemente tácito \

    inteligencia: juízo ético \ de valor \ de experiencias anteriores \ análises de intuição \ noção de certo e errado.

    ''quanto mais subir a pirâmide, menos quantitativo e mais qualitativo.

  • Gabarito: Errado

    Dados --- Informação --- Conhecimento --- Inteligência.

  • D I C I

    DADO > INFORMAÇÃO > CONHECIMENTO > INTELIGÊNCIA

  • A questão inverteu os conceitos – a inteligência é embasada no conhecimento das informações que são coletadas e analisadas para uma organização.

  • ERRADO

    Dados: fatos que descrevem os objetos de informação, sendo elementos brutos que quando sozinhos não possuem significado.

    Informação: INFORMAÇÕES são o resultado do processamento de DADOS, após análise, de acordo com uma ótica predeterminada. São dados ORGANIZADOS, contextualizados de forma segura, que significam algo. Ciclo: produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

    Conhecimento: CONHECIMENTO pressupõe um processo de compreensão e internalização das INFORMAÇÕES recebidas, possivelmente combinando-as.

    CAPACIDADE DE INTERPRETAR uma Informação. Pode ser dividido em:

    TÁCITO: Produzido pela EXPERIÊNCIA, 

    • Aprende apanhando com a vida. 
    • Dificil de ser compartilhada e documentada.  

    EXPLÍCITO: Adquirido pela EDUCAÇÃO FORMAL

    • Ex: Manuais, Livros, Artigos

    Inteligência: É a sabedoria adquirida pelo CONHECIMENTO.

    • Capacidade de compreender e resolver novos problemas/conflitos
    • Adaptar-se a situações novas
    • Utilizar o conhecimento adquirido de forma HÁBIL
  • gab e!

    O conhecimento é embasado na inteligência das informações que são coletadas e analisadas para uma organização.

    não, pois existe uma ordem. A inteligencia é que é embasada no conhecimento. !

    EM ORDEM:

    Dado: Brutos / avulsos / Facilmente obtido por máquinas  / quantificado / transferível

    Informação: Dados dotados de relevância e propósito. / Requer unidade de análise / Exige consenso em relação ao significado / Exige necessariamente a mediação humana

    Conhecimento: Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese, contexto. / De difícil estruturação  / De difícil captura em máquinas / Frequentemente tácito / difícil transferência.

    Inteligência: A inteligência envolve a capacidade de julgamento, é usar o conhecimento obtido para tomar a melhor decisão ou aplicá-lo a alguma situação concreta. / habilidade essencialmente humana.

    Fonte:

    Prof. Arthur Mendonça - equipe V dalton.

  • DADOS(valor bruto)->INFORMAÇÃO(dados organizados)->CONHECIMENTO(aprendizado)->INTELIGÊNCIA(experiência)

  • Conhecimento: consiste em informações organizadas para transmitir experiência, aprendizagem e prática aplicadas a um problema ou atividade empresarial.

  • Ao contrário, a inteligência é embasada no conhecimento.

    Dado -> contextualizado -> informação -> aplicada/combinada -> conhecimento -> propósito -> inteligência

  • Errado! A inteligência é baseada em informação, conhecimento e dados. A ordem foi invertida.

    A inteligência é a aplicação do conhecimento, ou seja, quais ações podem ser tomadas através do conhecimento que foi adquirido.

    A Pirâmide Informacional demonstra a escalada dos dados brutos, até serem utilizados pela inteligência:

    INTELIGÊNCIA

    C-O-N-H-E-C-I-M-E-N-T-O

    I---N---F---O---R---M---A---Ç---ÃO

    D----------A----------D----------O----------S

    Conhecimento inclui a reflexão, síntese e contexto acerca da informação. É a análise da informação, sua relevância e importância, de forma assessorar a tomada de decisão

    Inteligência é o conhecimento contextualmente relevante que permite atuar (tomada de decisão) com vantagem no ambiente considerado. É o conhecimento sintetizado e aplicado a determinada situação

    Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de formar a terem significados. É um dado acrescido de contexto, relevância e propósito. Não há inclusão, mas organização que permite a análise.

    Dados são registros, fatos brutos coletados que não possuem qualquer significado, contexto ou nexo com a realidade.

  • Inteligência que é baseada no conhecimento.


ID
2799586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca da definição de dados e informação e sua representação em sistemas de informação, julgue o item que segue.

Dados são fatos que descrevem os objetos de informação, por exemplo, eventos e entidades.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO 

     

    DADOS: são fatos que descrevem os objetos de informação (eventos/acontecimentos e entidades).

    Os dados referem-se a mais de um fato. Um determinado fato é referido como item

     

    ENTIDADE: pessoa, coisa ou lugar. (Não confundir entidade com o seu nome).
    - Uma entidade pode pertencer a diferentes categorias.

     

    EVENTO (acontecimento): algo que ocorre num dado instante.
     

     

    RESUMO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • Cai pela interpretação de texto. Para mim eventos e entidades tava se referindo aos dados e não aos objetos de informação.

  • Certo

    Dados realmente podem ser vistos como fatos que descrevem objetos de informação, isto é, eventos, acontecimentos, entidades, podendo se referir a mais de um fato – também chamado de item.

    Fonte: estratégia concursos

    #PERTENCEREMOS

  • Os dados estão relacionados à geração de informações que, por conseguinte, trarão conhecimentos que se concretizarão na inteligência. São fatos em sua forma primária. Os dados são guardados em catálogos de endereço, contatos, documentos, placas de rua, entre outros.

    Fonte: Maurício Franceschini, GranCursos.

  • GABARITO CORRETO

    Moresi (2001) destaca que dados são fatos ou observações “crus”. Mais especificamente, os dados são medidas objetivas e quantitativas dos atributos (características) de entidades como pessoas, lugares, coisas e eventos (conjunto de fatos). 

    MORESI, E. A. D. Monitoramento ambiental. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

  • CORRETO

    Dados-> simples observações sobre o estado do mundo, elementos brutos que sozinhos não possuem significado e relevância

    informação-> conjunto de dados dotados de relevância e propósito

    conhecimento->informação valiosa da mente, inclui reflexão e síntese.

    inteligência->utilizar o conhecimento para um propósito

  • GABARITO: CERTO.

  • Certo.

    • Conforme destaca Baltzan (2016), um fato é a confirmação ou validação de um evento ou objeto.
    • Dados são fatos brutos que descrevem as características de um evento ou objeto.
    • Informações são dados convertidos em um contexto significativo e útil por usuários finais específicos.
  • GABARITO CORRETO

    Dados: fatos que descrevem os objetos de informação, sendo elementos brutos que quando sozinhos não possuem significado.

    Informação: são dados contextualizados que significam algo. Ciclo: produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

    Conhecimento: informação interpretada. Pode ser dividido em tácito (sua característica): armazenado nas pessoas; ou explícito: encontrado na forma de texto.

    Inteligência: informação aplicada, baseada no conhecimento. (OBS: Possui natureza qualitativa: depende mais de qualidade do que quantidade)

    FONTE: Meus resumos

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • CERTO

    Dados nada mais é do que informação, quando feita uma descrição de algo qualquer

  • Dados são elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade

  • imaginei está em uma questão de contabilidade.... kaka voltei duas vezes no filtro. Entidades eventos

  • Prezados,

    Dados são fatos ou observações cruas, normalmente sobre fenômenos físicos ou transações de negócio. Mais especificamente, dados são medidas objetivas dos atributos (características) de entidades como pessoas, lugares, coisas e eventos.

    Portanto a questão está correta.


    Fonte:
    REISSWITZ, Flávia.  Análise De Sistemas Vol. 1.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CORRETO. A própria definição de dados.

  • CERTO

     

    Primeiramente temos os dados.

    - São fatos que descrevem os objetos de informação

    Quando eles são contextualizados criamos a informação.

    - É constituída por um conjunto de dados com características específicas.

    Quando essa informação é combinada com reflexões temos o conhecimento.

    E com o conhecimento chegamos, por fim, a inteligência.

    Resposta de uma colega do QC.

  • CERTO.

    DADOS >> INFORMAÇÃO >> CONHECIMENTO >> INTELIGÊNCIA

    acredito que decorando isso já é o suficiente pra acertar a maioria das questões

  • Dados: amor; litrão.

    Informação: Você tem duas opção amor ou o litrão. Ser feliz ao meu lado ou viver na solidão.

    Se analisarmos a literalidade da frase na verdade são quatro opções, a menos que as escolhas finais sejam consequências das primeiras.

  • Dados: se referem a uma descrição elementar de coisas, eventos, atividades e transações que são registrados, classificados e armazenados, mas não são organizados para transmitir significados específicos.

  • questão ambígua, devia ser anulada tbm

  • Dados: São fatos brutos em sua forma primária. São sinais não processados.

  • Gabarito: Certo

    Dados --- descrição elementar de coisas, eventos, atividades e transações que são registradas, classificadas e armazenadas, mas não são organizados para carregar qualquer significado.

  • ELEMENTOS:

    INTELIGÊNCIA: Alto nível de abstração, com visão prospectiva e a capacidade de ver além do horizonte. Trata-se do conhecimento sintetizado e aplicado a determinada situação

    CONHECIMENTO: Propriedade subjetiva, refere-se a quem analisa os dados e as informações. A interiorização das informações recebidas.

    INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, carrega significados que reduzem incertezas. É definida como algo útil e relevante.

    DADOS: São elementos brutos, sem contexto. A menor partícula estruturada que compõe uma informação.

    GAB: CERTO

  • Acertei na sorte. Não da para saber se a questão está dando exemplo de de "Dados" ou de "Objetos de Informação"

  • Dados - se referem a uma descrição elementar de coisas, eventos, atividades e transações que são registrados, classificados e armazenados, mas não são organizados para transmitir significados específicos.

    Fonte: Focus Concursos

  • Gabarito:CERTO!

    Dados são fatos na sua forma primária, coisas (entidades) e eventos (acontecimentos), mas não são organizados para transmitir qualquer significado útil.

    Logo, se tornam objetos que podem ser transformados em informação, caso sejam organizados e processados para que tenham significado útil para o usuário.

    Professor Leo Matos


ID
2799589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca da definição de dados e informação e sua representação em sistemas de informação, julgue o item que segue.

Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas. O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

     

    INFORMAÇÃO: É constituida por um conjunto de dados com características específicas.

    UM CONJUNTO DE DADOS:SIGNIFICATIVOS E RELEVANTES  - para a componente ou sistema a quem se destinam.

     

    RESUMO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
     

  • IRrelevantes?

  • Conjunto de Dados

    -logicamente coerente

    -fim específico

    -Relevante

    Atender os requisitos ACID

    Atomicidade

    Consistência

    Isolamento

    Durabilidade

  • Gabarito Errado.

    Quando dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização, tem-se a geração de informação. Logo, informação é realmente constituída por um conjunto de dados com características específicas, no entanto os dados são importantes e relevantes, visto que eles são o fundamento para a geração de informação que os sistemas utilizam.

  • "Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas." (CERTO)

    "O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam." (ERRADO)

    os dados devem ser relevantes ao sistema que se destinam.

  • Os dados são irrelevantes sozinhos.

  • Quando os dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização, tem-se a geração de informação (figura 2.1). A partir do momento que os dados são transformados em informações, decisões podem ser tomadas.

    A primeira parte afirmativa está correta pois, a informação é o conjunto de dados que foi processado (classificado, filtrado e organizado). Contudo a segunda parte está errada pois os dados são importantes para o sistema, uma vez que eles são a base que será processada e que gerará a informação (saída), a ser utilizada na tomada de decisões.

