SóProvas


ID
1625809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito das fases de políticas públicas, julgue o próximo item.

No modelo de coalizão de defesa, as crenças e os valores são elementos considerados no processo de formulação de políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • "Coalizões de defesa (Sabatier e Jenkins-Smith, 1999): conjuntos de atores públicos e privados que compartilham padrões normativos e modelos causais e que se engajam na defesa de políticas públicas coerentes com suas crenças básicas. Nessa perspectiva, uma área de política pública pode ser formada por mais de uma coalizão de defesa, cada uma lutando para difundir sua visão de mundo". - Livro Políticas Públicas - Leonardo Secchi, pag. 121.

  • CERTO.

    (...) Entre as características próprias da abordagem do Advocacy Coalition Framework (ACF) ou Modelo de Coalizões de Defesa, destacam-se a inserção de crenças, valores e o papel da aprendizagem política como importantes conceitos no processo de construção e mudanças nas políticas públicas.

    Sabatier (1988, p. 139) define uma coalizão de defesa como “pessoas de uma variedade de posições (representantes eleitos e funcionários públicos, líderes de grupos de interesse, pesquisadores, intelectuais e etc), que (i) compartilham determinado sistema de crenças: valores, idéias, objetivos políticos, formas de perceber os problemas políticos, pressupostos causais e (ii) demonstram um grau não trivial das ações coordenadas ao longo do tempo”.

    A “cola” que mantém uma coalizão de defesa unida é o compartilhamento de crenças dos seus membros sobre assuntos políticos fundamentais, isto é, são os sistemas de crenças que determinam a direção que uma coalizão procurará dar a um programa ou política pública.

    Fonte: A Análise de Políticas Públicas na Perspectiva do Modelo de Coalizões de Defesa. Autoria: Victor Manuel Barbosa Vicente, Paulo Carlos Du Pin Calmon. EnANPAD, 2011. www.anpad.org.br/admin/pdf/APB2163.pdf