Rennó apud vários autores:
Mapa Estratégico
Os mapas estratégicos são ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard.50 Através do mapa estratégico, conseguimos “resumir” graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos.
Muitas vezes as pessoas não entendem as estratégias. Se não entendemos algo, provavelmente não iremos executar bem, não é mesmo? Portanto, precisamos dos mapas estratégicos para que essas estratégias fiquem claras para todos. De acordo com Herrero,51
o mapa estratégico é a representação visual da história da estratégia de uma organização.
A visualização e a comunicação das principais “diretrizes” da estratégia da instituição são fundamentais para que as pessoas compreendam qual é o “caminho” a seguir e consigam “alinhar” suas ações e atividades para que os objetivos sejam atingidos.
Assim, o mapa estratégico assume esse papel de facilitar a comunicação da estratégia. Sem ele, ficaria mais “árida” e textual a tarefa de comunicar. A seguir, podemos ver um exemplo de mapa estratégico (da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac).
Vejam que a instituição apresenta sua missão e sua visão no documento e aponta seus fatores (ou perspectivas) estratégicos. Como a instituição é do setor público, eles fizeram adaptações no modelo original de Kaplan e Norton. Vejam no documento que substituíram os “clientes” e “aspectos financeiros” por “regulados” e “sociedade”.
Dessa maneira, em apenas uma página podemos, mesmo sem conhecer a fundo a Anac, perceber quais são os processos críticos e objetivos estratégicos em cada perspectiva. Esse é o efeito desejado de um mapa estratégico benfeito!
De acordo com Kaplan e Norton,52 o sucesso da execução da estratégia depende de sua compreensão pelos empregados da organização, que, por sua vez, depende de uma nítida descrição.
Para os autores,53 os diferentes sentidos do mapa estratégico são: mostrar o destino estratégico, destacar o valor do capital intelectual, representar visualmente a estratégia, ligar o trabalho individual à estratégia, demonstrar o fluxo de valor e reforçar a importância do conhecimento.
50 Herrero, 2005.
51 Herrero, 2005.
52 Kaplan e Norton, 2004 apud Herrero, 2005.
53 Kaplan e Norton apud Herrero, 2005.
54 Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/arquivos/ANAC%20Planejamento%20Estrategico.pdf>