     REFERÊNCIA:

    CÔRTES, P.L. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

  • GABARITO ERRADO

    Apesar de não possuírem significado e relevância, os dados são fatos que descrevem os objetos da informação e por isso devem ser relevantes ao sistema que se destinam.

    Imagine se uma empresa de petróleo começasse a coletar dados referentes a especializações de médicos; não tem sentido nenhum.

  • ERRADO

    Quando dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização, tem-se a geração de informação. Logo, informação é realmente constituída por um conjunto de dados com características específicas, no entanto os dados são importantes e relevantes, visto que eles são o fundamento para a geração de informação que os sistemas utilizam.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Banca FDP, errei por ela ter trocado a Palavra irrelevantes, esses examinadores são mal de mais com o candidato

  • De fato, as informações são formadas por um conjunto de dados. Porém, ao contrário do que afirma a assertiva, são dotadas de relevância.

    A informação é o dado trabalhado ou tratado, que possui valor significativo atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a informação. Pode ser definida como algo útil com relevância e propósito.

    Gabarito: Errado.

  • partindo do + amplo/complexo para o mais especifico:

    Inteligência->Conhecimento-> Informação_>Dados

  • ERRADO

    O erro está em dizer que os dados devem ser irrelevantes, o que torna errôneo o item.

  • Gera informação -> relevante

  • Se é irrelevante pq analisar..

  • Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas. O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam.

    AH CESPE FULERAGEM, AQUI VC NÃO TEM VEZ NÃO.

  • GABARITO: ERRADO.

  • Somente uma observação, acredito que o erro esteja no verbo "devem", pois se o CESPE/QUADRIX coloca "podem" muda completamente a interpretação. Em algumas ocasiões os dados PODEM SER IRRELEVANTES a depender do caso.

  • Mais uma informação. Os dados devem envolver o RELACIONAMENTO e FINALIDADE.

  • Sozinhos são irrelevantes.

    Informações - o que vem dos dados

    Conhecimento - Interpretação da Informação.

  • Dados são SIM relevantes, pois quando contextualizados transformam-se em INFORMAÇÃO

  • De fato, as informações são formadas por um conjunto de dados. Porém, ao

    contrário do que afirma a assertiva, são dotadas de relevância.

    A informação é o dado trabalhado ou tratado, que possui valor significativo

    atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a

    informação. Pode ser definida como algo útil com relevância e propósito.

    Gabarito: Errado

  • Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas. O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam.

    Errado. Dados irrelevantes não criam informação.

  • Os DADOS são relevantes para criar informações.

  • A INFORMAÇÃO é definida como algo útil com relevância e propósito.

    GABARITO: ERRADO.

  • ELEMENTOS:

    INTELIGÊNCIA: Alto nível de abstração, com visão prospectiva e a capacidade de ver além do horizonte. Trata-se do conhecimento sintetizado e aplicado a determinada situação

    CONHECIMENTO: Propriedade subjetiva, refere-se a quem analisa os dados e as informações. A interiorização das informações recebidas.

    INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, carrega significados que reduzem incertezas. É definida como algo útil e relevante.

    DADOS: São elementos brutos, sem contexto. A menor partícula estruturada que compõe uma informação.

  • Prezados,

    Informações são dados processados que foram colocados em um contexto significativo e útil para o usuário final.

    Justamente o contrário do que o enunciado fala, os dados devem ser altamente relevantes para o sistema ao qual se destinam.

    Portanto a questão está errada.


    Fonte:
    REISSWITZ, Flávia. Análise De Sistemas Vol. 1.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO.

    Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas. O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam

  • IRRELEVANTES

    ERRADO

  • ERRADO.

    Quando dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização, tem-se a geração de informação. Logo, informação é realmente constituída por um conjunto de dados com características específicas, no entanto os dados são importantes e relevantes, visto que eles são o fundamento para a geração de informação que os

    sistemas utilizam.

    Fonte: material do Estratégia.

    _si vis pacem para bellum

  • INFORMAÇÃO é um conjunto de dados contextualizados que visam fornecer uma solução para tomadas de decisões.

  • IRRELEVANTES? ESTÁ ERRADO! QUANDO PROCURAMOS INFORMAÇÕES BUSCAMOS REPOSTAS SOBRE ALGO OU SEJA ALGO RELEVANTE.

  • ERRADO

    Quando dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização, tem-se a geração de informação. Logo, informação é realmente constituída por um conjunto de dados com características específicas, no entanto, os dados são importantes e relevantes, visto que eles são o fundamento para a geração de informação que os sistemas utilizam.

    Fonte: Estratégia.

  • Dados -> Informação -> Conhecimento -> Inteligencia -> Aplicação

    Eles servirão de referência ou análise para os demais, logo são relevantes.

  • Informação: São dados com significado dotados de relevância e propósito.

    Apenas com a informação ainda é impossível ter alguma conclusão. No entanto, já consegue-se tomar alguma decisão a respeito da situação.

  • gab e

    Um dado: avulso, bruto, qualquer formato, fácil de estruturar, armazenar e quantificar. Exemplo: abrir uma planilha excel e digitar: (3,4,5) só isso!. isso são dados.

    Informação: Dados que fazem sentido juntos. Alinhados e que servem de base para decisões e análises.

    segue afirmativa com os erros em vermelho.

    Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas. O ponto de análise é que os dados devem ser irrelevantes para o sistema a que se destinam. (esses dados precisam ser relevantes para darem corpinho à informação.)

  • Gabarito: Errado

    Informação --- dados que foram organizados de modo que tenham significado e valor para o recebedor.

  • Informação: se refere a dados que foram organizados para terem significados e valor para o receptor, que interpreta o significado e elabora conclusões sobre a informação.

  • gab e!

    TGO: Resumo:

    Dados: brutos/ avulsos. tipo (2,3,b) Caracteres soltos.

    Informação: Intervenção Humana - dados alinhados com significado. Usados como base para interpretação de informações.

    Conhecimento: Informação da mente humana. Ex: dado são células de excel. / informação são planilhas de dados organizados / conhecimento é saber entender a interpretar a planilha.

    Conhecimento é frequentemente Tácito.

    Tácito: implicito (na mente).

    Explicito: Explicitado (exemplo escrito em livro).

    Socialização: tácito para tácito

    externalização Tácito par explicito = ex: escrever livro

    Combinação explicito para explicito (duas fontes explicitas, ex livros)

    internalizaçao: explicito para tácito. (nós, ao lermos)

  • RELEVANTES!


ID
2799937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da teoria da informação e de sistemas de informação.

O conceito de conhecimento é mais complexo que o de informação, pois conhecimento pressupõe um processo de compreensão e internalização das informações recebidas, possivelmente combinando-as.

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo "bem" básico:

    Dados > Informação > Conhecimento > Inteligência


    10 = isto é um dado.

    6 = isto é um dado.

    10 = isto é um dado.


    10 foi a nota em informática para o candidato Marcelo = isto é uma informação.

    6 foi a nota em português para o candidato Marcelo = isto é uma informação.

    10 foi a nota em matemática para o candidato Marcelo = isto é uma informação.


    A soma das notas obtidas pelo candidato Marcelo foi 26 = isto é conhecimento.

    A média das notas obtidas por Marcelo foi 8,7 = isto é conhecimento.

    A mediana foi 10 = isto é conhecimento.


    Entre os 100 candidatos que resolveram esta prova estava Marcelo, professor de informática, o que pode justificar sua nota 10 nesta disciplina. Se tem facilidade na área de exatas, é possível que em humanas não seja tão bom, daí a nota mais baixa nas questões da língua portuguesa. Matemática é uma ciência exata e ele tem facilidade na realização de cálculos, por isto a nota 10.

    Para responder perguntas como "- Qual o grau de dificuldades desta prova com base nas notas dos candidatos?", "- Para a análise das notas dos candidatos em informática, se for feito por amostragem, será aconselhável ou não incluir Marcelo na amostra?", "- Média ou mediana: o que representará com maior precisão as notas de todos os candidatos?", "- É possível transcrever estes resultados por meio de gráficos? Qual gráfico usar?".

    Ter a capacidade de analisar e entender os dados, a informação e o conhecimento, interpretar as diferentes variáveis para que o resultado esteja o mais próximo possível de sua representatividade = isto é inteligência.


    Correta a questão.

  • CONHECIMENTO : INFORMAÇÃO INTERPRETADA / TRABALHADA POR PESSOAS / RECURSOS COMPUTACIONAIS 

    ( GERAÇÃO DE CENÁRIOS, SIMULAÇÕES , OPORTUNIDADES) 

      

    INFORMAÇÃO : DADO TRABALHADO / ÚTIL / TRATADO ( VALOR SIGNIFICATIVO ) 

    DADOS: ELEMENTO DA INFORMAÇÃO/ "NÃO TRANSMITE CONHECIMENTO" ( LETRAS / NÚMEROS / DÍGITOS )

  • Questão de raciocínio lógico informático! Hehehehe

  • Questão boa, veja a explicação em vídeo >> https://www.youtube.com/watch?v=C8lH0Kl66a0

  • Nem parece questão de informática, deixa o cara até na dúvida, kkkkk""

  • Certo.

    A partir de um conjunto de dados se faz uma análise ou processamento que pode gerar um conhecimento, ou seja, algo mais aprimorado.
     

     

    Questão comentada pelo Prof.  Jeferson Bogo

  • Essa eu respondi com o português/filosofia kkk
  • Conhecimento é realmente mais complexo que informação porque pressupõe que haja um processo de compreensão e internalização das informações recebidas

  • O jeito que consegui memorizar:

    Primeiramente temos os dados.

    Quando eles são contextualizados criamos a informação.

    Quando essa informação é combinada com reflexões temos o conhecimento.

    E com o conhecimento chegamos, por fim, a inteligência.

  • Quem formulou essa pergunta foi o Mario Sergio Cortela kkk

  • Conhecimento: informação interpretada, avaliada e adquirida. Gerado a partir das informações contidas nos dados.

    Fonte: Maurício Franceschini, GranCursos.

  • Assertiva C

    O conceito de conhecimento é mais complexo que o de informação, pois conhecimento pressupõe um processo de compreensão e internalização das informações recebidas, possivelmente combinando-as.

  • CERTO

    Conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação.

  • #pegaObizú

    ANÁLISE DE INFORMAÇÃO É D.I.C.I

    Dados (geração de informação)

    Informação (produto dos dados)

    Conhecimento (informação interpretada)

    Inteligência (conhecimento sintetizado)

    GABARITO: CORRETO

  • Dados < Informação < Conhecimento < Inteligência

    .

    .

    DADOS MENOR QUE INFORMAÇÃO MENOR QUE CONHECIMENTO MENOR QUE INTELIGÊNCIA.

  • partindo do + amplo/complexo para o mais especifico:

    Inteligência->Conhecimento-> Informação_>Dados

  • le de tras pra frente fica mais fácil de entender.. vai por mim

  • INTELIGÊNCIA -> CONHECIMENTO -> INFORMAÇÃO -> DADOS. INTELIGÊNCIA É A CABEÇA DA PIRÂMIDE.

  • É meus amigos, não é Volskwagen TI, é PF TI. Concursos não estão de brincadeira.

    GABARITO CERTO

  • GABARITO CORRETO

    Conhecimento: Informação interpretada. Pode ser dividido em tácito: armazenado nas pessoas e adquirido através de experiências de vida; ou explícito: encontrado na forma de texto.

    FONTE: Meus resumos baseados no Cespe

    "A persistência é o caminho do êxito". -Charles Chaplin

  • GABARITO CERTO.

