SóProvas


ID
1626475
Banca
FAFIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Rubem Alves e, a seguir, responda as questões:

 Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

   Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

   Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Disponível em: http://pensador.uol.com.br

Ao afirmar que “há escolas que são gaiolas" e “há escolas que são asas", Rubem Alves está utilizando qual figura de linguagem? 


Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C  - Metáfora 

  • a)Anáfora. Repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. Muito utilizada na poesia e na música, a anáfora aumenta a expressividade da mensagem, enfatizando o sentido de termos repetidos consecutivamente.

    b)Eufemismo. Busca suavizar uma expressão através do uso de termos mais agradáveis.

    c)Metáfora. Usa-se uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos

    d)Aliteração. Repetição de determinados elementos fônicos, ou seja, sons consonantais idênticos ou semelhantes.

  • GABARITO: LETRA C

    Metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.

    “Meu pensamento é um rio subterrâneo.”

    FONTE: BRASILESCOLA.UOL.COM.BR

  • Muito bem colocado Fabio Mouro. Já estava me esquecendo que não precisa ter a conformidade formal e somente a material é imprescindível.

  • Acredito que o termo "REVOGAÇÃO" de lei INCOMPATÍVEL COM O NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL NÃO ESTÁ DE TODO INCORRETO, pois a doutrina entende que haveria a REVOGAÇÃO decorrente da NÃO RECEPÇÃO, conforme anota Pedro Lenza em seu Manual de Direito Constitucional Esquematizado, 2020, pg. 165