SóProvas


ID
1625497
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação de desempenho 360º é feita de modo circular pelo gerente, colegas e pares, subordinados, clientes internos e externos, fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado. Todas as afirmativas a seguir apontam dificuldades da avaliação 360º , exceto:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de 360º

      A avaliação do desempenho é feita de modo circular por todos os elementos que mantém alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação, o chefe, os colegas e Pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas ao redor do avaliado, em uma abrangência de 360º graus.

    Prós: o sistema é mais compreensivo e as avaliações provêm de múltiplas perspectivas, a qualidade da informação é melhor, enfatizam os clientes internos e externos e o espírito de equipe, a retroação fornecida pelo entorno permite a auto-desenvolvimento do avaliado.

    Contras: o sistema é administrativamente complexo para combinar todas as avaliações, a retroação pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado,  podem envolver avaliações conflitivas sob diferentes pontos de vista, o sistema requer treinamento dos avaliadores para funcionar bem.


    Portanto, não é uma dificuldade e sim um benefício.


    Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjhgZCSpK7KAhUJkJAKHQvOBqAQFgg9MAc&url=https%3A%2F%2Fglaubermarinho.files.wordpress.com%2F2012%2F07%2Favaliac3a7c3a3o-do-desempenho-humano-gabarito.docx&usg=AFQjCNEnf7JI7SeQFvkI6IAJgjxev4qj1w&bvm=bv.112064104,d.Y2I

  • complementando o comentário do colega, a letra D é uma consequência positiva. E não uma dificuldade.

  • Cultura paternalista? hãn?

  • O comando da questão pede que o candidato identifique todas as possíveis dificuldades acerca do processo de implementação da avaliação 360 garus. Entendem-se como dificuldades todos os fatores negativos ou conjuntos de esforços e entendimentos requeridos para que esse processo de avaliação possa ser colocado em prática. 
    A alternativa D, conforme já comentado, é a única assertiva que representa um benefício e não uma dificuldade ou requisito.

    A Cultura Paternalista, entendida como a gestão baseada numa figura com autoridade semelhante a de um pai, pode ser explicada como um modelo de gestão altamente inadequado para qualquer modelo formal de avaliação do desempenho, uma vez que, nas culturas paternalistas, há grande dose de protecionismo e favoritismo por parte dos gestores.


    Dica:
    Para resolver as questões da banca ESAF é preciso que o candidato tenha conhecimentos complementares sobre os temas expostos, uma vez que, nessa banca, são cobrados conceitos multidisciplinares.

    Fonte: facebook.com/admfederal
  • Retroação é o mesmo que feedback?