    EMBORA A QUESTÃO ESTEJA EM INFORMÁTICA ELA É BASEADA EM GESTÃO DE PESSOAS NO TÓPICO GESTÃO DE CONHECIMENTOS.

    DICA!

    Hierarquia crescente.

    1° Dados. [explicito]

    2° Informação. [explicito]

    3° Conhecimento. [implícito]

    só por esse resumo já mataria a questão, mas irei transcrevê-los.

    Dica!

    --- > Conhecimento Tácito: Informal/ Pessoal/ Difícil de ser transmitidointangível.

    --- > Conhecimento Explícito: Formal/ Escrito/ Fácil de ser transmitido/ tangível.

    Essa técnica tem o seguinte nome:Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi

  • Dados < Informação < Conhecimento < Inteligência.

    Dados: Fatos sobre o mundo, apresentado em sua forma bruta.

    Informação: Dados coletados, organizados, ordenados.

    Conhecimento: Compreensão e internalização dessas informações recebidas.

    Inteligência: Usar o conhecimento obtido para a tomada de decisão.

  • Dado - Base para construir a informação

    Informações - o que vem dos dados

    Conhecimento - Interpretação da Informação.

  • Sem dificuldades aqui: o conhecimento é produzido a partir de informações, depois que o ser humano compreende seu significado, as interpreta e as avalia, ponderando o contexto em que essas informações estão envolvidas, sua relevância e sua confiabilidade, dentre outros fatores. Por esse motivo, podemos dizer que o conhecimento é um conceito mais complexo de que o de informação. Item correto!

  • Logo, perceba que o Conhecimento (ou Capital Intelectual) é formado por

    informações, sendo uma informação contextual, relevante e acionável, ou

    de outro modo, é a informação em ação. É uma informação valiosa da mente,

    inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de estruturar, difícil de

    capturar em computadores, normalmente é tácito (não explícito) e sua

    transparência é complexa.

    Gabarito: Certo.

  • DADOS – fato; descontextualizado;

     

    INFORMAÇÃO – Dados Organizados;

     

    CONHECIMENTO – abstração em nível profundo. Afeta decisões de negócios;

     

    INTELIGÊNCIA – capacidade de julgamento; tomada de decisões.  

  • Dados - Informações - Conhecimentos - Inteligência - Sabedoria (Nessa ordem)

    DADOS: Representação abstrata. Não tem significado

    INFORMAÇÃO: Tem significado. Permite tomar decisões

    CONHECIMENTO/ATIVO INTELECTUAL/CAPITAL INTELECTUAL: Gerado apenas na mente humana. Experiência, aprendizado acumulado, contextualização da informação

  • GABARITO: CERTO

    Informação é a contextualização dos dados, e o conhecimento é a aplicação da informação.

  • GABARITO: CORRETO

    #pegaObizú

    ANÁLISE DE INFORMAÇÃO É D.I.C.I

    Dados (geração de informação)

    Informação (produto dos dados)

    Conhecimento (informação interpretada)

    Inteligência (conhecimento sintetizado)

  • Ao meu ver, questão totalmente subjetiva...

  • Prezados,

    Vamos aos conceitos.

    Dado é um fragmento da realidade, constituindo a menor unidade passível de ser captada.

    Informação é a constatação/representação de um fato, do presente ou do passado.

    Conhecimento por sua vez é a produção mental feita por uma pessoa, com base nas informações, que represente algum significado para essa pessoa ou organização.

    Inteligência coleta dados para produzir conhecimento.

    Ou seja, o conceito de conhecimento é mais complexo e amplo que a informação em si, visto que o conhecimento é construído pela produção mental da pessoa, a partir das informações.

    Portanto a questão está correta.


    Fonte:
    RÊGO, Cláudio Andrade. Doutrina e método da escola superior de inteligência.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Hierarquia dos dados:

    Bizu: D I C I --> Dados --> Informação --> Conhecimento --> Inteligência

  • Conhecimento é a internalização e processamento da informação.

    Dados --> Informação --> Conhecimento --> Inteligência

  • CERTO

    - O conhecimento acontece quando a informação é aplicada;

    - Propriedade subjetiva, inerente a quem analisa os dados ou as informações;

    - Conhecimento é a informação aplicada em ação;

    O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. As informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber.

    Se informação é dado processado, então conhecimento e informação processada.

    _si vis pacem para bellum

  • Como é possível haver conhecimento de algo sem antes ter obtido informações?

    Além desta lógica, ainda temos que o conhecimento pode ser aquele aprendido pela própria experiência do indivíduo e de difícil transformação em algo sistematizado, temos assim um conhecimento do tipo tácito.

    Já o oposto acontece quando pode-se aprender algo através de conteúdos já sistematizados, tem-se, desta forma, um conhecimento do tipo explícito. Quando a banca fala em "um processo de compreensão e internalização", trata-se de adquirir o conhecimento explícito (compreensão) e convertê-lo em tácito (internalização); e "possivelmente combinando as informações" remete-se ao ato de expôr dois conhecimentos explícitos (sistematizados) para criar um novo conhecimento explícito.

  • O Conhecimento é tácito! A informação é estruturada por um conjunto de Dados

     

    EXEMPLO:

    Dado: -1500

    Informação: R$ -1.500,00

    Conhecimento: Endividado

    DICI -> DADO -> INFORMAÇÃO -> CONHECIMENTO -> INTELIGÊNCIA

     

    Espiral do conhecimento:

    Socialização → Conhecimento Tácito em conhecimento Tácito

    Externalização → Conhecimento Tácito em conhecimento Explícito

    Combinação → Conhecimento Explícito em conhecimento Explícito

    Internalização → Conhecimento Explícito em conhecimento Tácito

    -------------------------------

     

    Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas. A informação contida nas enciclopédias (incluindo a Wikipédia) é um bom exemplo do conhecimento explícito.

    Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. A palavra "tácito" vem do latim tacitus que significa "que cala, silencioso", aplicando-se a algo que não pode ou não precisa ser falado ou expresso por palavras. É subentendido ou implícito.

  • Lembre-se de Platão: Todo conhecimento principia com os sentidos (informação), de maneira que não há nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos (informação).

  • CERTO

    DADOS > INFORMAÇÃO > CONHECIMENTO

  • se vc tem conhecimento do assunto é pq vc juntou todas as informações dele para poder aplicar em algo, como a prova que vc fará e irá ser aprovado!!!!!!!!!!!!!!!

  • Pense numa pirâmide, onde na base estãos:

    Sabedoria (o que fazer com a casa)

    / \ Inteligência (casa) utilizar o conhecimento para um propósito 

    / \ Conhecimento (cômodo) Informação valiosa da mente , inclui reflexão , síntese.

    / \ Informação (parede) conjunto de dados dotados de relevância e propósito

    / -------- \ DADO (tijolo) NÃO POSSUI SIGNIFICADO OU RELEVÂNCIA

  • GABARITO: C

    Conhecimento é realmente mais complexo que informação porque pressupõe que haja um processo de compreensão e internalização das informações recebidas.

    Fonte: Estratégia

  • Prioridades

    dados====>informações====>conhecimento====>inteligência

    obs:

    1- conhecimento é mais complexo q a informação;

    2- conhecimento é um processo de compreensão e internalização das informações;

  • Apenas complementando (e não comentando a mesma coisa 30 vezes)

    Um termo que talvez tenha passado despercebido na questão é "internalização"

    Então grave ai..

    → Internalização: Você pegar um conhecimento explícito e transformar em tácito..

    Ou seja: Eu pegar uma informação de fora e colocar pra dentro

    Externalização: Você pegar um conhecimento tácito e transformar em explícito..

    Ou seja: eu pegar uma informação de dentro e colocar pra fora.. como por exemplo o que estou fazendo.. estou pegando um conceito de internalização e externalização que está na minha cabeça (tácito) e estou explicando para outros (explícito)

  • Nível de complexidade (Ordem decrescente):

    Sabedoria -> Conhecimento -> Informação -> Dados.

  • Nível de complexidade

    Inteligência -> Conhecimento -> Informação -> Dados.

  • Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link:

    https://go.hotmart.com/Q52663110A

  • Conhecimento: Informação valiosa da mente humana. Adquirido por meio de reflexão, análise e avaliação.

    O conhecimento pode ser classificado de 2 formas e transmitido de 4 formas:

    Classificação:

    1) Conhecimento Tácito: É o conhecimento pessoal. É o que está dentro da "cabeça" do ser humano.

    2) Conhecimento Explícito: Está armazenado em algum livro ou manual.

    Transmissão

    • Socialização: É transmitido através de conversas em grupo ou troca de experiências ou e de ideias;
    • Externalização: Conhecimento passado para o público por meio de documentação. Ele pode ser reutilizado por outro, portanto deve ser classificado;
    • Internalização: Adquirido por meio de leitura. Manuais, revistas, notícias de internet;
    • Combinação: É o conhecimento explicito de diferentes fontes é agrupado ou misturado visando agregar valor para gerar um novo conhecimento.
  • Inteligência é útil na tomada de decisões.

  • gab certo.

    Informação nada mais é do que dados alinhados que possam fornecer base para uma análise. (embora precise de intervenção humana), não requer conhecimento.

    (qualquer pessoa pode criar uma planilha de dados alinhados = informação

    mas é preciso conhecimento para interpretá-la. )

    Conhecimento:

    Tácito: Implícito. (dentro da mente de cada um)

    Explícito: explicitado, por exemplo: escrito em um livro.

  • Gabarito: Certo

    Conhecimento --- dado e/ou informação que foram organizados e processados para carregar o conhecimento, a experiência, o aprendizado acumulado e especialidade conforme se aplicam a um problema ou atividade atual. Conhecimento é contextual, relevante e acionável, é a informação em ação.

  • CERTO

    Dados: fatos que descrevem os objetos de informação, sendo elementos brutos que quando sozinhos não possuem significado.

    Informação: INFORMAÇÕES são o resultado do processamento de DADOS, após análise, de acordo com uma ótica predeterminada. São dados ORGANIZADOS, contextualizados de forma segura, que significam algo. Ciclo: produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

    Conhecimento: CONHECIMENTO pressupõe um processo de compreensão e internalização das INFORMAÇÕES recebidas, possivelmente combinando-as.

    CAPACIDADE DE INTERPRETAR uma Informação. Pode ser dividido em:

    TÁCITO: Produzido pela EXPERIÊNCIA, 

    • Aprende apanhando com a vida. 
    • Dificil de ser compartilhada e documentada.  

    EXPLÍCITO: Adquirido pela EDUCAÇÃO FORMAL

    • Ex: Manuais, Livros, Artigos

    Inteligência: É a sabedoria adquirida pelo CONHECIMENTO.

    • Capacidade de compreender e resolver novos problemas/conflitos
    • Adaptar-se a situações novas
    • Utilizar o conhecimento adquirido de forma HÁBIL
  • CONHECIMENTO

    Capacidade de interpretar uma informação, obtido pela informação e o contexto associado. A informação pode ser relacionada com elementos já adquiridos, experiências, valores, crenças, entre outros. O modelo de conhecimento pode ser gerado de, basicamente, duas formas.

    Conhecimento Tácito: Produzido pela experiência, sendo difícil de ser compartilhado e documentado.

    Conhecimento Explícito: Adquirido pela educação formal, ou seja, é o conhecimento adquirido por manuais, livros, artigos, etc.

    INFORMAÇÃO

    São dados organizados de forma adequada, podendo ser uma visão pessoal sobre um conjunto de dados, tratada de forma diferente por diferentes pessoas. Possui variações de qualidade, no tempo oportuno, tamanho variável, clareza, integridade, capaz de gerar conhecimento para quem a utiliza.

