-
De cima para baixo e De baixo para cima (em inglês, top-down e bottom-up respectivamente) são estratégias de processamento de informação e ordenação do conhecimento, usado em várias campos, incluindo software, humanística e teorias científicas (Sistemia), e gestão e organização. Na prática, eles podem ser vistos como uma abordagem de pensamento e ensino.
-
"Vimos que as coalizões de defesa se formam quando atores com interesses em comum decidem atuar em conjunto para defender determinada causa.
Vimos que, segundo Sabatier e Jenkins-Smith, os modelos anteriores negligenciavam elementos importantes para entender os processos de formulação das políticas públicas são as crenças, os valores e as ideias.
Uma determinada questão pode ser defendida por um grupo que partilha dessas crenças, valores ou ideias." (Rafael Encinas)
-
O Modelo de Coalizões de Defesa (MCD) parte de um conjunto de premissas e, por meio de um modelo teórico, aspira explicar a formulação e as mudanças nas políticas públicas, tendo como base múltiplas variáveis. Entre estas, evidenciam-se as relacionadas à formação das coalizões de defesa entendido como pessoas de uma variedade de posições (representantes eleitos e funcionários públicos, empresários, líderes de grupos de interesse, representantes da sociedade civil, pesquisadores, intelectuais e etc.), que (i) compartilham determinado sistema de crenças: valores, idéias, objetivos políticos, formas de perceber os problemas políticos, pressupostos causais e (ii) demonstram um grau não trivial das ações coordenadas ao longo do tempo. A “cola” que mantém uma coalizão de defesa unida é o compartilhamento de crenças dos seus membros sobre assuntos políticos fundamentais, isto é, são os sistemas de crenças que determinam a direção que uma coalizão procurará dar a um programa ou política pública.
(http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APB2163.pdf)
-
só sei que nada sei