CERTO.
(...) Entre as características próprias da abordagem do Advocacy Coalition Framework (ACF) ou Modelo de Coalizões de Defesa, destacam-se a inserção de crenças, valores e o papel da aprendizagem política como importantes conceitos no processo de construção e mudanças nas políticas públicas.
Sabatier (1988, p. 139) define uma coalizão de defesa como “pessoas de uma variedade de posições (representantes eleitos e funcionários públicos, líderes de grupos de interesse, pesquisadores, intelectuais e etc), que (i) compartilham determinado sistema de crenças: valores, idéias, objetivos políticos, formas de perceber os problemas políticos, pressupostos causais e (ii) demonstram um grau não trivial das ações coordenadas ao longo do tempo”.
A “cola” que mantém uma coalizão de defesa unida é o compartilhamento de crenças dos seus membros sobre assuntos políticos fundamentais, isto é, são os sistemas de crenças que determinam a direção que uma coalizão procurará dar a um programa ou política pública.
Fonte: A Análise de Políticas Públicas na Perspectiva do Modelo de Coalizões de Defesa. Autoria: Victor Manuel Barbosa Vicente, Paulo Carlos Du Pin Calmon. EnANPAD, 2011. www.anpad.org.br/admin/pdf/APB2163.pdf