    "C"

  • Primeiramente temos os dados.

    Quando eles são contextualizados criamos a informação.

    Quando essa informação é combinada com reflexões temos o conhecimento.

    E com o conhecimento chegamos, por fim, a inteligência.

  • Primeiramente temos os dados.

    Quando eles são contextualizados criamos a informação.

    Quando essa informação é combinada com reflexões temos o conhecimento.

    E com o conhecimento chegamos, por fim, a inteligência.

  • 01 (um) = Temos apenas um DADO "numeral 01"

    01 (uma laranja) = Temos uma INFORMAÇÃO "sabemos agora que o dado refere-se a uma laranja"

    01 (uma laranja contem vitamina C) = Temos um CONHECIMENTO "incrível! passamos a conhecer que a laranja tem vitamina C"

    01 (uma laranja reduz o risco de AVC, diminui o colesterol e evita o câncer) = Temos uma INTELIGÊNCIA "massa! além da vitamina C, contém vários outros benefícios"

  • 01 (um) = Temos apenas um DADO "numeral 01"

    01 (uma laranja) = Temos uma INFORMAÇÃO "sabemos agora que o dado refere-se a uma laranja"

    01 (uma laranja contem vitamina C) = Temos um CONHECIMENTO "incrível! passamos a conhecer que a laranja tem vitamina C"

    01 (uma laranja reduz o risco de AVC, diminui o colesterol e evita o câncer) = Temos uma INTELIGÊNCIA "massa! além da vitamina C, contém vários outros benefícios"

  • 01 (um) = Temos apenas um DADO "numeral 01"

    01 (uma laranja) = Temos uma INFORMAÇÃO "sabemos agora que o dado refere-se a uma laranja"

    01 (uma laranja contem vitamina C) = Temos um CONHECIMENTO "incrível! passamos a conhecer que a laranja tem vitamina C"

    01 (uma laranja reduz o risco de AVC, diminui o colesterol e evita o câncer) = Temos uma INTELIGÊNCIA "massa! além da vitamina C, contém vários outros benefícios"

  • 01 (um) = Temos apenas um DADO "numeral 01"

    01 (uma laranja) = Temos uma INFORMAÇÃO "sabemos agora que o dado refere-se a uma laranja"

    01 (uma laranja contem vitamina C) = Temos um CONHECIMENTO "incrível! passamos a conhecer que a laranja tem vitamina C"

    01 (uma laranja reduz o risco de AVC, diminui o colesterol e evita o câncer) = Temos uma INTELIGÊNCIA "massa! além da vitamina C, contém vários outros benefícios"

  • < > GABARITO: CERTO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    REPAREI QUE QUESTÕES DESSE TIPO TENTAM MISTURAR BASTANTE OS DADOS COM AS INFORMAÇÕES. EU CAI MUITO NAS PEGADINHAS.

    NÃO TEM A VER COM ESSA QUESTÃO EM ESPECIFICO, MAS AJUDA

    BOLEI O SEGUINTE.

    PENSO LOGO NUM JORNALISTA FALANDO DO TEMPO. O QUE ELE TEM NO TELÃO É UM DADO E O QUE ELE VAI FALANDO SOBRE É INFORMAÇÃO, OU SEJA, ELE USA OS DADOS PARA PASSAR A INFORMAÇÃO

    DAI VEM AQUELA ORDEM QUE CONHECEMOS

    DADOS-----> INFORMAÇÃO-----> CONHECIMENTO------> INTELIGÊNCIA

  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    Conhecimento é sim algo mais complexo e mais aprimorado, pois ele vem do entendimento e conversão dos dados em informação e depois em conhecimento. 

  • CONHECIMENTO:

    É A INFORMAÇÃO APLICADA (EM AÇÃO)


ID
2829118
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A informática trabalha automaticamente com a informação por meio da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, tendo por base os computadores.


Qual conceito de informática concorda com a descrição apresentada?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa questão tenha abordado a definição de tecnologia da informação, mais especificamente, sistema de informações.

  • Discordo da resposta correta como sendo letra D

  • O que é informática?

    A informática é o tratamento automático da informação, por meio da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, tendo por base os computadores.

     É a ciência do tratamento racional (especialmente por máquinas automáticas) da informação, considerada como suporte dos conhecimento humanos e das comunicações nos domínios técnicos, econômicos e sociais.


ID
2876698
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Seja A um autômato finito não determinístico que reconhece uma linguagem L. Seja B um autômato finito determinístico que reconhece a mesma linguagem.


Sobre o número de estados de A e de B, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB. E.


ID
2876704
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre o conjunto de problemas que podem ser computados por Máquinas de Turing, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Máquina de Turing é um dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que foi concebido pelo matemático britânico  (-), muitos anos antes de existirem os modernos computadores digitais (o artigo de referência foi publicado em ). Num sentido preciso, é um modelo abstrato de um , que restringe-se apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições), e não a sua implementação física. Numa máquina de Turing pode-se modelar qualquer computador digital.

  • GABARITO. E.


ID
2886634
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Dentre os diversos conceitos observados no cenário da Informática, vimos o que se refere a dados e à informação. Aponte a alternativa que adequadamente exemplifica o significado de “informação”, no contexto computacional.

Alternativas
Comentários
  • Informação é um dado processado, ou seja, um dado inserido em um contexto que tem algum significado concreto.

    Gabarito:B

  • Copiando das colegas, pra entender porque a data de nascimento, letra D, não responde o item.

    - DATA DE NASCIMENTO é um dado e não uma informação dentro da perspectiva dos conceitos de informação:

    INFORMAÇÕES SOBRE A CANDIDATA EU MESMA:

    DADOS:

    Data de nascimento: 01/01/1990

    Nome: EU MESMA CONCURSEIRA

    Altura: 1.50

    Sendo assim, Informação é um conjunto de dados diversos oferecidos, que agrupados formam a informação da organização, do individuo ou do fato, seja ele qual for.

    - Informação é um dado processado, ou seja, um dado inserido em um contexto que tem algum significado concreto.

    na questão: Fenômeno (fatura / dado) + valor (-250 / dado) + métrica (R$ / dado) = Informação

  • .....Em resposta a pergunta da estudante "Eu mesma":

    A opção "D" não corresponde a assertiva, pois DATA DE NASCIMENTO é um dado e não uma informação dentro da perspectiva dos conceitos de informação, veja:

    .

    .

    INFORMAÇÕES SOBRE A CANDIDATA EU MESMA:

    DADOS:

    Data de nascimento: 01/01/1990

    Nome: EU MESMA CONCURSEIRA

    Altura: 1.50

    .

    .

    Sendo assim, informação é um conjunto de dados diversos oferecidos, que agrupados formam a informação da organização, do individuo ou do fato, seja ele qual for.

  • Poderia ser a letra E, pois existe a informação do resultado entre Métrica distância X Medição: 100km. A letra B, que é o total da fatura, sozinha, não me traria uma informação, por essa lógica, a data de nascimento também estaria correta.

  • o "valor total da fatura:R$-250" é tão informação quanto "data de nascimento: 16/07/1961"

    questão sem pé nem cabeça...

  • número: 250

    dado: -250

    informação: R$ -250,00

  • GABARITO COMENTADO no site de questões do estratégia:

    Há um fenômeno (fatura) associado à um valor (-250) e uma métrica (R$). Logo, pode ser considerada como informação.

  • CORRETA B.

    Pessoal, a questão exige conhecimento acerca do conceito clássico de dado informação. Pode-se dizer então, que dado é todo conteúdo que não relacionado a outro conteúdo, não agrega valor algum e a informação é todos dados relacionados e organizados que gera algum valor tornando assim uma informação.

    A seguir vamos a análise das alternativas que a questão pede para analisar e verificar qual adequadamente exemplifica o significado de “informação”, no contexto computacional.

    A) Soma de preço unitário X Qtd. - FALSO.

    Essa alternativa não apresenta nenhuma informação, ela somente apresenta um dado de como é feito o cálculo entre o preço unitário X Qtd.

    B) Valor total da fatura: R$-250,00. - VERDADEIRO.

    Essa alternativa apresenta uma informação bem detalhada, com ela podemos saber que o valor total da fatura é R$ -250,00. Temos um valor e a informação do que refere-se esse valor.

    C) Medição X Métrica de temperatura. - FALSO.

    Essa alternativa não apresenta nenhuma informação, ela somente apresenta um dado de como é feito o cálculo entre a Medição X Métrica de temperatura.

    D) Data nascimento: 16/07/61. - FALSO.

    Essa alternativa não apresenta nenhuma informação, ela somente apresenta um dado de uma data de nascimento, mas não conseguimos saber a quem pertence essa data de nascimento, se é uma pessoa ou de um animal, é algo aberto que não refere-se a nada.

    E) Métrica distância X Medição: 100km. - FALSO.

    Essa alternativa não apresenta nenhuma informação, ela somente apresenta um dado de do cálculo entre Métrica distância Medição o resultado obtido é 100km, mas em momento algum foi apresentado os outros dados do cálculo para chegar ao valor mencionado, portanto, não podemos considerar como uma informação.

    Fonte: Rodrigo Silva 


ID
2940937
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em relação à computação verde, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I A computação verde é o estudo e a prática de recursos de computação ecologicamente correta.

II A virtualização do data center é uma medida contrária à computação verde.

III Os roteadores e switches poderiam ser considerados ativos que aderem à computação verde.


As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Com a crescente expansão da TI Verde, as pequenas e médias empresas passaram a adotar tais medidas na busca pela sustentabilidade com ganhos econômicos e ambientais, antes seguidas somente por grandes empresas e corporações.

    O conceito de TI Verde cresce também na sociedade mesmo que de forma inconsciente, já que a preocupação ambiental é assunto recorrente no dia-a-dia de todos. O que falta, de fato, é a conscientização do usuário doméstico de que a TI Verde também pode ser praticada em sua casa com pequenas mudanças de comportamento e ações voltadas à redução da emissão de CO2.

    Para tal, é necessário fazer uso da reutilização e reciclagem de equipamentos, investimentos (quando necessários) em suprimentos com "selo verde" e evitar a subutilização de sistemas, otimizando o uso de quaisquer produtos sejam eles eletrônicos ou não.

    4. Referencias Bibliográficas

    COMPUTERWORLD. TI verde está nos planos de 70% das médias empresas brasileiras, diz estudo. 2009. Disponível em: <  >. Acesso em: 20 jan. 2011.   

    COMPUTERWORLD. TI verde: 5 dias para tornar sua empresa sustentável. Disponível em: <  >. Acesso em: 20 jan. 2011.  

  • De que forma os roteadores e switches aderem a computação verde?

  • letra a

    V, F e V.


ID
2960065
Banca
Planexcon
Órgão
Câmara de Pereiras - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Ao conjunto das Ciências da Informação, estando incluídas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelação dos problemas”, da -se o nome de:

http://brasilescola.uol.com.br Acesso em 05/11/2016

Alternativas
Comentários
  • A - Informática

  • Informática é um termo usado para descrever o conjunto das  relacionadas à coleta, , transmissão e processamento de informações em meios , estando incluídas neste grupo: a , os , a , o , a  e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.


ID
2960215
Banca
Planexcon
Órgão
Câmara de Pereiras - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

“Ao conjunto das Ciências da Informação, estando incluídas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelação dos problemas”, da -se o nome de:

                                                  http://brasilescola.uol.com.br Acesso em 05/11/2016

Alternativas
Comentários
  • Questão extremamente mal elaborada.

