SóProvas


ID
1626001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Com relação aos modelos de distribuição de poder e às teorias da democracia, julgue o item seguinte.


Um indicador do contínuo estabelecido entre democracia majoritária e democracia consociativa é o índice de Siaroff de pluralismo dos grupos de interesse.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo.

    Apesar da democracia MAJORITÁRIA ser pluralista e a CONSOCIATIVA ser corporativista, quando se trata dos grupos de interesse pensamos em pluralismo como :

    "Pensamento, doutrina ou conjunto de ideias segundo as quais os sistemas políticos, sociais e culturais podem ser interpretados como o resultado de uma multiplicidade de fatores ou concebidos como integrados por uma pluralidade de grupos autônomos, porém interdependentes."

     

    Resumindo: (Quando os interesses são iguais viram "amiguinhos")

  • pessoal peguei esses conceitos na net e ressumi, que puder melhorar agradeço, indiquei a questão para comentários do professor

    DEMOCRACIA MAJORITÁRIA PLURALISTA à  Majoritário. adjetivo Que pertence à maioria; que se baseia na maioria. Diz-se de um sistema de votos em que prevalece a maioria, o maior número: um grupo majoritário tem tomado as decisões no Congresso. Pluralismo é, num sentido amplo, o reconhecimento da diversidade, é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos

    Ou seja.. É uma democracia em que prevalece a maioria, que se baseia na maioria, embora reconheça a diversidade e que vários partidos tenham direitos iguais ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos.

    DEMOCRACIA CONSOCIATIVA CORPORATIVISTA à Consociativismo é uma forma de governo que garante representação aos diversos grupos que compõem um país profundamente dividido ou diverso. É frequentemente adotado para administrar os conflitos que surgem numa comunidade nacional profundamente dividida por razões históricas, étnicas ou religiosas. corporativismo é um sistema político criado na Itália Fascista, no qual o poder legislativo é atribuído a corporações representativas dos interesses econômicos, industriais ou profissionais, nomeadas por intermédio de associações de classes, e que através dos quais os cidadãos, devidamente enquadrados, participam na vida política, através dos representantes por si escolhidos.

    Ou seja..É uma democracia que possui representação de diversos grupos independente de votação ou da maioria, porém, por ser corporativista, o poder legislativo é constituído por corporações de interesses econômicos, industriais ou profissionais.