SóProvas


ID
1625680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Acerca dos conceitos e teorias relacionados à ciência política, julgue o item a seguir.

De acordo com Jean-Jacques Rousseau, a força produz direitos e as convenções não são a base de toda a autoridade legítima entre os indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • É para Hobbes que a força produz direitos, ou, em outras palavras, quem tem mais direito é o mais forte. 
    Já Rousseau, o pai (ideológico) da Revolução Francesa, rebate Hobbes, ao afirmar que o que produz direitos é a razão (Iluminismo MODE ON) entre aqueles que, consensualmente, firmaram o Pacto Social. Eis um trecho (extraído de 'O Contrato Social', grifo nosso) que corrobora tal afirmação: "A ordem social é um direito sagrado que fundamenta todos os outros; no entanto, é um direito que não tem a sua fonte na natureza; baseia-se assim em uma convenção". 



    Ademais, pode-se dizer que essa ordem social é guiada por uma certa moral que, no Estado de Natureza, o ser humano não tinha e a que Rousseau chama de Justiça (para Hobbes, o guia-mor é o instinto). 



    Gabarito: ERRADO.

  • Complementando a resposta do colega, temos ainda que Rosseau afirma que o Estado surge como forma de controlar os "instintos de lobo" (lobo no cado o homem) que existem no ser humano e, assim, garantir a preservação da vida das pessoas. Para que isso aconteça, é necessário que o soberano tenha amplos poderes sobre os súditos. Os cidadãos devem transferir o seu poder ao governante, que irá agir como soberano absoluto a fim de manter a ordem. No caso as convenções são base sim para a autoridade legítima ds qual Rosseau defende!

  • Gab: errado

    Hobbes: a força produz direitos.

    Rosseau: as convenções são a base de toda a autoridade legítima entre os indivíduos.