  • lkkkkkkkkkkk ruim mesmo

  • Lixo mesmo!!


ID
2973013
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre a eficácia da Tecnologia da Informação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E

    resumo:

    .

    Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.Tudo começa como por exemplo o início de um mensuração e avaliação de uma atividade e no decorrer desta atividade, eu reconheci que houve uma eficiência, que pode ser desde de uma melhoria contínua ou até mesmo uma correção que foi aplicado neste processo e que ao mesmo tempo conseguimos melhorar sem haver perda de tempo, dinheiro.

    Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, executar esta coisa de forma mais produtiva e eficaz. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

    O próprio Peter Drucker (Pai da Administração Moderna) comenta que ” Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

    Conclusão – Não adianta apenas a eficiência sem a eficácia, o termo eficaz consegue achar uma maneira mais rápida e simples de fazer um determinado procedimento. Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. Eficiência é fazer alguma coisa certa, correta, sem muitos erros. Eficácia é fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera, é fazer “a coisa certa” , ou seja , a coisa que leve ao resultado almejado. A eficácia é primordial, imprescindível e a eficiência é desejável. O eficiente porém quando não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz mas não é eficiente, tem algumas chances de atingir bons resultados.

  • Não tem como a B estar errada.


ID
2984254
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um sistema é composto por um número finito de recursos a serem distribuídos entre vários processos competidores. Um processo pode utilizar um recurso obedecendo somente a uma sequência.


A esse respeito, é correto afirmar que a sequência correta sob condições normais de operação é

Alternativas
Comentários
  • Solicitação, uso e liberação.


ID
2984287
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir.


Uma característica de um sistema moderno é seu conjunto de programas de sistema. No nível mais baixo, está o hardware. Em seguida, o ________________; depois os programas de sistema e, finalmente, os __________________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas

ID
2987134
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considere os marcos da evolução da tecnologia da computação:

I. Google lança o gmail, serviço gratuito de webmail.

II. Lançamento do primeiro iPod da Apple.

III. Surgem as primeiras impressoras com tecnologia 3D.

IV. Criação da moeda digital bitcoin.

V. Criação da primeira rede social.

A sequência cronológica correta é

Alternativas
Comentários
  • V. Criação da primeira rede social.-- 1995 - ClassMates

    II. Lançamento do primeiro iPod da Apple. - Steve Jobs apresentou o primeiro iPod em 23 de outubro de 2001.

    I. Google lança o gmail, serviço gratuito de webmail. - Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004

    III. Surgem as primeiras impressoras com tecnologia 3D.- A Impressão 3D surgiu em 1984,

    IV. Criação da moeda digital bitcoin.- O primeiro software de carteira se chama Bitcoin Core e foi lançado em 2009 por Satoshi Nakamoto,

    ==> questao passivel de anulacao, pois nao existe alternativa correspondente!

    O correto seria = III V II I IV

  • A banca deu como gabarito letra A

  • Impossivel responder essa!

  • Errei pela segunda vez :(

    Já pedi comentário do professor e nada....

    Professor Frank Mattos help .....

  •  

    Grazielle Cardoso  
    Eu acredito que a questão vise relação a difunção das coisas no mundo, entao a sequencia está certa.

  • Essa banca cobra um tipo diferente de conhecimento.

  • Mas pra que c@ralh0s alguém cobra isso???

  • Lixo de pergunta

ID
2987524
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considere os marcos da evolução da tecnologia da computação:


I. Nascimento do Linux.

II. Lançamento da primeira versão do Windows.

III. Inauguração do site de compartilhamento de vídeos YouTube.

IV. Anúncio do Android pela Google.

V. Surgimento do Facebook.


A sequência cronológica correta é

Alternativas
Comentários
  • Windows: criado em 1981 e foi utilizado ate 1983 sem (sem interface)

    Linux: 1991, Linus Torvalds decidiu divulgar abertamente o projeto Linux

    Facebook: criado em fevereiro de 2004

    Youtube: maio de 2005

    Android: 5 de novembro de 2007

  • Desnecessário.

  • resolvi assim:

    Linux foi criado para competir com os Sistemas operacionais pagos que existiam na época, entre eles o Windows.

    O Android é a ferramenta mais recente das 5 citadas.

    Facebook e Youtube são contemporâneos foram lançados na década passada.

    aí fui por exclusão.

  • Quem é mais velho acertou kkk

  • Fiz por exclusão e deu certo.
  • Pra que?? ¬¬'


ID
3019630
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Dentro do contexto dos Fundamentos dos Sistemas de Informação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    O componente “tecnologia” diz respeito a todas as máquinas e os equipamentos que são utilizados no Sistema de Informação, sejam elas analógicas ou digitais.

    Muito restritivo, tecnologia não é somente equipamentos fisicos, inclui-se tambem softwares e até mesmo ideias que possam revolucionar um sistema como tecnologia.

    Apresenta um componente adicional chamado “feedback”, que possui grande importância pelo fato de exercer uma função de controle nos dados de entrada no SI.

    Feedback é a retroalimentação de um sistema, dando resposta das ações ja feitas pelo sistema operativo. Dando possibilidade para o sistema saber como esta atuando e tendo resposta no meio real. Dando oportunidade de corrigir os erros.

    Assim como todos os tipos de sistemas, apresenta também três componentes ou funções básicas de interação, quais sejam: entrada; desenvolvimento; e saída.

    São quatro ou mais etapas: A mais aceita é de 5 etapas: entrada, armazenamento/processamento, saída, retroalimentação/feedback e controle/correção.

    São formados por quatro elementos interdependentes que se conectam e se complementam para que o SI desenvolva suas funções de forma eficiente e eficaz.

    Vide resposta acima.

    Software de sistema; software aplicativo, e procedimentos são exemplos de recursos de software necessários ao adequado funcionamento de um SI.

    Bem objetiva, necessita-se de um sistema operacional para fazer qualquer aparelho funcionar. Um sistema operacional é um simples software, capaz de receber informações e de entregar informações. Através de conversão de energia em uma leitura capaz de fazer a maquina funcionar. E claro, capaz de receber outros sistemas/softwares para operar dentro dele. São exemplos de softwares.

    Tentei explicar o mais simples. :)

  • Gabarito: LETRA E

    Complementando:

    Feedback ou Retroalimentação:

    • identifica fatores positivos ou negativos do processo
    • uma saída de informação retorna ao sistema
    • uma saída gera uma nova entrada de dados PARA O MESMO PROCESSO
    • serve como feedback de um processo para sua melhoria

ID
3059593
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considere a seguinte definição:


"Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário."

Disponível em: http://sites.google.com/site/profsuzano/sistemas-operacionais


Assinale a alternativa que mostra a hierarquia correta, do nível mais baixo para o nível mais alto, dos elementos de um sistema computacional:

Alternativas
Comentários
  • Letra: C

    Q-Assinale a alternativa que mostra a hierarquia correta, do nível mais baixo para o nível mais alto, dos elementos de um sistema computacional.

    R:

    Hardware / Sistema operacional / Aplicação / Usuário.

  • Gabarito Letra C.

     Hierarquia do nível mais baixo para o nível mais alto dos elementos de um sistema computacional.

    1. Hardware
    2. Sistema operacional
    3. Aplicação
    4. Usuário.

    ______________________________________________________Hardware________________________________________________________________

    Hardware é o conjunto de elementos físicos do seu dispositivo.

    _________________________________________________________Driver_________________________________________________________________

    Ele é um software que permite que o computador se comunique com o Hardware ou com dispositivos.

    O driver pode ser considerado um pequeno programa que permite ao dispositivo de Hardware se comunicar com o computador. Sendo assim, cada dispositivo possui o seu driver próprio, que deve ser escrito de acordo com as especificações de cada Sistema Operacional, inclusive, para as suas variações como 32 e 64 bits.

    Caso não tenha um software de Driver adequado para seu sistema operacional, o Driver no lugar de trazer benefícios vai trazer malefícios ao seu PC, pelo mal desempenho.

    Então, o fabricante de dispositivo deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.

    Um driver de dispositivo é um componente de software que controla o acesso ao dispositivo por programas.

    __________________________________________________________ Bios_________________________________________________________________

    BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado e não é um driver. A sequência de boot está na BIOS!!!

    ________________________________________________________Software_______________________________________________________________

    Software básico: responsável pelo gerenciamento dos recursos do computador e pela conversão da linguagem do homem para a da máquina e vice-versa. Ex: Sistema operacional

    Software aplicativo: são sistemas complexos que visam a atender a uma determinada área de atuação; são úteis para os usuários. Ex.: editores de texto (word), planilhas de cálculo (excel), gerenciadores de bancos de dados. 

    Software utilitário: são programas menos complexos que visam a atender a um objetivo específico; são úteis para a máquina. Ex: anti vírus, desfragmentador de disco, formatador de disco.

    Bons estudos!✌


ID
3059605
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considere o texto abaixo:


Escândalo dos programas de vigilância da NSA em 2013

Em 5 de junho de 2013, o jornalista americano Glenn Greenwald, através do The Guardian e juntamente com vários outros jornais incluindo o The New York Times, The Washington Post, Der Spiegel, iniciou a publicação das revelações da vigilância global americana que inclui inúmeros programas de vigilância eletrônica ao redor do mundo, executados pela Agência de Segurança Nacional (NSA). Um dos primeiros programas revelados foi o chamado PRISM. Os programas de vigilância que vieram às claras através dos documentos fornecidos por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação que nos últimos quatro anos trabalhou em programas da NSA entre cerca de 54 mil funcionários de empresas privadas subcontratadas - como a Booz Allen Hamilton e a Dell Corporation. Os documentos revelados por Snowden mostram a existência de os inúmeros programas visando à captação de dados, e-mails, ligações telefônicas e qualquer tipo de comunicação entre cidadãos a nível mundial.

Através da publicação desses documentos foi trazida ao conhecimento publico a vasta dimensão do sistema de Vigilância global americano. A coleta de dados, descrita por Snowden, começou em 1992, durante a administração do presidente George H. W. Bush; embora, a CIA já fizesse espionagem industrial desde os anos 80, a NSA massificou a espionagem industrial e financeira com o avanço da tecnologia.

Em 2015, novos documentos divulgados citam que a NSA planejava usar lojas de aplicativos (como a Play Store, do sistema Android) para injetar malwares, rastreando os dados trocados entre os servidores e os usuários.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_de_Seguran%C3% A7a_Nacional


Em se tratando de computadores, assinale a alternativa que possui apenas elementos envolvidos no processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Letra : E

    Q- Em se tratando de computadores, assinale a alternativa que possui apenas elementos envolvidos no processo de comunicação.

    Correio eletrônico / Navegador / Protocolo / Rede.

  • Letra :E

    Q- Em se tratando de computadores, assinale a alternativa que possui apenas elementos envolvidos no processo de comunicação.

    E

    Correio eletrônico / Navegador / Protocolo / Rede

  • GAB: (E)

    Correio eletrônico: Consiste em uma tecnologia que permite que as pessoas troquem mensagens usando computadores, smartphones, tablets etc.

    Navegador ou Browser é um programa criado para permitir a navegação pela internet. É o que torna possível o acesso a sites, como um caminho que leva até o que você procura na rede.

    Protocolo: É uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais

    Rede: É uma estrutura física composta por dispositivos como computadores, tablets, smartphones, impressoras, servidores, roteadores, hubs e switches, dentre outros. (provém da necessidade de comunicação)


ID
3059833
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considere a seguinte definição:

“Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.”

