-
Esse tipo de política pública visa redistribuir a renda em forma de financiamento em serviços e equipamentos e na forma de recursos. Nesse caso, as camadas mais altas da sociedade são as responsáveis por financiar as pessoas rendas menores, os chamados beneficiários.
Exemplos:
- Isenção do IPTU para determinados cidadãos em detrimento ao aumento desse imposto para pessoas com maior poder aquisitivo;
- Programas habitacionais para população de baixa renda.
As políticas redistributivas atingem uma grande parte da população e são vistas como direitos sociais. Nesses casos as chances de discordância são maiores, pois a parte da população que é “penalizada”, costuma ser mais organizada politicamente.
Muitos governos realizam a redistribuição desses valores não só na forma financeira, mas também como serviços disponibilizados pelo governo como forma de reduzir a resistência dessas camadas da sociedade.
Fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/134-politicas-publicas/1156-tipos-de-politicas-publicas#.WEfVcfkrLIU
-
Elas também não determinam conflitos , isso apenas é uma consequencia que pode acontecer
-
Gabarito: errado, pois a questão descreve a política constitutiva (também conhecida como estruturadora), e não a política redistributiva.
"Políticas Constitutivas (Estruturadoras)
São “políticas modificadoras de regras”; determinam as regras do jogo e com isso a estrutura dos processos e conflitos políticos, isto é, as condições gerais sob as quais vêm sendo negociadas as políticas distributivas, redistributivas e regulatórias."
Fonte: PDF do Estratégia Concursos de Políticas Públicas para o TCE-RS (2018)
-
As políticas redistributivas instauram elevado grau de conflito político, visto que definem e determinam a estrutura dos processos e os conflitos políticos.
A parte em azul está correto, JÁ A PARTE EM VERMELHO É DECORRÊNCIA DA POLITICA DISTRIBUTIVA