SóProvas


ID
162670
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise:

I. Na visão contábil-financeira dos custos de produção (também denominada relação custovolume- lucro), o custo variável total é uma função linear crescente da quantidade produzida.
II. Na visão da teoria econômica sobre os custos de produção, o custo variável médio passa a aumentar a partir da quantidade de produção na qual o custo marginal se torna maior que ele.
III. Na visão contábil-financeira dos custos de produção, o ponto de equilíbrio (break-even point) corresponde ao volume de produção em que o lucro é máximo.
IV. Na visão da teoria econômica sobre os custos de produção, o custo fixo médio é constante.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, pois na minha opinião o gabarito deveria ser a letra C. O custo variável é crescente, mas não é linear.

  • Na minha opinião o gabarito tbm está errado.
  • A III está errada. No break-even point o lucro é nulo, nele se igualam receitas e despesas.
  • Questão factível de resolver por eliminação. Uma vez identificado o erro grosseiro da assertiva III (no break-even point o lucro NUNCA pode ser máximo), resta apenas a alternativa A.
  • Achei o que está confundindo muitas pessoas, inclusive a minha. O problema da questão é que ele mistura o conceito de teoria economica e teoria contábil!!!! Quem está falando que a questão está errada é pq está analisando pela teoria economica em vez da teoria contábil como fala a alternativa!!!! Na teoria contábil é utilizado as equaçoes da contabilidade de custos. Já na teoria economica é utilizada as curvas em formato de "U" nas quais estamos acostumados a utilizar.

    Veja a solução da questão que achei nesse pdf, é a questão 40:

    http://xa.yimg.com/kq/groups/25229251/1518597574/name/FORUM
  • I. Perfeito. É assim que tratamos em contabilidade de custos. Lá, o custo variável é linear, ou seja, dobrar a produção dobra o custo variável, triplicar a produção triplica o custo variável, etc.

    II. Correto. Enquanto na contabilidade de custos o custo variável médio é constante, na visão da teoria econômica, sua curva tem formato de “U”, ou seja, passa a aumentar a partir de certo ponto (ponto em que Cmg = CVme).

    III. Errado! Lembre que em contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio é aquele em que não lucro nem prejuízo, ou seja, em que a receita é exatamente igual aos custos.

    IV. Errado: é sempre decrescente. E nisso temos concordância entre as visões contábil e econômica, afinal é um simples exercício de lógica. Se o custo fixo é fixo, o custo fixo médio é sempre decrescente porque CFme = CF/Q.

     Resposta: A