Disponível em: http://sites.google.com/site/profsuzano/sistemas-operacionais


Assinale a alternativa que mostra a hierarquia correta, do nível mais baixo para o nível mais alto, dos elementos de um sistema computacional:

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

    1 Hardware

    2 Sistema operacional

    3 Aplicação

    4 Usuário

  • GABARITO LETRA C

    Hardware / Sistema operacional / Aplicação / Usuário.

    Primeiro é o Hardware, nele se inicia tudo, a partir do hardware teremos o Sistema Operacional para gerenciar esse Hardware. Após as aplicações irão comandar o sistema operacional que ira comandar o Hardware para então o Usuario Final ter a informação desejada.

  • Hardware - Corresponde aos equipamentos computacionais necessários para a coleta, o processamento, o armazenamento e a distribuição da informação.

    Sistema Operacional :É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos.Exemplos: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT.

    O software de aplicação é criado, em regra, para executar tarefas específicas tal como o processamento de texto, reprodução de aúdio

    Usuário

    Mneumonico : HSOSOU


ID
3306079
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.

Alternativas

ID
3306904
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação. 

Alternativas

ID
3307219
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação. 

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Coleta de dados.

  • Professor de Língua Portuguesa Computacional da NASA


ID
3307879
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é uma piada.

  • Eu não entendi nada desta questão

  • A aplicação Coleta de dados requer um terminal inteligente e podem ser executadas operações off-line.

  • Fui pela lógica! Para coletar (selecionar) dados já existentes no terminal, não necessariamente precisa estar on line!


ID
3665200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos. 
Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos. 
Equipe de operações, que gerencia rotineiramente todos os recursos desenvolvidos pelas equipes de infraestrutura e aplicações, monitorando o contínuo funcionamento desses sistemas e aplicações, recebendo demandas dos usuários, detectando desvios, realizando pequenos ajustes e solicitando alterações de maior complexidade.

Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item subsequente, a respeito dos conceitos de desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações.

A equipe de operação pode atuar, em determinadas situações, como cliente ou usuária das equipes de infraestrutura e aplicações.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Como cliente: gerenciando rotineiramente todos os recursos desenvolvidos pelas equipes de infraestrutura e aplicações, monitorando o contínuo funcionamento desses sistemas e aplicações

    Como usuária: solicitando alterações de maior complexidade

  • Resposta na Linha 6: Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.

  • como cliente: solicitando alterações de maior complexidade. - Eu sou o cliente, então eu solicito que me atendam. como usuaria: gerenciando rotineiramente os recursos... - gerenciando, utilizando os recursos
  • GABARITO: CERTO.


ID
3877783
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos, em um grupo de computadores, que integram entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para compartilhamento a aplicativos distribuídos. Com base no enunciado acima identifique qual das opções a seguir apresenta um middleware?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    middleware facilita aos desenvolvedores de software implementarem comunicação e entrada/saída, de forma que eles possam focar no propósito específico de sua aplicação.

    CORBA (abreviado de Common Object Request Broker Architecture) é a arquitetura padrão criada pelo  para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos. Em face da diversidade de  e  que encontramos atualmente, a CORBA atua de modo que os  (componentes dos softwares) possam se comunicar de forma transparente ao usuário, mesmo que para isso seja necessário interoperar com outro , em outro  e em outra ferramenta de desenvolvimento.

    fonte: Wikipedia

  • O middleware é o software que se encontra entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Funcionando de forma essencial como uma camada oculta de tradução, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos. Muitas vezes, o middleware é chamado de “encanamento”, uma vez que ele conecta dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados através do “cano”. O uso do middleware permite que os usuários executem solicitações como enviar formulários em um navegador da Web ou permitir que o servidor Web apresente páginas dinâmicas da web com base no perfil de um usuário.

    Exemplos comuns de middleware incluem middleware de banco de dados, middleware de servidor de aplicativos, middleware orientado a mensagens, middleware de web e monitores de processamento de transações. Normalmente, cada programa oferece serviços de sistemas de mensagens para que diversos aplicativos possam se comunicar utilizando estruturas de mensagens como protocolo SOAP, serviços Web, REST (representational state transfer) e JSON (JavaScript Object Notation). Embora todos os tipos de middleware executem funções de comunicação, o tipo que uma empresa escolherá depende de qual serviço está sendo utilizado e qual tipo de informação deve ser comunicado. Isso pode incluir autenticação de segurança, gerenciamento de transações, consultas de mensagens, servidores de aplicativos, servidores da web e diretórios. O middleware também pode ser utilizado para processamento distribuído com ações que ocorrem em tempo real em vez de envio e recebimento repetitivo de dados.

    Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-middleware/

  • CORBA--->middleware.

    middleware: facilita a comunicação


ID
4852285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de arquitetura de software e modelos, julgue o item que segue.


A função do middleware é ajudar a simplificar o desenvolvimento de aplicativos, oferecendo abstrações de programação comuns, mas não de maneira heterogênea; no entanto, não fornece sistemas operacionais e hardware essenciais, sendo necessária uma programação de baixo nível.

Alternativas
Comentários
  • O middleware é o software que se encontra entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Funcionando de forma essencial como uma camada oculta de tradução, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos. Muitas vezes, o middleware é chamado de “encanamento”, uma vez que ele conecta dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados através do “cano”. O uso do middleware permite que os usuários executem solicitações como enviar formulários em um navegador da Web ou permitir que o servidor Web apresente páginas dinâmicas da web com base no perfil de um usuário.

    Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-middleware/

  • Gabarito: ERRADO

    Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

  • Assertiva e

    dizendo em termos muito simples uma camada no meio de duas aplicações, ou seja, uma camada que ajuda duas aplicações, partes, sistemas, a se comunicarem

    middleware Serve para facilitar ou tornar viável essa comunicação. Pensamos em interfaces, converter dados e formatos, prover protocolos, dentre outros.

  • GABARITO -ERRADO

    Middleware é um software que fornece serviços e recursos comuns a aplicações. Gerenciamento de dados, serviços de aplicações, sistema de mensageria, autenticação e gerenciamento de APIs são recursos comumente operados por um software de middleware.

    Com o middleware, os desenvolvedores podem criar aplicações com mais facilidade e eficiência, pois esse tipo de software tem o papel de conectar aplicações, dados e usuários.

  • Gabarito: ERRADO

    o Middleware age como uma “camada”, capaz de fazer a mediação entre várias tecnologias de software, de modo que as informações (de diferentes fontes) são movidas ao mesmo tempo que suas diferenças de protocolos, plataformas, arquiteturas, ambientes e sistemas operacionais não interferem no processo.

    A ideia de usar o middleware é popular, pois ajuda a vincular aplicativos mais recentes aos sistemas mais antigos.

    O middleware é comumente usado para comunicar e gerenciar dados de sistemas de computação distribuída. Ele é usado em servidores da Web, servidores de aplicativos, sistema de gerenciamento de conteúdo e outras ferramentas semelhantes que ajudam no processo de desenvolvimento e entrega de aplicativos.

    O Middleware fornece vários serviços, como Integração de Aplicativos Corporativos, MOM (Message Oriented Middleware), integração de dados e ESB (Enterprise Service Bus). Outro middleware importante é o serviço de acesso ao banco de dados. Conectividade ODBC (Open Database Connectivity), JDBC (Java Database Connectivity) e processamento de transações são exemplos de middleware orientado a banco de dados. No geral, o middleware é comumente usado em ambientes complexos, como telecomunicações, indústria aeroespacial, etc.

    Firmware é uma classe específica de software de computador que fornece controle de baixo nível para o hardware específico do dispositivo. Middleware é um software de computador que fornece serviços para aplicativos de software além daqueles disponíveis no sistema operacional.

    Enquanto o firmware ajuda a controlar a funcionalidade do hardware ou dispositivos eletrônicos, o middleware ajuda a comunicar e gerenciar dados de sistemas distribuídos.

    No que diz respeito às aplicações, o firmware é comumente usado em sistemas embarcados, eletrônicos de consumo, computadores e periféricos de computador. O middleware é comumente usado em servidores da Web, servidores de aplicativos, sistema de gerenciamento de conteúdo e outras ferramentas semelhantes.

    O firmware e o middleware são dois tipos de software. Eles têm diferentes funcionalidades. A principal diferença entre firmware e middleware é que o firmware é um tipo de software que permite controlar o hardware do dispositivo, enquanto o middleware é um software que fornece serviços a aplicativos diferentes dos serviços fornecidos pelo sistema operacional.

    https://pt.strephonsays.com/difference-between-firmware-and-middleware

  • middleware é o software que se encontra entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Funcionando de forma essencial como uma camada oculta de tradução, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos.

  • O middleware é um intermediário entre o Sistema Operacional (SO) e os aplicativos, trabalhando como um tradutor ao converter as instruções e transporta-las entre esses dois. Devido a isso, esse facilitador tende a usar linguagem de alto nível, a fim de facilitar a vida do programador ao desenvolver as instruções para os aplicativos.

    Gabarito: Errado

    Em caso de erro, por favor mande-me uma mensagem.

  • Middleware é o homem do meio

    Entre o sistema operacional e os aplicativos para gerenciar e facilitar a comunicação

  • Middleware é um software para facilitar o desenvolvimento e execução de sistemas distribuídos. Consiste numa infraestrutura para dar suporte a diversas características desejáveis para a implementação dos sistemas colaborativos: interoperabilidade, integração, portabilidade, escalabilidade e suporte a diferentes modos de colaboração.

    Posicionadas entre o sistema operacional de um computador e os sistemas que rodam sob este sistema operacional, plataformas de middleware tratam a HETEROGENEIDADE, o que facilita o trabalho do desenvolvedor de sistemas.

    O ambiente de execução dos sistemas distribuídos apresenta grande heterogeneidade decorrente dos seguintes elementos: • Plataformas de hardware: desktop, servidores, celulares. • Tecnologia de rede: local, longa distância, wireless. • Sistemas operacionais: Windows, MAC Os, Unix, Androide. • Linguagens de programação: Java, C, PHP.

    PORTANTO, O ERRO DA QUESTÃO É DIZER QUE A MIDDLEWARE NÃO TEM CARACTERÍSTICA HETEROGÊNEA.

    FONTE: https://sistemascolaborativos.uniriotec.br/wp-content/uploads/sites/18/2019/06/SC-cap21-middleware.pdf

  • Qual o professor que ensinou isso? Ou qual PDF de cursinho que isso aparece? Preciso desse curso pra ontem...

  • Middleware é software que reside entre um sistema operativo e as aplicações que são executadas no mesmo. Funcionando essencialmente como uma camada de tradução oculta, o middleware possibilita a comunicação e a gestão de dados para aplicações distribuídas. É, por vezes denominado de “plumbing” (canalização), uma vez que liga duas aplicações para que os dados e as bases de dados possam ser facilmente passados pelo “pipe” (cano). A utilização de middleware permite aos utilizadores efetuarem pedidos, como submeter formulários num browser ou permitir que o servidor Web devolva páginas Web dinâmicas com base no perfil de um utilizador.

    Os exemplos comuns de middleware incluem middleware de bases de dados, middleware de servidor de aplicações, middleware orientado para mensagens, middleware Web e monitores de processamento de transações. Normalmente, cada programa fornece serviços de mensagens para que aplicações diferentes consigam comunicar através de estruturas de mensagens, como o protocolo SOAP (simple object access protocol), serviços Web, REST (representational state transfer) e JSON (JavaScript object notation). Enquanto todo o middleware efetua funções de comunicação, o tipo escolhido por uma empresa para utilização depende do serviço que está a ser utilizado e do tipo de informação que é necessário comunicar. Isto poderá incluir autenticação de segurança, gestão de transações, filas de mensagens, servidores de aplicações, servidores Web e diretórios. O middleware também pode ser utilizado para processamento distribuído com ações que estão a ocorrer em tempo real, em vez de enviar os dados para trás e para a frente.

    Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-middleware/

  • Vou tentar simplificar pra quem, igual eu, não é da área de T.I.

    Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador.

    Vou fazer uma analogia tosca pra tentar explicar melhor:

    Imagina aquelas tomadas de computador que tem 3 pinos. Cê vai la colocar na tomada e se depara que só tem 2 buraco. E agora? Chama o middleware pra facilitar kkkkk No caso, o seu middleware é o T ou Extensão, sei lá como você chama.

    Voltando a questão: "mas não de maneira heterogênea;" Errado, seu objetivo é mascarar a heterogeneidade. o que isso quer dizer? Lembra do nosso exemplo do T? Então, a tomada do computador e o T, eles são iguais? Possuem a mesma função no mundo? Não!! Então é exatamente isso.. Heterogênea = Diferença/diversidade.. O middleware chega junto pra apagar essa diferença e fazer eles se interagirem

    "Sendo necessária uma programação de baixo nível." Errado, apesar de ele ter vários níveis de programação, inclusive a de baixo nível, não é necessária ser exatamente essa.

    E ah, pra quem não sabe o que é programação de baixo nível, é o seguinte:

    Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana).

    Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas (Tipo linguagem binária que é só 0 e 1 e ngm entende nada). Aperta f12 ai e me fala se entende alguma coisa kkkkk

  • Esse assunto não é novo, olhem só!

    Ano: 2015 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Com relação à tecnologia Middleware, julgue o item subsequente.

    Middleware é uma tecnologia de software e hardware suportada por diversas linguagens de programação a fim de atender uma grande demanda de requisição de serviços de rede.

    Gabarito:Errado

  • Galera, há uma clara contradição na questão.

    Se o referido programa tem a finalidade de facilitar o desenvolvimento de aplicativos não faz sentido a utilização de uma linguagem de baixo nível, visto que esse tipo de linguagem é considerada como mais difícil.

    Gabarito: E

  • ERRADO

    O middleware facilita aos desenvolvedores de software implementarem comunicação e /saída, de forma que eles possam focar no propósito específico de sua aplicação.

    É utilizado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. É geralmente constituído por módulos dotados com s de alto nível que proporcionam a sua integração com aplicações desenvolvidas em diversas linguagens de programação e interfaces de baixo nível que permitem a sua independência relativamente ao dispositivo. Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos. 

  • Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

  • Duas definições, de fontes diferentes:

    1:

    Usado para agrupar todas as tecnologias em software que estão entre a aplicação final e os fornecedores de dados para esta aplicação final. Assim, uma solução de Middleware fica entre a aplicação que o usuário enxerga e as fontes de informações. A solução de Middleware intermedia a interação entre a aplicação final e as fontes de informações.

    2:

    Uma “camada”, capaz de fazer a mediação entre várias tecnologias de software, de modo que as informações (de diferentes fontes) são movidas ao mesmo tempo que suas diferenças de protocolos, plataformas, arquiteturas, ambientes e sistemas operacionais não interferem no processo.

  • tem algo errado com essas estatísticas do Q kkkkkkkkkk todo mundo acertou??? quase 90%, o povo ta aprovado na PF kkkkk

  • MIDDLEWARE

    > Definição: O middleware - também chamado de "encanador" - é um intermediário entre o Sistema Operacional (SO) e os aplicativos, trabalhando como um tradutor ao converter as instruções e transporta-las entre esses dois. Devido a isso, esse facilitador tende a usar linguagem de alto nível, a fim de facilitar a vida do programador ao desenvolver as instruções para os aplicativos.

    [...]

    > Características:

    Liga as informações entre o Sistema Operacional e os aplicativos;

    Permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos;

    Fornece serviços e recursos comuns às aplicações;

    Facilita o trabalho dos desenvolvedores;

    Conecta dois aplicativos.

    [...]

    > Recursos operados por um Software Middleware:

    Gerenciamento de Dados;

    Gerenciamentos de Aplicativos;

    Serviços de Aplicações;

    Sistema de mensageria;

    Autenticação.

    [...]

    > Observações: Muitas vezes, o middleware é chamado de “encanamento”, uma vez que ele conecta dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados através do “cano”.

    > O uso do middleware permite que os usuários executem solicitações como enviar formulários em um navegador da Web ou permitir que o servidor Web apresente páginas dinâmicas da web com base no perfil de um usuário.

    ________

    Bons Estudos.

  • Complementando....

    (CESPE/CEBRASPE/MEC/ADM/2011) O propósito principal dos serviços middleware é permitir que uma plataforma não dependa de APIs específicas, o que possibilita a execução de aplicações em diferentes plataformas e a inclusão de serviços de alto nível que escondam a complexidade de redes e sistemas distribuídos. C

    (CESPE/CEBRASPE/SERPRO/ANALISTA/2010) No cenário atual de TI, várias ferramentas de front-end de diferentes gerações têm de conversar com bancos de dados diferentes e sob protocolos de comunicação e plataformas heterogêneas. Nesse ambiente, um servidor middleware possibilita independência de tecnologia e de fornecedores no que se refere a sistemas operacionais, protocolos de comunicação, sistemas gerenciadores de banco de dados e hardware. C

    (CESPE/CEBRASPE/BASA/TÉCNICO/2012) O uso de middleware em um ambiente de TI tem como efeito principal o aumento da interoperabilidade desse ambiente. C

    *interoperabilidade é a capacidade de um sistema se comunicar com outros de forma transparente, sendo essa uma das funções do software middleware.

  •  Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos.

    É composto por um conjunto de processos ou objetos em um grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para compartilhamento de recursos e aplicativos distribuídos.

    O Middleware é a designação genérica utilizada para referir aos sistemas de software que se executam entre as aplicações e os sistemas operacionais.

    O objetivo do middleware é facilitar o desenvolvimento de aplicações, tipicamente as distribuídas, assim como facilitar a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada automática

  • O erro da assertiva apresentava está na afirmação de que o middleware não oferece abstrações de programações de maneira heterogênea, visto que essa é uma de seus principais objetivos: tratar a heterogeneidade existente entre as diversas plataformas e componentes, sejam ele hardwares ou softwares, existentes atualmente.

    Rumo a Fronteira!!

  • Middleware é um software que fornece serviços e recursos comuns para aplicativos fora do que é oferecido pelo sistema operacional. Gerenciamento de dados, serviços de aplicativo, sistema de mensagens, autenticação e gerenciamento de API são comumente tratados por middleware.

    O middleware ajuda os desenvolvedores a construir aplicativos com mais eficiência. Ele atua como o tecido conectivo entre aplicativos, dados e usuários.

    O erro é afirmar que o middleware ajuda a simplificar o desenvolvimento de aplicativos, mas não de maneira heterogênea e que é necessária uma programação de baixo nível.

    GABARITO: ERRADO

  • "Baixo nível" está esse examinador...

    Força e Honra guerreiros...

  • ERRADO

    Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

    Fonte: Wikepédia

    Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. middle = meio = mediador

    Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador.

     Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana).

    - Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas.

     Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos. 

  • Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software".

  • Não dá para facilitar a programação com uma linguagem de baixo nível. Linguagem de baixo nível é, por exemplo, binário. Linguagem de máquina!

  • Middleware é um software que fornece serviços e recursos comuns a aplicações. Gerenciamento de dados, serviços de aplicações, sistema de mensageria, autenticação e gerenciamento de APIs são recursos comumente operados por um software de middleware.

    São exemplos de Middleware os grupos de tecnologias abaixo:

    • Servidores de Aplicação Java EE.
    • Business intelligence.
    • BPM (Business process management)
    • Enterprise Serial Bus.
    • Mensageria.
    • BAM (Business activity monitoring)
    • Monitoramento de IT.


ID
5255194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considerando a teoria geral de sistemas e sistemas de informação, julgue o item a seguir.


À medida que os sistemas sofrem mudanças, o ajustamento sistemático ocorre de forma contínua; dessas mudanças e dos ajustamentos decorrem fenômenos como, por exemplo, a entropia e a homeostasia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A TGS, teoria cunhada por Ludwig von Bertalanffy, afirma que os sistemas são abertos, influenciando e sendo influenciados pelo meio.

    Essa interação causa turbulência/desgaste, a entropia. Mas, o sistema deve ter a capacidade de ajustamento, para que não se deteriore, a homeostasia.

    Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total destas mudanças ou alterações proporcionará um ajustamento de todo o sistema. O sistema sempre reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte ou unidade.

    Na medida em que o o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático é contínuo. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema decorrem dois fenômenos: o da entropia e o da homeostasia.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/sociedade-em-rede-1

  • Gabarito: certo

    Entropia : processo de desorganização natural das coisas. 

    Homeostasia : isso quer dizer que a organização precisa manter um estado firme ou de equilíbrio em seu funcionamento (praticamente constante)!

    obs: costuma ocorrer em sistemas abertos, isto é, aqueles que interagem com o ambiente externo. 

  • Gabarito: CERTO

    • Entropia: Turbulência/Desgaste
    • Homeostasia: Capacidade de ajustamento

    A TGS, teoria cunhada por Ludwig von Bertalanffy, afirma que os sistemas são abertos, influenciando e sendo influenciados pelo meio.

    Essa interação causa turbulência/desgaste, a entropia. Mas, o sistema deve ter a capacidade de ajustamento, para que não se deteriore, a homeostasia.

    Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total destas mudanças ou alterações proporcionará um ajustamento de todo o sistema. O sistema sempre reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte ou unidade.

    Na medida em que o o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático é contínuo. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema decorrem dois fenômenos: o da entropia e o da homeostasia.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/sociedade-em-rede-1

  • CERTO

    1. O que é entropia? Entropia é um processo de desorganização natural das coisas. 
    2. A entropia negativa é a força que o sistema usa para combater a entropia.
    3.  quanto maior a entropia, maior será a desordem, maior será o desequilíbrio e o sistema não funcionará da forma correta  
    4. Já a homeostasia trata do grau de ordem ou do equilíbrio de um sistema e costuma ocorrer em sistemas abertos, isto é, aqueles que interagem com o ambiente externo.  

     Como foi cobrado:

    (PF/18/ESCRIVÃO) Um sistema com entropia interna não funciona corretamente. (c)

    (CESPE - 2014 - PF- Agente) De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse  ambiente. (c)

     (Polícia Federal –2018) De acordo com a TGS, heterostase é a capacidade do sistema em voltar à sua situação de normalidade quando ocorre uma ação imprópria. (errada) é a homeostasia. 

  • Liguei a entropia a minha mesa de estudo... não erro mais.

  • essa questão é de qual assunto ??

  • Na prova marquei errado essa questão. não consegui enxergar ENTROPIA e HOMEOSTASIA no msm lugar, uma se refere ao equilíbrio e outra é o caos no sistema, desequilíbrio, sinceramente, que questão péssima pra cair em uma prova.

  • Entropia = É a sua mesa de estudos, começa arrumada e termina toda bagunçada.

    Homeostasia = É a ordem/equilíbrio.

    Conceito: A homeostase, termo criado por Walter Cannon, pode ser definida como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo.

    Bons Estudos!

  • Quando você pensa que a biologia nunca mais vai cair em uma prova após o ensino médio......

  • CERTO

    QUANTO MAIOR A ENTROPIA PIOR Pense naquela pessoa chata que adora arrumar uma confusão sem motivo...

    Quando ela ENTRO no recinto vc PIA 

    Homeostase: autorregulação /equilíbrio.

    Fonte: coleguinhas do qc

  • À medida que os sistemas sofrem mudanças(ENTROPIA), o ajustamento sistemático(HOMEOSTASE) ocorre de forma contínua; dessas mudanças(ENTROPIA) e dos ajustamentos(HOMEOSTASE) decorrem fenômenos como, por exemplo, a entropia e a homeostasia.

    COMPLETANDO O COMENTÁRIO COM OUTROS CONCEITOS:

    ENTROPIA – Grau de incerteza, todo sistema deteriora

    SINERGIA – Oposto da entropia, esforço para que o sistema continue

    ABERTO – Sofre influência do ambiente

    FECHADO – Não sofre influencia

    HOMEOSTASE capacidade do sistema manter o equilíbrio - adaptar-se ao ambiente (autorregulação interna)

    HETEROSTASE – Busca pelo equilíbrio diante da adversidade externa

  • Doeu demais ter errado essa no dia da prova

  • CERTO

    1. O que é entropia? Entropia é um processo de desorganização natural das coisas. 
    2. A entropia negativa é a força que o sistema usa para combater a entropia.
    3.  quanto maior a entropia, maior será a desordem, maior será o desequilíbrio e o sistema não funcionará da forma correta  
    4. Já a homeostasia trata do grau de ordem ou do equilíbrio de um sistema e costuma ocorrer em sistemas abertos, isto é, aqueles que interagem com o ambiente externo.  

     Como foi cobrado:

    (PF/18/ESCRIVÃO) Um sistema com entropia interna não funciona corretamente. (c)

    (CESPE - 2014 - PF- Agente) De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse  ambiente. (c)

     (Polícia Federal –2018) De acordo com a TGS, heterostase é a capacidade do sistema em voltar à sua situação de normalidade quando ocorre uma ação imprópria. (errada) é a homeostasia. 

  • Parabéns professor ranielison por ter ensinado errado

  • GABARITO: Certo

    Na TGS, a entropia se refere ao "caos", à desordem que ocorre conforme os sistemas vão perdendo sua capacidade de funcionar corretamente. A homeostasia é o equilíbrio dinâmico que ocorre conforme os sistemas regulam seu funcionamento para produzir saídas corretas de acordo com as entradas. Essa regulação ocorre graças, justamente, ao feedback, o monitoramento contínuo dos erros de processamento que permite a correção do funcionamento do sistema e o retorno à produção de saídas corretas.

  • Como eu entendo a diferença entre os termos Homeostase e Heterostase:

    HOMEOSTASE: capacidade que o sistema tem de voltar ao seu estado de equilíbrio inicial após uma perturbação transitória.

    HETEROSTASE: capacidade que o sistema tem de migrar de um estado de equilíbrio para outro. Ex: uma empresa está em equilíbrio atuando apenas no ramo comercial, decide então atuar no ramo industrial e agora precisa assumir um novo estado de equilíbrio que seja eficiente conciliando o estado anterior e a nova proposta assumida.

    1. O que é entropia? Entropia é um processo de desorganização natural das coisas. 
    2. A entropia negativa é a força que o sistema usa para combater a entropia.
    3.  quanto maior a entropia, maior será a desordem, maior será o desequilíbrio e o sistema não funcionará da forma correta  
    4. Já a homeostasia trata do grau de ordem ou do equilíbrio de um sistema e costuma ocorrer em sistemas abertos, isto é, aqueles que interagem com o ambiente externo.  

  • -A TGS é a soma de todos os elementos existentes e Não é apenas a soma de um sistema.

    -Está ligado aos sistemas de infs de organizações.

    TERMOS:

    entropia: tendência a desagregar, deteriorar, desorganizar…

    vai se desorganizando conforme o uso.

    Entropia negativa(sintropia): processo contrário a entropia.

    Homeostase: manter o equilíbrio no funciomento.

    Um sistema realiza variações para manter a constância.

    Heterostase: busca para desequilibar o funcionamento.

    PROF -> Rani passos

  • TEORIA DOS SISTEMAS

    Entropia:

    ·          Tendencia a desagregar, deteriorar, desorganizar conforme uso.

    ·          Entropia negativa (sintropia): contrário da entropia

    Homeostase:

    ·          Manter equilíbrio no funcionamento.

    ·          Realização de variações para manter constância.

    ·          Heterostase: Desequilíbrio funcional.

    GAB: CERTO

  • Gabarito: certo 

    Complementando:

    A banca pode explorar também o termo ''sintropia'' que é um fenômeno inverso da entropia, veja: 

    Sintropia, também designada negentropia - entropia negativa, é o contrário de entropia, ou seja, mede a organização das partículas do sistema. Um elemento negentrópico é aquele que contribui para o equilíbrio e para o desenvolvimento organizacional. 

    Além disso, temos também a ''heterostase'' que é o inverso da homeostasia, é quando há desequilíbrio entre o ambiente interno e externo. 

    Bons estudos! 

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

  • CERTO

    1. O que é entropia? Entropia é um processo de desorganização natural das coisas. 
    2. A entropia negativa é a força que o sistema usa para combater a entropia.
    3.  quanto maior a entropia, maior será a desordem, maior será o desequilíbrio e o sistema não funcionará da forma correta  
    4. Já a homeostasia trata do grau de ordem ou do equilíbrio de um sistema e costuma ocorrer em sistemas abertos, isto é, aqueles que interagem com o ambiente externo.  

     Como foi cobrado:

    (PF/18/ESCRIVÃO) Um sistema com entropia interna não funciona corretamente. (c)

    (CESPE - 2014 - PF- Agente) De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse  ambiente. (c)

     (Polícia Federal –2018) De acordo com a TGS, heterostase é a capacidade do sistema em voltar à sua situação de normalidade quando ocorre uma ação imprópria. (errada) é a homeostasia. 


ID
5255197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considerando a teoria geral de sistemas e sistemas de informação, julgue o item a seguir.


Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas e, nesse contexto, os sistemas abertos caracterizam-se por consistirem em um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para a realização da troca de informações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A teoria geral de sistemas fundamenta-se em três premissas básicas:

    a) O sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. Também o supra-sistema faz parte de um supra-sistema maior. Este encadeamento parece ser infinito. As moléculas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos, e assim por diante.

    b) Os sistemas são abertos. É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.

    c) As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/sociedade-em-rede-1

  • Gabarito: certo

    1. Sistemas existem dentro de outros sistemas ( são relações hierárquicas infinitas)
    2. Sistemas abertos ( REGRA GERAL)

    -sistemas externos podem influenciar o sistema interno, em um processo infinito de intercâmbio com seu ambiente.

    PORÉM, existe o sistema fechado que NÃO possui influências externas.

    Sistemas dependem da estrutura:

    -funções dependem da estrutura organizacional

    -considerar o sistema como um todo >> SOMA DE TODOS OS ELEMENTOS EXISTENTES.

    -sistema de informação da empresa

    O TODO, O RESULTADO DO SISTEMA É MAIOR QUE A SOMA DE CADA UMA DAS PARTES.

  • CERTA

    1. Os sistemasestãodentrodesistemas maiores

    2.Os sistemassãoabertos e interagemcom o ambiente. = Ñ SÃO ISOLADOS 

    3.As funçõesexercidaspelosistemadependemdasua estruturação

    Logo, os sistemas são interdependentes. 

    (PF/18/PAPI) Em uma organização, um sistema de informação só é eficiente se for parte de departamento isolado. Essa consideração reside no fato de os componentes do sistema, por razões de segurança, serem delimitados e restritos. Por eficiência computacional esse tipo de sistema é desconectado da Internet. (E) 

  • Sistema Aberto: são aqueles que interagem com o ambiente no qual estão inseridos, podendo ser infinito o número de informações.

    Sistema Fechado: são aqueles que não interagem totalmente com o ambiente no qual estão inseridos.

  • Sempre fiquem atentos com questões que envolvem o termo "infinito", em alguns casos a CESPE considera finito o que não é e vice-versa. Se for algo muito confuso ou incerto, melhor passar para a próxima.

  • GABARITO: Certo

    Dentro das premissas de TGS, uma das mais importantes é a que todos os sistemas são abertos e realizam trocas com o ambiente. Além disso, os sistemas existem dentro de outros sistemas (suprassistemas) e realizam trocas que compreendem o feedback, ajuste que permite a correção do processamento de futuras entradas para produzir saídas conforme o comportamento esperado do sistema.

  • Não creio que o "infinito" seja um empecilho, vejam só, pensando no meio empresarial a abertura de novos concorrentes, novos segmentos de mercado, desenvolvimento de cidades, tudo isso gera uma quantidade enorme de dados e a tendência é apenas crescer cada vez mais. Isso também ocorre com um sistema aberto de informações que capta um número de informações que nunca acaba (infinito) devido à expansão de suas barreiras, você nunca terá acesso a TODAS as informações do meio externo.

  • CERTO

    sistema de informação existe numa organização, não como um departamento isolado mas como uma rede espalhada pelos diversos componentes do sistema.

    NÃO EXISTE SISTEMA COMPLETAMENTE ISOLADO/FECHADO!!!!!

    " A Teoria dos Sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência." 

    Resultado da TGS: "o todo é mais que a soma das partes"

    - A TGS atua coletivamente, juntando todas as partes formando um todo sistemático.

  • Classificação de infs

    -é o resultado da ação de um sistema / um conjunto de dados organizados. / Criada com objetivo de gerar conhecimento. / Auxiliar na tomada de decisões.

    -Devem ser informações precisas e oportunas. / São referências sobre acontecimentos,fatos, objetos, pessoas,fenômenos…

    -sistemas são várias partes / operam em conjunto para a realização de um processo. / São construídos para coletar dados ou operar alguma coisa.

    Pode ser de vários tipos: aberto, fechado, técnico, sociotécnico, eficiente, eficaz…

    ABERTO:permite interagir com ambiente externo; captura dados externos a organização; pode ser influenciada ou influenciar o ambiente externo.

    FECHADO: não permite interagir com o ambiente externo;apenas dados internos; não aceita dados externos a organização.não sofre influência externas.

    TÉCNICO: sistema capaz de execução independente ; não depende de interação humana.

    SOCIOTÉCNICO: sistemas que dependem de ações humanas; interação na entrada, processamento e saída…

    EFICIENTE: geralmente ligado ao nível operacional

    -realiza as operações com melhor proveito; menos recursos,tempo,orçamento,pessoas…

    EFICAZ: geralmente relacionado ao nível gerencial (intermediário.).

    -os processos são realizados corretamente; não existe economias ou contenções.

    RANI PASSOS

  • é infinito mesmo?

  • Caracterizam-se por consistirem em um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para a realização da troca de informações.

  • Caracterizam-se por consistirem em um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para a realização da troca de informações.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

  • Gabarito: CERTO.

    Teoria Geral de Sistemas possui três premissas:

    De acordo com Idalberto Chiavenato, a Teoria Geral de Sistemas possui três premissas:

    1- Sistema existe dentro de outro sistema;

    2- O que é Sistema são abertos;

    É uma decorrência da premissa anterior! Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.

    Exemplo: uma empresa é caracterizada como um sistema aberto, pois sofre interações e flutuações de seu ambiente interno e do ambiente externo.

    3- As funções de um sistema depende de outra estrutura.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • Direto ao ponto.

    Linux sistema aberto para infinitamente adaptações, sugestões, engenharia e modificações com um único objetivo servi de laboratório e aperfeiçoamento de sistemas.

    Exemplo um inventor que permite que sua obra seja incrementada , modificada gerando valorização e interesse de pesquisa.